Custos com processo judicial - Quanto pagar? Acordo?
Boa noite,
Tenho neste momento a decorrer um processo de herança em Angola, mas o advogado contratei cá e está tratar do assunto através de um escritório que tem em Luanda. Como foi recomendado por um familiar, não entrei por caminho duvidoso. O certo é quando falei sobre quanto vai custar o processo, indicou-me que no final faria contas. Alguns amigos que acompanham este processo, recomendam que faça um acordo por escrito sobre as custas do processo. O certo é que no início de tudo , não tendo dinheiro e explicando a minha situação sugeri uma percentagem. Já havia recorrido a outros advogados mas pediam 50% do valor da herança. Neste momento o advogado pode cobrar o que quiser? O valor total da herança?
Os advogados portugueses estão proibidos de receber à comissão, de fazer depender os honorários do resultado do processo, e num processo normal (cobrado à hora, mais certidões e coisas do género e mais despesas) de ter limites, de aceitar previamente ao fim do processo qualquer valor que não esteja no preçário (excepto provisões para despesas, provisões estas que para serem reforçadas terão que prestar contas ao cliente e comprovar um lucro zero nessas despesas) ou de cobrar valores que não estejam tabelados.
Qualquer coisa assim com isto, pedes a revisão de honorários à ordem dos advogados, que basta uma suspeita para o advogado ser suspenso ou expulso (normalmente eles metem o dedo nas horas, porque no resto há papeis..., e nas horas basta quem reviu achar o numero de horas feito exagerado para ele ser culpado.
Processo internacional prepara-te para largar a peseta a sério...