Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fraude Bancária - Ajudas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fraude Bancária - Ajudas

    Bom dia.

    Este ano tem me acontecido um pouco de tudo(por vezes até parece mentira).

    No dia 16/12/2011 dirigi-me a um balcão Montepio para a abertura de uma conta ordenado e uma conta poupança associada a essa mesma conta.

    Logo aí deram-me o código de cliente,e fui informado que passados alguns dias chegaria o cartão matriz(com códigos de acesso á internet entre outros serviços)e o cartão multibanco.

    Há 2 dias chegou-me o cartão matriz e fiz o registo no site do banco.

    Acontece que na madrugada de Segunda para Terça fui verificar o meu saldo bancário(visto que era dia de receber o salário)e verifiquei que tinha acabo de entrar o meu salário.

    Ás 15.30 de ontem (12horas depois de ter visto o meu saldo na net) ligaram do banco a perguntar se tinha efectuado uma transferência de 860euros para o sr X.

    Eu disse que não,então pediram-me para estar com a maior urgência possível hoje de manhã no banco.

    Constato que fui vítima de fraude bancária(através da internet).
    Provavelmente terei o pc infectado com vírus.

    Já apresentei queixa na PSP(que depois será reencaminhada para a P.J.) e agora tenho de esperar.

    Gostaria de saber se alguém passou por uma situação idêntica,o tempo que demorou.os passos que seguiu,etc.

    Poderá não ser politicamente correcto,mas se alguém tiver acesso a dados pessoais que me possa ajudar agradecia.

    É que não me apetece estar muito parado a espera sem nada fazer.

    Assim pelo nome poderia saber quantas pessoas existem com aquele nome,onde moram,etc.

    Abraço

    #2
    Não tenho conta no Montepio mas calculo que qualquer operação que implique saída de fundos exija sempre um número do teu cartão matriz, certo?
    Por alguma razão colocaste os números do cartão matriz na net ou transmitiste-os a alguém?
    É que se tal não aconteceu, não estou a ver como é que um vírus/trojan no teu computador pode ter permitido a pessoas mal intencionadas fazer a transferência. Isto cheira-me mais a ter sido o Banco a meter água...

    Comentário


      #3
      Como conseguiram fazer uma transferência bancária sem os dados do cartão matriz?
      Uma coisa é entrar na tua conta outra bem diferente é conseguir fazer uma transferência mais do valor que foi!
      Para qualquer movimento de conta pedem os dados do cartão matriz sem eles nada feito, pelo menos a mim pedem até em pagamentos de 10euros.
      A mim já me ficaram com os dados do cartão de crédito, num site que deveria ser seguro, como era um pré pago não houve problema nenhum, tenho sempre pouco saldo e deve ter sido por isso que detectaram a tentativa de fraude.

      Acho que não te deves preocupar, descobriram a tempo. acho que agora deves deixar isso para a policia, pouco ou nada podes fazer, com muita probabilidade a transferência nem é para portugal.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
        Não tenho conta no Montepio mas calculo que qualquer operação que implique saída de fundos exija sempre um número do teu cartão matriz, certo?
        Por alguma razão colocaste os números do cartão matriz na net ou transmitiste-os a alguém?
        É que se tal não aconteceu, não estou a ver como é que um vírus/trojan no teu computador pode ter permitido a pessoas mal intencionadas fazer a transferência. Isto cheira-me mais a ter sido o Banco a meter água...
        Exactamente. Ao fazer qualquer operação no Montepio 24 implica que se ponha um digito de duas posições diferentes do cartão matriz.

        Comentário


          #5
          Sim inseri os números do cartão matriz para poder activar o serviço net24.

          Já utilizei este serviço(embora de outro banco) neste mesmo pc e nunca tive problemas.

          Só estou um pouco "abananado" pelo facto de na 1ª vez que entra um salário passado meia dúzia de horas ter desaparecido,e ligarem me do banco a perguntar se tinha feito alguma transferência.

          Eles (e a PSP) têm o registo e nome da pessoa onde foi parar o dinheiro,mas dizem que não podem fazer nada.

          Tiraram-me todo o dinheiro que eu tinha para despesas do dia-a-dia.

          Gostaria de saber era o tempo médio que costuma demorar a descobrir quem cometeu este crime,mas na PSP disseram-me que quem trata disto e a P.J. pelo que não fazem ideia de como se processa tudo isto.

          Abraço

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
            Exactamente. Ao fazer qualquer operação no Montepio 24 implica que se ponha um digito de duas posições diferentes do cartão matriz.
            Sim é exactamente isso.

            Mas pelos vistos poderei ter o pc infectado(e eu que sempre tenho o máximo cuidado com estas coisas) e alguém ter acedido ao meu pc e copiado os códigos.

            Comentário


              #7
              Então ligaram-te do banco a perguntar se tinhas feito a tal transferencia.

              Isso é muito estranho! Certamente eles detectaram logo algum problema.

              Pede já o livro de reclamações no banco. Normalmente assim resolvem logo a situação!!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TomeSilva Ver Post
                Sim é exactamente isso.

                Mas pelos vistos poderei ter o pc infectado(e eu que sempre tenho o máximo cuidado com estas coisas) e alguém ter acedido ao meu pc e copiado os códigos.
                Mas nem por aí pode ser porque os códigos das posições mudam. Teriam de ter acesso ao todo do teu cartão matriz.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                  Como conseguiram fazer uma transferência bancária sem os dados do cartão matriz?
                  Uma coisa é entrar na tua conta outra bem diferente é conseguir fazer uma transferência mais do valor que foi!
                  Para qualquer movimento de conta pedem os dados do cartão matriz sem eles nada feito, pelo menos a mim pedem até em pagamentos de 10euros.
                  A mim já me ficaram com os dados do cartão de crédito, num site que deveria ser seguro, como era um pré pago não houve problema nenhum, tenho sempre pouco saldo e deve ter sido por isso que detectaram a tentativa de fraude.

                  Acho que não te deves preocupar, descobriram a tempo. acho que agora deves deixar isso para a policia, pouco ou nada podes fazer, com muita probabilidade a transferência nem é para portugal.
                  Tal como disse terão acedido ao meu pc e copiado os códigos.

                  Pelo menos o nome é de um Português,agora se vive cá ou é uma identidade falsa não se sabe.

                  Embora a PSP ache que é apenas um ponto de passagem para outras contas,de modo a tentar baralhar as investigações.

                  Abraço

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                    Então ligaram-te do banco a perguntar se tinhas feito a tal transferencia.

                    Isso é muito estranho! Certamente eles detectaram logo algum problema.

                    Pede já o livro de reclamações no banco. Normalmente assim resolvem logo a situação!!!
                    Sim eles ligaram a perguntar se tinha feito alguma transferência,porque acharam estranho o dinheiro todo ter voado em pouca horas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                      Mas nem por aí pode ser porque os códigos das posições mudam. Teriam de ter acesso ao todo do teu cartão matriz.
                      Eu sei disso,mas a verdade é que o dinheiro desapareceu.

                      Logo hoje que vou pagar uma dívida ás finanças desaparece este dinheiro.

                      Á coisas que não lembra o diabo.

                      Comentário


                        #12
                        Para o banco te ligar é porque detectaram uma quantidade anormal de movimentos para essa conta bancaria ou então detectaram a intrusão no sistema deles.
                        Pessoalmente acho que isso foi algo feito directamente no sistema informático do banco e que nada tem a haver com os teus códigos de acesso.
                        O mais certo é teres sido apenas um dos afectados entre dezenas ou centenas de outros.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TomeSilva Ver Post
                          Eu sei disso,mas a verdade é que o dinheiro desapareceu.

                          Logo hoje que vou pagar uma dívida ás finanças desaparece este dinheiro.

                          Á coisas que não lembra o diabo.
                          Mas agora olha uma outra coisa, pelo que descreves abriste essa conta há dias. Ora, o banco não sabe os teus hábitos. Por que razão eles acharam logo assim tão estranho fazeres essa transferência?

                          Há coisas que não batem certo nesta história. O problema está no banco, não em ti ou na forma como o teu pc está protegido.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TomeSilva Ver Post
                            Sim eles ligaram a perguntar se tinha feito alguma transferência,porque acharam estranho o dinheiro todo ter voado em pouca horas.
                            isso nao é bem assim, eu tinha uma conta num banco onde o caí lá o money do ordenado e passado poucos minutos já estava a transferi-lo para outro banco e nunca me ligaram!!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              Para o banco te ligar é porque detectaram uma quantidade anormal de movimentos para essa conta bancaria ou então detectaram a intrusão no sistema deles.
                              Pessoalmente acho que isso foi algo feito directamente no sistema informático do banco e que nada tem a haver com os teus códigos de acesso.
                              O mais certo é teres sido apenas um dos afectados entre dezenas ou centenas de outros.
                              Concordo!

                              ...


                              Eles não andam a ver as contas das pessoas, uma a uma....

                              Como te aconselhei, livro de reclamações já!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TomeSilva Ver Post
                                Sim eles ligaram a perguntar se tinha feito alguma transferência,porque acharam estranho o dinheiro todo ter voado em pouca horas.
                                Continua a ser estranho...

                                Eu já fiz dezenas de transferências de valore iguais e superiores e nunca me ligaram do banco a dizer que se tinha feito a transferência.

                                Além disso para fazerem isso teriam sempre de ter acesso ao teu cartão. Ou a carta chegou violada a tua casa e nem reparaste, ou alguém no banco meteu água.

                                Eu apertava com o banco...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                                  Mas agora olha uma outra coisa, pelo que descreves abriste essa conta há dias. Ora, o banco não sabe os teus hábitos. Por que razão eles acharam logo assim tão estranho fazeres essa transferência?

                                  Há coisas que não batem certo nesta história. O problema está no banco, não em ti ou na forma como o teu pc está protegido.

                                  Também achei anormal terem me ligado.

                                  Acharam estranho o facto de ter sacado todo o dinheiro(sobraram 84centimos) já qu e no dia 1 sairá dinheiro para a conta poupança.

                                  Eu também acho que algo não bate certo,mas só me resta confiar nas autoridades para desvendarem os culpados.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TomeSilva Ver Post
                                    Sim é exactamente isso.

                                    Mas pelos vistos poderei ter o pc infectado(e eu que sempre tenho o máximo cuidado com estas coisas) e alguém ter acedido ao meu pc e copiado os códigos.
                                    Algo não bate certo.

                                    Nenhum banco pede a totalidade dos dados do cartão matriz online nem por outro meio.

                                    Se os introduziste todos ou se te pediram todos, não foi o banco e foi alguém a fazer-se passar pelo banco.

                                    Resumindo, caiste numa burla.

                                    Espero que a tua situação seja resolvida rapidamente pois é uma situação que ninguém gostaria de estar na tua pele.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                                      isso nao é bem assim, eu tinha uma conta num banco onde o caí lá o money do ordenado e passado poucos minutos já estava a transferi-lo para outro banco e nunca me ligaram!!
                                      A minha namorada também transfere praticamente todo o dinheiro da conta-ordenado e nunca lhe disseram nada.

                                      Esta história está muito mal contada...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                        Continua a ser estranho...

                                        Eu já fiz dezenas de transferências de valore iguais e superiores e nunca me ligaram do banco a dizer que se tinha feito a transferência.

                                        Além disso para fazerem isso teriam sempre de ter acesso ao teu cartão. Ou a carta chegou violada a tua casa e nem reparaste, ou alguém no banco meteu água.

                                        Eu apertava com o banco...
                                        Pelo menos que eu tenha reparado a carta vinha selada.

                                        Fui cliente 13 anos no Millenium e nunca me aconteceram coisas destas.

                                        Mudo de banco e no 1º salário acontece isto.

                                        Estou com a cabeça demasiado baralhada para pensar em condições.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                          Algo não bate certo.

                                          Nenhum banco pede a totalidade dos dados do cartão matriz online nem por outro meio.

                                          Se os introduziste todos ou se te pediram todos, não foi o banco e foi alguém a fazer-se passar pelo banco.

                                          Resumindo, caiste numa burla.

                                          Espero que a tua situação seja resolvida rapidamente pois é uma situação que ninguém gostaria de estar na tua pele.
                                          Eu também quero acreditar que o banco não tem qualquer culpa neste caso.

                                          Que se trata de uma burla já sabemos,agora falta descobrir quem praticou tal acto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A não ser que tenhas digitalizado o cartão matriz, não vejo como possam ter feito isso através do pc. Mas por isso é que gosto de home banking que exija, além dos códigos de acesso, código de execução enviado na hora por sms.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TomeSilva Ver Post
                                              Sim inseri os números do cartão matriz para poder activar o serviço net24.

                                              ...
                                              Espera lá, deixa ver se percebi bem: tu introduziste todos os números do cartão matriz para activar o serviço Net24?!
                                              Isso NUNCA, nunca se faz em serviço algum! É uma premissa básica de qualquer banca online!
                                              Agora sim, fica óbvio que foste alvo de fraude. Muito dificilmente conseguirás responsabilizar mais alguém que não tu próprio sobre esta falha de segurança.

                                              Comentário


                                                #24
                                                A mim a unica vez que fui contactado devido a movimentos (CC) foi 2 dias depois de ter feito uma compra no site da Worten, ligaram-me a perguntar se eu estava em Portugal pois o pagamento estava a ser feito na Ásia (já não me recordo onde), o cartão foi de imediato cancelado.

                                                Fui "anjinho" e ia-me lixando, foi a primeira e unica vez que fiz pagamento on-line com os códigos do CC

                                                Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                Mas por isso é que gosto de home banking que exija, além dos códigos de acesso, código de execução enviado na hora por sms.
                                                O meu homebanking funciona assim.

                                                Quanto ao caso do tópico, eu acredito que o user tenha entrado num site falso do banco.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                  Espera lá, deixa ver se percebi bem: tu introduziste todos os números do cartão matriz para activar o serviço Net24?!
                                                  Isso NUNCA, nunca se faz em serviço algum! É uma premissa básica de qualquer banca online!
                                                  Agora sim, fica óbvio que foste alvo de fraude. Muito dificilmente conseguirás responsabilizar mais alguém que não tu próprio sobre esta falha de segurança.
                                                  Mas inseriu os numeros todos onde? Não deve ter sequer um campo para isso. Acho eu, que não tenho conta no Montepio.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TomeSilva Ver Post
                                                    Eu também quero acreditar que o banco não tem qualquer culpa neste caso.

                                                    Que se trata de uma burla já sabemos,agora falta descobrir quem praticou tal acto.
                                                    A questão é mesmo se deste/introduziste todos os códigos do cartão matriz.

                                                    Só esse pedido bastaria para detectar a burla e evitar cair nela.

                                                    Ou seja, de alguma forma deste/introduziste TODOS os códigos do cartão matriz?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                      Mas inseriu os numeros todos onde? Não deve ter sequer um campo para isso. Acho eu, que não tenho conta no Montepio.
                                                      Pois claro que não tem campo para isso. Provavelmente o computador estava infectado e interpôs uma janela do browser a pedir aquilo. Mas só mesmo o autor do tópico poderá esclarecer ao certo como sucedeu a coisa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                        Espera lá, deixa ver se percebi bem: tu introduziste todos os números do cartão matriz para activar o serviço Net24?!
                                                        Isso NUNCA, nunca se faz em serviço algum! É uma premissa básica de qualquer banca online!
                                                        Agora sim, fica óbvio que foste alvo de fraude. Muito dificilmente conseguirás responsabilizar mais alguém que não tu próprio sobre esta falha de segurança.
                                                        Introduzi apenas 2 campos que era o exigido pelo banco.

                                                        Aquilo no total são 200 e tal números (letras de A a H e Números de 1 a 9) por isso não sei como conseguem ter acesso a isso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          É impossivel ter posto todos os códigos. É uma cartão cheio de números em várias posições, é como jogar à batalha naval.

                                                          O que ele introduziu foi um número (123456) para fazer a activação do cartão. Não assustem o Tomé mais do que ele já está.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por TomeSilva Ver Post
                                                            Introduzi apenas 2 campos que era o exigido pelo banco.

                                                            Aquilo no total são 200 e tal números (letras de A a H e Números de 1 a 9) por isso não sei como conseguem ter acesso a isso.
                                                            Para mim foi erro do banco...

                                                            Já são 2 vezes que passo cheques com um valor, e eles quase que pagam o dobro.

                                                            Por sorte, sempre estive atento e eles tiveram que repor o dinheiro.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X