Anúncio

Collapse
No announcement yet.

E aquelas pessoas que não tem nada? ..

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade E aquelas pessoas que não tem nada? ..

    Vou abrir o tópico na esperança que seja útil a todos nós mas também para partilhar a minha história...

    Hoje desloquei-me ao supermercado para fazer algumas compras. Já quando realizava a parte final de compras, passou um senhor, que não devia tomar banho há uns dias. Sinceramente nem liguei.. Chegando à caixa, estava o tal senhor a pagar as suas compras, a colaboradora do supermercado estava com uma péssima cara por causa do cheiro do senhor, compreensível por um lado mas por outro
    Após as compras do senhor, fiquei a observá-lo para saber se iria para um carro ou se alguém estava à sua espera. Mas não, o senhor virou para as traseiras do supermercado, fiquei sem "reacção" mas logo a seguir, saí da caixa e fui dar-lhe 1€ que tinha no bolso, disse-me muito obrigado..

    Depois de finalizar o pagamento das compras, dei a chaves da carrinha à minha mãe, voltei a entrar no supermercado, comprei pão, leite achocolatado e laranjas. Cheguei à caixa, pedi duas sacas para proteger do frio, e a colaboradora ficou a olhar para mim..
    Saí, e fui procurar onde estaria o senhor, segui para as laterais do supermercado. Não vi ninguém, mas segui até às traseiras e então que tinha umas escadas e lá estava o senhor a comer uns amendoins

    Para meu espanto, o senhor falava um português muito martelado, então começamos a falar Inglês. Primeiro agradeceu imenso pela comida, fruta e leite. Tinha o típico cartaz escrito em Inglês, estava a juntar dinheiro para voltar para casa (Holanda), procurava um trabalho como pintor para juntar esse mesmo dinheiro..

    Falamos sobre isso, mas a conversa foi um pouco confusa, porque mesmo o inglês era estranho, nem lhe cheguei a perguntar o nome e ainda lhe dei mais uns trocos na esperança que se alimente.. Perguntei-lhe onde dormia, apontou para o saco cama fiquei mesmo desolado, eu com o meu casaco, cheio de frio ao meio-dia nem quero imaginar o frio que ele iria passar
    Então lembrei-me que tinha um cobertor na carrinha! Fui rapidamente buscar o cobertor, o senhor ficou com os olhos a brilhar e estendeu-me a mão para agradecer a gentileza perguntou-me se não conseguia arranjar um trabalho para ele voltar para casa, eu disse que era muito complicado ainda por cima nesta zona e no estado em que o país está.. Perguntei-lhe porque é que a família não lhe ajudava? Ele disse que era muito velho para os irmãos o ajudarem.. Falamos um pouco mais, depois segui o meu caminho para casa com o sentimento de dever cumprido.

    Mas não, o dever cumprido foi um falso sentimento.. Sinto que deveria ter feito mais perguntas ao senhor, saber a sua história, tudo por ordem.. Hoje antes e anoitecer espero lá voltar

    Os meus próximos dizem-me que já fiz o suficiente..

    #2
    Belo exemplo e cada vez mais raro.
    Muita gente passa a vida a reclamar que tem uma vida de m****, mas esquece-se que abaixo estão outros numa situação bem pior.
    Infelizmente nos dias de hoje quase todos os objectivos das pessoas passam por aspectos materiais, seja comprar o carro dos sonhos ou fazer aquela viagem que sempre imaginaram, ou construir uma casa maior, etc etc. Mas poucos sabem que uma das melhores sensações que se pode ter é sentir que somos realmente úteis para alguém e que a nossa função na sociedade não deveria ser apenas aumentar a nossa bancária

    Comentário


      #3

      Houvesse mais gente a fazer o mesmo já era bom.
      Cumps

      Comentário


        #4
        Sir, you're a gentleman

        Comentário


          #5
          e pode-se saber qual é o local onde isso se passou?

          não sabes se o homem tem pelo menos o BI ?

          Sb

          Comentário


            #6
            Parabens pela atitude! Como já disseram aqui anteriormente, passamos a vida a queixar-mo-nos que temos uma vida de caca, mas há muito mais gente pior que nós, mas nós compara-mo-nos sempre com o nivel mais acima, raramente com o nivel mais abaixo, porque se isso acontecesse mais vezes, de certeza que diríamos mais vezes, que temos uma boa vida, pois temos um tecto, comida e familia!

            Comentário


              #7
              Muitos parabens pelo que fizes-te , fizes "mais bem" a esse senhor com esse gesto do que uma instituição qualquer que é suposto fazer isso, tu não tens que fazer isso mas preocupaste-te com o homem sem obrigação nenhuma e ele já não devia sentir isso ha muito pelo que contas e certamente lhe deu outra força para enfrentar as dificuldades que agora tem.

              É neste caso e noutros que temos que pensar quando nos pomos a choramingar por não ter dinheiro para isto e para aquilo, nos temos dinheiro até a mais, todos aqui temos obviamente internet, telemovel e até carro, não andamos a pedir para comer e nunca nos faltou comida, queremos mais o que?

              Claro que o sentimento mais fácil perante adversidades é mesmo pensar..."quem me dera ter isto ou aquilo ou muito dinheiro" mas temos que nos forçar a pensar no contrario, "ai se eu Não tivesse isto ou aquilo..."

              Comentário


                #8
                Não é qualquer um que faz isso, parabéns.
                Ele já te deve considerar um BFF, por isso vai normalmente,como farias com qualquer outra pessoa.

                Comentário


                  #9
                  eu as vezes tambem passo em alguns sinais e vejo pessoas a pedir, ate idosos e da-me pena de não os puder ajudar convinientemente

                  se eu fosse alguem que tivesse muito dinheiro, pelo menos dinheiro que desse para dar ou ajudar e não me fosse fazer falta, eu ajudava muita gente assim

                  gente idosa e com lesões que se ve não puderem trabalhar, agora aqueles que se ve que é para a droga não ajudava

                  se eu tivesse o dinheiro ia ter com esse senhor e pagava-lhe a passagem para casa

                  a muitos outros ajudaria não em dinheiro, mas em bens, porque em dinheiro nunca se sabe senão é para drogas etc

                  Comentário


                    #10
                    {modo advogada do Diabo]

                    Bela atitude, sim senhor. Mas o facto de partilhares isso, pode, segundo algumas linhas de pensamento, ser interpretado como uma tentativa de te vangloriares, o que retira toda a validade à acção em si.

                    [/modo advogada do Diabo]




                    Agora a sério, boa atitude. Como uma vez alguém me disse "a maioria das pessoas só se preocupa em tratar do seu quintal, mas, se por vezes, nos expandíssemos para os quintais dos outros, viveríamos todos melhor.".

                    Comentário


                      #11
                      Boa acção. Infelizmente estas nossas "esmolas" apenas irão ajudar no momento. É pena não dar para fazer mais!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                        Boa acção. Infelizmente estas nossas "esmolas" apenas irão ajudar no momento. É pena não dar para fazer mais!
                        e que não se possa ajuda mais

                        neste momento se fossemos a dar 1 euro sempre que vemos alguem necessitado, ficariamos tambem nos na situação deles

                        eu quando digo o nos é porque a maior parte tem o dinheiro minimamente contado para as despesas, não tem muita folga

                        Comentário


                          #13
                          De louvar a tua atitude!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                            e que não se possa ajuda mais

                            neste momento se fossemos a dar 1 euro sempre que vemos alguem necessitado, ficariamos tambem nos na situação deles

                            eu quando digo o nos é porque a maior parte tem o dinheiro minimamente contado para as despesas, não tem muita folga
                            Já falava mais do que dar. Normalmente estas pessoas precisam de estímulos para viver, por exemplo a família e um emprego. Quando não se tem um nem outro pode chegar-se bem ao fundo e depois as esmolas apenas servem para ir sobrevivendo.

                            Comentário


                              #15
                              Parabéns!

                              Já fizeste imenso, mas que dizes a juntares os teus amigos e todos juntos pagarem-lhe o fim-de-semana numa pensão? Não sei quanto ficará, mas se calhar 5€ a cada um chega para o homem dormir pelo menos 2 noites quente e tomar um banho. Ou roupas que já não usem. Falar com algum camionista que conheças que vá para a Europa. Sei lá, se ele estiver em Espanha, já está mais perto de casa... Grão a grão...

                              Não me interpretes mal, apenas estou a dar ideias.

                              Comentário


                                #16
                                Muito bem! é de louvar atitudes como essa! estás de parabéns.
                                não sabemos se o percurso de vida é bom ou mau, mas quando se bate no fundo qualquer ser humano merece uma ajuda. o essencial é a ajuda material, mas um gesto de humanidade a quem está só no mundo e não tem família, até pode iluminar a alma e fazer voltar a acreditar quem está lá em baixo e farto de ser pisado.
                                Numa sociedade de gente que não presta, onde todos são aparentemente educados, politicamente correctos, mas é só facadas pelas costas, ninguém fala nem olha para ninguém, só para o seu umbigo já fizeste muito.
                                até porque se fizermos demasiadas vezes o bem corremos o risco das posições se inverterem.
                                essa tarefa de retirar os pobres da rua cabe ao estado, que se demitiu da sua função social.
                                é mais fácil dar para um peditório do que dar a quem nos estende a mão. mas é sempre mais eficaz ajudar directamente. eu já o fiz, já cheguei a comprar pão e pacotes de leite, dinheiro não dou porque por vezes servem para alimentar os vícios.

                                Comentário


                                  #17
                                  Há uns anos atrás, andei a frequentar uns cursos numa entidade que tinha umas instalações algures no Minho. Passei lá uns quantos fins de semana, ao longo de um ano.
                                  Nessas instalações, estava um senhor ucraniano, licenciado em francês, que tinha sido professor universitário no seu pais, mas que tinha vindo para Portugal procurar dias melhores. Na Ucrânia deixou a mulher, dois filhos, e os pais. Em Portugal, era o responsável por cuidar das instalações da dita entidade, entre outros pequenos biscates que ia arranjando.
                                  No ano em que por lá andei, o Nik já não ia a casa há seis anos. Já não via a família há todo esse tempo.

                                  Como passei lá muitos fins de semana em formação, acabamos por travar um conhecimento mais profundo. Como eu lá andei, um grupo razoável de pessoas idem. Sei que no Natal de 2005, e graças a uma colecta dos formandos e formadores habituais, o Nik foi passar o Natal à Ucrânia, estando lá cerca de um mês, em que matou saudades da família, e ainda levou cerca de 600 euros para ajudar a família.

                                  Foi espectacular.

                                  De facto, esquecemos-nos muitas vezes do que é realmente ter dificuldades.
                                  Eu sei que sou um afortunado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se a intenção dele é apenas conseguir voltar para a Holanda, um bilhete de avião seria suficiente?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Antes demais um obrigado pelo apoio a todos!

                                      Confesso que não consigo "responder" um por um mas farei o possível que a resposta sirva para todos.

                                      Infelizmente esta tarde não fui ter com o senhor..

                                      Espero que amanhã ainda esteja por lá, porque assim poderei me sentar a seu lado para saber mais sobre a sua história. O nome, idade? O porquê de ele estar aqui? Como veio cá ter? Perceber melhor a situação da família? E o mais importante procurar soluções..

                                      Referem e bem sobre juntar o dinheiro para a passagem aérea. Mas e depois o que ele tenciona fazer, ser mendigo? E é isso que tenho que questionar.

                                      Em consequência disso, talvez conseguirei tratar das restantes coisas, roupa, dormida, banho.

                                      É claro que não somos obrigados a dar esmolas a ninguém, nem a sustentá-los.

                                      E não, não sou rico, entrei há pouquíssimo tempo no mundo do trabalho e ganho praticamente o salário mínimo, num trabalho temporário. Apenas senti que devia ajudar o senhor e falar um pouco com ele.

                                      Espero, amanhã, trazer novidades.

                                      Um grande obrigado a todos mais uma vez

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se ele quer mesmo é só voltar para a Holanda, é ir à embaixada da Holanda ou da ONU que o Alto Comité da ONU para as migrações e minorias não sei bem se este é nome, mas o comité é 100% certo que repatria sem custo, a embaixadas repatriam, mas não sei se são todas.
                                        Embaixada da Holanda Avenida Infante Santo 43, 5º 1399-011 LISBOA
                                        Resta saber se ele na Holanda tem apoio...
                                        Mas isto não é tão fácil assim...
                                        E se é mesmo Holandês, se é mesmo pintor, se precisa mesmo de dinheiro...
                                        É que pode ser um demente, quanto estive esta semana na consulta no Miguel Bombarda ouvi uma história assim, de uma pessoa, que andava a pedir em Santa Apolónia e aos caixotes, queria voltar para a Santa Terrinha e que actualmente está internada não sei aonde... porque ela é de boas famílias, lisboeta e nunca saiu de Lisboa na sua vida, e quando a "apanharam" tinha uma fortuna em esmolas e lixo em casa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pois, até me admirei de ninguém referir a embaixada mais cedo. Eles devem ajudar nestes casos.

                                          E também é esquisito o próprio mendigo (se realmente o é) nunca se ter lembrado disso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tal como eu escrevi a dias noutro tópico, no meio de tanta coisa má, desgraça, crise, encontram-se pessoas e atitudes que dão o exemplo. Um bem haja!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                                              Se ele quer mesmo é só voltar para a Holanda, é ir à embaixada da Holanda ou da ONU que o Alto Comité da ONU para as migrações e minorias não sei bem se este é nome, mas o comité é 100% certo que repatria sem custo, a embaixadas repatriam, mas não sei se são todas.
                                              Embaixada da Holanda Avenida Infante Santo 43, 5º 1399-011 LISBOA
                                              Resta saber se ele na Holanda tem apoio...
                                              Mas isto não é tão fácil assim...
                                              E se é mesmo Holandês, se é mesmo pintor, se precisa mesmo de dinheiro...
                                              É que pode ser um demente, quanto estive esta semana na consulta no Miguel Bombarda ouvi uma história assim, de uma pessoa, que andava a pedir em Santa Apolónia e aos caixotes, queria voltar para a Santa Terrinha e que actualmente está internada não sei aonde... porque ela é de boas famílias, lisboeta e nunca saiu de Lisboa na sua vida, e quando a "apanharam" tinha uma fortuna em esmolas e lixo em casa.
                                              Tal como eu já tinha dito:

                                              Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                                              Espero que amanhã ainda esteja por lá, porque assim poderei me sentar a seu lado para saber mais sobre a sua história. O nome, idade? O porquê de ele estar aqui? Como veio cá ter? Perceber melhor a situação da família? Referem e bem sobre juntar o dinheiro para a passagem aérea. Mas e depois o que ele tenciona fazer, ser mendigo? E é isso que tenho que questionar.
                                              Qualquer que seja a veracidade da história, o senhor está um caco, portanto a minha ajuda não terá sido inútil. Nunca é demais partilhar algo na sociedade e no momento que passamos actualmente.

                                              Amanhã, espero, trazer novidades
                                              Editado pela última vez por pedro8; 14 January 2012, 21:28.

                                              Comentário


                                                #24
                                                ja não ha muitas pessoas como tu, infelizmente os que ja tem pouco são os que dão, os que tem muito nem pensam nessas coisas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  De facto uma história daquelas que nos põe com uma lágrima no canto do olho, mas existe sempre um mas, na minha experiência com uma pessoa na mesma situação passou-se o seguinte:

                                                  - Dou-lhe a moedinha
                                                  - Espera aì um bocado que vou buscar um sumo e uma sande...

                                                  "Modo Balas e Bolinhos ON"
                                                  Spacoina Spacoina más dinero
                                                  "Modo Balas e Bolinhos OFF"

                                                  Já foste....
                                                  Editado pela última vez por cadillac; 14 January 2012, 21:40.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Todos nós temos a oportunidade de com pouco dar muito a alguém que precisa da nossa solidariedade.

                                                    Alguém para quem uma simples moeda, um cobertor ou um abraço, podem constituir um verdadeiro tesouro para quem precisa de encontrar ESPERANÇA.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por cadillac Ver Post
                                                      De facto uma história daquelas que nos põe com uma lágrima no canto do olho, mas existe sempre um mas, na minha experiência com uma pessoa na mesma situação passou-se o seguinte:

                                                      - Dou-lhe a moedinha
                                                      - Espera aì um bocado que vou buscar um sumo e uma sande...

                                                      "Modo Balas e Bolinhos ON"
                                                      Spacoina Spacoina más dinero
                                                      "Modo Balas e Bolinhos OFF"

                                                      Já foste....
                                                      É preciso filtrar, alguns passam mesmo dificuldades... outros são mendigos profissionais, provavelmente ganham mais do que eu, e já vi gente a pedir para comer e a gastar as esmolas em tabaco e gelados. Quem já está acostumado, topa-os à distância.

                                                      Quanto ao senhor, creio que a maneira mais eficiente de o ajudar será tentar contactar a família, o consulado holandês ou uma instituição local.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                                        É preciso filtrar, alguns passam mesmo dificuldades... outros são mendigos profissionais, provavelmente ganham mais do que eu, e já vi gente a pedir para comer e a gastar as esmolas em tabaco e gelados. Quem já está acostumado, topa-os à distância.

                                                        Quanto ao senhor, creio que a maneira mais eficiente de o ajudar será tentar contactar a família, o consulado holandês ou uma instituição local.

                                                        perto do escritorio da firma, esta la 1 arrumado, ele só vai para casa com pelo menos 20 euros, senão fica la ate as tantas

                                                        certo é que ele no verão foi para aquelas termas ali perto de viseu, as de são joão ou de são pedro de ferias

                                                        quem o vir ali durante quase o ano todo a arrumar carros nem deve imaginar 1 coisa destas, e quem o vir ao fim de semana, nem parece o mesmo, todo bem vestido etc

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                          perto do escritorio da firma, esta la 1 arrumado, ele só vai para casa com pelo menos 20 euros, senão fica la ate as tantas

                                                          certo é que ele no verão foi para aquelas termas ali perto de viseu, as de são joão ou de são pedro de ferias

                                                          quem o vir ali durante quase o ano todo a arrumar carros nem deve imaginar 1 coisa destas, e quem o vir ao fim de semana, nem parece o mesmo, todo bem vestido etc
                                                          Desde que apanhei uma conversa mesmo debaixo do arco da Rua Augusta, e percebi que um dos intervenientes era um mendigo profissional que "estava de férias", já estou por tudo

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Meus caros o Pedro8 fez o que se espera de um ser humano.

                                                            Se eu agiria como ele agiu, não sei, provavelmente não... Acho que já tenho um lugar no inferno reservado para mim.

                                                            Deveríamos fazer muito mais, deveríamos ser mais corajosos e ajudar-mo-nos mutuamente, mas o ser humano é complexo e nada é a preto e branco.

                                                            Por mim, tento fazer o meu melhor e quando vejo gente em necessidade tento ajudar, mas não sou Cristo, talvez um dia consiga aproximar-me dele....

                                                            Às vezes perguntam-me ou reprovam os meus actos, por exemplo quando dou moedas. Alguns dizem, foste dar-lhe uma moeda e às tantas ainda está melhor que tu. Isso é só fita...etc....

                                                            Ao que respondo, é fácil tomar a decisão de dar ou não a moeda, é só perguntar-mo-nos se estaríamos dispostos a ter a vida do sujeito para ganharmos algum dinheiro, se é para sobreviver ou para passar férias, pouco me importa...

                                                            Cumps!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X