Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como por wireless a funcionar em toda a casa?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como por wireless a funcionar em toda a casa?

    Existe alguma maneira de ampliar o sinal de um router do sapo de maneira a apanhar wireless em toda a casa?
    A minha casa tem dois pisos + sotão, onde fiz o escritório, se colocar o router no r/c não apanho wireless no sotão pelo que neste momento tenho router colocado num quarto do primeiro andar, mas mesmo assim por vezes não apanho rede em todos os sitios da casa, que me dá jeito para andar com o portátil na sala por exemplo.
    Alguma dica fácil? É que eu a informática sou fraquinho

    #2
    Certamente alguém te ajudará que perceba mais do assunto, apenas te posso contar da minha experiência, tenho uma casa com 3 pisos+sotão, antes tinha uma router da cabovisão que era um martirio apanhar sinal inclusivé no andar abaixo, desde que tenho router da Zon, esta nova azul, a router foi colocada no sotão e tenho sinal na casa inteira. Portanto talvez uma router mais potente? Não sei se isso
    é possivel mas por aqui funcionou.

    Comentário


      #3
      Podes fazer isso com uma "bridge", mas se dizes que és fraquinho a informática, esquece.
      O melhor é comprares um router com melhor alcance e arranjar umas antenas de maior ganho, ou seja, o melhor é ires a uma casa especializada ou então arranjar alguém que vá a tua casa, pois se dizes que não percebes muito, é quase certo que não consegues resolver isto sozinho.

      Comentário


        #4
        Podes usar aqueles adaptadores (que agora não me lembro o nome correcto) que se ligam nas tomadas e passas o sinal do modem para a rede eléctrica e depois é só pores esses adaptadores nas tomadas que quiseres.

        Comentário


          #5
          usa isto http://aztech.com.pt/

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
            Era isso mesmo que estava a falar!

            No meu caso desde que mudei para o Zon Hub também apanho melhor rede em toda a casa mas como o autor do tópico é da Sapo o melhor é optar mesmo por essa solução ou ver se lhe trocam o modem por um melhor.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
              Era isso mesmo que estava a falar!

              No meu caso desde que mudei para o Zon Hub também apanho melhor rede em toda a casa mas como o autor do tópico é da Sapo o melhor é optar mesmo por essa solução ou ver se lhe trocam o modem por um melhor.

              isto que postei não é bem isso ) já é mais a frente


              este aztech é um repeater por wireless, só que num formato muito leve e pequeno;

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                isto que postei não é bem isso ) já é mais a frente


                este aztech é um repeater por wireless, só que num formato muito leve e pequeno;
                Sim depois de ler o site vi que era algo do mesmo género mas mais à frente, não passa o sinal pela rede eléctrica, é um repetidor de sinal.

                Comentário


                  #9
                  Eu na minha casa para aumentar o sinal fiz um DIY com uma lata de coca cola cortada de modo a aumentar o sinal.

                  Comentário


                    #10
                    Eu coloquei um router velho que lá tinha (linksys wrt54g) a fazer de bridge com este firmware Wireless Bridge - DD-WRT Wiki

                    Ficou 5 estrelas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                      Eu na minha casa para aumentar o sinal fiz um DIY com uma lata de coca cola cortada de modo a aumentar o sinal.
                      Exactamente. Mas como é óbvio só funciona bem se os receptores estiverem no mesmo piso e direcção idêntica, e para o msantos poderá não ser suficiente.

                      Comentário


                        #12
                        Dois routers WIFI ligados por PLC / HOMEPLUG AV.
                        Power line communication - Wikipedia, the free encyclopedia
                        HomePlug Powerline Alliance - Wikipedia, the free encyclopedia

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                          Dois routers WIFI ligados por PLC / HOMEPLUG AV.

                          Isso é muito bonito, mas ele diz que é "fraquinho" a informática, tás a ver ele a configurar uma coisa dessas?

                          Comentário


                            #14
                            Eu tenho o mesmo problema (escritório no sótão e PS3 na sala), e tenho 2 routers WIFI
                            ligados com isto:
                            Devolo dLAN 500 Devolo dLAN 500 AVMini and AVplus, 500 Mbps PLC Adapters

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                              Isso é muito bonito, mas ele diz que é "fraquinho" a informática, tás a ver ele a configurar uma coisa dessas?
                              Configuração = ZERO!
                              É só ligar à tomada e os cabos.
                              Quando muito carregar num botão para sincronizar a chave de
                              encriptação entre os PLC.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                Configuração = ZERO!
                                É só ligar à tomada e os cabos.
                                Quando muito carregar num botão para sincronizar a chave de
                                encriptação entre os PLC.


                                Mas não há ali switches e routers pelo meio? Não é preciso alterar nada de uma configuração "normal" em que ligas a placa à porta RJ45 do router e já está?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                  Configuração = ZERO!
                                  É só ligar à tomada e os cabos.
                                  Quando muito carregar num botão para sincronizar a chave de
                                  encriptação entre os PLC.
                                  Com a ressalva que tem que haver ligação física através da instalação elétrica... Tenho um colega cujo escritório tem instalação elétrica independente do resto da casa..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                    Mas não há ali switches e routers pelo meio? Não é preciso alterar nada de uma configuração "normal" em que ligas a placa à porta RJ45 do router e já está?
                                    Sim.
                                    Ligar e já está.
                                    Não existe nenhuma diferença entre um router ligado com o sem
                                    PLC pelo meio. Um PLC é uma BRIDGE, pelo que é como se não
                                    existisse no sistema. É transparente.
                                    http://en.wikipedia.org/wiki/Bridging_(networking)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                      Sim.
                                      Ligar e já está.
                                      Não existe nenhuma diferença entre um router ligado com o sem
                                      PLC pelo meio. Um PLC é uma BRIDGE, pelo que é como se não
                                      existisse no sistema. É transparente.
                                      Bridging (networking) - Wikipedia, the free encyclopedia

                                      Ok, por acaso não sabia que era assim tão fácil

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                        Com a ressalva que tem que haver ligação física através da instalação elétrica... Tenho um colega cujo escritório tem instalação elétrica independente do resto da casa..
                                        O que consideras independente?
                                        Contadores diferentes?
                                        Quadros diferentes?

                                        É que os PLC têm chaves de encriptação precisamente porque o sinal pode
                                        chegar a outras habitações (num prédio, por exemplo, pode chegar a casa
                                        do vizinho).

                                        Mas sim, têm limitações. Quantos mais equipamentos eléctricos encontrarem
                                        pelo caminho, maior a perda de sinal. Normalmente é aconselhado usar
                                        directamente a tomada, em lugar de extensões e/ou triplas. Nunca ligar a
                                        extensões com estabilizadores de tensão, porque aí pode mesmo cortar o
                                        sinal radicalmente.

                                        De qualquer modo, eu tenho os PLC em dois quadros eléctricos distintos,
                                        e funciona bem. Até passando por 3 quadros eléctricos funciona (sótão
                                        para a garagem).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                          Eu tenho o mesmo problema (escritório no sótão e PS3 na sala), e tenho 2 routers WIFI
                                          ligados com isto:
                                          Devolo dLAN 500 Devolo dLAN 500 AVMini and AVplus, 500 Mbps PLC Adapters
                                          Exactamente a minha configuração. Pena os Devolo terem custado os olhos da cara aqui há uns 3 anos. Com este sistema pode-se estender infinitamente uma rede wifi. Basta ter routers velhos. Ainda me sobram 3...
                                          Importante: dar o mesmo ssid a ambos os routers mas colocá-los em diferentes canais.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                            O que consideras independente?
                                            Contadores diferentes?
                                            Quadros diferentes?

                                            É que os PLC têm chaves de encriptação precisamente porque o sinal pode
                                            chegar a outras habitações (num prédio, por exemplo, pode chegar a casa
                                            do vizinho).

                                            Mas sim, têm limitações. Quantos mais equipamentos eléctricos encontrarem
                                            pelo caminho, maior a perda de sinal. Normalmente é aconselhado usar
                                            directamente a tomada, em lugar de extensões e/ou triplas. Nunca ligar a
                                            extensões com estabilizadores de tensão, porque aí pode mesmo cortar o
                                            sinal radicalmente.

                                            De qualquer modo, eu tenho os PLC em dois quadros eléctricos distintos,
                                            e funciona bem. Até passando por 3 quadros eléctricos funciona (sótão
                                            para a garagem).
                                            Independente, sem ligação física. Não sei se isso vai dar a volta ao poste e encontram-se aí

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                              Independente, sem ligação física. Não sei se isso vai dar a volta ao poste e volta
                                              Depende da distância.
                                              Do posto de transformação não deve passar...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Obrigado a todos pela ajuda. A opçao do Nuno156 parece boa mas implicava ter que comprar um router e as outras peças, no site fala em 230€, pelo que me parece uma solução um pouco cara e já estão a falar em encriptação e coiso e tal...já me estão a asustar
                                                A solução do Monteiroribas parece mais simple e barata (60€), será que é assim tão simples pelo que vi á pressa devem se dois aparelhos não é? Um perto do router wireless e outro na divisão onde queremos internet? Aquela velocidade, 300 Mbps é boa?
                                                Mais um pormenor a instalação da minha casa é destas novas com um quadro ATI na sala, ajuda nalguma coisa?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                  Obrigado a todos pela ajuda. A opçao do Nuno156 parece boa mas implicava ter que comprar um router e as outras peças, no site fala em 230€, pelo que me parece uma solução um pouco cara e já estão a falar em encriptação e coiso e tal...já me estão a asustar
                                                  A solução do Monteiroribas parece mais simple e barata (60€), será que é assim tão simples pelo que vi á pressa devem se dois aparelhos não é? Um perto do router wireless e outro na divisão onde queremos internet? Aquela velocidade, 300 Mbps é boa?
                                                  Mais um pormenor a instalação da minha casa é destas novas com um quadro ATI na sala, ajuda nalguma coisa?
                                                  O repetidor de WIFI não te garante que o sinal chegue onde queres, nem com
                                                  a intensidade que queres.

                                                  Por outro lado, a solução PLC não obriga a comprar outro ROUTER. Existem
                                                  PLC com WIFI integrado, e/ou SWITCH (várias saídas RJ45). Ou seja, é uma
                                                  questão de ver os equipamentos que existem, e adoptar a melhor solução.
                                                  Até podes ficar com uma solução híbrida, ou seja, num local teres rede via
                                                  WIFI, e noutro local teres rede ligando um cabo do PC ao PLC.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Quanto ao quadro ATI... depende de onde tem as saídas de rede.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                      Obrigado a todos pela ajuda. A opçao do Nuno156 parece boa mas implicava ter que comprar um router e as outras peças, no site fala em 230€, pelo que me parece uma solução um pouco cara e já estão a falar em encriptação e coiso e tal...já me estão a asustar
                                                      A solução do Monteiroribas parece mais simple e barata (60€), será que é assim tão simples pelo que vi á pressa devem se dois aparelhos não é? Um perto do router wireless e outro na divisão onde queremos internet? Aquela velocidade, 300 Mbps é boa?
                                                      Mais um pormenor a instalação da minha casa é destas novas com um quadro ATI na sala, ajuda nalguma coisa?
                                                      Opá os plc estão baaratos. Arranjas desde os 30 e tal euros o par!

                                                      Power Line Communications (PLC) comprar Power Line Communications (PLC) preços venda promoção ofertas baixo Portugal

                                                      Mesmo os Devolo não custam tanto como me custaram há uns anos!
                                                      Redes sem fio power line communications plc Power Line Communications (PLC) DEVOLO comprar Power Line Communications (PLC)DEVOLO preços venda promoção ofertas baixo Portugal DEVOLO

                                                      Escolhe e não hesites, pq compras um router ou um Ap e ligas em rede...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Aproveito para pedir uma dica.

                                                        Tenho Sapo ADSL a 7 Mbps (a rede de cobre não dá mais e o cabo não chega cá), com distribuição WiFi a partir de um modem/router SMC no sótão da casa. No r/c dois pisos abaixo o sinal chega mas fraquinho, e a ideia dos PLC parece ser interessante. Mesmo com algumas perdas por ligar em fichas triplas, imagino que dada a velocidade máxima da minha rede não perco nada em termos de velocidade...

                                                        Agora a questão central. Tenho aqui um outro modem/router SMC WiFi que está desactivado (tinha um alcance mais limitado e por isso arranjei outro). Imaginando que o ligava no PLC do r/c, como é que se configura uma coisas destas? Fica a funcionar como uma segunda rede dentro da mesma casa, com outro nome? Um portátil liga-se às duas em simultâneo e escolhe a mais forte, ou como é que funciona?

                                                        Se em alternativa comprar um PLC com WiFi, fica também como uma segunda rede?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                                          Aproveito para pedir uma dica.

                                                          Tenho Sapo ADSL a 7 Mbps (a rede de cobre não dá mais e o cabo não chega cá), com distribuição WiFi a partir de um modem/router SMC no sótão da casa. No r/c dois pisos abaixo o sinal chega mas fraquinho, e a ideia dos PLC parece ser interessante. Mesmo com algumas perdas por ligar em fichas triplas, imagino que dada a velocidade máxima da minha rede não perco nada em termos de velocidade...

                                                          Agora a questão central. Tenho aqui um outro modem/router SMC WiFi que está desactivado (tinha um alcance mais limitado e por isso arranjei outro). Imaginando que o ligava no PLC do r/c, como é que se configura uma coisas destas? Fica a funcionar como uma segunda rede dentro da mesma casa, com outro nome? Um portátil liga-se às duas em simultâneo e escolhe a mais forte, ou como é que funciona?

                                                          Se em alternativa comprar um PLC com WiFi, fica também como uma segunda rede?
                                                          Deve ficar a funcionar com a mesma ssid e a mesma password (o segundo router). Assim crias uma só rede e podes andar pela casa sem teres de mudar de rede wifi.

                                                          GeekTonic: How To Setup a 2nd Router as an Access Point & Extend Your Wireless Network

                                                          Nota o cabo de rede sai de uma porta Lan do router que recebe a net e esse cabo entra num plc. Na outra divisão colocas o outro plc e ligas um cabo de rede a uma porta LAN e não wan!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                                            Aproveito para pedir uma dica.

                                                            Tenho Sapo ADSL a 7 Mbps (a rede de cobre não dá mais e o cabo não chega cá), com distribuição WiFi a partir de um modem/router SMC no sótão da casa. No r/c dois pisos abaixo o sinal chega mas fraquinho, e a ideia dos PLC parece ser interessante. Mesmo com algumas perdas por ligar em fichas triplas, imagino que dada a velocidade máxima da minha rede não perco nada em termos de velocidade...

                                                            Sim, Mesmo numa distância de 2 pisos um PLC de 200Mb/s deverá fazer pelo menos
                                                            10Mb/s, mesmo com triplas. A menos que a qualidade da instalação eléctrica seja muito
                                                            fraca.


                                                            Agora a questão central. Tenho aqui um outro modem/router SMC WiFi que está desactivado (tinha um alcance mais limitado e por isso arranjei outro). Imaginando que o ligava no PLC do r/c, como é que se configura uma coisas destas?

                                                            É igual.
                                                            A configuração do ROUTER WIFI ligado a um PLC é igual à configuração de um
                                                            ROUTER WIFI ligado a um ROUTER ADSL.
                                                            Isto porque a ligação de um dos PCL é feita ao ROUTER ADSL. Ou seja, é como
                                                            ter um ROUTER WIFI ligado directamente ao ROUTER ADSL, porque na realidade
                                                            é como se fosse um cabo muito comprido. A diferença é que esse cabo passa pelas
                                                            linhas eléctricas com a ajudar dos PLC.

                                                            A configuração desses ROUTER pode ser feita tanto em ROUTER NAT, como em
                                                            BRIDGE. Se for ROUTER NAT, cada ROUTER terá a sua própria rede, e serviço
                                                            de DHCP. Se for como BRIDGE, será uma única rede controlada pelo ROUTER
                                                            ADSL, e pelo seu serviço de DHCP.


                                                            Fica a funcionar como uma segunda rede dentro da mesma casa, com outro nome?

                                                            Sim.
                                                            É o ideal.
                                                            Dois SSID e dois canais distintos, para não interferirem um no outro.


                                                            Um portátil liga-se às duas em simultâneo e escolhe a mais forte, ou como é que funciona?

                                                            Só depende do portátil (sistema).
                                                            O mais natural é escolher a mais forte. Mas o sistema pode achar que deve tentar sempre
                                                            primeiro a última que foi usada. Mas deverás poder escolher manualmente.
                                                            Seja como for, só poderá estar ligado a uma delas de cada vez.


                                                            Se em alternativa comprar um PLC com WiFi, fica também como uma segunda rede?

                                                            Sim.
                                                            Respostas a vermelho.

                                                            NOTA:
                                                            No teu caso em particular, como o teu segundo ROUTER é também ADSL para além de WIFI,
                                                            terás de desactivar a parte ADSL, e configurá-lo como BRIDGE (portos RJ45 e WIFI em modo
                                                            BRIDGE). Um dos PLC ligará a um dos portos RJ45 do ROUTER que está ligado à linha telefónica
                                                            ADSL, e o outro PLC ligará a um dos portos RJ45 do ROUTER que estará em modo BRIDGE
                                                            com o ADSL desactivado.
                                                            Portanto, antes de avançares com a compra dos PLC, convém verificar se esse ROUTER ADSL
                                                            e WIFI tem capacidade para efectuar esta configuração, pois normalmente só fazem NAT do
                                                            interface ADSL para os outros interfaces (RJ45 e WIFI).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X