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Submarinos: Ex-gestores da Ferrostaal condenados por suborno

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    Submarinos: Ex-gestores da Ferrostaal condenados por suborno

    Submarinos ex-gestores da Ferrostaal condenados por suborno

    Ex-executivos da Ferrostaal foram condenados por suborno na venda de submarinos a Portugal e à Grécia.

    11:42 Terça feira, 20 de dezembro de 2011


    A justiça alemã condenou hoje dois ex-executivos da Ferrostaal a dois anos de prisão, com pena suspensa, e ao pagamento de coimas por suborno de funcionários públicos estrangeiros, na venda de submarinos a Portugal e à Grécia.

    O ex-administrador da Ferrostaal Johann-Friedrich Haun e o ex-procurador Hans-Peter Muehlenbeck já se tinham dado como culpados perante o Tribunal regional de Munique, a troco da garantia dada pelo juiz de que a sentença não iria além da pena que foi realmente aplicada.

    Haun terá de pagar uma coima de 36 mil euros e Muehlenbeck de 18 mil euros, anunciou o juiz do processo, Joachim Eckert.

    O ministério público de Munique acusou os dois ex-gestores da Ferrostaal de terem pago "luvas" no valor de 62 milhões de euros, entre 2000 e 2003, para conseguir vantagens sobre a concorrência e vender submersíveis a Atenas e Lisboa.

    Os antigos gestores, ambos de 73 anos, estiveram anteriormente cinco meses em prisão preventiva.

    A Ferrostaal, arguida no mesmo processo, reconheceu as práticas ilegais e aceitou pagar uma coima de 140 milhões de euros, que só não foi maior porque o tribunal teve em conta a atual precária situação da empresa.
    A queixa-crime incidia sobretudo nas atividades de Haun e Muehlenbeck na Grécia, no ano 2000, através de intermediários, para obter dois contratos de vendas de submarinos.


    Empresário garantiu "assistência orientada"


    Quanto a Portugal, o tribunal deu como provado que Haun e Muehlenbeck subornaram o ex-cônsul honorário em Munique Juergen Adolff, pagando-lhe 1,6 milhões de euros, através de um contrato de consultoria, para que o diplomata propiciasse contactos com o governo português.

    No contrato, o empresário bávaro comprometeu-se a prestar "assistência orientada" no que respeita ao fornecimento de submarinos à marinha portuguesa, sustentou o Ministério Público de Munique.

    A queixa-crime foi omissa quanto a eventuais reuniões que Adolff terá conseguido organizar com membros do executivo, na altura chefiado pelo atual presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e em que Paulo Portas era ministro da Defesa.

    Adolff, que foi exonerado pelo governo português em março de 2010, depois de a justiça alemã ter informado Lisboa, continua sob investigação em Munique e poderá ser julgado por corrupção passiva.

    Os dois submarinos "209 PN" foram entregues à marinha portuguesa, mas em Portugal há ainda um processo jurídico, relacionado com as contrapartidas que a parte alemã se comprometeu a pagar no negócio que custou 880 milhões a Lisboa.

    Expresso


    Três comentários

    O que fará a investigação portuguesa onde ainda decorrem processos de averiguações quanto ás contrapartidas que não tem sido cumpridas.

    A venda de Armas é controladas pelos estados, que comentário faz agora Angela Merkel sobre as actividades de Alemães para obterem contratos que endividaram o estado portugues, fazendo com que não cumprissemos o defcit tão amado pela Alemanha.

    Finalmente, se há corruptores, há corrompidos, as verbas não são pequenas, será que passaram despercebidas ás autoridaes portuguesa que não alcançam quem é(são) o(os) corrompido(s) ?

    #2
    Tou desconfiado que o Portas vai ser obrigado a demitir-se antes do fim do mandato. Já são muitos casos e andam por aí umas fotos na net que mostram alguém muito parecido com ele vestido de mulher e alegadamente na discoteca Trumps...

    Comentário


      #3
      Que o próximo seja o Portas.

      Comentário


        #4
        Pelo que percebi das noticias, estes ex-gestores da Ferrostaal, destruíram todos os documentos que indiciavam quem seriam as pessoas que receberam os ditos subornos.

        O Juiz Alemão declarou ainda que não colaboraram e que tiveram atitudes para dificultar a investigação.

        Será difícil chegar ao nome de alguém por cá.

        Comentário


          #5
          Aposto em como em Portugal ninguém vai ser condenado.

          Comentário


            #6
            Isso não passa de uma manobra de diversão para esconder as fezes maiores.

            Comentário


              #7
              Outra coisa curiosa, o tribunal Alemão aplicou uma multa á Ferrostaal de somente 140 milhões porque a empresa está em situação dificil.

              Comentário


                #8
                Isto é tudo uma cabala, estamos todos inocentes!

                Juro que falo verdade, perguntem ao BES e suas associdas que aconselhou a compra enquanto consultora e depois financiou o negócio...oops!

                Cumps!
                Editado pela última vez por campos1; 21 December 2011, 11:32.

                Comentário


                  #9
                  Eu não percebo como em Portugal ninguém abre um inquérito a isto, é como se não estivesse a acontecer nada na Alemanha.
                  Isto está tudo comprado/corrumpido, é o que é

                  Comentário


                    #10
                    Depois de um avanço aparente, chega novo recuo e as contrapartidas dos submarinos estão uma vez mais por cumprir e em banho maria:

                    Para já, o Ministério da Economia garante que "o Governo pretende que este processo tenha um desfecho tão rápido quanto possível, salvaguardando-se em absoluto a defesa do interesse público". Nesse sentido, está agendada para a próxima semana uma reunião com os responsáveis da Ferrostaal.
                    Submarinos: Alemães desistem de hotel - Economia - Correio da Manhã

                    O que hoje é verdade amanhã é mentira ou vice versa, como dizia Pimenta Machado.

                    "Não está em vigor. O que parecia definitivo há quatro ou cinco meses, de facto, não é", disse Godinho de Matos, sem adiantar mais pormenores sobre um novo projecto de contrapartidas, a negociar com o actual ministro da Economia, Pires de Lima.
                    Ferrostaal pondera projecto para Estaleiros de Viana nas contrapartidas dos submarinos - Indústria - Jornal de Negócios


                    Comentário


                      #11
                      Eu nesta história toda apenas acho uma estupidez, gastarem-se os muitissimos milhões a comprar lá fora o que se podia fazer cá, podiam-se comprar planos a países terceiros e construir cá.

                      Nem que esventrassem um dos submarinos velhos para estudar e criar planos e modelos mais evoluidos.
                      Era trabalho que se criava, estaleiros que teriam trabalho e dinheiro para se manterem.
                      Espanha começou o seu plano de construção de submarinos ainda durante a 1ª guerra mundial, e foi assim que iniciaram, compraram uma sucata pronta a ir para a forja e atravẽs desse modelo criaram algumas variantes até chegarem á melhor.

                      O mesmo se aplica aos navios patrulha.
                      Editado pela última vez por m4nn1pul0; 05 October 2013, 20:35.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                        Eu nesta história toda apenas acho uma estupidez, gastarem-se os muitissimos milhões a comprar lá fora o que se podia fazer cá, podiam-se comprar planos a países terceiros e construir cá.

                        Nem que esventrassem um dos submarinos velhos para estudar e criar planos e modelos mais evoluidos.
                        Era trabalho que se criava, estaleiros que teriam trabalho e dinheiro para se manterem.
                        Espanha começou o seu plano de construção de submarinos ainda durante a 1ª guerra mundial, e foi assim que iniciaram, compraram uma sucata pronta a ir para a forja e atravẽs desse modelo criaram algumas variantes até chegarem á melhor.

                        O mesmo se aplica aos navios patrulha.
                        O problema (para os politicos) dessa solução é que não dá dinheiro imediato por debaixo da mesa para as contas pessoais ou do partido...
                        Por isso é que nós, e muitos outros países sub-desenvolvidos, não evoluem.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                          O mesmo se aplica aos navios patrulha.
                          Se com os navios patrulha já foi o caos que se viu, com um submarino nem daqui a cem anos. Demorou-se mais tempo a construir um simples navio patrulha da classe Viana do Castelo do que a construir um porta aviões nuclear americano.

                          Primeiro patrulha oceânico entregue à Marinha com cinco anos de atraso - JN

                          http://www.operacional.pt/uma-manha-...lo%E2%80%9D-i/
                          Editado pela última vez por Chevrolet; 05 October 2013, 21:17.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Chevrolet Ver Post
                            Se com os navios patrulha já foi o caos que se viu, com um submarino nem daqui a cem anos. Demorou-se mais tempo a construir um simples navio patrulha da classe Viana do Castelo do que a construir um porta aviões nuclear americano.

                            Primeiro patrulha oceânico entregue à Marinha com cinco anos de atraso - JN

                            UMA MANHÃ NO

                            Mas nesse caso que indicas não me espanta 5 anos a fazer um navio.
                            Leste a noticia que meteste, esse navio é unico, um prototipo, sendo assim é trabalho de desenvolvimento, custuma ser sempre moroso, só a partir deste trabalho se começam a encurtar prazos, a afinar as tecnicas e construir um plano para manter uma série.

                            Se fosse com os submarinos era a mesma coisa ano(s) para desmontarem um, ano(s) para estudarem e verem o que poderiam melhorar e acrescentar para se manterem operativos e inovadores.
                            Tinham de fazer parcerias com industrias e universidades.
                            Existem projetos desses nas FA Portuguesas em que criam material militar em parceria com empresas e universidades e no fim todos lucram.
                            Lembro-me dos aviões semi-autonomos aquilo é feito com parcerias, alguma vez temos necessidade de andar a comprar aquele material aos israelitas ou outros.
                            Os nossos fazem o mesmo ou até melhor.


                            ps: tinha lido a noticia mas não tinha visto as imagens, estive agora a ver as fotos e não me parece que este navio tenha sido dinheiro mal empregue, nem vejo nada que o torne inferior a um qualquer que a marinha tivesse comprado a um qualquer estaleiro estrangeiro/país.
                            É uma mais valia, foi desenvolvido cá e é assim que deveria ser com tudo.
                            Editado pela última vez por m4nn1pul0; 06 October 2013, 01:38.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                              Mas nesse caso que indicas não me espanta 5 anos a fazer um navio.
                              Leste a noticia que meteste, esse navio é unico, um prototipo, sendo assim é trabalho de desenvolvimento, custuma ser sempre moroso, só a partir deste trabalho se começam a encurtar prazos, a afinar as tecnicas e construir um plano para manter uma série.
                              Não foram 5 anos para construír o 1º navio patrulha da série. Foram 5 anos a mais relativamente ao tempo de construção inicialmente previsto, que já tinha em consideração o facto de se tratar do 1º navio da série. No fim de tudo, após todos os atrasos, depois de construídos os dois primeiros navios da série foi decidido cancelar o programa:

                              O NRP Figueira da Foz integra uma encomenda de oito NPO feita em 2004 pelo Ministério da Defesa - na altura liderado por Paulo Portas - aos ENVC, para substituir a frota de corvetas, com 40 anos de serviço.
                              A construção dos restantes seria revogada já pelo actual Governo, através de uma resolução que em 2012 anulou a encomenda aos estaleiros de Viana dos outros seis NPO e das cinco Lanchas de Fiscalização Costeira (LFC), negócio avaliado em 400 milhões de euros.
                              Segundo navio patrulha saiu dos Estaleiros de Viana oito anos depois de lançado à água - PÚBLICO

                              Viana: Encomenda de seis patrulheiros e cinco lanchas anulada - Última Hora - Correio da Manhã

                              BARCO À VISTA: NAVIOS DE PATRULHA OCEÂNICO CLASSE "VIANA DO CASTELO"

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Chevrolet Ver Post
                                Não foram 5 anos para construír o 1º navio patrulha da série. Foram 5 anos a mais relativamente ao tempo de construção inicialmente previsto, que já tinha em consideração o facto de se tratar do 1º navio da série. No fim de tudo, após todos os atrasos, depois de construídos os dois primeiros navios da série foi decidido cancelar o programa:


                                Segundo navio patrulha saiu dos Estaleiros de Viana oito anos depois de lançado à água - PÚBLICO

                                Viana: Encomenda de seis patrulheiros e cinco lanchas anulada - Última Hora - Correio da Manhã

                                BARCO À VISTA: NAVIOS DE PATRULHA OCEÂNICO CLASSE "VIANA DO CASTELO"


                                Como disse acima não acho muito, até podiam demorar 10 anos, existe sempre diferenças entre os planos escritos e a concretização, e este navio era o prototipo.
                                Muita coisa teorica feita no papel tem de ser alterada, pois no terreno é que se vêm os verdadeiros resultados.
                                As deficuldades financeiras dos estaleiros tambem podem ter contribuido para os atrasos, já se sabe como o estado gosta de pagar a quem deve, mal e porcamente, lento, atrasado e sem qualquer compensação de mora.
                                Editado pela última vez por m4nn1pul0; 06 October 2013, 10:45.

                                Comentário


                                  #17
                                  No final do século 19, nos primordios da era dos submarinos, chegou a existir em Portugal um projecto de construção de um submarino português. O submarino do tenente Fontes.

                                  Restos de Colecção: O Primeiro e Último Submarino

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Chevrolet Ver Post
                                    No final do século 19, nos primordios da era dos submarinos, chegou a existir em Portugal um projecto de construção de um submarino português. O submarino do tenente Fontes.

                                    Restos de Colecção: O Primeiro e Último Submarino

                                    Desconhecia, optima informação documental.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                      Como disse acima não acho muito, até podiam demorar 10 anos, existe sempre diferenças entre os planos escritos e a concretização, e este navio era o prototipo.
                                      Muita coisa teorica feita no papel tem de ser alterada, pois no terreno é que se vêm os verdadeiros resultados.
                                      As deficuldades financeiras dos estaleiros tambem podem ter contribuido para os atrasos, já se sabe como o estado gosta de pagar a quem deve, mal e porcamente, lento, atrasado e sem qualquer compensação de mora.
                                      Estás mesmo a desculpar um atraso de 5 anos na entrega de um navio "não combatente"?

                                      Queria ver os grandes fabricantes, do que quer que seja, a darem datas de entrega, falharem por 5 anos e manterem um volume de negócios suficiente para sobreviverem. O primeiro deveria ter sido entregue em 2005, 3 anos de construção que passaram a 8. Inadmissível.

                                      Outra questão, temos uma das maiores ZEE do mundo e a maioria dos nosso navios estavam parados no alfeite durante o mês de Setembro (NRP Viana do Castelo, 5 fragatas, um dos submarinos, o Schultz Xavier, 6 corvetas, a Bacamarte, o Creoula e o Bérrio)

                                      Até ao final do ano teremos finalmente entregue o NRP Figueira da Foz. Let's party!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                        Estás mesmo a desculpar um atraso de 5 anos na entrega de um navio "não combatente"?

                                        Queria ver os grandes fabricantes, do que quer que seja, a darem datas de entrega, falharem por 5 anos e manterem um volume de negócios suficiente para sobreviverem. O primeiro deveria ter sido entregue em 2005, 3 anos de construção que passaram a 8. Inadmissível.

                                        Outra questão, temos uma das maiores ZEE do mundo e a maioria dos nosso navios estavam parados no alfeite durante o mês de Setembro (NRP Viana do Castelo, 5 fragatas, um dos submarinos, o Schultz Xavier, 6 corvetas, a Bacamarte, o Creoula e o Bérrio)

                                        Até ao final do ano teremos finalmente entregue o NRP Figueira da Foz. Let's party!



                                        Tratando-se de um prototipo, nem sempre o que está no papel se torna concretizável, há sempre processos a verificar, testar, refazer.
                                        Se fosse fácil, qualquer um fazia.

                                        O navio não ser combatente ou ser, importa, e se leres o texto o navio foi equipado com um canhão e diversos sistemas de defesa ataque uma vez que é unico e adaptado ás funções que irá desempenhar.
                                        Fiscalização/patrulhamento da zee e defesa da costa e portos.
                                        Editado pela última vez por m4nn1pul0; 07 October 2013, 10:03.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Submarinos: ex-ministro grego culpado de corrupção


                                          Detido em 2012, condenado em 2013.

                                          Ex-ministro da Defesa da Grécia detido por corrupção nos submarinos - PÚBLICO

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                                            #22
                                            Por cá, o ex-ministro da defesa da altura é hoje em dia vice-primeiro ministro!

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                              Por cá, o ex-ministro da defesa da altura é hoje em dia vice-primeiro ministro!
                                              Somos um país que sabe perdoar...

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