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Corrida de Levitação Quântica

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    Sociedade Corrida de Levitação Quântica

    Hoje fiquei boquiaberto com esta notícia.

    Afinal, num futuro não muito longinquo, os carros podem não ter rodas

    Corrida de carros em levitação quântica (vídeo) - Exame Informática.pt

    Como este forum é um forum sobre automóveis, comentem.

    Será mesmo isto o futuro?

    #2
    O tópico dos pneus vai ficar às moscas

    Comentário


      #3
      Desde que possa conduzir tudo bem. Não gosto é quando dizem que no futuro não iremos conduzir..

      Comentário


        #4
        Os jovens da buraca não gostam nada disto.

        Comentário


          #5
          Meter os carros todos andar sem rodas é um bocado complexo. Se se reparar bem na pista, vê-se que existem uma série de ímans nas paredes laterais da pista que proporcionam a movimentação dos carros e evitam que eles batam na parede. Imaginem o que seria ter essas paredes e ímans em todas as estradas do país... e em última análise do mundo.....

          Comentário


            #6
            Só sei que em 2015 já vou querer o meu hoverboard!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
              Meter os carros todos andar sem rodas é um bocado complexo. Se se reparar bem na pista, vê-se que existem uma série de ímans nas paredes laterais da pista que proporcionam a movimentação dos carros e evitam que eles batam na parede. Imaginem o que seria ter essas paredes e ímans em todas as estradas do país... e em última análise do mundo.....
              Não te esqueças que os japoneses já têm o MagLev. os ímans não precisam de estar nas paredes, podem estar no veículo e serem repelidos pelas paredes

              Comentário


                #8
                É bonito de se ver mas não traz nada de novo.

                Supercondutores + Efeito Meissner

                since 1933

                A inovação na crista da onda que já vai a caminho dos 80 anos de existência.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  É bonito de se ver mas não traz nada de novo.

                  Supercondutores + Efeito Meissner

                  since 1933

                  A inovação na crista da onda que já vai a caminho dos 80 anos de existência.
                  Amigo, aconselho-te a leres a notícia e a veres o vídeo.
                  Usam azoto líquido.
                  Só se falou em ímanes por causa das colisões contra as paredes.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
                    Não te esqueças que os japoneses já têm o MagLev. os ímans não precisam de estar nas paredes, podem estar no veículo e serem repelidos pelas paredes
                    Sim... mas o princípio é o mesmo. Seja na estrada, chão ou paredes, teria que haver "a outra parte" que permitisse o efeito magnético com os ímans colocados nos veículos tal como dizes. Isso implica alterar todas as vias/estradas, nem que seja através da colocação de mini carris. A alt€ração de todas as €stradas é que é o probl€ma que aponto

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
                      Amigo, aconselho-te a leres a notícia e a veres o vídeo.
                      Usam azoto líquido.
                      Só se falou em ímanes por causa das colisões contra as paredes.
                      Onde é que eu falei de ímans?

                      O principio de funcionamento deste brinquedo é mais do que conhecido...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        É bonito de se ver mas não traz nada de novo.

                        Supercondutores + Efeito Meissner

                        since 1933

                        A inovação na crista da onda que já vai a caminho dos 80 anos de existência.
                        Há inúmeros casos de ideias e princípios conhecidos cuja exequibilidade prática só chega dezenas ou centenas de anos depois por vários motivos...

                        Comentário


                          #13
                          Happy Anakin will be !

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                            Só sei que em 2015 já vou querer o meu hoverboard!

                            Enganaram me bem com essa! ao menos os ténis já saíram.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              Onde é que eu falei de ímans?

                              O principio de funcionamento deste brinquedo é mais do que conhecido...
                              De facto não falaste em ímans, mas o Efeito Meissner está implicito a utilização de ímans (ou algo de semelhante) devido ao campo magnético.

                              Conheço o principio de funcionamento do Efeito Meissner, utilizado nos maglev, mas nunca o vi a ser posto em pratica utilizando azoto líquido.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                Sim... mas o princípio é o mesmo. Seja na estrada, chão ou paredes, teria que haver "a outra parte" que permitisse o efeito magnético com os ímans colocados nos veículos tal como dizes. Isso implica alterar todas as vias/estradas, nem que seja através da colocação de mini carris. A alt€ração de todas as €stradas é que é o probl€ma que aponto
                                Se reparares já tens uma grande parte desse problema resolvido, com os rails das estradas. Basta só utilizar um material que tenha o mesmo polo do íman. E claro colocar em toda a extensão da rede de estradas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
                                  Não te esqueças que os japoneses já têm o MagLev. os ímans não precisam de estar nas paredes, podem estar no veículo e serem repelidos pelas paredes
                                  Mas as paredes tem de ter bobinas, além de que o Maglev japones tem rodas, que usa quando quer parar ou arrancar.

                                  Para não usares nunca rodas, tens de ter um sistema semelhante ao do transrapid (alemão).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
                                    De facto não falaste em ímans, mas o Efeito Meissner está implicito a utilização de ímans (ou algo de semelhante) devido ao campo magnético.

                                    Conheço o principio de funcionamento do Efeito Meissner, utilizado nos maglev, mas nunca o vi a ser posto em pratica utilizando azoto líquido.
                                    O único maglev que usa o efeito meissner, é o brasileiro (maglev cobra), e é apenas uma maquete.

                                    Além disso, o efeito meissner tens de arrefecer sempre um superconductor abaixo da temperatura critica, ou o efeito meissner não acontece.

                                    Podes arrefecer com o que quiseres, não tem de ser necessariamente azoto líquido.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
                                      De facto não falaste em ímans, mas o Efeito Meissner está implicito a utilização de ímans (ou algo de semelhante) devido ao campo magnético.

                                      Conheço o principio de funcionamento do Efeito Meissner, utilizado nos maglev, mas nunca o vi a ser posto em pratica utilizando azoto líquido.
                                      Isso não me interessa nada. A partir do momento em que vi as luvas pretas o assunto ficou claro para mim.
                                      O azoto usa-se para tornar a nave supercondutora e o controlo é através de campo magnético. O resto, se leva iman ou não pouco importa uma vez que o principio de funcionamento é sempre o mesmo: ( supercondutor + campo magnético)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                        Meter os carros todos andar sem rodas é um bocado complexo. Se se reparar bem na pista, vê-se que existem uma série de ímans nas paredes laterais da pista que proporcionam a movimentação dos carros e evitam que eles batam na parede. Imaginem o que seria ter essas paredes e ímans em todas as estradas do país... e em última análise do mundo.....
                                        Esse não é o grande problema, o grande problema seria ter em todos os carros um sistema de arrefecimento que permitisse ter os superconductores á temperatura critica

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
                                          Se reparares já tens uma grande parte desse problema resolvido, com os rails das estradas. Basta só utilizar um material que tenha o mesmo polo do íman. E claro colocar em toda a extensão da rede de estradas.
                                          Em Portugal, por exemplo, só temos rails nas vias rápidas e auto-estradas. Nas zonas onde circulam mais carros, vulgo cidades, localidades, etc, não vês rails em lado nenhum. É raríssimo veres rails em localidades, ou em percursos normais de cidade. Isso impedia que esses carros "levitantes" pudessem aí andar a menos que, como disse atrás, houvesse grandes alterações nas estradas, mas em todas as estradas mesmo. Diz-me por exemplo, em Lisboa, onde vês rails que não sejam em Eixo N-S, 2ª Circular, e estradas desse género. Não há. Vai para o Campo Grande, Lumiar, Amadora, Expo, Cascais, Oeiras, onde queiras. Não há rail nenhum. A maior parte das estradas em Portugal, falo em termos percentuais, não tem qualquer rail.
                                          Editado pela última vez por LEMF; 05 January 2012, 14:35.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
                                            Se reparares já tens uma grande parte desse problema resolvido, com os rails das estradas. Basta só utilizar um material que tenha o mesmo polo do íman. E claro colocar em toda a extensão da rede de estradas.
                                            Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                            Em Portugal, por exemplo, só temos rails nas vias rápidas e auto-estradas. Nas zonas onde circulam mais carros, vulgo cidades, localidades, etc, não vês rails em lado nenhum. É raríssimo veres rails em localidades, ou em percursos normais de cidade. Isso impedia que esses carros "levitantes" não pudessem aí andar a menos que, como disse atrás, houvesse grandes alterações nas estradas, mas em todas as estradas mesmo.
                                            Não quero ser desmancha prazeres, mas tenho impressão que os rails são feitos de alumínio, logo material paramagnético (não ferromagnético), logo não tem nenhum tipo de problema resolvido
                                            Editado pela última vez por Israel; 05 January 2012, 14:39.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                              Não quero ser desmancha prazeres, mas tenho impressão que os rails são feitos de alumínio, logo material paramagnético, logo não tem nenhum tipo de problema resolvido
                                              O que o Cheires estava a dizer, segundo entendi, era que a estrutura para rails está construida, basta mudar o material.... re-lê o post dele sff. E eu estava a continuar, dizendo que a percentagem de rails existente comparado com a percentagem de alcatrão, é irrisória. Mesmo que se mude apenas o material, há muito rail novo para fazer.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                                O que o Cheires estava a dizer, segundo entendi, era que a estrutura para rails está construida, basta mudar o material.... re-lê o post dele sff. E eu estava a continuar, dizendo que a percentagem de rails existente comparado com a percentagem de alcatrão, é irrisória. Mesmo que se mude apenas o material, há muito para fazer.
                                                Essa estrutura não serviria para nada.

                                                O único maglev que tem levitação lateral, é o japonês, e por alguma coisa, esse maglev tem rodas, e só retrai as rodas acima de uma determinada velocidade

                                                EDIT:E já nem estou a entrar pelas forças que seriam exercicidas, e que os rails não estão preparados para suportar, a distância dos rails ás laterais dos carros, etc...
                                                Editado pela última vez por Israel; 05 January 2012, 14:48.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                  Essa estrutura não serviria para nada.

                                                  O único maglev que tem levitação lateral, é o japonês, e por alguma coisa, esse maglev tem rodas, e só retrai as rodas acima de uma determinada velocidade

                                                  EDIT:E já nem estou a entrar pelas forças que seriam exercicidas, e que os rails não estão preparados para suportar, a distância dos rails ás laterais dos carros, etc...
                                                  Por essas e por outras é que digo que "Mesmo que se mude apenas o material, há muito para fazer.".

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                    Não quero ser desmancha prazeres, mas tenho impressão que os rails são feitos de alumínio, logo material paramagnético (não ferromagnético), logo não tem nenhum tipo de problema resolvido
                                                    Não
                                                    Os rails são em aço (galvanizado por questões de corrosão).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                      EDIT:E já nem estou a entrar pelas forças que seriam exercicidas, e que os rails não estão preparados para suportar, a distância dos rails ás laterais dos carros, etc...

                                                      Ia dizer isso. É que seja qual for a sua natureza, a força é sempre força

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                        Ia dizer isso. É que seja qual for a sua natureza, a força é sempre força
                                                        E a autonomia também ia ter a sua piada, se para meter num carro motores de indução trifásica, anda tudo com as questões da autonomia, imagina agora autonomia para levitar toneladas e ainda arrefecer á temperatura critica os superconductores

                                                        Eu acredito na levitação magnética, mas para redes de transportes, para utilização pessoal, pelo menos para já é absolutamente impensável.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Israel Ver Post

                                                          Eu acredito na levitação magnética, mas para redes de transportes, para utilização pessoal, pelo menos para já é absolutamente impensável.
                                                          Eu acredito que face à tecnologia actual de supercondutors, nem daqui a 100 anos será possível. A investigação nessa ária é muito forte ( até porque quem descobrir um supercondutor "barato" tem prémio nobel garantido) mas ainda estamos longe da utilização em massa.

                                                          Além disso, o transporte individual vai acabar mais tarde ou mais cedo pois não tem lógica e a evolução das cidades passa por cidades sem carros...

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                            Eu acredito que face à tecnologia actual de supercondutors, nem daqui a 100 anos será possível. A investigação nessa ária é muito forte ( até porque quem descobrir um supercondutor "barato" tem prémio nobel garantido) mas ainda estamos longe da utilização em massa.

                                                            Além disso, o transporte individual vai acabar mais tarde ou mais cedo pois não tem lógica e a evolução das cidades passa por cidades sem carros...
                                                            Pelo menos no brasil, os tipos que andam á volta do maglev cobra, apesar de ainda só existir em maquete , eles dizem que por km, aquilo sai mais barato que o metro convencional.

                                                            Mas não ponho as minhas mãos no fogo

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