Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dilema… carta condução vs isenção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dilema… carta condução vs isenção

    Bom dia,


    Tou com uma situação muito complicada e gostaria de contarc om a vossa ajuda. Sou amputado devido a uma doença aos 3 anos, pelo que tenho tido isenção para tudo. No entanto a minha carta de condução não tem qualquer observação e eu conduzo bem qualquer carro/carrinha/empilhador/kart…



    PRIMEIRA QUESTÃO:
    Agora, devido às reduções das isenções, tenho que apresentar novos documentos para reconhecerem a minha situação no novo regime. Tenho que ir ao Delegado de Saúde e tenho que apresentar a minha carta de condução… o problema está aqui! Será que o Delegadode Saúde vai ou pode “apreender-me” a carta de condução por esta não ter qualquer restrição??? E poderei ficar sem carta por isso? pois o médico poderá cancelar a minha carta e terei que ter aulas/avaliação de condução só com mãos e depois tenho que adquirir viatura adaptada…

    Ou seja, isto ia alterar por completo a minha vida… sei que actualmente não coloco ninguém em insegurança com a minha condução… por vezes somos 4 condutores e todos preferem que eu conduza e têm plena confiança na minha condução…



    SEGUNDA QUESTÃO:
    Caso o que acabei de referir tenha uma forte probabilidadede acontecer, prefiro deixar de ser isento e manter a minha vida normal… No entanto tenho duvidas se no caso de deixar de ser isento, terei que pagar as próteses do meu bolso, ou se continuo a ter “tratamento” gratuito.

    Espero que compreendam a minha situação… tenho duvidas que a minha carta esta correcta, mas sei que não coloco ninguém em perigo.
    Editado pela última vez por SaxoD; 17 January 2012, 09:56.

    #2
    alguém tem algum conhecimento relativo a este tipo de situações?

    Comentário


      #3
      Ora aí está um caso em que dificilmente alguém te sabe responder...

      Pensando com lógica:

      Uma coisa que não descreveste com rigor (não sei se foi de propósito ou não) é o tipo de amputação que tens. Segundo percebi foi dos pés desde os 3 anos, mas no entanto tens uma carta de condução vulgar e conduzes um carro vulgar. Isso quer dizer que para obter a carta de condução o teu problema de saúde não foi um impedimento nem para o instrutor nem para o examinador. Se não foi um problema na altura, porque haveria de ser agora?

      Comentário


        #4
        Tenho um colega que é amputado da perna esquerda (abaixo do joelho).
        A única restrição que tem é conduzir carros com mudanças automáticas.

        Portanto, as restrições variam consoante cada caso.
        Se as restrições foram feitas com base numa avaliação médica, e a
        condição médica da altura não mudou, não haverá razão para alterar
        as restrições.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Ora aí está um caso em que dificilmente alguém te sabe responder...

          Pensando com lógica:

          Uma coisa que não descreveste com rigor (não sei se foi de propósito ou não) é o tipo de amputação que tens. Segundo percebi foi dos pés desde os 3 anos, mas no entanto tens uma carta de condução vulgar e conduzes um carro vulgar. Isso quer dizer que para obter a carta de condução o teu problema de saúde não foi um impedimento nem para o instrutor nem para o examinador. Se não foi um problema na altura, porque haveria de ser agora?

          E mais. Quando tirou a carta de condução o mais provável é ter apresentado um atestado médico. Isso reforça a ideia que se não houve problema anteriormente, também não haverá agora.

          Comentário


            #6
            A amputação é da perna direita abaixo do joelho....

            Quando fui ao médico, para que este passasse o atestado médico, falei desta situação... ele só me perguntou: "já experimentou conduzir?" eu disse que sim e que me desembaraçava bem... nessa altura já eu conduzia empilhador (com o funcionamento igual ao dos carros com caixa manual)... ou seja, o médico praticamente nem fez caso disto... mas tenho muitas duvidas se ele terá agido legalmente... daí a minha actual preocupação...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
              Tenho um colega que é amputado da perna esquerda (abaixo do joelho).
              A única restrição que tem é conduzir carros com mudanças automáticas.

              Portanto, as restrições variam consoante cada caso.
              Se as restrições foram feitas com base numa avaliação médica, e a
              condição médica da altura não mudou, não haverá razão para alterar
              as restrições.
              tenho é duvidas que a "avaliação médica" que me fizeram esteja correcta...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SaxoD Ver Post
                tenho é duvidas que a "avaliação médica" que me fizeram esteja correcta...
                E não passaste no exame de condução num carro "normal"?

                É que a restrição é colocada ANTES do exame de condução.
                Se não houve restrição nessa altura, também duvido que a coloquem agora.
                Caso contrário o examinador não teria aceite fazer o exame de condução.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                  E não passaste no exame de condução num carro "normal"?

                  É que a restrição é colocada ANTES do exame de condução.
                  Se não houve restrição nessa altura, também duvido que a coloquem agora.
                  Caso contrário o examinador não teria aceite fazer o exame de condução.
                  como no atestado médico não vinha nenhuma indicação, o examinador nem sabia da minha situação.

                  Comentário


                    #10
                    Duplicado, apagar
                    Editado pela última vez por Nuno156; 17 January 2012, 15:51. Razão: duplicado

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SaxoD Ver Post
                      como no atestado médico não vinha nenhuma indicação, o examinador nem sabia da minha situação.
                      Passaste, não passaste?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                        Passaste, não passaste?

                        certo, dessa vez passou...

                        mas será que o Delegado de saúde não vai dizer: "Então mas você é amputado e não tem nenhuma observação nem restrição na sua carta?? A sua carta tem que ter essa indicação e o sr. só pode conduzir carro adaptado à sua situação!" o meu receio é que o delegado de saúde me diga isto e me invalide a minha carta actual...

                        o que também posso é omitir que tenho carta de condução, mas não sei até que ponto eles conseguem verificar se tenho carta ou não... (não queria muito ir por aqui)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SaxoD Ver Post
                          certo, dessa vez passou...

                          mas será que o Delegado de saúde não vai dizer: "Então mas você é amputado e não tem nenhuma observação nem restrição na sua carta?? A sua carta tem que ter essa indicação e o sr. só pode conduzir carro adaptado à sua situação!" o meu receio é que o delegado de saúde me diga isto e me invalide a minha carta actual...

                          o que também posso é omitir que tenho carta de condução, mas não sei até que ponto eles conseguem verificar se tenho carta ou não... (não queria muito ir por aqui)
                          Não percebeste...
                          Passaste no exame de condução efectuado num carro "normal", não passaste?
                          Portanto:
                          1. Tens um exame médico que te deu aptidão sem restrições.
                          2. Passaste num exame de aptidão para condução feito num carro sem restrições.

                          Ora, pelo que entendi, não foi a DGV/IMTT/qualquer-coisa-dos-carros que te chamou,
                          mas sim, provavelmente, algo relacionado com as finanças, certo?
                          Se assim foi, o Delegado de Saúde não tem qualquer interferência nas restrições da
                          carta de condução.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                            Não percebeste...
                            Passaste no exame de condução efectuado num carro "normal", não passaste?
                            Portanto:
                            1. Tens um exame médico que te deu aptidão sem restrições.
                            2. Passaste num exame de aptidão para condução feito num carro sem restrições.

                            Ora, pelo que entendi, não foi a DGV/IMTT/qualquer-coisa-dos-carros que te chamou,
                            mas sim, provavelmente, algo relacionado com as finanças, certo?
                            Se assim foi, o Delegado de Saúde não tem qualquer interferência nas restrições da
                            carta de condução
                            .
                            pois espero bem que não...

                            Comentário


                              #15
                              Eu sinceramente acho que o médico facilitou-te a vida, e numa reavaliação podes não ter a mesma sorte.

                              O meu pai por menos (tem uma lesão grave e permanente no calcanhar direito) teve que comprar um carro com acelerador no volante. O tal acessório há muito que já saiu fora e ele conduz muitos carros perfeitamente normais, mas tecnicamente anda ilegal.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                Eu sinceramente acho que o médico facilitou-te a vida, e numa reavaliação podes não ter a mesma sorte.

                                O meu pai por menos (tem uma lesão grave e permanente no calcanhar direito) teve que comprar um carro com acelerador no volante. O tal acessório há muito que já saiu fora e ele conduz muitos carros perfeitamente normais, mas tecnicamente anda ilegal.
                                Ora aí está o que também acho que me aconteceu... o medico facilitou-me porque eu "safava-me" bem... mas será que agora o delegado de saude poderá vir a "mexer" na carta??? ou o delegado de saude não pode fazer nada?

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho que vai depender de para onde ele estiver virado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Terás de falar com o teu médico de família, para saber como podes solicitar uma junta médica.

                                    Só desta forma poderá ser definido o teu grau de incapacidade (se é que já não tens definido).

                                    Conheço pessoas com deficiencias motoras sem qualquer alteração física no carro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A junta médica será com o delegado de saúde.

                                      Ele não tem poder algum para te tirar a licença de condução.

                                      Contudo, e como já disseram, a reavaliação á luz da legislação actual, pode trazer complicações...

                                      Se as respeitas ou não, já é outra questão


                                      Cump.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                        A junta médica será com o delegado de saúde.

                                        Ele não tem poder algum para te tirar a licença de condução.

                                        Contudo, e como já disseram, a reavaliação á luz da legislação actual, pode trazer complicações...

                                        Se as respeitas ou não, já é outra questão


                                        Cump.
                                        e que complicações poderá trazer?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Entretanto vou à medica ortopedista pedir um relatório médico onde constem as limitações de movimentos, adaptação à protese e resultado funcional...este relatório é necessário para apresentar ao Delegado de Saúde... ai vou tentar saber se no caso de deixar de ser isento, terei que pagar as proteses...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Poderá ser mais complicado visto as regras estarem mais rígidas actualmente. Não quer dizer que as haja...

                                            O melhor que fazes é informar-te bem


                                            Cump.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X