Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Em que medida a crise afecta o relacionamento entre as pessoas?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Em que medida a crise afecta o relacionamento entre as pessoas?

    Não encontrei na pesquisa qualquer tópico relacionado com este assunto pelo que decidi postar aqui esta questão.

    Neste contexto de crise em que sabemos haver cada vez mais gente em dificuldades, o sentimento natural seria o de darmos o nosso contributo para ajudarmos no que estivesse ao nosso alcance. Mas será esta a atitude mais corrente?

    Num mundo onde se apregoa a necessidade de se trabalhar em grupo mas onde o que verdadeiramente interessa é ser-se competitivo, logo melhor que os outros, ainda haverá espaço para a solidariedade?

    Quando pode estar em causa o nosso posto de trabalho e o sustento da nossa família ainda haverá disponibilidade para darmos a mão àquele colega em dificuldades?

    Estaremos nós a apurar o cinismo ao ponto de em público apregoarmos as boas virtudes mas, em privado, praticarmos os nossos ódiozinhos de estimação?

    E se nos calhar a nós estarmos em desvantagem, estaremos preparados para a dureza do que nos espera? Não valorizaremos nessa altura haver alguém que nos estenda a mão e nos ajude a ultrapassar as dificuldades?

    #2
    um exemplo: Jornal O Templário

    Comentário


      #3
      Eu tenho a sensação que as pessoas andam na rua mais tristes e desanimadas. No trânsito nas nossas estradas, noto mais nervosismo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
        Eu tenho a sensação que as pessoas andam na rua mais tristes e desanimadas. No trânsito nas nossas estradas, noto mais nervosismo.

        É exactamente isso que verifico no meu dia a dia, as pessoas além de andarem tristes andam também com os nervos à flor da pele.

        É curioso ver fotos da década de 60 com pessoas a sorrir na rua e as de hoje apenas mostrarem pessoas carrancudas

        Comentário


          #5
          Os valores mudam constantemente, nos últimos anos do Séc. XX tem havido um reforço da visão independentista, do self made man, do rebelde solitário em suma do individualismo.

          Acontece que o ser humano é um ser social, depende dos outros, mesmo para as pequenas coisas diárias, ainda que por vezes pareça que não e por essa aparência de total independência e individualidade, muitas vezes esquecemos todos os que nos rodeiam e contribuem para o nosso bem estar, da mesma forma esquecemos os que de nós precisam para o mais elementar.

          Comentário


            #6
            Pela primeira vez na vida este Natal doei comida para o Banco Alimentar, entre outras "boas acções".

            Normalmente não dou, mas devido à época que atravessamos senti necessidade de o fazer. E dei aquilo que também gostaria de receber.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
              É exactamente isso que verifico no meu dia a dia, as pessoas além de andarem tristes andam também com os nervos à flor da pele.

              É curioso ver fotos da década de 60 com pessoas a sorrir na rua e as de hoje apenas mostrarem pessoas carrancudas
              Também vejo pessoas a sorrir na rua em fotos e filmagens na Coreia do Norte.

              De resto, as pessoas baseiam sua felicidade no que têm, e nem tanto no que sentem ou no que são. E isso é um problema em tempos de escassez económica.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                Eu tenho a sensação que as pessoas andam na rua mais tristes e desanimadas. No trânsito nas nossas estradas, noto mais nervosismo.
                Eu noto o contrário, muito mais pessoas a andar na faixa da direita em regimes mais calmos, menos trânsito durante o dia... Serei o único?

                Comentário


                  #9
                  As relacções no posto de trabalho foram as mais efectadas, existe muita pressão para com os empregados, dado que agora não nos podemos queixar de nada se não somos ameaçados de ir pra rua esta mesma pressão por vezes transformasse em revolta, como podemos andar com boa moral se não existe ambiente!!!

                  Eu tenho muito autocontrole emocional não me deixo abater facilmente mas conheço pessoas com indicios de depressão, eu sinto alguma tristeza por não conseguir cumprir alguns objectivos no entanto procuro viver momentos que me façam esqueçer esta maldita crise.

                  Comentário


                    #10
                    Em relação a mim e pessoas 'chegadas', apenas sinto melhorias, quanto mais crise houver mais dinheiro eu, e elas ganham, e mais damos valor ao relativamente pouco que, materialmente, temos, e muito, imaterialmente.

                    Quanto a conhecidos, deixei de ajudar quando me cansei de 'levar' com rótulos 'pensa que descobriu a pólvora', 'tem a mania que sabe tudo', etc, continuem a gastar dinheiro a comprar o que não precisam achando ser felizes com isso, a entregar mais de metade do que ganham e gastam ao estado e a queixarem-se que sobra mês ao fim do dinheiro.

                    No que toca a quem não conheço, já ajudo muito não ajudando, 'a necessidade aguça o engenho', as pessoas têm que deixar de contar com os outros quando precisam, para o próprio bem delas. ; )

                    Cumprimentos.
                    Editado pela última vez por NMello; 06 January 2012, 17:10.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por NMello Ver Post
                      Em relação a mim e pessoas 'chegadas', apenas sinto melhorias, quanto mais crise houver mais dinheiro eu e elas ganham, e mais damos valor ao relativamente pouco que, materialmente, temos, e muito, imaterialmente.

                      Quanto a conhecidos, deixei de ajudar quando me cansei de 'levar' com rótulos 'pensa que descobriu a pólvora', 'tem a mania que sabe tudo', etc, continuem a gastar dinheiro a comprar o que não precisam achando ser felizes com isso, a entregar mais de metade do que ganham e gastam ao estado e a queixarem-se que sobra mês ao fim do dinheiro.

                      No que toca a quem não conheço, já ajudo muito não ajudando, 'a necessidade aguça o engenho', as pessoas têm que deixar de contar com os outros quando precisam, para o próprio bem delas. ; )

                      Cumprimentos.
                      És acionista da Servilusa?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                        És acionista da Servilusa?


                        'Short-seeler', em particular. ; )
                        Cumprimentos.

                        Comentário


                          #13
                          Bem... Vem mesmo a calhar este post...

                          Eu penso que o pessoal anda mais nervoso, sim! Ainda ontem por causa de um gajo de bicicleta ter passado numa passadeira montado na dita, o senhor que ia no carro à minha frente, chegou mesmo a sair do carro e queria mandar umas mocadas no gajo da bike... Só visto.


                          Sent from my iPhone using Tapatalk

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                            Bem... Vem mesmo a calhar este post...

                            Eu penso que o pessoal anda mais nervoso, sim! Ainda ontem por causa de um gajo de bicicleta ter passado numa passadeira montado na dita, o senhor que ia no carro à minha frente, chegou mesmo a sair do carro e queria mandar umas mocadas no gajo da bike... Só visto.


                            Sent from my iPhone using Tapatalk

                            Isso não é nervosismo, é falta de educação.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por diesel29 Ver Post
                              Isso não é nervosismo, é falta de educação.
                              Sim também. Mas eu sinceramente, penso que o pessoal anda mais recalcado, mas em baixo, mas triste, mas egoísta, mais fechado em si...

                              Eu já deixei de ver notícias, ando bem disposto, vejo notícias fico logo "maluco"... É sempre mais do mesmo! Ait. O pedido do visto de trabalho pó Brasil já está feito ;)


                              Sent from my iPhone using Tapatalk
                              Editado pela última vez por Cyfer; 06 January 2012, 16:44.

                              Comentário


                                #16
                                Não se esqueçam doutro pormenor, tudo aumentou.
                                Aumentaram as prestações para todos os tipos de créditos, aumentou o custo dos transportes públicos, combustíveis fósseis, bens materiais em geral com particular incidência nos automóveis, os impostos, a taxa de esforço das famílias (como o NMello referiu sobra mês em vez de dinheiro), a factura da água, saneamento (pagamos mais por evacuar ), electricidade, etc A única coisa que não vi aumentar foram os menus do Mcdonalds
                                Se haviam famílias que já viviam quase com a corda ao pescoço, imaginem agora em que tudo aumentou e os 13º e 14º mês se foram. Isto além de gerar stress, tristeza, vai gerar mais divórcios, mais violência, mais descontentamento geral, mais criminalidade e sempre em efeito bola de neve.
                                Ah e não nos podemos esquecer que provavelmente o número de famílias na rua vai aumentar porque as pessoas deixam de pagar os créditos habitação para poderem comer, então agregados com muitos filhos são logo as mais afectadas...



                                Tenho imensa pena de ver o nosso país a afundar. Isto precisava era de uma revolução e de uma política agressiva empreendedora.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                  Não se esqueçam doutro pormenor, tudo aumentou.
                                  Aumentaram as prestações para todos os tipos de créditos, aumentou o custo dos transportes públicos, combustíveis fósseis, bens materiais em geral com particular incidência nos automóveis, os impostos, a taxa de esforço das famílias (como o NMello referiu sobra mês em vez de dinheiro), a factura da água, saneamento (pagamos mais por evacuar ), electricidade, etc A única coisa que não vi aumentar foram os menus do Mcdonalds
                                  Se haviam famílias que já viviam quase com a corda ao pescoço, imaginem agora em que tudo aumentou e os 13º e 14º mês se foram. Isto além de gerar stress, tristeza, vai gerar mais divórcios, mais violência, mais descontentamento geral, mais criminalidade e sempre em efeito bola de neve.
                                  Ah e não nos podemos esquecer que provavelmente o número de famílias na rua vai aumentar porque as pessoas deixam de pagar os créditos habitação para poderem comer, então agregados com muitos filhos são logo as mais afectadas...



                                  Tenho imensa pena de ver o nosso país a afundar. Isto precisava era de uma revolução e de uma política agressiva empreendedora.
                                  O post está muito bom, até falares em revolução!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pelo menos entre casais acho que a crise é um atentado ao casamento... se não for o principal motivo de divórcios é o 2º!
                                    Quando as coisas começam a ficar apertadas, são poucos os que conseguem gerir os seus impulsos e relacionamentos, isto pelo que vejo no dia a dia.
                                    As pessoas deixaram de saber viver com pouco, e quando digo pouco é ter para a casa e comida no minimo, são muitas as pessoas que já não conseguem viver sem o telemóvel, a internet, as roupas xpto em quantidades astronómicas, o pequeno almoço no café, o carro para andar 200metros ou memso 1km, etc.

                                    Se acham que o país deve ir para uma revolução ou afundar, estão bem enganados, se isto acontecer quem cá fica? Se já agora os investidores, empreendedores, cerebros fogem, imaginem com o caos, ficavam cá os restos!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                                      O post está muito bom, até falares em revolução!
                                      Se fôr revolucionar o povo contem comigo, que ele bem precisa de levar porrada que é para ver se acorda.

                                      Já o resto, só tem o que merece.

                                      Cumprimentos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                        Pelo menos entre casais acho que a crise é um atentado ao casamento... se não for o principal motivo de divórcios é o 2º!(...)
                                        Por acaso pode ter o efeito oposto! Menos dinheiro, menos saídas, mais divertimento caseiro!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                          Por acaso pode ter o efeito oposto! Menos dinheiro, menos saídas, mais divertimento caseiro!


                                          Sim, mas com as pessoas mais nervosas e com menos paciência e quiçá, mais deprimidas, o divertimento caseiro pode acabar em saco de boxe humano.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                                            O post está muito bom, até falares em revolução!
                                            Penso que o sentido da palavra "revolução" é mais como "mudança", e não uma revolução como a do 25/4

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                                              O post está muito bom, até falares em revolução!
                                              Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                              Penso que o sentido da palavra "revolução" é mais como "mudança", e não uma revolução como a do 25/4

                                              Exacto, eu sou como a outra "we are of peace, always"
                                              E por revolução quero dizer uma mudança de tudo o que é políticos, tudo o que é ideologias de tachos para amigos, de mentalidades retrógradas e de hollywood, fomentar o consumo e produção interna (não só de leguminosas e calçado que isso já se viu no que deu) e aproveitarmos a nossa excelente rede de estradas para popular e aproveitar outras regiões do país. Em espanha têm muitas mais "SCUTS" que as nossas e não foi por ai que o governo foi cortar... É agarrar naqueles que estão em casa sem fazer um cú a mamar o Sub. Desemp. e a enviar 5 currículos mensais para sítios onde sabem que não vão ser aceites e pô-los a tapar buracos nas estradas (que não são poucos), arranjar os jardins comuns, ajudar pessoas idosas, etc.
                                              Entre muitas outras atitudes proactivas. O problema é que hoje em dia qualquer passo que a pessoa queira dar é logo uma data de burocracias, desencorajamentos e sedentarismo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                Pelo menos entre casais acho que a crise é um atentado ao casamento... se não for o principal motivo de divórcios é o 2º!
                                                Quando as coisas começam a ficar apertadas, são poucos os que conseguem gerir os seus impulsos e relacionamentos, isto pelo que vejo no dia a dia.
                                                As pessoas deixaram de saber viver com pouco, e quando digo pouco é ter para a casa e comida no minimo, são muitas as pessoas que já não conseguem viver sem o telemóvel, a internet, as roupas xpto em quantidades astronómicas, o pequeno almoço no café, o carro para andar 200metros ou memso 1km, etc.
                                                Este post é bastante acertado. Ainda há uns dias estive a falar com um amigo que dizia ter uma vida terrível, que não tinha dinheiro para nada e que até para comer começava a faltar. No entanto, não pude deixar de reparar que ele continua a ter carro, um bom telemóvel, roupas de algum nível e quando falou das contas não deixou de mencionar a internet e Tv Cabo. Ora, eu julgava que passar por dificuldades seria uma situação um bocado diferente. Se calhar estamos é mal habituados e não fazemos a mínima idéia do que é mesmo ser pobre, e sendo assim acabamos por ficar deprimidos por nos faltar uma vida folgada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por NMello Ver Post


                                                  'Short-seeler', em particular. ; )
                                                  Cumprimentos.
                                                  O que é um "seeler"?!

                                                  NMello, ouvi dizer que ia-se acabar com o "short-selling". Se calhar ainda vais acabar a precisar da ajuda dos outros.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                    Pelo menos entre casais acho que a crise é um atentado ao casamento... se não for o principal motivo de divórcios é o 2º!
                                                    Quando as coisas começam a ficar apertadas, são poucos os que conseguem gerir os seus impulsos e relacionamentos, isto pelo que vejo no dia a dia.
                                                    Infelizmente é verdade, mas é porque não se amam o suficiente. Se o dinheiro supera o amor, está tudo dito.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                      Este post é bastante acertado. Ainda há uns dias estive a falar com um amigo que dizia ter uma vida terrível, que não tinha dinheiro para nada e que até para comer começava a faltar. No entanto, não pude deixar de reparar que ele continua a ter carro, um bom telemóvel, roupas de algum nível e quando falou das contas não deixou de mencionar a internet e Tv Cabo. Ora, eu julgava que passar por dificuldades seria uma situação um bocado diferente. Se calhar estamos é mal habituados e não fazemos a mínima idéia do que é mesmo ser pobre, e sendo assim acabamos por ficar deprimidos por nos faltar uma vida folgada.
                                                      Felizmente não me falta o dinheiro para comer, mas tendo em conta o panorama geral da coisa, já comecei a alterar os hábitos aqui por casa. E penso que toda a gente, mesmo quem vive mais desafogadamente, deveria seguir uma postura mais economicista pois nunca sabemos o que nos espera ou a quem nos é próximo.
                                                      Comecei por reduzir nas refeições fora. Em vez de ir ao cinema comecei a ver filmes em casa e comprar pipocas no pingo doce. Roupas é tudo nos "saldos" e apenas se fizerem falta. Comecei a dar mais uso aos transportes públicos e a poupar o carro (entenda-se amortização, custos de circulação e manutenção). Se tiver de ir para algum lado, sondo bem o preço dos hoteis e saio com mais tempo para ir pelas nacionais e evitar portagens. Comecei a analisar ao pormenor as despesas gerais que faço em supers/hiper mercados e vou onde é mais barato. A factura da zon também levou um abatimento e livrei-me do telefone (da PT e da Zon). Tarifário de telemóvel larguei as assinaturas e passei para um moche/extravaganza, logo aqui também foi uma bela poupança. Mudei de ginásio para um mais barato mas com as máquinas que quero. Entre outras coisas como mudar as lâmpadas, não gastar água/electricidade à toa, etc

                                                      Tudo junto e a acumular ao longo dos meses dá uma bela poupança. Só na TVRabo e na PT em 12 meses estimo poupar um pouco mais de 600€.

                                                      Originalmente Colocado por apocalypto84 Ver Post
                                                      Infelizmente é verdade, mas é porque não se amam o suficiente. Se o dinheiro supera o amor, está tudo dito.
                                                      Amor e uma cabana não resulta. Been there done that.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                                        Amor e uma cabana não resulta. Been there done that.
                                                        Quando não se ama o suficiente, acredito que não resulte. É sempre mais fácil fugir dos problemas. Conheço vários casos e não só a nível económico.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por apocalypto84 Ver Post
                                                          Quando não se ama o suficiente, acredito que não resulte. É sempre mais fácil fugir dos problemas. Conheço vários casos e não só a nível económico.

                                                          Der por onde der, o amor em si não chega. Pode funcionar até certo ponto mas quando os problemas são sérios (e reincidentes/acumulados) qualquer escapatória possível é desculpa para o fulminar da relação.
                                                          Se ainda não experienciaste isto não te preocupes, chegará a tua vez.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Por acaso não me preocupo nada porque sei bem do que falo. Já passei por privações e a relação continua perfeita.

                                                            O amor não chega, para quem não ama o suficiente. Conheço muito poucas pessoas que sabem o que é realmente amar. Implica sofrer muitas vezes e poucos estão dispostos a isso.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X