Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Biopetróleo - já tinham ouvido falar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Biopetróleo - já tinham ouvido falar?

    "La empresa española Bio Fuel Systems (BFS), con sede en Alicante, ha presentado un nuevo combustible que permitirá producir un carburante llamado #8220;biopetróleo#8221;, utilizando como materia prima el fitoplancton procedente de las algas.


    Se trata de una nueva fuente de energía "en continuo, inagotable y no contaminante", aseguró el científico de la Universidad de Alicante, Cristian Gomis, encargado de supervisar el proyecto, ya que se basa en grasas vegetales, procedentes de microalgas. El objetivo es cultivar esos microorganismos, que se reproducen por mitosis, en estanques con luz solar y, al mismo tiempo, que tenga grandes cantidades de dióxido de carbono en sus inmediaciones para convertirlo en oxígeno.

    El biopetróleo emplea los excesos de dióxido de carbono (CO2) producidos, entre otras, por las industrias térmicas, por lo que "no sólo no contamina, sino que además limpia la atmósfera", aseveró el científico español. Esto contribuye a subsanar problemas medioambientales, tal y como exige el Protocolo de Kioto.

    Para el presidente de BFS, Bernard Stroiazzo-Mougin, el nuevo biodiésel es "un firme candidato" a sustituir al combustible basado en el petróleo como fuente de energía para el transporte, ya que "comparte sus ventajas pero no sus inconvenientes", al reducir las emisiones de monóxido de carbono en un 50 por ciento y eliminar las de azufre, causantes del efecto invernadero. Por tanto, este carburante solucionaría los problemas del calentamiento global de la Tierra.

    Su precio será "sensiblemente menor al del petróleo", entre 25 y 35 céntimos de euro por litro, explica el presidente de BFS, aunque, incluyendo las tasas impositivas, ascendería al euro, muy cercano al petróleo. Pero "lo importante es que no contamina y es inagotable", puntualizó Gomis.

    El presidente de BSF no ha querido desvelar dónde van a instalar sus estanques de plancton, aunque dejó entrever que sería por alguna costa española. La compañía prevé la producción continua del biopetróleo en un tiempo aproximado de 14 a 18 meses.
    De momento, el biopetróleo no ha sido probado en los vehículos, porque aún no ha sido refinado, pero se realizarán las primeras pruebas dentro de cuatro meses aporximadamente."

    in http://motor.terra.es/motor/actualid...ante_31657.htm

    já tinham ouvido falar disto?[:0]

    #2
    Uauuu. Não poluente e inesgotável? E, ainda por cima, mais barato que os actuais? Venha ele[^][^]

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por brunoclio

      Uauuu. Não poluente e inesgotável? E, ainda por cima, mais barato que os actuais? Venha ele[^][^]
      bom demais para ser verdade... :D

      Comentário


        #4
        Só vendo...


        :D

        Comentário


          #5
          Interessante mesmo... mas as mãos das petróliferas são como tentáculos de um polvo.

          Comentário


            #6
            Pois agora vem a verdade.....

            Na teoria é muito bonito, no fundo o que eles estão a reproduzir é a formação natural do petroleo, nenhuma inovação portanto, a fixação do CO2 da atmosfera é denominada fotossintese, é praticada por todos os organismos fotossinteticos, e tem a vantagem de de facto retirar da atmosfera o dioxido de carbono.

            Estes organismos por sua vez "transformam" os gases fixados em biomassa, sob a forma de proteinas, lipidos e glissidos, no fundo materia "organica" que é a constituição basica do petroleo.

            O efeito "limpo" a que eles se referem ( elimina gases da atmosfera, não poluente...) é a produção deste BIOPETROLEO, mas uma vez que este biopetroleo é combustivel a sua utilização em combustão libertará todo o CO2 fixado, de novo para a atmosfera, como que no porcesso inverço ao da sua formação.

            No fundo, esta situação é impraticavel, na medida em que é REDUZIDISSIMA a quantidade produzida, e a sua utilização é igualmente poluente, como a do petroleo normal.

            O que estes senhores no fundo estão a dizer, e até saber mais promenores, é que descobriram a roda...

            Comentário


              #7
              Muito interessante!
              Estes espanhois não param de me supreender ultimamente nesta área dos biocombustiveis alternativos.

              Já agora para quem se interessar por este tipo de assuntos, pode ver este pequeno fórum:
              www.novaenergia.net

              Vamos implementar as alternativas...

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X