Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Por que cresceu o Brasil tanto e Portugal tão pouco

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Por que cresceu o Brasil tanto e Portugal tão pouco

    Sem querer estar aqui a iniciar uma nova guerrinha estúpida Portugal vs. Brasil, achei muito interessante este artigo, principalmente do ponto de vista económico-financeiro:

    Por que cresceu o Brasil tanto e Portugal tão pouco

    Há já exemplos positivos na fileira florestal, ou no aproveitamento dos recursos energéticos e em algumas agro-indústrias, mas há muitas oportunidades por aproveitar na agricultura, na indústria extractiva e no mar.
    Há já exemplos positivos na fileira florestal, ou no aproveitamento dos recursos energéticos e em algumas agro-indústrias, mas há muitas oportunidades por aproveitar na agricultura, na indústria extractiva e no mar.

    A diferença de taxa de crescimento entre Portugal e o Brasil ilustra bem o impacto que os choques externos que afectam os termos de troca podem ter no crescimento económico, ajudando a compreender porque é que, na última década, Portugal e a maioria dos países europeus tiveram um crescimento tão baixo.

    O gráfico mostra que os dois países têm ciclos completamente dessincronizados. Nos anos em que Portugal cresce acima dos 4%, o Brasil regista taxas de crescimento abaixo dos 2% e vice versa.

    Se acreditarmos que a principal causa do baixo crescimento português na última década é a má gestão da política económica, teremos de concluir que, quando Portugal tem uma boa gestão, o Brasil gere mal a sua economia e vice-versa. Esta tese pode servir para fazer telenovelas políticas, mas não parece muito de acordo com a análise económica.

    É mais razoável pensar que as diferenças de ciclos estejam ligadas à diferença de especialização das duas economias.

    O quadro abaixo apresenta, para cada período, as taxas de crescimento médias de Portugal e do Brasil, e a variação percentual do preço de diferentes matérias-primas. Os períodos de aumento do preço dos bens agrícolas são em geral positivos para o Brasil e negativos para Portugal, que é um importador destes bens.

    Entre 2001 e 2010 houve um aumento de 75% do índice de matérias-primas agrícolas, e aumentos próximos de 300% do preço do café e do açúcar, e de quase 400% do petróleo, factos que ajudam a compreender a diferença de crescimento verificada entre os dois países.

    O aumento do preço das matérias-primas decorre, em grande medida, do efeito do aumento da procura pelos países asiáticos, em particular da China. O crescimento da China teve como base a exportação de produtos manufacturados, contribuindo assim não só para o aumento do preço das nossas importações como para a diminuição do preço das nossas exportações.

    Neste contexto, um produtor de açúcar ou de café, que nada tenha feito para melhorar a sua produção por hectare ou por trabalhador, pode registar um aumento de produtividade de 300%, enquanto um industrial do Vale do Ave que tenha feito investimentos em maquinaria, em formação e melhorado a gestão da sua empresa, pode ter conseguido aumentar em 30 ou 40 % a produção por trabalhador e mesmo assim ter ganhos de produtividade nulos, não conseguindo mais do que igualar a queda de preços que ocorreu.

    Três conclusões emergem desta análise. 1. – Não vale a pena andar a culpar os nossos empresários pela sua incapacidade em fazer melhor. Perante um cenário de evolução de preços destes e a maior crise internacional desde 1929, o facto de as exportações estarem a crescer como estão, prova uma resiliência fantástica. 2. – É errado pensar que políticas como as de apoio à investigação, à internacionalização ou à qualificação não tiveram os resultados esperados. Os resultados têm de ser avaliados em prazos mais alargados e a avaliação tem de ter em conta o contexto particularmente desfavorável. 3. – O contexto internacional está aí para ficar. Os efeitos da China na procura e oferta mundial não vão desaparecer. As empresas portuguesas sofreram um choque, mas a evolução das exportações mostra que estão a conseguir reagir bem, em múltiplos sectores. As alterações também trazem oportunidades, nomeadamente no aproveitamento dos nossos recursos naturais. Há já exemplos positivos na fileira florestal, ou no aproveitamento dos recursos energéticos e em algumas agro-indústrias, mas há muitas oportunidades por aproveitar na agricultura, na indústria extractiva e no mar.



    Porque cresceu o Brasil tanto e Portugal tão pouco- A Escolha do Editor - Jornal de negócios online

    #2
    LOL Querer comparar um país auto-suficiente em praticamente tudo com outro que não tem onde cair morto.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por CletoZaca Ver Post
      LOL Querer comparar um país auto-suficiente em praticamente tudo com outro que não tem onde cair morto.

      mai nada.

      O Brasil tem tudo "dentro de portas"(ou quase tudo) para viver, Portugal não tem nada ou tem pouco que aos poucos vai sendo destruído.

      Comentário


        #4
        O potencial de crescimento económico de um País está fortemente associado ao desenvolvimento social do mesmo.

        Um Pais terceiro-mundista, tem logo á partida e por definição, um potencial de crescimento muito mais acentuado que um Pais desenvolvido,pois falta implementar de tudo um pouco, não havendo sector economico-social que não tenha grandes necessidades de meios técnicos, materiais e humanos.

        O que me surpreende não é o crescimento do Brasil, o que me surpreende é o facto de ser só agora, tanto tempo depois da sua independência, pois o potencial esteve lá sempre presente.

        Foi preciso haver uma grave crise mundial, um abrandamento da economia das maiores potencias, uma mudança no mapa da industrialização mundial, a entrada de empresas e respectivos recursos humanos da Europa e Estados Unidos e a influencia dos respectivos ideais politicos, para o Brasil começar a ter crescimento efectivo.
        Editado pela última vez por Foliv; 12 January 2012, 13:42.

        Comentário


          #5
          Continuamos a fazer comparações do arco da velha, passe a expressão, demostrativo de um desconhecimento generalizado de conceitos elementares de economia. Mas o mais grave não é o desconhecimento de quem escreve tais comparações, é a forma como quem os lê, os leva a sério.

          Comentário


            #6
            Brasil tem recursos naturais e tem a sua moeda... não é preciso dizer mais nada.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
              mai nada.

              O Brasil tem tudo "dentro de portas"(ou quase tudo) para viver, Portugal não tem nada ou tem pouco que aos poucos vai sendo destruído.
              Não concordo totalmente com o seu post. Portugal tem muito, mas não o entendemos ou sabemos desse facto e deixamos que outros explorem e lucrem com os recursos que temos.

              Comentário


                #8
                Nós também somos parvos energeticamente.
                Energia nuclear - temos matéria prima, temos know how. Mas continuamos a importar combustíveis sólidos para fazer electricidade. Ou importamos electricidade gerada por nuclear.

                Comentário


                  #9
                  Nós não produzimos praticamente nada, vem tudo de fora e com a entrada na UE e no Euro, as coisas ainda pioraram mais.

                  Recebemos milhões e milhões para construir estradas e acabar com a pesca, agricultura e industria.

                  Comentário


                    #10
                    Isso é a mesma coisa que perguntar porque é que o meu puto com 2 anos cresce mais do que eu.
                    Ele de facto cresce rápido, mas até chegar cá acima ainda tem de esperar uns 16 anitos.

                    Comentário


                      #11
                      Os dois paises falam portugues e as semelhancas acabam aí !

                      Comentário


                        #12


                        Terá isto ajudado?

                        Comentário


                          #13
                          O que me intriga é o facto do Brasil não ter dado o salto antes.É facil ver o porque do Brasil crescer tanto, para além de granzes jazidas de petroleo,gás natural,minerios, o pais é uma das maiores potencias agricolas do mundo,juntando a isso a sivicultura e a pesca.
                          O Brasil exporta desde aeronaves,automoveis a texteis,alcool,aço,cafe,soja,etc,etc.

                          O Brasil sempre teve tudo para figurar entre os maiores Só espero que o desenvolvimento humano acompanhe o crescimento económico.

                          Comentário


                            #14
                            Estão a crescer porque estão a injectar dinheiro na economia.

                            Tal como nós crescemos quando entramos na UE, construímos a expo e o euro 2004, só dinheiro a entrar, claro que crescíamos.

                            O Brasil tem muito para ser feito, tem dinheiro a entrar, é um ciclo, dinheiro gera dinheiro.

                            Mas da mesma maneira que nós nunca seremos uma Dinamarca ou uma Suécia, o Brasil nunca será um Portugal em termos de mentalidade, não dá para mais e será um limitador de crescimento e distribuição justa de riqueza.

                            Daqui a uns tempos, a economia vai arrefecer, obviamente que em algumas áreas vão continuar a crescer, nas que fizeram as coisas bem, nós também continuamos a crescer nas áreas em que soubemos aproveitar bem o dinheiro, mas isto não vai durar para sempre.

                            E quem diz Brasil, diz qualquer país de 2º ou 3º mundo que anda a crescer acima de 5%, não são em geral crescimentos sustentáveis.

                            Tal como agora se está a provar que o nosso crescimento também não era.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                              Isso é a mesma coisa que perguntar porque é que o meu puto com 2 anos cresce mais do que eu.
                              Ele de facto cresce rápido, mas até chegar cá acima ainda tem de esperar uns 16 anitos.
                              Olha agora é que disseste tudo!

                              É que desculpem que vos diga, mas o que me interessa que o Brasil tenha uma economia em franco crescimento e expansão, se é dos países com uma desigualdade social tão grande? Meus caros, o Brasil não é só Rio de Janeiro, Santa Catarina, Florianopolis e São Paulo. Existem cidades, não assim tão afastadas do litoral, em que a carência de infra-estruturas de qualidade (estradas, tribunais e sistemas judiciais, escolas, hospitais, postos de emergência médica, ambulâncias e socorro à população) é abismal, e dignas de um país terceiro mundista.

                              Comentário


                                #16
                                A diferença é que eles estão a injectar dinheiro deles,proveniente da exploração de recursos naturais,das exportações,etc.

                                O Brasil ainda tem muito para crescer,portanto não acredito que a economia deles arrefeça tão cedo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                  Olha agora é que disseste tudo!

                                  É que desculpem que vos diga, mas o que me interessa que o Brasil tenha uma economia em franco crescimento e expansão, se é dos países com uma desigualdade social tão grande? Meus caros, o Brasil não é só Rio de Janeiro, Santa Catarina, Florianopolis e São Paulo. Existem cidades, não assim tão afastadas do litoral, em que a carência de infra-estruturas de qualidade (estradas, tribunais e sistemas judiciais, escolas, hospitais, postos de emergência médica, ambulâncias e socorro à população) é abismal, e dignas de um país terceiro mundista.
                                  Aos poucos vão melhorando

                                  Comentário


                                    #18
                                    Gajas?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                      Estão a crescer porque estão a injectar dinheiro na economia.

                                      Tal como nós crescemos quando entramos na UE, construímos a expo e o euro 2004, só dinheiro a entrar, claro que crescíamos.

                                      O Brasil tem muito para ser feito, tem dinheiro a entrar, é um ciclo, dinheiro gera dinheiro.

                                      Mas da mesma maneira que nós nunca seremos uma Dinamarca ou uma Suécia, o Brasil nunca será um Portugal em termos de mentalidade, não dá para mais e será um limitador de crescimento e distribuição justa de riqueza.

                                      Daqui a uns tempos, a economia vai arrefecer, obviamente que em algumas áreas vão continuar a crescer, nas que fizeram as coisas bem, nós também continuamos a crescer nas áreas em que soubemos aproveitar bem o dinheiro, mas isto não vai durar para sempre.

                                      E quem diz Brasil, diz qualquer país de 2º ou 3º mundo que anda a crescer acima de 5%, não são em geral crescimentos sustentáveis.

                                      Tal como agora se está a provar que o nosso crescimento também não era.
                                      Por acaso estou curioso para acompanhar como será afectada a sua economia após os Jogos Olímpicos e o Mundial.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Lom Ver Post
                                        Aos poucos vão melhorando
                                        Claro que sim, as diferenças já são notórias, mas as zonas mais afastadas do litoral, têm ainda um longo caminho a percorrer. E mais que não seja, pelo menos dinheiro para investir não lhes falta.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                          Por acaso estou curioso para acompanhar como será afectada a sua economia após os Jogos Olímpicos e o Mundial.
                                          Eu também, principalmente se não vão cometer erros de palmatória, como p.e. souber rentabilizar os investimentos de forma a que sejam úteis depois do evento, revitalizem zonas no futuro, e não sejam elefantes brancos como tem acontecido com as estruturas destes eventos um pouco por todo o mundo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                            O potencial de crescimento económico de um País está fortemente associado ao desenvolvimento social do mesmo.

                                            Um Pais terceiro-mundista, tem logo á partida e por definição, um potencial de crescimento muito mais acentuado que um Pais desenvolvido,pois falta implementar de tudo um pouco, não havendo sector economico-social que não tenha grandes necessidades de meios técnicos, materiais e humanos.

                                            O que me surpreende não é o crescimento do Brasil, o que me surpreende é o facto de ser só agora, tanto tempo depois da sua independência, pois o potencial esteve lá sempre presente.

                                            Foi preciso haver uma grave crise mundial, um abrandamento da economia das maiores potencias, uma mudança no mapa da industrialização mundial, a entrada de empresas e respectivos recursos humanos da Europa e Estados Unidos e a influencia dos respectivos ideais politicos, para o Brasil começar a ter crescimento efectivo.
                                            Revejo-me inteiramente neste post, penso que explica muito bem o que se está a passar actualmente.

                                            No entanto, também é de destacar positivamente o novo paradigma de combate a velhos vícios que pareciam instalados ad aeternum e que parecem finalmente começar a ser postos em causa! E isso também ajuda muito!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                              Isso é a mesma coisa que perguntar porque é que o meu puto com 2 anos cresce mais do que eu.
                                              Ele de facto cresce rápido, mas até chegar cá acima ainda tem de esperar uns 16 anitos.
                                              Eu tenho um puto de 4 e tenho crescido tanto como ele.









                                              A diferença é que ele cresce "para cima" e eu para os lados.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tanta especulação...
                                                Olhando para o gráfico: EURO.

                                                No tempo do Escudo era possível desvalorizar a moeda, de modo a tornar a nossa economia
                                                mais atraente. Agora não é.

                                                Só para terem uma ideia, com o custo de um trabalhador português (em Portugal) pagam-se
                                                dois ou três brasileiros (no Brasil).

                                                Isto é válido para a China e para a Índia (ainda mais que para o Brasil).
                                                Não sei como é na Rússia, mas a avaliar pela sigla BRIC vs PIGS, imagino que seja igual.

                                                Resultado, as empresas (e vejo isso acontecer na minha área), para além de OUTSOURCING
                                                recorrem também a OFFSHORE de serviços, porque sai infinitamente mais barato.

                                                Offshore outsourcing - Wikipedia, the free encyclopedia

                                                É claro que há outros factores, mas o principal é o custo inferior para quem se fornece nos
                                                países BRIC.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se repararem no gráfico, quando Portugal está em cima, o Brasil está em baixo. E daqui a uns anos será assim novamente. Chamam-se ciclos económicos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    No entanto, também é de destacar positivamente o novo paradigma de combate a velhos vícios que pareciam instalados ad aeternum e que parecem finalmente começar a ser postos em causa! E isso também ajuda muito!
                                                    Muito menos do que o brasil tenta passar cá para fora. Continua a ter uma corrupção enraizada que vai precisar de muito para apenas diminuir. Para não falar dos outros problemas estruturais todos. Só se costuma falar das favelas como sendo os pólos dos problemas mas há zonas rurais onde praticamente não há lei.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                      Muito menos do que o brasil tenta passar cá para fora. Continua a ter uma corrupção enraizada que vai precisar de muito para apenas diminuir. Para não falar dos outros problemas estruturais todos. Só se costuma falar das favelas como sendo os pólos dos problemas mas há zonas rurais onde praticamente não há lei.
                                                      Mas pela primeira vez os exemplos começam a vir de cima (vide os recentes casos de demissões tout court de ministros por envolvimento em situações dúbias). É assim que se iniciam revoluções (no sentido conceptual da expressão) e mudanças de paradigma: o exemplo vindo de cima, e sendo o problema reconhecido e condenado pelo povo em geral, é o sinal mais forte de que algo poderá vir a mudar de facto. Será um longo processo, mas o mais difícil, que é o início, está feito. Veremos se é para continuar!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                        Mas pela primeira vez os exemplos começam a vir de cima (vide os recentes casos de demissões tout court de ministros por envolvimento em situações dúbias). É assim que se iniciam revoluções (no sentido conceptual da expressão) e mudanças de paradigma: o exemplo vindo de cima, e sendo o problema reconhecido e condenado pelo povo em geral, é o sinal mais forte de que algo poderá vir a mudar de facto. Será um longo processo, mas o mais difícil, que é o início, está feito. Veremos se é para continuar!
                                                        Tenho muitas reservas quanto a isso. Uma coisa é corrupção num pais como o nosso, outra coisa completamente diferente é corrupção num pais com os recursos do brasil.
                                                        O PIB e taxas de crescimento enganam muito.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Portugal é pequeno e vive em livre comércio, o Brasil é o inverso.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                            Se repararem no gráfico, quando Portugal está em cima, o Brasil está em baixo. E daqui a uns anos será assim novamente. Chamam-se ciclos económicos.
                                                            Não sei como é que tens tanta certeza.O Brasil ao contrario de nos têm muito para oferecer ao mundo.

                                                            Acho que não se devia fazer comparações entre um pais gigante,com quase 200 milhões de habitantes,cheio de recursos naturais com um pais que fica na cauda da Europa,com pouco mais de 10 milhões de habitantes,desprovido de recursos naturais de grande importancia.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X