Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Miguel Gonçalves - A Realidade laboral actual

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Miguel Gonçalves - A Realidade laboral actual

    Já o tinho visto no Prós e Contras e tinho gostado muito de o ouvir.

    Este vídeo caiu do céu. Fantástico a argumentação deste homem do norte.


    #2
    Diz uma ou outra verdade mas tem muita banha de cobra à mistura...

    Comentário


      #3
      Isto é stand up comedy? Se for nem quero ouvir.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
        Isto é stand up comedy? Se for nem quero ouvir.

        Stand Up só se fôr pela pronúnica. Podes ver não vai perder o teu tempo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por cuica Ver Post
          Diz uma ou outra verdade mas tem muita banha de cobra à mistura...
          Então diz lá qual é a banha da cobra...

          Comentário


            #6
            http://forum.autohoje.com/forum-geral/105357-enorme-atitude-e-disto-que-portugal-precisa.html

            Comentário


              #7
              Porra meio dia atrasado. Peço desculpa. A moderação que junte este ao já existente.

              Comentário


                #8
                Muita "to do action" é fixe!
                Também já tinha visto também no prós e contra. Tem razão em algumas coisas mas chateia me um bocado a forma como fala.
                E a plateia age como normalmente agem as plateias portuguesas.
                Editado pela última vez por dysplay21; 23 December 2011, 01:33.

                Comentário


                  #9
                  Cansei-me de ouvi-lo. Já soa a discurso politico.

                  Comentário


                    #10
                    Já cansa é a atitude normal dos portugueses de péssimismo e de negativismo de que tudo o que é certo e a passo para o caminho correcto, o tuga diz sempre o que 90% dos utilizadores dizem neste fórum. Ainda não perceberam que é por não pensarem como muitos poucos pensam que este país não avança? Cada vez mais vejo este país como uma caixa de incompetentes e cobardes do estilo "Ah e tal, tá crise, baza nadar nesse fenómeno e não ter atitude para nada." Atenção não foi anda direccionado para algum user em especial, apenas um desabafo. E quem acha que não é como ele diz, aconselho a ver em primeira mão como é o mundo dos "negocios" real, no meio dos grandes negocios e empresas, pois este rapaz tem razão.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
                      Já cansa é a atitude normal dos portugueses de péssimismo e de negativismo de que tudo o que é certo e a passo para o caminho correcto, o tuga diz sempre o que 90% dos utilizadores dizem neste fórum. Ainda não perceberam que é por não pensarem como muitos poucos pensam que este país não avança? Cada vez mais vejo este país como uma caixa de incompetentes e cobardes do estilo "Ah e tal, tá crise, baza nadar nesse fenómeno e não ter atitude para nada." Atenção não foi anda direccionado para algum user em especial, apenas um desabafo. E quem acha que não é como ele diz, aconselho a ver em primeira mão como é o mundo dos "negocios" real, no meio dos grandes negocios e empresas, pois este rapaz tem razão.
                      Espero que estejas a fazer a tua parte.

                      Comentário


                        #12
                        Sim lendo alguns posts aqui. Porra há sempre que apontar o dedo. Realmente não há ninguém perfeito mas aqui em Portugal é que é impossível. Soa a discurso político!?!? wtf.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                          Cansei-me de ouvi-lo. Já soa a discurso politico.
                          Cansas-te muito facilmente...

                          Comentário


                            #14
                            Já vi igual a isto muitas vezes. Fora a hiperactividade digna de um "Melga" vendedor de televendas das 4 da manhã, nada de novo.

                            Não tenho pachorra para este discurso que já ultrapassou o cliché do "tens de agir", "a palavra-chave é acção", "deixa-te de queixar", "não interessa a tua área ou se és especializado em algo, interessa é saberes um pouco de tudo e não saberes um pouco de tudo", "não interessa a troika, temos é de dar todos as mãos, unidos tipo we are the world and the children" e as empresas, essa entidade milagrosa, vão salvar o Mundo. Isto é o discurso do Prós & Prós, cuja temática, mensagem e propaganda é sempre a mesma, mas as emissões têm um título sempre diferente. Isto é mera conversa daquelas acções de formação para ajuntamentos de pessoas já perderam praticamente tudo, já têm pouco a perder e que saem de lá, ou abananadas sem ter percebido nada, ou maravilhadas com este mundo novo, pensando ter descoberto a chave-mestra para a resolução dos seus problemas.
                            Ao que este tipo faz, a psicologia contemporânea e ocidental chama-lhe "o elemento mágico".

                            Quando tivermos um Estado que não seja invasivo nem ladrão para as empresas e para os trabalhadores, que tenha função reguladora no verdadeiro sentido da palavra, quando deixarmos de ter empresários (seja de que idade for) que têm um discurso muito modernaço mas comportam-se exactamente como se estivessemos em 1965, quando tal como ele disse, as pessoas deixarem de ser "as pessoas do fim do mês" (perguntem-lhes porque é que só pensam no fim do mês), talvez o admirável novo mundo dele seja uma realidade.

                            Mas, claro, ele é um bom orador (once again, ultrapassa demasiado o registo histeriónico) e nada como alguém bem diferente na abordagem discursiva, como ele, para convencer facilmente uma plateia pertencente a um povo perfeitamente inerte, pouco reactivo e adormecido como são os portugueses.
                            Editado pela última vez por Oktober; 23 December 2011, 02:01.

                            Comentário


                              #15
                              Anda tudo muito nervoso! é da crise??

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                Sim lendo alguns posts aqui. Porra há sempre que apontar o dedo. Realmente não há ninguém perfeito mas aqui em Portugal é que é impossível. Soa a discurso político!?!? wtf.
                                Mas estavas á espera que toda a gente reagisse como aquela plateia como se este rapaz fosse o novo messias?
                                Ele tem razão em algumas coisas, principalmente na motivação individual que cada um tem de ter mas não razão noutras. É simples.

                                Comentário


                                  #17
                                  Atitude normal dos portugueses de negativismo e pessimismo? Eu acho é que é falta dela, pois isso é puro realismo.

                                  Vivemos num país cheio de factores cunha, comodismo, onde se pensa que o 25 de abril foi pelo povo, onde ha 30 anos se elege os mesmos 2 partidos(e onde partidos como BE e PNR são permitidos, mas sem ainda saber porquê, o tribunal probio o Partido da Liberdade), onde parece que não há familias ricas com história que realmente governam o país, onde transporte publico é coisa de pobre e portanto não se investe, onde se faz greves por tudo e por nada, onde quando joga o benfica desaparece a crise, onde as pessoas em vez de se adaptarem ou tentar criar algo preferem queixar-se ao governo por falta de vagas.


                                  Epah nao, este povo de negativista e pessimismo(no nosso caso, chamemos-lhe Realismo) não tem nada! Com tudo isto, acho mesmo que somos um povo optimista pois gostamos de onde vivemos, nada se faz para o mudar.

                                  Esta democracia que tanta "liberdade" nos dá, não é mais que uma ferramenta psicológica. No tempo da monarquia quem se virava ao Rei eram insurgentes e mortos. Agora contra a democracia? Contra quem está no poder? Basta mandarem as palavras "isso é fascista\anti democrático" e as pessoas pensam "eu sou superior a isto! vou tentar pela via democrática!" e é por isso que nada anda pa frente neste cantinho à beira mar. Só estamos bem em ditaduras (monarquia, Salazar, Troika)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Na minha formação penso como ele.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ninguém aqui defende que o homem diz algo de novo. Acho interessante é a maneira prática e convicta como o diz. Tenta impulsionar o EU de todos nós, o não desistir,etc,etc. Palavras que podem parecer chavão mas que podem animar e moralizar quem não tem esperança. E ele dá exemplos de empreendorismo e de motivação. Acho muito importante este tipo de discurso quando a maioria dos que ouvimos na TV são de um pessimismo extremo. Desses não estão fartos? Vá-se lá perceber a mente humana...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                        Ninguém aqui defende que o homem diz algo de novo. Acho interessante é a maneira prática e convicta como o diz. Tenta impulsionar o EU de todos nós, o não desistir,etc,etc. Palavras que podem parecer chavão mas que podem animar e moralizar quem não tem esperança. E ele dá exemplos de empreendorismo e de motivação. Acho muito importante este tipo de discurso quando a maioria dos que ouvimos na TV são de um pessimismo extremo. Desses não estão fartos? Vá-se lá perceber a mente humana...
                                        Mas acho que ninguém tem nada contra o homem, é mesmo contra as pessoas que assistem que depois agem como se fosse o messias, ou tenham outras reacções. A verdade é que mudar custa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boa formação para comerciais/vendedores, mas tb precisamos de quem PRODUZA.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu acho que o rapaz está bem encaminhado para singrar no ramo da auto-ajuda. É uma mina.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Só me fez confusão aquela cena de se gabar dos magalhães na china

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                                Boa formação para comerciais/vendedores, mas tb precisamos de quem PRODUZA.

                                                O verdadeiro problema. Todos querem ser chefes, é compreensivel. A nossa imagem é do Chefe que nada faz, e não do que trabalha horas a fio mesmo fora de horas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Gostei de ouvir, ele é um bom vendedor.

                                                  Infelizmente usa uma retórica ultrapassada e parte de pressupostos errados. As maquinas não se arranjam apertando um parafuso (por muito bonito que à metáfora possa ser) e o nosso problema é precisamente o baixo numero de licenciados, por comparação, países onde a maioria da população tem formação universitária, as empresas desenvolvem-se, são sustentáveis, criam riqueza e acima de tudo, retribuem de volta para a sociedade muito mais do que as nossas.

                                                  O valor do trabalho não se mede pela dinâmica e choques que levaram em pequenos os colaboradores, mas pelo conhecimento real a tal formação cientifica e tecnológica, é por isso que competimos em células estaminais com o Japão, como ele diz, ou seja, a nossa chave de fendas é de titânio, não de uma liga manhosa de alumínio e sucata de ferro que se estraga ao fim de uns quantos parafusos. É esse conhecimento que nos permite ser competitivos, colaboradores, empresas, governo. Mas é precisamente esse conhecimento que nos falta.

                                                  Claro que é precisamente de trabalho que se fala e como é de trabalho, precisamos de criar trabalho nas empresas, não serviços que não criam riqueza per si e pior, dependem de empresas externas, localizadas precisamente nos países que crescem e se desenvolvem, mas que não procuram e mais importante, não acham, gatos pretos onde não há gatos pretos.

                                                  Mas, como dizia no inicio, ele tem razão, somos um país imobilista, negativo, pouco combativo e de sem espírito critico ou capacidade de pensar pela própria cabeça, talvez por isso, cada novo vendedor se transforma num guru, num salvador da pátria, alguém que nos leva aos píncaros mas que nos desilude como sempre, ontem foi o socas hoje o coelho, mas fomos nós que os levamos aos ombros, nós que somos mal educados, que não gostamos de aprender e levamos a mal quem ensina ou quem se esforça por aprender, olhamos de lado quem muda de conversas de futebois e tretas e passa, efectivamente, a querer aprender mais do que já sabe, nós é que nos deixamos enganar, porque afinal já sabemos tudo, mesmo quando não entendemos nada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                                    O valor do trabalho não se mede pela dinâmica e choques que levaram em pequenos os colaboradores, mas pelo conhecimento real a tal formação cientifica e tecnológica, é por isso que competimos em células estaminais com o Japão, como ele diz, ou seja, a nossa chave de fendas é de titânio, não de uma liga manhosa de alumínio e sucata de ferro que se estraga ao fim de uns quantos parafusos. É esse conhecimento que nos permite ser competitivos, colaboradores, empresas, governo. Mas é precisamente esse conhecimento que nos falta.

                                                    Neste ponto... ok que temos poucos licenciados, mas não sei até que ponto o nosso problema não é a falta de conhecimento mas sim, o não aproveitamento do que já temos. Temos engenheiros a fazer consultorias, bioquimicos e farmaceuticos a fazer distribuição de propaganda médica e venda de material de laboratórios, entre muitos casos. Isto sem falar obviamente nos licenciados desempregados/bolseiros/estagiários que seriam secalhar melhor empregues noutras coisas.

                                                    Se conseguissemos aproveitar como deve ser o pouco que temos, já seria muito bom.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                                      Infelizmente usa uma retórica ultrapassada e parte de pressupostos errados. As maquinas não se arranjam apertando um parafuso (por muito bonito que à metáfora possa ser) e o nosso problema é precisamente o baixo numero de licenciados, por comparação, países onde a maioria da população tem formação universitária, as empresas desenvolvem-se, são sustentáveis, criam riqueza e acima de tudo, retribuem de volta para a sociedade muito mais do que as nossas.

                                                      O valor do trabalho não se mede pela dinâmica e choques que levaram em pequenos os colaboradores, mas pelo conhecimento real a tal formação cientifica e tecnológica, é por isso que competimos em células estaminais com o Japão, como ele diz, ou seja, a nossa chave de fendas é de titânio, não de uma liga manhosa de alumínio e sucata de ferro que se estraga ao fim de uns quantos parafusos. É esse conhecimento que nos permite ser competitivos, colaboradores, empresas, governo. Mas é precisamente esse conhecimento que nos falta.
                                                      O orador entrou na verdade em contraproducência. Começa por frisar que não somos tão pequenos quanto julgamos e que batemo-nos de igual para igual em determinados sectores com potências bem avançadas, graças ao aumento e à evolução qualitativa e quantitativa da educação e da formação académica (ele deu o exemplo das células estaminais). Mas logo a seguir diz que temos demasiadas pessoas com formação superior e que não interessa nada Hoje em dia "qual é a tua área" (ou seja, em que é que a pessoa é especializada, ou seja, porque é que podemos bater-nos de igual para igual com o Japão naquele exemplo) e o que interessa é o cliché do tens que saber um pouco de tudo mas não precisas de ser um pró em nada, porque essa coisa da "profissão para a vida" acabou.

                                                      Eu tenho a opinião pessoal que Portugal só reergue em força o sector exportador, não com a diminuição "colossal" do custo do trabalho, mas com a especialização em determinados sectores produtivos. Ou seja, tenho a opinião que marca Portugal tem de ser associada a produtos de nicho ou à inovação tecnológica ou à criatividade, que representem mais tarde potenciais produtos globais de grande escala, que só nós naquela fase podemos produzir. E isto é válido tanto para uma indústria de congelados ou de têxtil, como é válido para serviços e para as indústrias culturais e criativas, por exemplo.
                                                      E isto só se consegue com formação e especialização em determinadas áreas-chave. Não é com frases e palavras bonitas do tipo "acção", "agir", "todos juntos conseguimos", blah blah blah.
                                                      Editado pela última vez por Oktober; 23 December 2011, 03:21.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                                        Gostei de ouvir, ele é um bom vendedor.

                                                        Infelizmente usa uma retórica ultrapassada e parte de pressupostos errados. As maquinas não se arranjam apertando um parafuso (por muito bonito que à metáfora possa ser) e o nosso problema é precisamente o baixo numero de licenciados, por comparação, países onde a maioria da população tem formação universitária, as empresas desenvolvem-se, são sustentáveis, criam riqueza e acima de tudo, retribuem de volta para a sociedade muito mais do que as nossas.

                                                        O valor do trabalho não se mede pela dinâmica e choques que levaram em pequenos os colaboradores, mas pelo conhecimento real a tal formação cientifica e tecnológica, é por isso que competimos em células estaminais com o Japão, como ele diz, ou seja, a nossa chave de fendas é de titânio, não de uma liga manhosa de alumínio e sucata de ferro que se estraga ao fim de uns quantos parafusos. É esse conhecimento que nos permite ser competitivos, colaboradores, empresas, governo. Mas é precisamente esse conhecimento que nos falta.

                                                        Claro que é precisamente de trabalho que se fala e como é de trabalho, precisamos de criar trabalho nas empresas, não serviços que não criam riqueza per si e pior, dependem de empresas externas, localizadas precisamente nos países que crescem e se desenvolvem, mas que não procuram e mais importante, não acham, gatos pretos onde não há gatos pretos.

                                                        Mas, como dizia no inicio, ele tem razão, somos um país imobilista, negativo, pouco combativo e de sem espírito critico ou capacidade de pensar pela própria cabeça, talvez por isso, cada novo vendedor se transforma num guru, num salvador da pátria, alguém que nos leva aos píncaros mas que nos desilude como sempre, ontem foi o socas hoje o coelho, mas fomos nós que os levamos aos ombros, nós que somos mal educados, que não gostamos de aprender e levamos a mal quem ensina ou quem se esforça por aprender, olhamos de lado quem muda de conversas de futebois e tretas e passa, efectivamente, a querer aprender mais do que já sabe, nós é que nos deixamos enganar, porque afinal já sabemos tudo, mesmo quando não entendemos nada.
                                                        Não acho que o discurso dele seja apenas para licenciados ou para quem pensa ser licenciado, porque têm de ser filtrado assim ?! Filtrar o discurso dele apenas a esse âmbito, para mim, é reduzir em grande grande parte do conteudo: os exemplos que ele dá não são mais do que exemplos que podem ser aplicados a, possivelmente, quase todas as profissões. Quem acha que isto é um formação apenas para vendedores ou para gestores está redondamente enganado.....é um formação para todos nós, porque todos nós somos vendedores.

                                                        Todas as empresas sobrevivem com base nas vendas: de produtos, bens,serviços, ideias, metodos,etc,etc,etc....todas as empresas vendem alguma coisa e o seu negocio é por aí que é canalizado....alguem aqui trabalha em algo ou em alguma empresa que não "venda" qualquer coisa ??? Vende sempre, sempre....!!!

                                                        Quem entende olhar para este video como uma formação para comerciais desconhece por completo a preponderância que as vendas tem na sua propria vida pessoal, todos, sem excepção somos vendedores....uns melhores, outros piores....e começamos desde crianças.

                                                        Porque é que uma criança com 2 ou 3 anos bate o pé na rua porque quer aquele brinquedo quando o vê na montra ? Porque é que faz chora quando não quer comer ou deseja algo ? Simplesmente porque resulta !!! Uma criança que se habitua a fazer isto é porque sabe que resulta, porque sabe que os país acedem deste modo ao seu desejo e ao seu objectivo. Então o que é isto ?? Não é uma venda ?? Não é uma troca de argumentos com vista a obter algo em proveito proprio ? Não é um "ganhar um negocios " ?

                                                        Claro que é....!! Obviamente que a criança não têm esta consciência mas existiu uma negociação e claramente existiu um vencedor.

                                                        Obviamente que se os vendedores forem, já em adultos, chorar e bater um pé a um cliente, não vai ser por aí que ele vai comprar porque as proporções são claramente diferentes....!!

                                                        Nos namoros e nas "conquistas" seja nós adolescentes ou namorados: porque oferecemos flores, convidamos para jantar, enviamos cartas, poemas, convidamos para teatros, cinemas e concertos para nessas alturas conquistar o nosso espaço ? Não nos estamos a vender ? Claro que estamos.

                                                        A todo o momento nos estamos a vender.....as pessoas é que não percebem nem têm consciência disso. O que o Miguel Gonçalves aqui quer passar é que falta iniciativa ás pessoas de se venderem a elas próprias no dia a dia.

                                                        Ninguem precisa de ter formação superior para seguir estas linhas: pode ser um electricista ( com curso ou sem curso ) que se queixa que agora não ha trabalho....mas será que esse electricista procura trabalho ou fica á espera do passa-palavra para que alguem se lembre dele ? Ou alguem que tem uma pequena empresa de transportes e precisa de encontrar quem queira transportar algo. Ou uma Srª que faz limpezas domesticas, ou um tipo que abriu um salão de cabeleireiro e procura clientes.

                                                        Abram a mente bolas........!!! Procurem quem tenha necessidades das mais valias que todos nós temos para oferecer....e saibam....."vende-las" !!!!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                                          Todas as empresas sobrevivem com base nas vendas: de produtos, bens,serviços, ideias, metodos,etc,etc,etc....todas as empresas vendem alguma coisa e o seu negocio é por aí que é canalizado....alguem aqui trabalha em algo ou em alguma empresa que não "venda" qualquer coisa ??? Vende sempre, sempre....!!!

                                                          Quem entende olhar para este video como uma formação para comerciais desconhece por completo a preponderância que as vendas tem na sua propria vida pessoal, todos, sem excepção somos vendedores....uns melhores, outros piores....e começamos desde crianças.

                                                          Porque é que uma criança com 2 ou 3 anos bate o pé na rua porque quer aquele brinquedo quando o vê na montra ? Porque é que faz chora quando não quer comer ou deseja algo ? Simplesmente porque resulta !!! Uma criança que se habitua a fazer isto é porque sabe que resulta, porque sabe que os país acedem deste modo ao seu desejo e ao seu objectivo. Então o que é isto ?? Não é uma venda ?? Não é uma troca de argumentos com vista a obter algo em proveito proprio ? Não é um "ganhar um negocios " ?

                                                          Claro que é....!! Obviamente que a criança não têm esta consciência mas existiu uma negociação e claramente existiu um vencedor.

                                                          Obviamente que se os vendedores forem, já em adultos, chorar e bater um pé a um cliente, não vai ser por aí que ele vai comprar porque as proporções são claramente diferentes....!!

                                                          Nos namoros e nas "conquistas" seja nós adolescentes ou namorados: porque oferecemos flores, convidamos para jantar, enviamos cartas, poemas, convidamos para teatros, cinemas e concertos para nessas alturas conquistar o nosso espaço ? Não nos estamos a vender ? Claro que estamos.

                                                          A todo o momento nos estamos a vender.....as pessoas é que não percebem nem têm consciência disso. O que o Miguel Gonçalves aqui quer passar é que falta iniciativa ás pessoas de se venderem a elas próprias no dia a dia.
                                                          Há quem prefira dizer que estamos a vender-nos constantemente. Eu aceito isso.
                                                          Eu prefiro dizer que esses são tão só exemplos da interacção humana com base nas várias necessidades que temos: fisiológicas, afectivas, de realização, etc.

                                                          O exemplo da criança que bateu o pé... Será que a criança foi o vencedor? E os pais, não o terão feito intencionalmente para mostrar à criança um exemplo simples do que é a interacção humana, das dinâmicas e jogos com as emoções que fazemos a toda a hora com os outros?
                                                          Once again, aceito que me digam que estamos a vender-nos a toda a hora. Eu prefiro dizer que estamos a jogar a um quebra-cabeças de decifrar códigos de comportamentos e que é isso que nos permite construír uma identidade e a nossa vida. Isto no fundo são preceitos básicos da interacção humana baseada nas necessidades individuais (ou colectivas).
                                                          Editado pela última vez por Oktober; 23 December 2011, 11:28.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Um dia seremos um pais de licenciados, onde meia dúzia de burros sabem apertar parafusos.

                                                            Nessa altura os burros serão bem remunerados e os licenciados permanecem no desemprego, porque em Portugal sinónimo de licenciado para uma enorme maioria é querer dizer que o dinheiro cai do céu, e já se viu que não é bem assim.

                                                            Pessimismo, negativismo um chavão que nos atribuem, contudo ainda não percebi em que área do realismo andam alguns alheados, porque para esses, parece que quem olha com realismo para os problemas, é o problema.
                                                            O problema é que durante mais de 30 anos ninguém viu problema, vê-se o resultado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X