Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Direito a não ser enxovalhado?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Direito a não ser enxovalhado?

    Imaginem que são proprietários de uma empresa à qual dedicaram mais de 20 anos da vossa vida. Imaginem que, para além de uma postura empresarial, adoptam também, com os vossos colaboradores, uma postura familiar. Pagam sempre a tempo e horas, de forma justa. Ajudam o primo de um funcionário que ficou recentemente desempregado dando-lhe trabalho. Ajudam o filho de uma colaboradora que regressou de um programa de desintoxicação de drogas e tem dificuldades de integração. Ajudam a prima da tia da irmã de outra funcionária...

    Imaginem agora que a área de negócio da empresa atravessa um momento muito difícil. Por mais que lutem e tentem a todo o custo pagar salários (pedindo inclusivé, numa tentativa desesperada e inconsequente, empréstimos em nome pessoal para os pagar) não resta outra solução senão abrir um processo de insolvência. E, como é óbvio, os salários do último mês, bem como indemnizações devidas, não podem ser pagas de imediato.

    Imaginem agora, que um grupo de ex-colaboradores (cerca de 20), se reune à porta da vossa casa, com cartazes, gritando uma série de palavras insultuosas, numa espécie de manifestação. Em casa estão vocês, numa situação de fragilidade emocional por também terem ficado sem o vosso emprego, sem as vossas poupanças (enterradas numa tentativa de solucionar o problema), sem aparentarem, nem terem efectivamente quaisquer sinais de luxo. Está também um pessoa de idade. Está também uma pessoa que tem uma actividade profissional, que necessita de sair de casa de manhã.

    Chamam a polícia, que se apresenta no local e vos diz que nada pode fazer, porque os cidadãos estão na via pública e lá podem fazer o que entenderem. Essas mesmas pessoas, para além de mostrarem que conhecem o polícia em causa, repetem as "manifestações" nas manhãs seguintes. Essas pessoas não estão dispostas a dialogar, mas apenas exigir os seus direitos imediatamente (aos quais irão lógicamente ter acesso, no termo do processo de insolvência).

    Existe alguma forma de impedir que sejam importunados e envergonhados, à porta de vossa casa?

    #2
    Infelizmente o empresário é alguém muito mal visto em Portugal no geral, e neste fórum em particular.

    Não sei a melhor maneira de evitar esta situação, mas espero que tudo se resolva pelo melhor!

    Comentário


      #3
      Ponto 1 - as pessoas tendem a se esquecer rapidamente daquilo que os outros fazem por elas, quando isso lhes convêm. Por isso ás vezes mais vale não fazer nada pois o resultado é o mesmo.

      Ponto 2 - um dos grandes erros dos empresários é tentar salvar uma empresa quando esta não tem as mínimas condições de ser salva. É um erro que geralmente só se vê e só se admite quando é demasiado tarde, quando já se perdeu tudo o que se tinha. Mais vale admitir que não vale a pena e desta forma salvaguardar aquilo que se ganhou durante a vida. Nada nem ninguém merece isso. Mais vale simplesmente fechar a loja.

      Ponto 3 - são situações que me entristecem muito mas mesmo muito, quando alguém trabalhou a vida toda para ter e dar melhores condições de vida para si e para os outros e depois perde tudo. Como disse atrás, por vezes temos de engolir o orgulho, fechar os olhos e fazer o que tem de ser feito enquanto é tempo, porque depois é tarde demais e ninguém merece mais aquilo que é nosso que nós próprios.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Walkmen Ver Post
        Imaginem que são proprietários de uma empresa à qual dedicaram mais de 20 anos da vossa vida. Imaginem que, para além de uma postura empresarial, adoptam também, com os vossos colaboradores, uma postura familiar. Pagam sempre a tempo e horas, de forma justa. Ajudam o primo de um funcionário que ficou recentemente desempregado dando-lhe trabalho. Ajudam o filho de uma colaboradora que regressou de um programa de desintoxicação de drogas e tem dificuldades de integração. Ajudam a prima da tia da irmã de outra funcionária...

        Imaginem agora que a área de negócio da empresa atravessa um momento muito difícil. Por mais que lutem e tentem a todo o custo pagar salários (pedindo inclusivé, numa tentativa desesperada e inconsequente, empréstimos em nome pessoal para os pagar) não resta outra solução senão abrir um processo de insolvência. E, como é óbvio, os salários do último mês, bem como indemnizações devidas, não podem ser pagas de imediato.

        Imaginem agora, que um grupo de ex-colaboradores (cerca de 20), se reune à porta da vossa casa, com cartazes, gritando uma série de palavras insultuosas, numa espécie de manifestação. Em casa estão vocês, numa situação de fragilidade emocional por também terem ficado sem o vosso emprego, sem as vossas poupanças (enterradas numa tentativa de solucionar o problema), sem aparentarem, nem terem efectivamente quaisquer sinais de luxo. Está também um pessoa de idade. Está também uma pessoa que tem uma actividade profissional, que necessita de sair de casa de manhã.

        Chamam a polícia, que se apresenta no local e vos diz que nada pode fazer, porque os cidadãos estão na via pública e lá podem fazer o que entenderem. Essas mesmas pessoas, para além de mostrarem que conhecem o polícia em causa, repetem as "manifestações" nas manhãs seguintes. Essas pessoas não estão dispostas a dialogar, mas apenas exigir os seus direitos imediatamente (aos quais irão lógicamente ter acesso, no termo do processo de insolvência).

        Existe alguma forma de impedir que sejam importunados e envergonhados, à porta de vossa casa?
        "Por aqui" vive-se uma situação semelhante, um tanto ou pouco melhor dado que ainda não se chegou a pensar sequer em insolvência apenas se cortou nas regalias e "prémios" que se ia dando aos colaboradores, mas como todos têm pouca memória acham que "estamos" a ser injustos e decidiram "produzir" menos.

        Só tenho a dizer que não é assim que ajudam a salvar os seus trabalhos.

        Só te posso dizer que te compreendo e boa sorte.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
          "Por aqui" vive-se uma situação semelhante, um tanto ou pouco melhor dado que ainda não se chegou a pensar sequer em insolvência apenas se cortou nas regalias e "prémios" que se ia dando aos colaboradores, mas como todos têm pouca memória acham que "estamos" a ser injustos e decidiram "produzir" menos.

          Só tenho a dizer que não é assim que ajudam a salvar os seus trabalhos.

          Só te posso dizer que te compreendo e boa sorte.
          Agradeço. Infelizmente não sou eu. E digo infelizmente porque eu tenho 30 anos e cabedal para fazer frente a uma situação destas. São familiares próximos, que estão perto dos 60 anos e uma vida de trabalho no duro. E não é por serem meus familiares, mas foi mesmo no duro.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Walkmen Ver Post
            Imaginem que são proprietários de uma empresa à qual dedicaram mais de 20 anos da vossa vida. Imaginem que, para além de uma postura empresarial, adoptam também, com os vossos colaboradores, uma postura familiar. Pagam sempre a tempo e horas, de forma justa. Ajudam o primo de um funcionário que ficou recentemente desempregado dando-lhe trabalho. Ajudam o filho de uma colaboradora que regressou de um programa de desintoxicação de drogas e tem dificuldades de integração. Ajudam a prima da tia da irmã de outra funcionária...
            Em Portugal também existe muito a mentalidade anti-empresário porque patrões assim são uma raridade. Infelizmente é daquelas situações em que o justo paga pelo pecador...

            Eu acho que numa situação destas simplesmente dirigia-me às pessoas em questão e tentava explicar a situação para também verem o meu lado. Depois se eu soubesse que a culpa dessa situação não é minha seguia com a minha vida de consciência tranquila.

            Eu pelo menos sempre pensei assim, se a minha consciência estiver limpa, se EU souber que não fiz nada de mal, estou sempre em paz. Se os outros não se acreditam em mim é problema deles.

            Comentário


              #7
              Se ainda não o fizeste, lembra-os daquilo que fizeste por eles e pelas suas famílias, principalmente porque não era a tua obrigação.

              Pode ser que metam a mão na consciência e sejam compreensivos.

              Comentário


                #8
                A dita crise é desculpa para tudo e, onde tudo se aceita. Tenho amigos a entrar às 7.30 da manhã, despegam às 23h e???? O que importa é manter os empregos e os ordenados (diz o patrão)... sinceramente, ainda não vi nenhum patrão a ter um nível de vida inferior aquele que mantinham.

                Respondendo à questão colocada: acho que tudo deveria ser resolvido, num local próprio... mas... se calhar o desespero dos funcionários e das suas contas para pagar, falam mais alto.

                Comentário


                  #9
                  Essa do policia dizer que eles podem fazer o que quiserem na via pública não me parece verdade, não é que saiba muito de leis, mas não me parece que esse tipo de coisa em particular, não perturbe a via pública, mas se podem mesmo, acho que não deviam poder, se para manifestações é necessário obter autorizações, no fundo essa também é uma manifestação em ponto mais pequeno.

                  As pessoas que relatas parecem-me pessoas de bem, e que mereceriam a minha compreensão caso fosse funcionário das mesmas.

                  Não se pode colocar empresários todos no mesmo saco, também há muitos que se aproveitam da crise para explorar, e se isto acontecesse a um desses não tinha pena nenhuma.

                  Acho que ninguém deste forum fica contente com a falência de empresas, quando os empresários estão na falência e fizeram tudo para salvar a empresa(nem concordaria com essas atitudes), mas acho que as pessoas misturam o que não deviam, porque se tornar mais fácil de catalogar as pessoas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                    Ponto 1 - as pessoas tendem a se esquecer rapidamente daquilo que os outros fazem por elas, quando isso lhes convêm. Por isso ás vezes mais vale não fazer nada pois o resultado é o mesmo.

                    Ponto 2 - um dos grandes erros dos empresários é tentar salvar uma empresa quando esta não tem as mínimas condições de ser salva. É um erro que geralmente só se vê e só se admite quando é demasiado tarde, quando já se perdeu tudo o que se tinha. Mais vale admitir que não vale a pena e desta forma salvaguardar aquilo que se ganhou durante a vida. Nada nem ninguém merece isso. Mais vale simplesmente fechar a loja.

                    Ponto 3 - são situações que me entristecem muito mas mesmo muito, quando alguém trabalhou a vida toda para ter e dar melhores condições de vida para si e para os outros e depois perde tudo. Como disse atrás, por vezes temos de engolir o orgulho, fechar os olhos e fazer o que tem de ser feito enquanto é tempo, porque depois é tarde demais e ninguém merece mais aquilo que é nosso que nós próprios.
                    não posso concordar mais.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
                      A dita crise é desculpa para tudo e, onde tudo se aceita. Tenho amigos a entrar às 7.30 da manhã, despegam às 23h e???? O que importa é manter os empregos e os ordenados (diz o patrão)... sinceramente, ainda não vi nenhum patrão a ter um nível de vida inferior aquele que mantinham.

                      Respondendo à questão colocada: acho que tudo deveria ser resolvido, num local próprio... mas... se calhar o desespero dos funcionários e das suas contas para pagar, falam mais alto.
                      Desculpa lá mas se não viste nenhuma patrão a mudar de vida, só podes ter uma desculpa, é não viver em Portugal! Porque se vives, não sei o que te diga, somente que andas completamente a leste da realidade, mas a muitos quilometros mesmo!

                      Comentário


                        #12
                        Pah, tenta arranjar uma destas mas fake, se existir:



                        Mandas para o meio deles caso estejam again de manhã a chatear-te o juízo, e vais ver o que é zarpar.

                        Comentário


                          #13
                          Nesta área conheço uma situação especifica em que os funcionários quase todos com muitos anos de casa, e que tiveram sempre boas regalias, quando chegou o dia de irem embora, com ordenados em atraso e sem um cêntimo de indemnização, simplesmente foram embora com a carta do desemprego, porque sabiam que o patrão tinha dado tudo o que tinha e que não tinha pela empresa... uma empresa em nome individual! Continuaram a dar-se bem e a respeitarem-se mutuamente.
                          Uma situação quase oposta à relatada por cá felizmente.

                          Infelizmente os funcionários (nem todos e cada vez menos acho eu) não percebem que mais que eles o patrão quer manter a empresa, muito mais quando depende dela para sobreviver! Criou-se a fama do patrão rico, quando a regra em Portugal são pequenas empresas semi familiares que dependem unicamente da empresa para manter a sua familia.
                          E com isto não quero ilibar aqueles que tratam os funcionários abaixo de cão!

                          Hoje em dia cada vez mais a relação patrão empregado tem que ser uma relação de reciprocidade, se um ganha ganham todos, e nos tempos que correm ter emprego é um luxo, que por isso mesmo se deve fazer tudo para o manter.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                            Desculpa lá mas se não viste nenhuma patrão a mudar de vida, só podes ter uma desculpa, é não viver em Portugal! Porque se vives, não sei o que te diga, somente que andas completamente a leste da realidade, mas a muitos quilometros mesmo!
                            Eu falo do que me rodeia. E claro, da minha experiencia profissional, do que vejo e do que me contam. No emprego da minha Maria, as responsáveis (3 pessoas) dizem que a empresa, esta muito mal, muito mesmo, até pensam em fechar, no final do ano, para meu espanto e, mais ainda para quem lá trabalha, essas 3 responsáveis, que até são família, compraram 3 Mercedes em nome da empresa, tinham feito o mesmo há 2 anos atrás, e sempre no final do ano…… será para não terem de dar algo ao estado??? O meu patrão, conta a mesma historia, como já vai fazer 40 anos, disse-me que aos 40 o carro deve ser um BMW. Contando que ele tem um astra GTC com 50 mil km e, com 2 anos.

                            Mas digo, eu falo é daquilo que sei, do que me rodeia todos os dias.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
                              sinceramente, ainda não vi nenhum patrão a ter um nível de vida inferior aquele que mantinham.
                              Infelizmente isto não é verdade. Dos casos que conheço inclusivamente os meus pais já há muito que a crise vem chegando, e não é coisa de há poucos meses/anos...

                              Há 15-10 anos atrás a minha família vivia muito melhor sem qualquer dúvida.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                                Infelizmente isto não é verdade. Dos casos que conheço inclusivamente os meus pais já há muito que a crise vem chegando, e não é coisa de há poucos meses/anos...

                                Há 15-10 anos atrás a minha família vivia muito melhor sem qualquer dúvida.
                                É claro que há excepções.

                                Eu falo é dos casos que conheço e não são poucos. Eu há 5 anos atrás, tive um patrão, que apareceu na tv a chorar, dizendo que não ganhava para pagar as contas…. Passados 6 meses e, para o motorista o levar a tomar o pequeno almoço, comprou um jaguar no valor de 200 mil euros.

                                Infelizmente, os casos próximos de mim, mostram uma realidade, bastante longe daquela que nos querem passar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
                                  Eu falo do que me rodeia. E claro, da minha experiencia profissional, do que vejo e do que me contam. No emprego da minha Maria, as responsáveis (3 pessoas) dizem que a empresa, esta muito mal, muito mesmo, até pensam em fechar, no final do ano, para meu espanto e, mais ainda para quem lá trabalha, essas 3 responsáveis, que até são família, compraram 3 Mercedes em nome da empresa, tinham feito o mesmo há 2 anos atrás, e sempre no final do ano…… será para não terem de dar algo ao estado??? O meu patrão, conta a mesma historia, como já vai fazer 40 anos, disse-me que aos 40 o carro deve ser um BMW. Contando que ele tem um astra GTC com 50 mil km e, com 2 anos.

                                  Mas digo, eu falo é daquilo que sei, do que me rodeia todos os dias.
                                  Meu caro amigo, carros... são peanuts. Quem tem realmente dinheiro é em património que se tiram conclusões.

                                  E se os carros forem da empresa há contextos fiscais em que ou se compra o carro ou se dá o dinheiro do carro para o estado... Eu cá também preferia o carro. E ainda há a situação de que normalmente um empresário é quem tem dinheiro investido, é quem no fundo dá mais à empresa ou deu e quem fez as coisas andarem. Portanto para bem e para o mal também é quem deve recolher o grosso dos lucros, desde que seja minimamente correcto e justo para os seus funcionários. É também quem dá a cara quando as coisas correm mal como temos aqui um exemplo neste tópico.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                                    Meu caro amigo, carros... são peanuts. Quem tem realmente dinheiro é em património que se tiram conclusões.

                                    E se os carros forem da empresa há contextos fiscais em que ou se compra o carro ou se dá o dinheiro do carro para o estado... Eu cá também preferia o carro. E ainda há a situação de que normalmente um empresário é quem tem dinheiro investido, é quem no fundo dá mais à empresa ou deu e quem fez as coisas andarem. Portanto para bem e para o mal também é quem deve recolher o grosso dos lucros, desde que seja minimamente correcto e justo para os seus funcionários. É também quem dá a cara quando as coisas correm mal como temos aqui um exemplo neste tópico.
                                    Mas repara, não é assim que se motivam os funcionários… infelizmente há quem trabalhe quase de graça, tal o desespero, isto no fundo esta bom é para os patrões.

                                    E se tem de comprar um carro ou outro investimento, é porque a empresa esta a dar prejuízo???

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quem for advogado que se pronuncie...mas dependendo do que é dito e do que está escrito nos cartazes, pode existir difamação por exemplo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu antes de ir para a tropa ,era empregado ,e fui com um ordenado e um subsídio e horas extras em falta, e o que fiz ? nada! pois a empresa estava falida e o meu patrão chegou a jantar massa com massa ,pois perdeu tudo a tentar manter aquela micro-empresa que era o sustento da sua família! Sempre estive a par dar suas dificuldades ,trabalhei quando era necessário mesmo sabendo que muito provavelmente não iria receber horas extras.E quando um salário vinha atrasado ou parcial eu nada fazia ,pois quem tira do seu próprio bolso e até da própria mesa a mais não é obrigado.
                                        Estive 6 anos na tropa e perdi contacto com esse meu patrão(amigo) ,mas ao fim de 3 anos recebo uma chamada dele a dizer que temos de encontrar e que também tinham ficado uns valores devidos a mim ! Palavras para quê !
                                        Encontrei-me com ele ,soube que melhorou um pouco a sua vida,dentro em possível, e queria me pagar o que me devia, eu recuseipor vários motivo,mas um em particular por tudo o que passamos e eu passei naquela minha adolescência ,quem ficou em dívida fui eu para ele, pois graças aqueles dois anos aprendi a ser humilde responsável e trabalhador e justo, e talvez livrei-me de seguir um caminho bastante sinuoso e talvez cair num abismo!
                                        Com isto aprendi a dar valor aqueles quem trabalham para alcançar algo na vida(de forma justa) pois no fundo não é isso que todos desejamos de uma maneira ou de outra.
                                        Acima de tudo deve haver respeito e bom senso ,contas para pagar?mas os patrões têm tudo de borla ou são uma raça aparte, nada disso são pessoas com família como nós e que têm tudo deveres e firestone
                                        s. Pessoas de mau carácter ou ladrões existe desde um simples empregado a um magnata,não devemos generalizar e ver caso a caso.
                                        Editado pela última vez por MrCeedSW; 03 February 2012, 23:18.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
                                          Mas repara, não é assim que se motivam os funcionários… infelizmente há quem trabalhe quase de graça, tal o desespero, isto no fundo esta bom é para os patrões.

                                          E se tem de comprar um carro ou outro investimento, é porque a empresa esta a dar prejuízo???
                                          A solução é virares patrão

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Walkmen Ver Post
                                            Imaginem que são proprietários de uma empresa à qual dedicaram mais de 20 anos da vossa vida. Imaginem que, para além de uma postura empresarial, adoptam também, com os vossos colaboradores, uma postura familiar. Pagam sempre a tempo e horas, de forma justa. Ajudam o primo de um funcionário que ficou recentemente desempregado dando-lhe trabalho. Ajudam o filho de uma colaboradora que regressou de um programa de desintoxicação de drogas e tem dificuldades de integração. Ajudam a prima da tia da irmã de outra funcionária...

                                            Imaginem agora que a área de negócio da empresa atravessa um momento muito difícil. Por mais que lutem e tentem a todo o custo pagar salários (pedindo inclusivé, numa tentativa desesperada e inconsequente, empréstimos em nome pessoal para os pagar) não resta outra solução senão abrir um processo de insolvência. E, como é óbvio, os salários do último mês, bem como indemnizações devidas, não podem ser pagas de imediato.

                                            Imaginem agora, que um grupo de ex-colaboradores (cerca de 20), se reune à porta da vossa casa, com cartazes, gritando uma série de palavras insultuosas, numa espécie de manifestação. Em casa estão vocês, numa situação de fragilidade emocional por também terem ficado sem o vosso emprego, sem as vossas poupanças (enterradas numa tentativa de solucionar o problema), sem aparentarem, nem terem efectivamente quaisquer sinais de luxo. Está também um pessoa de idade. Está também uma pessoa que tem uma actividade profissional, que necessita de sair de casa de manhã.

                                            Chamam a polícia, que se apresenta no local e vos diz que nada pode fazer, porque os cidadãos estão na via pública e lá podem fazer o que entenderem. Essas mesmas pessoas, para além de mostrarem que conhecem o polícia em causa, repetem as "manifestações" nas manhãs seguintes. Essas pessoas não estão dispostas a dialogar, mas apenas exigir os seus direitos imediatamente (aos quais irão lógicamente ter acesso, no termo do processo de insolvência).

                                            Existe alguma forma de impedir que sejam importunados e envergonhados, à porta de vossa casa?
                                            Isso é coisa típica de sindicato quase que aposto que os cabecilhas da manifestação nunca trabalharam na empresa e são apenas uns delegados sindicais a procura de protagonismo.

                                            Infelizmente a policia nestes casos pouco mais faz do que garantir a segurança das pessoas, o meu conselho é arranjar uma casa de um amigo ou familiar onde eles possam passar uns dias que se eles se aperceberem que não está ninguém em casa deixam de aparecer
                                            Editado pela última vez por jb007; 03 February 2012, 23:40.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Em Portugal há tendência para os patrões serem sempre os maus da fita. Não há muito a dizer sobre isto, a não ser que são pessoas como as outras que decidiram tentar a sua sorte por elas mesmas, cirando as suas próprias empresas.

                                              É lamentável a situação que relatas. Nem sei qual será a melhor maneira de a resolver, é sempre uma posição ingrata.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O mais importante é manter a calma, e tentar ter o bom senso que infelizmente a outra parte não tem. Estas situações são sempre muito delicadas, e infelizmente neste país há uma tendência grande para diabolizar os empresários, fruto por um lado de 40 anos de uma ditadura que dava todas as regalias aos patrões e espezinhava os trabalhadores, e por outro de um discurso panfletário que fez escola no pós 25 de Abril. A verdade é que a esmagadora maioria do nosso tecido empresarial é feita de micro e pequenas empresas, onde os empresários trabalham lado a lado com os colaboradores. Mas enfim, isto daria pano para mangas.

                                                Não adianta nada tentar chamar à razão grupos de pessoas aos berros. Em situações de conflito deve-se identificar uma pessoa que seja respeitada no lado de lá da "barricada" e tentar conversar com ele ou ela à parte. Esse "líder" é a chave para o apaziguamento do conflito. Se for mesmo necessário, deve tentar-se arranjar um mediador respeitado por ambas as partes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É a "democracia" de 74... lamento muito essa situação, para mim não há pior do que "cão que não reconhece o dono". Muito boa sorte com a resolução dessa situação. Hoje pode estar mal, amanhã pode haver um "milagre" e ainda terem de vir comer à mão de quem os alimentou. Ponham os olhos no caso da Sicasal, aquilo sim são trabalhadores dignos de respeito.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                    Essa do policia dizer que eles podem fazer o que quiserem na via pública não me parece verdade, não é que saiba muito de leis, mas não me parece que esse tipo de coisa em particular, não perturbe a via pública, mas se podem mesmo, acho que não deviam poder, se para manifestações é necessário obter autorizações, no fundo essa também é uma manifestação em ponto mais pequeno.
                                                    Eu também tenho essa ideia, mas não tenho fundamento legal...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Desconheço o caso em concreto em absoluto, mas acho que nunca devemos ser demasiado radicais nas nossas opiniões. Nestas coisas a "culpa" nunca está de um lado só. Da realidade que conheço, e dos casos que infelizmente me têm passado pelas mãos, as relações azedam por 2 causas complementares:
                                                      Os trabalhadores têm muito pouca formação académica e mesmo cívica, estão completamente a leste sobre a situação da empresa onde trabalham, e muitos deles nem sequer têm a capacidade de perceber o que se passa;
                                                      Os empresários pagam tão mal que na verdade não têm sequer legitimidade moral para pedir a um trabalhador que dê algo mais à empresa do que o estritamente mínimo.
                                                      Uma e outra situação infelizmente são muito comuns no tecido empresarial português.

                                                      Mas, sublinho, este meu comentário é perfeitamente genérico e totalmente desligado do caso concreto em questão, que certamente até nem terá nada que ver com isto que acabo de descrever.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                        Quem for advogado que se pronuncie...mas dependendo do que é dito e do que está escrito nos cartazes, pode existir difamação por exemplo.
                                                        Sim, até porque isto também passou para a net. Facebooks e afins...

                                                        Mas mais do que estar a abrir processos, que não resultam em nada, pelo menos no curto prazo, o intuito é mesmo não ver estas pessoas sujeitas a situações humilhantes e que contribuem muito para a degradação do seu estado psicológico, que já de si não é nada positivo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                          Desconheço o caso em concreto em absoluto, mas acho que nunca devemos ser demasiado radicais nas nossas opiniões. Nestas coisas a "culpa" nunca está de um lado só. Da realidade que conheço, e dos casos que infelizmente me têm passado pelas mãos, as relações azedam por 2 causas complementares:
                                                          Os trabalhadores têm muito pouca formação académica e mesmo cívica, estão completamente a leste sobre a situação da empresa onde trabalham, e muitos deles nem sequer têm a capacidade de perceber o que se passa;
                                                          Os empresários pagam tão mal que na verdade não têm sequer legitimidade moral para pedir a um trabalhador que dê algo mais à empresa do que o estritamente mínimo.
                                                          Uma e outra situação infelizmente são muito comuns no tecido empresarial português.

                                                          Mas, sublinho, este meu comentário é perfeitamente genérico e totalmente desligado do caso concreto em questão, que certamente até nem terá nada que ver com isto que acabo de descrever.
                                                          A parte que sublinhei adequa-se perfeitamente à realidade desta empresa. É muito por aí. A juntar a isso, têm uma pessoa que lidera as "operações" e que gera um efeito de movimentação das restantes. Mais, eu até entendo que elas não estejam a agir de forma inconsciente. São incentivadas por um líder, estão numa situação compreensível de desespero e copiam o que lhes entra pela casa a dentro diariamente pelos meios de comunicação.

                                                          E a tua sugestão de tentar dialogar com essa tal pessoa respeitada, parece-me uma opção razoável. Mas custa-me muito a crer que surta algum efeito, pelo que conheço da situação. De qualquer forma, parece-me que pode ser por aí. O conflito aqui só é prejudicial.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Walkmen Ver Post
                                                            A parte que sublinhei adequa-se perfeitamente à realidade desta empresa. É muito por aí. A juntar a isso, têm uma pessoa que lidera as "operações" e que gera um efeito de movimentação das restantes. Mais, eu até entendo que elas não estejam a agir de forma inconsciente. São incentivadas por um líder, estão numa situação compreensível de desespero e copiam o que lhes entra pela casa a dentro diariamente pelos meios de comunicação.

                                                            E a tua sugestão de tentar dialogar com essa tal pessoa respeitada, parece-me uma opção razoável. Mas custa-me muito a crer que surta algum efeito, pelo que conheço da situação. De qualquer forma, parece-me que pode ser por aí. O conflito aqui só é prejudicial.
                                                            Se não houver grande possibilidade de diálogo directo entre o empresário e o tal "líder" dos trabalhadores vale a pena pensar num mediador que seja uma pessoa reconhecida na praça. O padre, o presidente da junta, o comandante da GNR, um professor conhecido na zona, etc. Isto pode parecer uma ideia um bocado tola, mas já a vi funcionar por 2 ou 3 vezes.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X