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Estratégia de Gestão de Produção e Distribuição

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    Estratégia de Gestão de Produção e Distribuição

    Bom Dia caros colegas.

    Estou a precisar de ideias e mais uma vez recorro aqui ao fórum que todas as ajudas são bem vindas.

    Acontece que preciso de reestruturar uma empresa, com cerca de 70 trabalhadores, na qual inclui:

    Extracção - Produção - Vendas - Distribuição.

    Preciso de estruturar isto de forma a que a produção responda ás vendas e á distribuição nos seus timmings certos.

    O problema actual, é o facto de estar apenas um Encarregado Geral a tratar de Distribuição, Produção e Extracção e despacho de encomendas.

    IDEIAS?

    #2
    Repensar uma empresa, não é o mesmo que andar as discutir as jantes de um automóvel ou a reforma do Cavaco.

    Há especialistas no mercado, chamam-se consultores, há os bons e os maus, mas todos têm um ponto comum. Fazem-se pagar muito bem.

    Comentário


      #3
      Para já convém ler talvez um livro de gestão de projectos pois essa tarefa tem uma complexidade tal que é difícil de gerir "aos papelinhos".

      Depois podes ter a certeza que nada funcionará se o teu ERP não estiver afinado e adequado ao negócio.

      Por regra, essas empresas gerem-se melhor quando existe uma aplicação informática que dá resposta às necessidades com módulos específicos que integram a parte de produção com a parte comercial.

      Existem várias soluções no mercado e talvez seja uma boa abordagem inicial.

      No teu lugar ( e sem conhecer a empresa) eu diria ao patrão que o sistema informático actual é uma mrd e deve ser mudado e é a principal razão dos problemas. Tentaria depois pedir orçamento a empresas de software e marcava reuniões com várias que tenham experiência em implementação de "modulos industriais". Aprende-se muita coisa com eles!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
        Para já convém ler talvez um livro de gestão de projectos pois essa tarefa tem uma complexidade tal que é difícil de gerir "aos papelinhos".

        Depois podes ter a certeza que nada funcionará se o teu ERP não estiver afinado e adequado ao negócio.

        Por regra, essas empresas gerem-se melhor quando existe uma aplicação informática que dá resposta às necessidades com módulos específicos que integram a parte de produção com a parte comercial.

        Existem várias soluções no mercado e talvez seja uma boa abordagem inicial.

        No teu lugar ( e sem conhecer a empresa) eu diria ao patrão que o sistema informático actual é uma mrd e deve ser mudado e é a principal razão dos problemas. Tentaria depois pedir orçamento a empresas de software e marcava reuniões com várias que tenham experiência em implementação de "modulos industriais". Aprende-se muita coisa com eles!
        Obrigado pela resposta.

        Fiz exactamente isso e foi esta semana implementado o primeiro software de Gestão (PRIMAVERA).

        Estou pronto a iniciar a proxima fase

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
          Para já convém ler talvez um livro de gestão de projectos pois essa tarefa tem uma complexidade tal que é difícil de gerir "aos papelinhos".

          Depois podes ter a certeza que nada funcionará se o teu ERP não estiver afinado e adequado ao negócio.

          Por regra, essas empresas gerem-se melhor quando existe uma aplicação informática que dá resposta às necessidades com módulos específicos que integram a parte de produção com a parte comercial.

          Existem várias soluções no mercado e talvez seja uma boa abordagem inicial.

          No teu lugar ( e sem conhecer a empresa) eu diria ao patrão que o sistema informático actual é uma mrd e deve ser mudado e é a principal razão dos problemas. Tentaria depois pedir orçamento a empresas de software e marcava reuniões com várias que tenham experiência em implementação de "modulos industriais". Aprende-se muita coisa com eles!
          Não queria intervir, mas venho aqui fazer um aviso.
          Não pensem que uma sistema baseado numa aplicação TI faz o trabalho que tem que ser, antes de tudo, pensado e analisado por pessoas !
          É o maior erro numa implementação de um sistema de negócio!!!!

          Aconselho a antes de mais, saber o que querem, e o que precisam. Primeiro internamente! E saber o que precisam para fazer a empresa funcionar sem computadores... depois desta fase, junta-se os computadores, mas só depois!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por fabiocaseiro Ver Post
            Obrigado pela resposta.

            Fiz exactamente isso e foi esta semana implementado o primeiro software de Gestão (PRIMAVERA).

            Estou pronto a iniciar a proxima fase
            Custa-me a crer que já esteja resolvida essa parte dado que o funcionamento do software depende sempre dos processos.

            Ora se os processos não estão bem definidos, como é que a parte do software pode estar?.

            O primavera vai ter que ser muito trabalhado para dar uma resposta boa e isso pode levar meses ou anos. Não é assim: Compra-se e já está.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
              Custa-me a crer que já esteja resolvida essa parte dado que o funcionamento do software depende sempre dos processos.

              Ora se os processos não estão bem definidos, como é que a parte do software pode estar?.

              O primavera vai ter que ser muito trabalhado para dar uma resposta boa e isso pode levar meses ou anos. Não é assim: Compra-se e já está.
              Claro, eu entendo essa parte. A questão que queria referir é que já é um passo dado em frente.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                Não queria intervir, mas venho aqui fazer um aviso.
                Não pensem que uma sistema baseado numa aplicação TI faz o trabalho que tem que ser, antes de tudo, pensado e analisado por pessoas !
                É o maior erro numa implementação de um sistema de negócio!!!!

                Aconselho a antes de mais, saber o que querem, e o que precisam. Primeiro internamente! E saber o que precisam para fazer a empresa funcionar sem computadores... depois desta fase, junta-se os computadores, mas só depois!
                É correcto. É mais ou menos essa a minha ideia.
                Contudo , lembra-te de uma coisa: muitas vezes as pessoas não sabem o que querem e não sabem que tecnologias existem para resolver problemas. É preciso alguém lhes explicar. Daí a importância dos consultores ou das empresas de software sérias que tem experiência na matéria.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                  Não queria intervir, mas venho aqui fazer um aviso.
                  Não pensem que uma sistema baseado numa aplicação TI faz o trabalho que tem que ser, antes de tudo, pensado e analisado por pessoas !
                  É o maior erro numa implementação de um sistema de negócio!!!!

                  Aconselho a antes de mais, saber o que querem, e o que precisam. Primeiro internamente! E saber o que precisam para fazer a empresa funcionar sem computadores... depois desta fase, junta-se os computadores, mas só depois!
                  O problema actual que eu pude observar é o seguinte:

                  Existe uma pessoa que controla 70 pessoas.

                  70 pessoas na produção e apenas 1 pessoa para Decidir que fazer, Ordenar fazer as encomendas dos Vendedores, Ordenar as entregas, Ordenar datas de entregas e Orçamentar, ou seja, uma carga de trabalhos para uma pessoa só.

                  Preciso de definir como dar resposta final ao cliente, sem ter contratempos como costuma acontecer frequentemente, em que as encomendas não estão prontas na data definida, a resposta aos pedidos dos vendedores não é sempre cumprida, etc etc

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por fabiocaseiro Ver Post
                    70 pessoas na produção e apenas 1 pessoa para Decidir que fazer, Ordenar fazer as encomendas dos Vendedores, Ordenar as entregas, Ordenar datas de entregas e Orçamentar, ou seja, uma carga de trabalhos para uma pessoa só.
                    Um conselho: não te metas com essa pessoa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fabiocaseiro Ver Post
                      O problema actual que eu pude observar é o seguinte:

                      Existe uma pessoa que controla 70 pessoas.

                      70 pessoas na produção e apenas 1 pessoa para Decidir que fazer, Ordenar fazer as encomendas dos Vendedores, Ordenar as entregas, Ordenar datas de entregas e Orçamentar, ou seja, uma carga de trabalhos para uma pessoa só.

                      Preciso de definir como dar resposta final ao cliente, sem ter contratempos como costuma acontecer frequentemente, em que as encomendas não estão prontas na data definida, a resposta aos pedidos dos vendedores não é sempre cumprida, etc etc
                      Percebo, mas é preciso mapear o que ele faz e quer.
                      Ele é a chave.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Um conselho: não te metas com essa pessoa.
                        Pois, já pensei nessa parte

                        Comentário


                          #13
                          Basicamente, ninguém daqui te poderá ajudar.

                          A razão é simples:
                          Para optimizar é necessário conhecer. Ninguém daqui conhece patavina do negócio da
                          empresa. Pelo que será impossível dar palpites.

                          A optimização incide sobre os processos do negócio. Só conhecendo os processos
                          existentes é que será possível identificar falhas, e subsequente alteração dos processos
                          que possa trazer benefícios ao funcionamento da empresa.
                          Isto só se faz de um modo, como disseram e bem, usando um consultor que por norma
                          passa umas semanas na empresa a efectuar o levantamento dos processos existentes
                          e a conduzir entrevistas aos funcionários, para depois os estudar e elaborar um relatório.

                          Não é à toa que se fazem estas coisas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                            Percebo, mas é preciso mapear o que ele faz e quer.
                            Ele é a chave.
                            Exacto. O que ele precisa, é de uma estrutura organizacional para controlar tudo de forma mais simplificada.

                            Já ponderei a questão de trabalho por equipas, em que ele apenas tem de dar resposta aos "chefes" de equipa que por sua vez daria resposta aos membros da equipa

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                              Basicamente, ninguém daqui te poderá ajudar.

                              A razão é simples:
                              Para optimizar é necessário conhecer. Ninguém daqui conhece patavina do negócio da
                              empresa. Pelo que será impossível dar palpites.

                              A optimização incide sobre os processos do negócio. Só conhecendo os processos
                              existentes é que será possível identificar falhas, e subsequente alteração dos processos
                              que possa trazer benefícios ao funcionamento da empresa.
                              Isto só se faz de um modo, como disseram e bem, usando um consultor que por norma
                              passa umas semanas na empresa a efectuar o levantamento dos processos existentes
                              e a conduzir entrevistas aos funcionários, para depois os estudar e elaborar um relatório.

                              Não é à toa que se fazem estas coisas.
                              obrigado pela resposta!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por fabiocaseiro Ver Post
                                Pois, já pensei nessa parte
                                Tás bem fdd então.

                                Não vais conseguir fazer nada enqt esse gajo estiver na posição que está.
                                Tens de arranjar um estratagema para o por a andar ou então manipula-lo para eles fazer o que queres.

                                Normalmente estes gajos não são fáceis de manipular ou encantar. Tem demasiado poder...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Tás bem fdd então.

                                  Não vais conseguir fazer nada enqt esse gajo estiver na posição que está.
                                  Tens de arranjar um estratagema para o por a andar ou então manipula-lo para eles fazer o que queres.

                                  Normalmente estes gajos não são fáceis de manipular ou encantar. Tem demasiado poder...
                                  A solução vai passar por fazer as coisas por intermédio do GRANDE CHEFE ;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por fabiocaseiro Ver Post
                                    A solução vai passar por fazer as coisas por intermédio do GRANDE CHEFE ;)
                                    Então já sabes a missa toda.

                                    Em que podemos ajudar mais?

                                    Comentário


                                      #19
                                      aqui a chave é descentralização, existe um número de trabalhadores que a partir do qual torna-se impossível a direcção estar em cima de tudo.

                                      é normal numa empresa pequena a direcção estar a par de todos os assuntos, mas depois a empresa cresce e a partir de 40/50 trabalhadores torna-se necessário criar unidades de negócio, cada uma delas com um responsável, passando a direcção a gerir essas unidades e não as pessoas dentro das unidades.

                                      a questão do software, como já foi dito, é importante, mas não faz milagres, o importante é estabelecer os processos e depois parametrizar o software para apoiar esses processos, um erp não é com o word ou o excel que se instala e está feito.

                                      interrogo-me sobre uma coisa, numa empresa desta dimensão, começa-se a justificar a criação de um dep. de Informático, com um tecnico certificado no software em questão e talvez outro para as coisas do dia a dia. Muitas empresas resistem em dar esta passo, ficando agarradas a empresas externas para gerirem os seus sistemas informáticos o que na minha opinião nem sempre é vantajoso.

                                      Uma pessoa com conhecimentos de programação e de base de dados, consegue informatizar muitos processos com recurso a ferramentas do dia a dia, word, excel, sem recorrer a softwares dispendiosos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                                        aqui a chave é descentralização, existe um número de trabalhadores que a partir do qual torna-se impossível a direcção estar em cima de tudo.

                                        é normal numa empresa pequena a direcção estar a par de todos os assuntos, mas depois a empresa cresce e a partir de 40/50 trabalhadores torna-se necessário criar unidades de negócio, cada uma delas com um responsável, passando a direcção a gerir essas unidades e não as pessoas dentro das unidades.

                                        a questão do software, como já foi dito, é importante, mas não faz milagres, o importante é estabelecer os processos e depois parametrizar o software para apoiar esses processos, um erp não é com o word ou o excel que se instala e está feito.

                                        interrogo-me sobre uma coisa, numa empresa desta dimensão, começa-se a justificar a criação de um dep. de Informático, com um tecnico certificado no software em questão e talvez outro para as coisas do dia a dia. Muitas empresas resistem em dar esta passo, ficando agarradas a empresas externas para gerirem os seus sistemas informáticos o que na minha opinião nem sempre é vantajoso.

                                        Uma pessoa com conhecimentos de programação e de base de dados, consegue informatizar muitos processos com recurso a ferramentas do dia a dia, word, excel, sem recorrer a softwares dispendiosos.
                                        Esse passo ainda é algo ponderado por mim, mas a muita distancia da ideia dos superiores, pois estamos a falar de um método de gestão antiquado, em que felizmente o grande problema ainda não é a falta de trabalho mas sim a falta de resposta ás encomendas/necessidades. O facto do status da empresa ser este, não gera de certa forma a necessidade dessa evolução.

                                        No meu ponto de vista, re estruturar e melhorar pode ser muito mais lucrativo para a empresa, sendo que o meu grande problema é a forma de como demonstrar isso a quem tenho de o fazer.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu trabalhei com o Primavera e agora trabalho com o Navision. Comparando um com o outro achei o Primavera muito mais "rijo", qualquer cena é preciso ou o consultor Primavera ou um módulo especial já desenvolvido para essa estrutura. Com o Navision o que noto é que é muito mais "maleável", conseguimos criar mapas, trabalhar com imensas dimensões analíticas necessárias para saber quase tudo sobre os custos que incorremos, para teres uma ideia no Primavera apenas tínhamos uma classe analítica, no Navision já vamos com 9 e com a reestruturação da empresa acho que irão ser criadas mais dimensões analíticas.

                                          Também não sei se o problema estava no Primavera ou se estava no consultor primavera que tínhamos.... Mas gosto mais do Navision porque mapas podemos fazer à vontade na própria aplicação como um módulo para o excel ir buscar os dados ao sistema chamado Jet Report.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não quero menosprezar a resposta de ninguém, até porque todas estão a ser
                                            dadas de boa fé e com a melhor das intenções.

                                            Mas acho MUITO estranho como é possível estarem a dar palpites sem conhecerem
                                            nem a empresa, nem o negócio.

                                            Exemplo:
                                            Informatização.
                                            Como podem saber quais as necessidades de informatização (se algumas) sem
                                            conhecerem a empresa? Só sabem que são 70 pessoas. E se 90% dessas
                                            pessoas forem camionistas, pedreiros, e outras tarefas do género? Ou seja, se
                                            houver apenas 1 ou 2 funcionários administrativos, qual a necessidade de ter
                                            software e hardware que justifique um "departamento de informática" (mesmo
                                            que seja apenas uma pessoa)? Às tantas resolve-se com outsourcing de serviços.
                                            Tal como a contabilidade, que nas pequenas empresas normalmente fica a cargo
                                            de uma empresa externa.

                                            Há certas coisas que não vale a pena complicar. Às vezes as soluções estão
                                            mesmo na "descomplicação". Mas tudo isto apenas pode ser conhecido estudando
                                            os processos existentes. E neste momento apenas se sabe que a empresa tem
                                            extracção, vendas, produção, distribuição e 70 funcionários.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                              Não quero menosprezar a resposta de ninguém, até porque todas estão a ser
                                              dadas de boa fé e com a melhor das intenções.

                                              Mas acho MUITO estranho como é possível estarem a dar palpites sem conhecerem
                                              nem a empresa, nem o negócio.

                                              Exemplo:
                                              Informatização.
                                              Como podem saber quais as necessidades de informatização (se algumas) sem
                                              conhecerem a empresa? Só sabem que são 70 pessoas. E se 90% dessas
                                              pessoas forem camionistas, pedreiros, e outras tarefas do género? Ou seja, se
                                              houver apenas 1 ou 2 funcionários administrativos, qual a necessidade de ter
                                              software e hardware que justifique um "departamento de informática" (mesmo
                                              que seja apenas uma pessoa)? Às tantas resolve-se com outsourcing de serviços.
                                              Tal como a contabilidade, que nas pequenas empresas normalmente fica a cargo
                                              de uma empresa externa.

                                              Há certas coisas que não vale a pena complicar. Às vezes as soluções estão
                                              mesmo na "descomplicação". Mas tudo isto apenas pode ser conhecido estudando
                                              os processos existentes. E neste momento apenas se sabe que a empresa tem
                                              extracção, vendas, produção, distribuição e 70 funcionários.
                                              Relativo ao que falas, de facto estamos a falar de exploração de pedreiras mesmo Acertaste em cheio...o problema é de facto o problema de comunicação entre todos os processos até chegar ao cliente.

                                              Em relação ao stofware, é de facto uma mais valia em todos os aspectos, desde controle de despesas, controle de vendas e para dados estatísticos que para a minha função fazem muita falta.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                Tás bem fdd então.

                                                Não vais conseguir fazer nada enqt esse gajo estiver na posição que está.
                                                Tens de arranjar um estratagema para o por a andar ou então manipula-lo para eles fazer o que queres.

                                                Normalmente estes gajos não são fáceis de manipular ou encantar. Tem demasiado poder...

                                                O problema não é o poder, é alterar a maneira de ver as cenas. Também tivemos um caso com o gajo da logistica da empresa em que ele é dos métodos antigos, tudo em papel tem centenas de dossies, se tu pedes uma cena ele imprime diversos mapas e papeis para assinar. Depois até se torna chato para o cliente ter que assinar pelo menos 5 folhas sempre que entregamos qualquer coisa a ele. Solução: Nenhuma ele insiste em ter que fazer as coisas à maneira dele como tem imensos anos de casa é chato..... lol

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                  Não quero menosprezar a resposta de ninguém, até porque todas estão a ser
                                                  dadas de boa fé e com a melhor das intenções.

                                                  Mas acho MUITO estranho como é possível estarem a dar palpites sem conhecerem
                                                  nem a empresa, nem o negócio.

                                                  Exemplo:
                                                  Informatização.
                                                  Como podem saber quais as necessidades de informatização (se algumas) sem
                                                  conhecerem a empresa? Só sabem que são 70 pessoas. E se 90% dessas
                                                  pessoas forem camionistas, pedreiros, e outras tarefas do género? Ou seja, se
                                                  houver apenas 1 ou 2 funcionários administrativos, qual a necessidade de ter
                                                  software e hardware que justifique um "departamento de informática" (mesmo
                                                  que seja apenas uma pessoa)? Às tantas resolve-se com outsourcing de serviços.
                                                  Tal como a contabilidade, que nas pequenas empresas normalmente fica a cargo
                                                  de uma empresa externa.

                                                  Há certas coisas que não vale a pena complicar. Às vezes as soluções estão
                                                  mesmo na "descomplicação". Mas tudo isto apenas pode ser conhecido estudando
                                                  os processos existentes. E neste momento apenas se sabe que a empresa tem
                                                  extracção, vendas, produção, distribuição e 70 funcionários.
                                                  Tenho de concordar.

                                                  Adiciono algo. Um sistema não é um programa, aplicação ou outro nome que queiram dar a algo relacionado com IT/informatica.

                                                  Um sistema é um conjunto de coisas, que começa pelo sistema de negocio, de pessoas e acaba por ser ajudado pelo sistema informatico. O negocio pode viver ser IT, mas o IT não vive sem negocio e muito menos é possivel definir o que quer que seja.

                                                  Faz-me lembrar algumas perolas que se encontram na vida, tais como implementações de ERPs, BW/BIs e afins.

                                                  Em que se pensa que por se instalar SAP, se resolve tudo na empresa, e depois em vez de resolver complica, pois a empresa não está preparada para o SAP. Ou então depois o SAP/ERP não faz o que se quer e é estupido.
                                                  Ou então com a nova vaga de BI, que toda a gente quer BI, mas ninguém sabe bem o que é BI. Mas é bom e é preciso!

                                                  É preciso ter noção que a implementação de um sistema de IT depende do sistema de negocio e por isso não é carregar no next que a coisa funciona. É preciso saber o que é preciso, e o que se quer!

                                                  Nota: Com isto tenho que adi****r que um ERP geralmente e por natureza arruma uma empresa. Mas a empresa também tem que ter vontade de se arrumar. (empresa = conjunto de pessoas com poder e sem poder!)

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por fabiocaseiro Ver Post
                                                    Relativo ao que falas, de facto estamos a falar de exploração de pedreiras mesmo Acertaste em cheio...o problema é de facto o problema de comunicação entre todos os processos até chegar ao cliente.

                                                    Em relação ao stofware, é de facto uma mais valia em todos os aspectos, desde controle de despesas, controle de vendas e para dados estatísticos que para a minha função fazem muita falta.
                                                    Quando falaste em extracção foi a primeira coisa que me veio à mente. Extracção, vendas,
                                                    encomendas e distribuição não se aplica a muita coisa...


                                                    Sim, o software é muito importante. Mas mesmo assim, a escolha acertada depende MUITO
                                                    de uma correcta análise dos processos existentes.

                                                    Ou seja, a escolha de um software deve ser feita em conjunto com a reestruturação dos
                                                    processos. Ou seja, em lugar de:
                                                    a) adaptar o software aos processos
                                                    b) adaptar os processos ao software
                                                    o ideal é:
                                                    1. identificar problemas e necessidades
                                                    2. ajustar os processos e soluções informáticas em conjunto, de modo a obter uma solução
                                                    optimizada para dar resposta aos problemas e necessidades, procurando ajustar tanto os
                                                    processos a soluções de software existentes, como escolher software correcto para as várias
                                                    alternativas de processos identificadas, e do conjunto escolher a melhor solução (alternativas
                                                    de processos e correspondentes soluções de software que se adequam a cada alternativa de
                                                    processo identificada).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                      Quando falaste em extracção foi a primeira coisa que me veio à mente. Extracção, vendas,
                                                      encomendas e distribuição não se aplica a muita coisa...


                                                      Sim, o software é muito importante. Mas mesmo assim, a escolha acertada depende MUITO
                                                      de uma correcta análise dos processos existentes.

                                                      Ou seja, a escolha de um software deve ser feita em conjunto com a reestruturação dos
                                                      processos. Ou seja, em lugar de:
                                                      a) adaptar o software aos processos
                                                      b) adaptar os processos ao software
                                                      o ideal é:
                                                      1. identificar problemas e necessidades
                                                      2. ajustar os processos e soluções informáticas em conjunto, de modo a obter uma solução
                                                      optimizada para dar resposta aos problemas e necessidades, procurando ajustar tanto os
                                                      processos a soluções de software existentes, como escolher software correcto para as várias
                                                      alternativas de processos identificadas, e do conjunto escolher a melhor solução (alternativas
                                                      de processos e correspondentes soluções de software que se adequam a cada alternativa de
                                                      processo identificada).
                                                      Exactamente e totalmente de acordo! Acontece que estou cá á precisamente pouco mais de um mês e quando cá cheguei a decisão pelo Primavera já tinha sido tomada. Agora é uma questão de moldar o software o melhor possível ás necessidades.

                                                      Relativamente ao sistema de produção e distribuição/vendas, alguma sugestão?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por poligamico Ver Post
                                                        O problema não é o poder, é alterar a maneira de ver as cenas. Também tivemos um caso com o gajo da logistica da empresa em que ele é dos métodos antigos, tudo em papel tem centenas de dossies, se tu pedes uma cena ele imprime diversos mapas e papeis para assinar. Depois até se torna chato para o cliente ter que assinar pelo menos 5 folhas sempre que entregamos qualquer coisa a ele. Solução: Nenhuma ele insiste em ter que fazer as coisas à maneira dele como tem imensos anos de casa é chato..... lol
                                                        Não vale a pena...

                                                        Na minha empresa funciona a 100% papel.

                                                        O nosso ERP chama-se "Outlook Resourse Planing" funciona com e-mail. Ora envio um mail, ora recebo.

                                                        Planeamento: ZERO, tudo é feito em cima do joelho e às cabeçadas.
                                                        Em 30 anos gerou sempre avultados lucros com excepção do ano passado.

                                                        O chefe não sabe o que fazer e culpa tudo e todos menos ele ou a organização interna da empresa que de acordo com a opinião dele : é excelente.

                                                        Isso para dizer que a informatização ainda é uma miragem em muitas empresas.

                                                        Como diz a minha esposa: paga bem, tens carro e bons horários: agradece a Deus. Eu agradeço eqt durar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                          Não vale a pena...

                                                          Na minha empresa funciona a 100% papel.

                                                          O nosso ERP chama-se "Outlook Resourse Planing" funciona com e-mail. Ora envio um mail, ora recebo.

                                                          Planeamento: ZERO, tudo é feito em cima do joelho e às cabeçadas.
                                                          Em 30 anos gerou sempre avultados lucros com excepção do ano passado.

                                                          O chefe não sabe o que fazer e culpa tudo e todos menos ele ou a organização interna da empresa que de acordo com a opinião dele : é excelente.

                                                          Isso para dizer que a informatização ainda é uma miragem em muitas empresas.

                                                          Como diz a minha esposa: paga bem, tens carro e bons horários: agradece a Deus. Eu agradeço eqt durar.
                                                          +1. O meu boss tem 3 Porsches diáriamente á porta da Empresa também, espero que dure por muitos anos essa qualidade de vida, que se a dele dura, a minha tb ;)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mas não há um responsável por por cada secção? Obviamente que tem de ter material já extraído (stock)

                                                            Vendas -> Extracção* -> Produção -> Distribuição

                                                            *Pode nem ser preciso extracção.

                                                            Mas como já disseram é impossível dar uma resposta certa sem conhecer o modo de funcionamento actual, logo não podemos dizer o que está mal e como se deve alterar.

                                                            Comentário

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