Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O homem foi feito para o trabalho ou o trabalho para o homem!?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O homem foi feito para o trabalho ou o trabalho para o homem!?

    Analisemos esta questão.

    É certo que aos nosso dias nos é obrigado a uma maior dedicação, dispêndio em prolo do trabalho, ou se não quando por raros casos conheçamos de total escravidão por este.

    Estaremos a perder nosso direito de bem estar e ocupação da nossa vida àparte deste?

    Estaremos num futuro próximo em que tudo se resumirá ao trabalho apagando por completo a nossa vida pessoal e o tempo que nos merecemos dedicar a nós próprios?

    Irão estes tempos (ou o aproveitamento por para de alguns grupos) obrigar a isso?...

    O que acham deste dualismo, trabalho/descanso?

    Boas participações...

    #2
    Acho que, como em praticamente tudo na vida, o meio termo é o referencial, pois de equilíbrios e estabilidade se faz tudo na vida e no universo.

    Desse modo, há algures o equilíbrio entre a necessidade de ser-se útil ao seu colectivo e o direito ao descanso que essa utilidade tem de proporcionar. O Homem só anda cá a fazer alguma coisa se for útil ao seu semelhante, mas não tem nada de ser, ou ver-se, obrigado a dar, a trabalhar, mais do que à fruição do lazer a que, com o trabalho, ganha inequívoco direito.

    Resta dizer que, tendo "inventado" o trabalho, tal como o conhecemos hoje, o Homem criou a sua melhor ferramenta para a sua felicidade, mas também para as suas tristezas, sobretudo quando se perde o tal ponto de equilíbrio...

    A propósito, (mais um) excelente tópico.

    Comentário


      #3
      Eu creio que veremos tempos de totais abusos que virão desvirtuar todos esses conceitos que nos valem...

      Comentário


        #4
        O trabalho foi feito para o homem, como forma de mediar as suas necessidades, daí surgindo um conjunto de formas de relacionamento sócio-profissional que foram sofrendo mudanças ao longo dos séculos.

        Comentário


          #5
          Tal como o homem e a mulher, foram feitos um para o outro

          Comentário


            #6
            O homem não foi feito para trabalhar mas sim para criar - Agostinho da Silva.
            E eu concordo, chegamos a um patamar civilizacional e a um nível de tecnologia que nos permitirá num futuro próximo concentrar noutro tipo de tarefas, o trabalho manual vai sendo cada vez mais descontinuado e permite mais tempo livre e alcançar o equilíbrio próprio de cada um.

            Comentário


              #7
              Acho que esta questão enferma de um equívoco histórico simples: o lazer é uma aquisição nova nas sociedades humanas. Para a esmagadora maioria das pessoas o trabalho foi a única forma de vida durante milhares e milhares de anos. Foi só com o advento da revolução industrial e a progressiva construção de uma especialização crescente do trabalho que se conseguiu começar a perspectivar tempos de lazer para o comum dos mortais. Não me refiro às classes privilegiadas, que essas sempre tiveram ócio a mais, mas sim ao cidadão médio.

              Ou seja, o lazer é um factor de modernidade, tal como a existência de adolescência, a velhice, e até a obesidade.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                Acho que esta questão enferma de um equívoco histórico simples: o lazer é uma aquisição nova nas sociedades humanas. Para a esmagadora maioria das pessoas o trabalho foi a única forma de vida durante milhares e milhares de anos. Foi só com o advento da revolução industrial e a progressiva construção de uma especialização crescente do trabalho que se conseguiu começar a perspectivar tempos de lazer para o comum dos mortais. Não me refiro às classes privilegiadas, que essas sempre tiveram ócio a mais, mas sim ao cidadão médio.

                Ou seja, o lazer é um factor de modernidade, tal como a existência de adolescência, a velhice, e até a obesidade.
                Mas a minha pergunta, que por essas conquistas não estaremos a prever uma perda do próprio como da nossa qualidade de vida, sendo aqui tornado assente o único ponto resultante que é o trabalho? Será isto de todo o papel central das nossas vidas?

                Comentário


                  #9
                  Acho que não prejudica propriamente a qualidade de vida, depende da maneira como combinamos com a vida pessoal. É estimulante e compensador quando estamos envolvidos em projectos pois podemos retirar bastante prazer disso. Nestes casos não sinto a minha vida pessoal prejudicada com o tempo excessivo que o trabalho rouba. Falo por mim, claro.

                  Comentário


                    #10
                    Trabalhar para o bronze é trabalho.

                    Comentário


                      #11
                      Acho que um mínimo de lazer é indispensável para a vida ter interesse, mas dizem os entendidos que os direitos laborais retiram competitividade
                      Ou seja, querem fazer da vida uma guerra em prol da competitividade.

                      Comentário


                        #12
                        Cada um é para o que nasce. Eu sou daqueles que nasci para não fazer nenhum

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Cada um é para o que nasce. Eu sou daqueles que nasci para não fazer nenhum
                          Mas no outro tópico disseste que fizeste muito...

                          Comentário


                            #14

                            Comentário


                              #15
                              vá lá que desta vez o desenterranço só tem 6 meses!!

                              Comentário


                                #16
                                E fiz. E gosto de fazer.

                                E gosto muito de trabalhar, mas gosto ainda mais de descansar

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Cada um é para o que nasce. Eu sou daqueles que nasci para não fazer nenhum
                                  O que por si dá uma trabalhadeira....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                    Acho que esta questão enferma de um equívoco histórico simples: o lazer é uma aquisição nova nas sociedades humanas. Para a esmagadora maioria das pessoas o trabalho foi a única forma de vida durante milhares e milhares de anos. Foi só com o advento da revolução industrial e a progressiva construção de uma especialização crescente do trabalho que se conseguiu começar a perspectivar tempos de lazer para o comum dos mortais. Não me refiro às classes privilegiadas, que essas sempre tiveram ócio a mais, mas sim ao cidadão médio.

                                    Ou seja, o lazer é um factor de modernidade, tal como a existência de adolescência, a velhice, e até a obesidade.
                                    Depende da definição de lazer.

                                    Nos primórdios da civilização, quando vivíamos em pequenas tribos, o "trabalho" passava apenas por caçar a comida para o dia. Feito isso podia-se tirar o resto do dia para descansar, passear, dormir, e não esquecer fornicar Não havia era lazer como televisão, computadores, veículos, etc.

                                    O trabalho acaba por ser mais uma necessidade para manter a evolução tecnológica e um nível de vida relativamente elevado do que propriamente para sobreviver. Trabalhamos para termos luxos nas horas fora do trabalho, trabalhamos para ter estabilidade e garantias (dentro do possível) e não estar sujeitos à sorte de apanhar ou não qualquer coisa para comer nesse dia, etc.

                                    Embora sejamos desde pequenos condicionados para uma sociedade em que se trabalha a troco de dinheiro e depois se troca o dinheiro por bens e serviços, na realidade há sempre outra alternativa: não trabalhar, não ter dinheiro, caçar para comer e dormir ao relento.

                                    O que referes penso que é uma questão diferente, que é a má distribuição do trabalho e dos lucros numa sociedade, que é consequência do egoísmo que é característico do ser humano.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                                      O que por si dá uma trabalhadeira....
                                      Depende do que se entende por não fazer nenhum.

                                      Quando digo isto, significa que se ganhasse dinheiro sem trabalhar, iria ocupar-me com as coisas que mais gosto.

                                      Nunca na vida ficaria em casa todos os dias a toda a hora a dormir e a ver TV

                                      cruzes

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X