Bitoque (Lisboa) ---» Prego no Prato (Porto)
Bitoque (Lisboa) ---» Prego no Prato (Porto)
Bem, já vejo aí tanta expressão que se usa no país fora atribuída a uma dada região...Vejam mas é se vão dar uma volta fora do vosso bairro e tratem de conhecer o belo país que nós temos.
![]()
LOL!
Tripeiro natoVocê é um homem/mulher do Norte! Não há nada que lhe escape: que ninguém pense em abordá-lo com falinhas mansas sem um cimbalino e uma francesinha na mão! Para si, tudo o que não esteja num raio de cinco quilómetros a volta da Torre dos Clérigos é paisagem. Aprovado com distinção neste teste de Portualidade já pode ir contando com um convite para ser o rei/rainha da noite de S. João.
Raisma**** - Raios me partam
Última edição por THESEXPISTOL : 23-12-11 às 17:31:27
Têsto - Tampa do tacho/panela.
Quanto ao carago, pelo menos nos arredores do Porto (15/20 Km) diz-se e muito!![]()
como a minha família é de Trás-os-Montes conheço várias expressões, algumas já aqui faladas, mas vou dizer outras:
bóbodas = abóboras
môras = amoras
chicha = carne
caiu um com "tchincho" = caiu desamparado (não sei como se escreve aquilo se é que alguma vez se escreveu xD )
depois as que me lembrar digo
A diferença linguística também se revela na informática:
No norte há o byte fo##r.
E como estamos no Natal:
"Ontem apanhei uma rabanada de vento e caí!"
Quem sabe o que significa? Esta é fácil.
e em leiria? ficou-me esta na memória... cachaporra/cachaporrada...
Acabado de chegar de Torre de Moncorvo, Trás os Montes:
Lapada = Pedrada
Punhada = Murro/tabefe
Cachação = Calduço
Prisca = Beata cigarro
Sertã = Frigideira
Barroquim = Berbequim
Carreira = Autocarro
*Edit: Esqueci-me de 2 em relação à carne:
Barriga = Entremeada
Costela = Entrecosto
Última edição por sithdarklord : 24-12-11 às 03:09:27
Escusavas de ir tão longe..pIrisica até em Coimbra se usa, e dos outros todos só não oiço o barroquim e punhada.