Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Movimento anti-popota, leopoldina e arredondamentos!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Movimento anti-popota, leopoldina e arredondamentos!!!

    Boa noite

    Hoje recebi um email com o seguinte conteúdo:

    " É extraordinário como é fácil fazer grande caridade com o dinheiro dos outros!!! Pedem-nos “apenas” dois euros e fazem-nos o favor de doar um para a caridade. Claro que quem aparece a doar no final vários milhares são os donos dos grandes armazéns… com o nosso dinheiro!! Reparem no que diz o site de um desses supermercados: “Nestes últimos três anos conseguimos angariar (…) um montante superior a um milhão de euros,…” Extraordinário realmente, sobretudo se pensarmos que esse milhão de euros foi automaticamente deduzido dos impostos desta empresa… como se fosse dinheiro deles e não nosso.
    Se querem dar para caridade dêem directamente… ou se eu vos pedir vocês dão-me a mim para eu poder doar?! Então porque dão aos Modelos, Continentes, e Wortens? Eles têm obrigação e responsabilidade social a cumprir! Exijam!
    Se concordar, DIVULGUE."


    Basta procurar no Google, que há muitos blogues com um texto semelhante.

    Acerca disto tenho a dizer que por um lado concordo, só ficava bem à Sonae doar uma percentagem dos lucros, ainda que mínima, para caridade, em vez de andar a pedir dinheiro aos clientes para fazer essa caridade, e por consequente ter benefícios fiscais à conta dos clientes.
    Por outro lado, também é verdade que mais nenhuma marca de supermercado faz qualquer tipo caridade (que me lembre).
    Ou seja não sei ate que ponto este "tipo" de caridade é correcta, já que no fundo a marca continente ganha mais visibilidade e benefícios, que não teria se não fosse com a ajuda de toda esta propaganda a CD's, arredondas, Popotas e etc.

    O que acham??

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por acca; 19 December 2011, 18:48.

    #2
    Já falei varias vezes sobre isso com amigos. E chegamos sempre à mesma conclusão: vão enganr outro pá! Isso da caridade com o meu dinheiro e a ajuda aos produtores nacionais,

    Comentário


      #3
      Só uma correcção... não são apenas os supermercados do grupo Sonae, o Lidl também arredonda para uma instituição qualquer.

      Comentário


        #4
        tenho de ser sincero... quando li o titulo e lo popota associei à gaja do SS

        Só dá quem quer... eu, geralmente não dou a menos que seja para arredondar e tal... mais que isso não

        Comentário


          #5
          Eu dou, um euro que seja, faz mais falta a algumas pessoas que a mim. Agora quem leva com os louvores a mim não me interessa, porque dou com a intenção de ajudar e não de me poder gabar.
          Se tem obrigação moral ou não pouco me importa, o que me importa é o que me vai na alma, e saber que ajudei.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
            Só uma correcção... não são apenas os supermercados do grupo Sonae, o Lidl também arredonda para uma instituição qualquer.

            É verdade, não me tinha lembrado dessa, mas em termos de impacto de campanha promocional não tem nada a haver com a do continente, além de só ter começado este ano, acho.

            Comentário


              #7
              O mais giro nisto tudo é que tudo o que é gasto em projectos popotas, leopoldinas, cachecois não sei de quê, é considerado em IRC e no Estatuto dos Benefícios Fiscais como "Mecenato", sendo que fiscalmente é possível abater mais de 100% do valor gasto. Ou seja, a Sonae pode gastar 100 000 euros em "mecenato", e esse valor é abativel nos impostos a pagar no montante de 130 000 euros.

              A empresa fica bem na fotografia, e ainda paga menos impostos. Há coisa melhor para uma empresa que terá sempre que pagar IRC? Basicamente o Belmiro pensa assim: tenho que pagar ao estado estes 1 000 000 em IRC. Ora, gasto 100 000 em "mecenato", e ainda abato 130 000 euros nos impostos. Ora... fico bem na foto, e ainda pago apenas 870 000 euros em vez dos 1 000 000 iniciais.

              Comentário


                #8
                Ainda me conseguem supreender...fdx...

                Não há mesmo acções sérias neste país pois não.

                Comentário


                  #9
                  Comprar 1 livro (por exemplo) por 2 euros, 1 dos quais vai para a instituição X. E o resto vai para onde?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                    O mais giro nisto tudo é que tudo o que é gasto em projectos popotas, leopoldinas, cachecois não sei de quê, é considerado em IRC e no Estatuto dos Benefícios Fiscais como "Mecenato", sendo que fiscalmente é possível abater mais de 100% do valor gasto. Ou seja, a Sonae pode gastar 100 000 euros em "mecenato", e esse valor é abativel nos impostos a pagar no montante de 130 000 euros.

                    A empresa fica bem na fotografia, e ainda paga menos impostos. Há coisa melhor para uma empresa que terá sempre que pagar IRC? Basicamente o Belmiro pensa assim: tenho que pagar ao estado estes 1 000 000 em IRC. Ora, gasto 100 000 em "mecenato", e ainda abato 130 000 euros nos impostos. Ora... fico bem na foto, e ainda pago apenas 870 000 euros em vez dos 1 000 000 iniciais.
                    Isso não funciona assim. O que estás a referir está errado.

                    É sim aceite como gasto fiscal, com uma possível majuração. Ora isto irá deduzir ao lucro tributável, e só sobre este é que é calculado o valor de imposto a pagar. Dizer que se abate o gasto+majuração ao imposto é um grande erro.

                    Tamanha é a vontade de estar contra tudo e todos, que a Sonae anda a fazer o papel do Estado e a ajudar as instituições de caridade e esta gente ainda critica.

                    Qualquer pessoa que fazer uma doação para caridade também pode deduzir o gasto para efeitos de IRS, dedução essa a que também acresce uma majoração (não me recordo agora, mas acho que é de 50%).

                    Parece-me é que há aqui gente a por em causa quem ajuda, mas nunca ajudou estas instituições, caso contrário saberiam isto
                    Editado pela última vez por DigCb; 19 December 2011, 19:33.

                    Comentário


                      #11
                      No caso das campanhas da Popota e Cª Lda além de não haver nada em termos de benefícios fiscais para os super/hipermercados respetivos eles ainda pagam impostos como se fossem vendas normais (esses super/hiper não são instituições de utilidade pública, e essas campanhas não são donativos puros e duros como manda o EBF).
                      Quanto aos arredondamentos também não há benefícios alguns porque os recibos são emitidos como prestações de por exemplo um protocolo estabelecido entre esses supermercados e as instituições e não de donativos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                        Comprar 1 livro (por exemplo) por 2 euros, 1 dos quais vai para a instituição X. E o resto vai para onde?
                        Nos super e hipermercados há basicamente 2 negócios:
                        - Os super/hiper vende bens a preço de custo, sem acrescentar-lhe 1 cêntimo sequer (e vai buscar a "parte" deles aos juros, eles pagam em média a 30 ou 60 dias, conforme o que se acordou e durante esse tempo o dinheiro está parado no banco a render juros ou em aplicações de curto prazo).
                        - Os supermercados alugam prateleiras, topos, ilhas, lugares para porem os cartazes, bandeiras para as empresas alugarem.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                          Só uma correcção... não são apenas os supermercados do grupo Sonae, o Lidl também arredonda para uma instituição qualquer.
                          É para a Caritas

                          Comentário


                            #14
                            Todos conhecemos «histórias» associadas a «Instituições/movimentos de caridade e ajuda».
                            Por isso prefiro ajudar pessoalmente um ou outro «caso»

                            Comentário


                              #15
                              É preso por ter cão e preso por não ter. O que a esta importa pra esta gente é dizer mal.
                              Não querem dar, não dêem. Não passem é atestados de estupidez a quem dá como se fossem os iluminados que entenderam o "esquema" que o Continente montou para poupar no IRC... Se usassem essa "suposta" inteligência superior para fazer coisas úteis. É pena é que só são espertos para isto...
                              Eu dou e sinto-me optimamente com isso! E quando são iniciativas de instituições credíveis, como o Continente, mais depressa dou. Já aqui tenho o CD da leopoldina e o puto adora.

                              Comentário


                                #16
                                Sempre que surge uma campanha de solidariedade por parte de uma grande empresa criam-se logo estes mitos e por mais que eles sejam desmistificados há sempre alguém que volta à carga na campanha seguinte.

                                Esta notícia já é do ano passado, no entanto, o seu conteúdo aplica-se à situação que decorre no corrente ano e a todas que venham a ocorrer nos próximos tempos:
                                A Popota e a Leopoldina, que já angariaram mais de cinco milhões de euros, são acusadas de fazer solidariedade com o dinheiro dos outros e a Sonae admite deduzir donativos das campanhas respeitando a Lei do Mecenato.

                                Uma denúncia a circular na Internet acusa a Sonae de «fazer caridade com o dinheiro dos outros», referindo que os donativos das campanhas de solidariedade da Modelo (Popota), do Continente (Leopoldina) e da Worten (Arredonda) são deduzidos em impostos pela empresa, que admite fazê-lo nos casos em que há desenvolvimento de produto.

                                Contactada pela Lusa, a Sonae esclareceu que «o tratamento fiscal das campanhas desenvolvidas pela Sonae é exactamente o que consta na lei, variando consoante a iniciativa», sendo que «quando uma empresa é um mero intermediário no apoio os montantes doados não são deduzidos em sede de imposto».

                                Nas campanhas em que, acrescenta, «o papel da empresa não se resume à colecção de apoios e donativos por conta de outrem, existindo todo um trabalho de desenvolvimento de um produto e estruturação de apoios, nomeadamente com concursos para organizações a apoiar com valores monetários e equipamentos, a lei prevê a dedução dos respectivos montantes ao abrigo da Lei do Mecenato».

                                A empresa liderada por Paulo Azevedo não especifica em que modelo se enquadra cada uma das campanhas, mas afirma que implicam «todo um trabalho de criação do projecto: desenvolvimento do produto, vendido a um preço simbólico (exemplo da CD da Leopoldina com bandas famosas por três euros), da campanha de comunicação para mobilização dos clientes, afectação de espaço nas lojas para venda do produto e de tempo dos recursos operacionais da Sonae para a venda».

                                O que diz o ministério das Finanças?

                                De acordo com o ministério das Finanças, que tutela a Direcção-geral dos Impostos, «caso uma empresa se disponibilize para angariar donativos, junto dos respectivos clientes, nomeadamente através de arredondamentos para cima nas vendas que efectue, para os canalizar para alguma das entidades abrangidas pelo regime do mecenato, ela intervém como simples intermediária entre o doador e o beneficiário do donativo».

                                Por consequência, acrescenta, «não pode usufruir, na sua esfera, de qualquer benefício ao abrigo do regime fiscal do mecenato», afirma fonte do ministério, realçando que «só podem qualificar como donativos para efeitos de usufruição de benefícios ao abrigo do regime fiscal do mecenato, contribuições, a título gratuito, que constituam um encargo efectivo do doador».

                                Segundo dados fornecidos pela Sonae, a iniciativa Popota distribuiu mais de um milhão de euros desde 2007, os quais foram entregues a mais de 70 delegações da Cruz Vermelha Portuguesa, e a Leopoldina mais de quatro milhões de euros desde 2003, tendo distribuído 1.500 equipamentos a 31 hospitais.

                                A iniciativa Arredonda permitiu angariar 335.650 mil euros de 17 de Novembro até 14 de Dezembro.
                                Sonae admite deduzir donativos da Popota e Leopoldina | agência financeira

                                Ou seja, os donativos que estas empresas recolhem dos seus clientes não são majorados para efeitos fiscais, não podendo assim aproveitar os benefícios fiscais previstos na lei, no entanto, conforme refere a notícia, estas campanhas não se resumem à recolha de donativos, há todo um conjunto de esforços financeiros/humanos empregues na execução destas campanhas e apenas e só estes é que são objecto de benefícios fiscais uma vez que a empresa despende recursos humanos/materiais para a prossecução das campanhas de solidariedade.

                                Este tipo de campanhas acabam por ser uma forma de angariar bastante dinheiro para quem mais precisa e como só dá quem quer, não vejo razão para criarem tanta celeuma ano após ano.

                                Comentário


                                  #17
                                  Hoje fui ao Lidl,e quando o caixa me perguntou se queria arredondar,perguntei logo se era para baixo?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Quando vejo a pópóta a fazer de Shakira ou a Leopoldina de cintura delgada e um bom par de mamas, todas insinuantes, pergunto-me: O que é que isto tem a ver com o Natal??? Infelizmente é o estado das coisas! Que saudades do tempo em que o Natal era magia onde os putos não escolhiam presentes, com belas canções bem portuguesas , o belo do presépio com musgo apanhado por nós e que emanava um cheiro delicioso, tal como o pinheiro e o cheiro da canela empregada nos fritos feitos em casa! São essas as minhas recordações de Natal!!!
                                    Agora o Natal é a pedinchice pegada, onde aproveitam as pessoas terem mais uns trocos e estarem mais vulneráveis, para sugar!!! Nojento!
                                    Desertinho que seja Janeiro!!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      A não ser que queira ajudar alguém na etiópia, nao vejo pq são precisos intermediários para fazer "caridade", com o que é meu em PT.

                                      E se se indignam pq dar 1 euro a um arrumador é manter um vicio, quem me diz a mim, que esse arrumador nao vai buscar o seu saco a uma instituição?

                                      E não aprecio a esperteza de fazer campanhas publicitárias e desenvolver estratégias de marketing, à conta de ações de solidariedade desinteressadas!


                                      Quem elabora estas campanhas? Os departamento de marketing das empresas certo?!


                                      De certeza que mtos já não vêm os méritos de uma capanha destas qd aparece, por exemplo, uma princesa diana a tirar minas em angloa, ou o elton john a dar não sei o quê a uma instituição. aí já se vê o esquema.
                                      Para mim o esquema é o mesmo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                        Quem elabora estas campanhas? Os departamento de marketing das empresas certo?!
                                        Estas campanhas assim grandes há "brigadas" próprias que normalmente dependem de empresas de comunicação e trabalho temporário externas para praticamente tudo.
                                        De resto há muito dinheiro vivo, produtos bons e produtos desvalorizados que são doados numa base diária ao longo de todo o ano que o comum dos mortais nem sonha, há até muitas instituições que só tem esta fonte de rendimentos

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ainda bem que esclareceram a parte dos impostos, vai dar jeito a muito boa gente. Já dizia o outro "cada macaco no seu ganho" ou "quem não sabe está calado".

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                            É preso por ter cão e preso por não ter. O que a esta importa pra esta gente é dizer mal.
                                            Não querem dar, não dêem. Não passem é atestados de estupidez a quem dá como se fossem os iluminados que entenderam o "esquema" que o Continente montou para poupar no IRC... Se usassem essa "suposta" inteligência superior para fazer coisas úteis. É pena é que só são espertos para isto...
                                            Eu dou e sinto-me optimamente com isso! E quando são iniciativas de instituições credíveis, como o Continente, mais depressa dou. Já aqui tenho o CD da leopoldina e o puto adora.
                                            Bom para ti que dás e para o puto que adora o cd.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                              Sempre que surge uma campanha de solidariedade por parte de uma grande empresa criam-se logo estes mitos e por mais que eles sejam desmistificados há sempre alguém que volta à carga na campanha seguinte.

                                              Esta notícia já é do ano passado, no entanto, o seu conteúdo aplica-se à situação que decorre no corrente ano e a todas que venham a ocorrer nos próximos tempos:

                                              Sonae admite deduzir donativos da Popota e Leopoldina | agência financeira

                                              Ou seja, os donativos que estas empresas recolhem dos seus clientes não são majorados para efeitos fiscais, não podendo assim aproveitar os benefícios fiscais previstos na lei, no entanto, conforme refere a notícia, estas campanhas não se resumem à recolha de donativos, há todo um conjunto de esforços financeiros/humanos empregues na execução destas campanhas e apenas e só estes é que são objecto de benefícios fiscais uma vez que a empresa despende recursos humanos/materiais para a prossecução das campanhas de solidariedade.

                                              Este tipo de campanhas acabam por ser uma forma de angariar bastante dinheiro para quem mais precisa e como só dá quem quer, não vejo razão para criarem tanta celeuma ano após ano.
                                              Contigo estamos sempre a aprender. Obrigado pela descrição detalhada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                                Bom para ti que dás e para o puto que adora o cd.
                                                Decididamente, este tópico não é a tua praia.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                                                  Estas campanhas assim grandes há "brigadas" próprias que normalmente dependem de empresas de comunicação e trabalho temporário externas para praticamente tudo.
                                                  De resto há muito dinheiro vivo, produtos bons e produtos desvalorizados que são doados numa base diária ao longo de todo o ano que o comum dos mortais nem sonha, há até muitas instituições que só tem esta fonte de rendimentos



                                                  Não estou a falar da operação, estou a pensar no conceito, na ideia, no que se discute na reunião do diretor de marketing com o seu staff, quais os objetivos, que estudos vêm etc e tal.
                                                  Whats in it for me?



                                                  Mas agora que falas sobre isso de dar produto todo o ano, há umas 2 semanas deu um Doc, acho que na SICRadical, sobre o desperdicio dos hipermercados nos EUA. Basicamente era um gajo que se alimentava, a ele e à familia, do que mandavam para o lixo todos os dias os hiper, pq o prazo de validade acabava amanha ou daqui a 3 dias..

                                                  Havia os que davam, e havia os super que não queriam dar. Mtos tinham medo de ser processados por alguém comer algo estragado ( nos EUA tudo é possível ). E por isso, e para incentivar a doação destes produtos em fim de prazo, o Bill Clinton, qd era presidente, assinou a Akron-Canton Regional Foodbank | Feed People. Fight Hunger. - Good Samaritan Law. Que colocava a salvo quem fizesse essas doações.

                                                  O Documenta´rio chamava-se Dive. Imagino que o nome tem a ver com o acto de dive num contentor à procura de comida.
                                                  Dive! The Film - Living Off America's Waste

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                                    Bom para ti que dás e para o puto que adora o cd.
                                                    E o teu problema é mesmo qual?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                                      Decididamente, este tópico não é a tua praia.
                                                      Para trollar qualquer praia serve...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                                        Não estou a falar da operação, estou a pensar no conceito, na ideia, no que se discute na reunião do diretor de marketing com o seu staff, quais os objetivos, que estudos vêm etc e tal.
                                                        Whats in it for me?
                                                        Como é óbvio, quando as empresas participam neste tipo de campanhas ganham na imagem que passam para os consumidores...ganham porque dão uma imagem solidária, ganham porque conseguem vender outros produtos associados a estas ou a outras campanhas,etc...agora, os mais beneficiados são aqueles que recebem os donativos e é preciso não esquecer que a campanha da Leopoldina e da Popota já rendeu mais de 5 milhões de euros em donativos para instituições de solidariedade social.

                                                        Qualquer grande empresa preocupa-se em passar uma imagem de responsabilidade social e estas não fogem à regra, agora não venham é dizer que estão a ser roubados ou que as empresas estão a retirar um aproveitamento fiscal ilícito por participarem neste tipo de campanhas porque isso não é verdade.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                                          Como é óbvio, quando as empresas participam neste tipo de campanhas ganham na imagem que passam para os consumidores...ganham porque dão uma imagem solidária, ganham porque conseguem vender outros produtos associados a estas ou a outras campanhas,etc...agora, os mais beneficiados são aqueles que recebem os donativos e é preciso não esquecer que a campanha da Leopoldina e da Popota já rendeu mais de 5 milhões de euros em donativos para instituições de solidariedade social.

                                                          Qualquer grande empresa preocupa-se em passar uma imagem de responsabilidade social e estas não fogem à regra, agora não venham é dizer que estão a ser roubados ou que as empresas estão a retirar um aproveitamento fiscal ilícito por participarem neste tipo de campanhas porque isso não é verdade.

                                                          Eu não falei disso.
                                                          Disse que não é abnegada. E que é PR, tal como um famoso qq ir "ajudar " alguém a um dinner party.

                                                          Cada um é livre de comprar 1 CD ou ir aqui Cruz Vermelha Portuguesa - Donativos

                                                          PS: eu tb tenho o sacana do CD da leopoldina. Pq? pq um gajo até tem peso na consciencia de nao dar 2 euritos para ajudar. São finos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                                            Eu não falei disso.
                                                            Disse que não é abnegada. E que é PR, tal como um famoso qq ir "ajudar " alguém a um dinner party.

                                                            Cada um é livre de comprar 1 CD ou ir aqui Cruz Vermelha Portuguesa - Donativos

                                                            PS: eu tb tenho o sacana do CD da leopoldina. Pq? pq um gajo até tem peso na consciencia de nao dar 2 euritos para ajudar. São finos.
                                                            Sem dúvida que sim, eu não nego que a empresa sai beneficiada na imagem que passa, no entanto, para mim isso é secundário.

                                                            A questão que eu te coloco é a seguinte: Será que estas instituições conseguiam angariar tantos donativos sem a ajuda destes espaços comerciais? Achas mesmo que a generalidade das pessoas dão-se ao trabalho de ir directamente às instituições dar o seu donativo? É que neste caso é uma win win situation para todos!
                                                            Ganham as empresas porque saem beneficiadas com a imagem e com a venda de outros produtos.
                                                            Ganham as pessoas porque dão o seu donativo e assim cumprem a sua "obrigação" social de ajudar quem mais precisa por um valor simbólico.
                                                            Ganham as instituições porque conseguem angariar muitos mais fundos nestes espaços de grande afluência ao público.

                                                            Eu raramente contribuo para este tipo de acções de solidariedade, prefiro fazer o donativo directamente a outras instituições menos conhecidas e assim sempre aproveito a dedução em sede de IRS (não sou assim tão solidário porque penso sempre no meu reembolso de IRS quando dou um donativo ), no entanto, percebo perfeitamente o porquê de haver tanta aderência a estas campanhas e acho que todos acabam por ganhar com isso.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X