Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Voltámos à censura??? - RDP acaba com o espaço de opinião por criticas a Angola

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Política] Voltámos à censura??? - RDP acaba com o espaço de opinião por criticas a Angola

    Será possível que nos dias de hoje ainda possamos assistir a coisas destas???


    O jornalista Pedro Rosa Mendes confirmou, em declarações ao PÚBLICO, ter sido informado, por telefone, que a sua próxima crónica, a emitir na quarta-feira, será a última da sua autoria. “Foi-me dito que a próxima seria a última porque a administração da casa não tinha gostado da última crónica sobre a RTP e Angola”, diz o jornalista, por telefone, a partir de Paris.

    “A ser verdade, esta atitude é um acto de censura pura e dura”, sustenta o jornalista, que aborda nessa crónica a emissão especial que a RTP pôs no ar na segunda-feira, 16 de Janeiro, em directo a partir de Angola. A chamada telefónica que serviu para anunciar-lhe o fim deste espaço de opinião foi feita por “um dos responsáveis da Informação” da Antena 1, continua o jornalista, que não quis especificar quem daquele departamento lhe comunicou aquela decisão.

    Rosa Mendes critica a emissão do programa televisivo Prós e Contras da RTP feita a partir de Angola, com a participação do ministro português que tutela a comunicação social, o ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas. Porém, o jornalista entende que “com tudo o que está em causa, foi uma crónica contida”. Aliás – prossegue –, a ser verdade que tenha sido dispensado por causa do teor desta crónica, essa decisão seria “muito estranha”, porque ele não foi “a única pessoa a ficar desagradada com a natureza e o conteúdo da emissão da RTP”. “Houve outras opiniões negativas nestes últimos dias”, aponta.

    Noticia completa: RDP acaba com espaço de opinião que serviu de palco a críticas duras a Angola - Media - PUBLICO.PT

    #2
    Eu vi o programa e realmente não entendi bem o proposito daquilo. Pareceu-me mais um grupo de amigos a bajularem-se e lamberem o c* mutuamente.

    Comentário


      #3
      Eu também vi, e não fugiu muito do que dizes. O grave é a censura feito a quem opinou sobre o tema.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
        Eu também vi, e não fugiu muito do que dizes. O grave é a censura feito a quem opinou sobre o tema.
        Isto é resultado de anos a fio de de endoutrinamento do ´´politicamente correcto´´.

        Basicamente, a culpa recai sobre quem se sente incomodado e denuncia determinado acto, ao invés de recair sobre quem efectivamente está a agir incorrectamente

        É tal e qual o bullying, onde quem não quer vítima do mesmo, se coloca do lado do bully e acaba por fazer o mesmo.

        Como método de controlo de massas é altamente eficaz, pois é o povo que se transforma numa pide para esse mesmo povo.

        Exemplo claro e perfeito disto, é o episódio recente das forças de segurança terem que ir pedir desculpa à família de um criminoso, por estas terem feito aquilo para que são designadas.
        Ou como já se viram aqui comentários a referir que a culpa foi da polícia ter actuado, ao invés da culpa ser de quem encetou em fuga.
        Isto é completamente doentio e está a obrigar as pessoas a seguir uma linha de pensamento encarneirado, em vez de terem opinião própria.
        É obvio que é muito mais fácil governar e impor vontades em pessoas apáticas e sem opiniões próprias.
        Editado pela última vez por CapitaoIglo; 24 January 2012, 17:57.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
          Será possível que nos dias de hoje ainda possamos assistir a coisas destas???





          Noticia completa: RDP acaba com espaço de opinião que serviu de palco a críticas duras a Angola - Media - PUBLICO.PT
          Acho GRAVÍSSIMO, a ser assim, mas estou em crer que as entidades competentes mandarão averiguar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
            Eu vi o programa e realmente não entendi bem o proposito daquilo. Pareceu-me mais um grupo de amigos a bajularem-se e lamberem o c* mutuamente.
            O grosso dos debates na RTP é mesmo isso (a começar pelo Prós e Contras... quem me segue no Twitter sabe que à segunda costumo debitar algumas criticas), propaganda, desinformação, fait-divers, discussão boçal, recadinhos, boquinhas e por aí fora.

            Comentário


              #7
              Acto de censura seria se não tivessem publicado ou pedido para alterar, mas pelo que percebi, foi publicado o tal texto.

              Daí advirem consequências como o final da colaboração, pois presumo que esteja recibos verdes ou avençado ou algo que o valha, é que me parece realmente absurdo num Estado que diz de direito.
              Se fosse dos "quadros" seria despedido? Foi assim tão gravoso? Se sim como foi publicado, o editor também foi afastado?

              O texto anda por aí?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                Acto de censura seria se não tivessem publicado ou pedido para alterar, mas pelo que percebi, foi publicado o tal texto.

                Daí advirem consequências como o final da colaboração, pois presumo que esteja recibos verdes ou avençado ou algo que o valha, é que me parece realmente absurdo num Estado que diz de direito.
                Se fosse dos "quadros" seria despedido? Foi assim tão gravoso? Se sim como foi publicado, o editor também foi afastado?

                O texto anda por aí?
                RTP Play - ESTE TEMPO

                Não dá para censurar programas de rádio em directo, portanto toca de acabar com o programa... faz-me lembrar aquela cena do Bolb Geldof em 2008, foi um belo azedume.

                Comentário


                  #9
                  A critica é feita à própria empresa onde trabalha... O problema aqui é mesmo a RTP ser... a RTP.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                    RTP Play - ESTE TEMPO

                    Não dá para censurar programas de rádio em directo, portanto toca de acabar com o programa... faz-me lembrar aquela cena do Bolb Geldof em 2008, foi um belo azedume.
                    Só agora ouvi a polémica cronica do jornalista Pedro Rosa Mendes e só quero dizer que foi o retrato mais lúcido, mais verdadeiro e mais corajoso sobre a Angola moderna que alguma vez ouvi.
                    Um verdadeiro artigo de opinião sem papas na língua e sem medo da treta do politicamente correcto que subjuga e subverte o pensamento individual e a razão.

                    Comentário


                      #11
                      O sénhor José Éduardo dus Santós e o sénhor embaixadó de Angólá tem ámigos poderosos no Portugal e não gosta de óvir gente a dizé mal dele e d'Angólá...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                        O sénhor José Éduardo dus Santós e o sénhor embaixadó de Angólá tem ámigos poderosos no Portugal e não gosta de óvir gente a dizé mal dele e d'Angólá...
                        Os amigos poderosos são os contentores de dolares provenientes da corrupção que reina em Angola e que são utilizados para comprar empresas e imóveis em Portugal, numa gigantesca manobra de lavagem de dinheiro sujo, com a bênção do governo português.

                        Comentário


                          #13
                          eu resolvia isto facilmente acabando com a Taxa de radiofusão.

                          e pelo caminho, mandava a RDP com o caraças.

                          Comentário


                            #14
                            Mas ainda há admiração?
                            O Prós e Prós, o programa da mastronça da Fatinha, cujo tema é sempre o mesmo (temos todos de dar as mãos, ser unidos, "virarmo-nos para o mar", "explorar o mar", porque somos uma nação grandiosa, etc etc etc, para reerguermo-nos e recuperarmos as glórias do passado, blah blah blah...), mas o título é que muda; esse programa que é apenas um tempo de antena, duas horas de pura propaganda e desinformação, com a diferença de que é em directo e há público (é assim uma espécie de comício político, mas em versão pós-moderna)...

                            ...Admiram-se que tenha feito o que fez? A mim não me espanta nada, mesmo.

                            Até porque Relvas já decidiu há muito tempo a quem é que vai vender a RTP. E nós todos sabemos a quem é.
                            ...E a Fatinha também já percebeu a quem.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                              Mas ainda há admiração?
                              O Prós e Prós, o programa da mastronça da Fatinha, cujo tema é sempre o mesmo (temos todos de dar as mãos, ser unidos, "virarmo-nos para o mar", "explorar o mar", porque somos uma nação grandiosa, etc etc etc, para reerguermo-nos e recuperarmos as glórias do passado, blah blah blah...), mas o título é que muda; esse programa que é apenas um tempo de antena, duas horas de pura propaganda e desinformação, com a diferença de que é em directo e há público (é assim uma espécie de comício político, mas em versão pós-moderna)...

                              ...Admiram-se que tenha feito o que fez? A mim não me espanta nada, mesmo.

                              Até porque Relvas já decidiu há muito tempo a quem é que vai vender a RTP. E nós todos sabemos a quem é.
                              ...E a Fatinha também já percebeu a quem.
                              É exactamente esta a descrição do que têm sido o prós e contras. No caso do de ontem, faltaram lá juízes, advogados e ministros para lhes perguntar porque é que continuam a dar penas suspensas a quem comprovadamente e repetidamente não merece oportunidades, porque é continuam a aproveitar falhas no sistema e porque é que aprovam leis completamente desfazadas da actualidade dos dias de hoje.


                              No fim, o programa termina sempre com "Vamos todos ser amigos, portugal é o maior, temos a melhor [inserir qualquer coisa aqui], em vez de ir ao núcleo do problema.

                              A questão de ontem era muito simples de discutir: Quem é que é o responsavel pela segurança não ter mais meios, quem é o responsavel pelos tribunais serem brandos, quem é o responsável por elaborar leis que desresponsabilizem criminosos.

                              Mas não, comentou-se que a culpa dos hoteis serem assaltados porque estavam mal construidos...

                              Indicou-se que as pessoas é que tem que instalar sistemas de segurança e de se protegerem, em vez de se punir quem efectivamente é o problema.

                              De acordo com o que foi dito ontem, se eu tiver um vizinho que deixe o cão ***** nas escadas, a solução é eu fazer rapel pela janela.

                              E quanto ao teórico que indicou que portugola tem a média mais baixa de crimes violentos na europa, imaginem o que é dizer isso à esposa/marido de um ourives:

                              -Lamentamos a sua perda, mas a média de homicidios em portugal é a mais baixa.

                              Haja paciência para esta trampa do politicamente correcto.
                              Editado pela última vez por CapitaoIglo; 25 January 2012, 08:54.

                              Comentário


                                #16
                                Por acaso ontem à noite foi um assunto comentado na SIC Noticias. Vá lá ...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CapitaoIglo Ver Post
                                  É exactamente esta a descrição do que têm sido o prós e contras. No caso do de ontem, faltaram lá juízes, advogados e ministros para lhes perguntar porque é que continuam a dar penas suspensas a quem comprovadamente e repetidamente não merece oportunidades, porque é continuam a aproveitar falhas no sistema e porque é que aprovam leis completamente desfazadas da actualidade dos dias de hoje.


                                  No fim, o programa termina sempre com "Vamos todos ser amigos, portugal é o maior, temos a melhor [inserir qualquer coisa aqui], em vez de ir ao núcleo do problema.

                                  A questão de ontem era muito simples de discutir: Quem é que é o responsavel pela segurança não ter mais meios, quem é o responsavel pelos tribunais serem brandos, quem é o responsável por elaborar leis que desresponsabilizem criminosos.

                                  Mas não, comentou-se que a culpa dos hoteis serem assaltados porque estavam mal construidos...

                                  Indicou-se que as pessoas é que tem que instalar sistemas de segurança e de se protegerem, em vez de se punir quem efectivamente é o problema.

                                  De acordo com o que foi dito ontem, se eu tiver um vizinho que deixe o cão ***** nas escadas, a solução é eu fazer rapel pela janela.

                                  E quanto ao teórico que indicou que portugola tem a média mais baixa de crimes violentos na europa, imaginem o que é dizer isso à esposa/marido de um ourives:

                                  -Lamentamos a sua perda, mas a média de homicidios em portugal é a mais baixa.

                                  Haja paciência para esta trampa do politicamente correcto.
                                  Tens razão, frequentemente o Prós E Prós também cai nesse tipo de esquemas e de clichés. É triste, chega a dar pena.
                                  Então a tal parte do «Vamos todos ser amigos, Portugal é o maior, temos a melhor [inserir qualquer coisa aqui]» é priceless, acontece sempre... :D

                                  Comentário


                                    #18
                                    Temos que ver as coisas por outro prisma, milhares de portugueses e a aumentar trabalham em Angola. E os angolanos são corruptos e bastante complexados, tal como a generalidade dos africanos por variados motivos.

                                    Quem não se lembra do caso da carta de Mantorras.

                                    Por isso esta "censura" vem em linha com o que acabei de dizer, andar a falar de certas coisas de peito cheio significa menos €€€ a entrar em Portugal e problemas para os portugueses a viver em Angola neste momento.


                                    É como a vassalagem dos governos português ao Hugo Chavez, não é bonito, mas vivem muitos portugueses na Venezuela e é função do governo português no mínimo não piorar o situação por lá.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                      eu resolvia isto facilmente acabando com a Taxa de radiofusão.

                                      e pelo caminho, mandava a RDP com o caraças.

                                      Concordo. E agora a malta que com a TDT não tem TV de qualquer tipo e pagam na mesma taxas. Enfim

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                        Temos que ver as coisas por outro prisma, milhares de portugueses e a aumentar trabalham em Angola. E os angolanos são corruptos e bastante complexados, tal como a generalidade dos africanos por variados motivos.

                                        Quem não se lembra do caso da carta de Mantorras.

                                        Por isso esta "censura" vem em linha com o que acabei de dizer, andar a falar de certas coisas de peito cheio significa menos €€€ a entrar em Portugal e problemas para os portugueses a viver em Angola neste momento.


                                        É como a vassalagem dos governos português ao Hugo Chavez, não é bonito, mas vivem muitos portugueses na Venezuela e é função do governo português no mínimo não piorar o situação por lá.
                                        No entanto, toda a gente, incluindo media, jornalistas e comentadores políticos cascam no Chavez até mais não... E não é por isso que deixamos de ter os benefícios que temos da Venezuela.

                                        Já com Angola não tem acontecido o mesmo. Abre-se a boca para denunciar aquilo que por ali vai e corta-se o pio e a liberdade de imprensa (coisa que pode ser deficitária por cá, mas pelo menos temos, ao contrário do quintal do Sr. dos Santos). Ou seja, vende-se aquilo que é, quanto a mim, mais precioso, em troca de alguns cobres num momento de aflição.
                                        Essa é a lógica deste Governo em relação a quase todas as matérias. Abdica-se disto, daquilo e de acoloutro... Tudo a Bem da Nação, porque «vivemos um momento dificílimo» (cliché repetido à exaustão para justificar tudo o que se faz...).

                                        Porreiro, pá!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                                          No entanto, toda a gente, incluindo media, jornalistas e comentadores políticos cascam no Chavez até mais não... E não é por isso que deixamos de ter os benefícios que temos da Venezuela.

                                          Já com Angola não tem acontecido o mesmo. Abre-se a boca para denunciar aquilo que por ali vai e corta-se o pio e a liberdade de imprensa (coisa que pode ser deficitária por cá, mas pelo menos temos, ao contrário do quintal do Sr. dos Santos). Ou seja, vende-se aquilo que é, quanto a mim, mais precioso, em troca de alguns cobres num momento de aflição.
                                          Essa é a lógica deste Governo em relação a quase todas as matérias. Abdica-se disto, daquilo e de acoloutro... Tudo a Bem da Nação, porque «vivemos um momento dificílimo» (cliché repetido à exaustão para justificar tudo o que se faz...).

                                          Porreiro, pá!
                                          Na Venezuela só interessa mais o que o governo diz ou faz, o que a comunicação social diz passa como sendo mero ruído que não tem nenhuma influencia na Venezuela, não é noticia por lá.

                                          Já com Angola a relação é mais próxima, e tudo passa. A politica internacional não é uma boa muito bonita, mas a haver se uma vez na vida fazemos as coisas bem, em Timor foi o desastre, tudo o que dava dinheiro (petróleo sobretudo) foi para os australianos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            É por estas e por outras que o Estado não deve estar metido na comunicação social.

                                            Comentário


                                              #23

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                Temos que ver as coisas por outro prisma, milhares de portugueses e a aumentar trabalham em Angola. E os angolanos são corruptos e bastante complexados, tal como a generalidade dos africanos por variados motivos.

                                                Quem não se lembra do caso da carta de Mantorras.

                                                Por isso esta "censura" vem em linha com o que acabei de dizer, andar a falar de certas coisas de peito cheio significa menos €€€ a entrar em Portugal e problemas para os portugueses a viver em Angola neste momento.


                                                É como a vassalagem dos governos português ao Hugo Chavez, não é bonito, mas vivem muitos portugueses na Venezuela e é função do governo português no mínimo não piorar o situação por lá.
                                                Por alguma razão os interesses angolanos estão a comprar empresas de media em Portugal.
                                                E muito possivelmente até poderão estar interessados nas privatizações que irão acontecer em alguns meios de comunicação social do Estado.

                                                Todos sabemos bem a vergonha que é a corrupção praticada pelo governo de angola e pelas suas elites e que esse dinheiro tem de ser "lavado" em algum sitio, de alguma forma, e ai Portugal é uma lavandaria com a porta aberta 24/7.
                                                Infelizmente cada dia mais se torna mais difícil dizer as verdades, pois podem causar algumas dores a quem tem o dinheiro, neste caso Angola e a China e pode causar algum afastamento ou esfriamento nos "investimentos" feitos em Portugal, especialmente se forem ditas nas rádios e televisões publicas, que até são, no caso de Angola, ouvidos e vistos por lá pela população, o que se torna um incomodo para o governo de angola que os angolanos "simples" saibam das aldrabices e dos investimentos feitos pelos seus governantes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                  É por estas e por outras que o Estado não deve estar metido na comunicação social.
                                                  Acrescento: é por estas e por outras que a RTP ainda não foi privatizada, dá muito jeito a alguns manter as coisas como estão. Tudo em nome do serviço público, claro!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Vendemo-nos a uns corruptos por um punhado de moedas, é o que é...

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X