Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fundo de pensões obrigatório?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fundo de pensões obrigatório?

    Alguém sabe se é legal uma empresa obrigar os seus empregados a descontar para um fundo de pensões, quando já se fazem os descontos obrigatórios?

    Qual será a vantagem para a empresa em fazer isto?

    Obrigado!

    #2
    Pode se estiver no contrato de trabalho, ou é obrigada se resultar da lei ou do IRCT, tipo acordos de empresa ou contratos colectivos (acontece sobretudo em grandes empresas).

    Comentário


      #3
      A minha empresa desconta para um fundo de pensões, mas não me sai do ordenado, é um bónus! Eu, como voluntariamente também decidi descontar, pelos 2% que desconto, a empresa oferece mais 1%. No total, dos 6% de salário bruto que dedico para o fundo de pensões, apenas 2 saem do meu bolso.

      Comentário


        #4
        Neste caso não há acordo de empresa ou contrato colectivo. Não está no contrato porque ainda estamos a falar de uma proposta.

        Que lei é que pode obrigar a descontar, adicionalmente, para um fundo de pensões? A empresa é privada.

        Não acho que o fundo de pensões seja um bónus. Se a empresa desconta para o FP podia em alternativa incluir esse valor no ordenado. Na prática parece-me que nos sai sempre do ordenado.

        Será uma forma de a empresa pagar menos impostos?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por pebravos Ver Post
          Neste caso não há acordo de empresa ou contrato colectivo. Não está no contrato porque ainda estamos a falar de uma proposta.

          Que lei é que pode obrigar a descontar, adicionalmente, para um fundo de pensões? A empresa é privada.

          Não acho que o fundo de pensões seja um bónus. Se a empresa desconta para o FP podia em alternativa incluir esse valor no ordenado. Na prática parece-me que nos sai sempre do ordenado.

          Será uma forma de a empresa pagar menos impostos?
          Tu tens de negociar o salário base que te interessa (é daí que vem o salário líquido). O fundo de pensões terá de ser sempre visto como um bónus. O salário base paga TSU, enquanto o fundo de pensões não paga, por exemplo.

          Se a empresa diz que te tira X euros do salário base para um fundo de pensões, aí já não me parece correcto. Mas não é isso que normalmente acontece.

          Comentário


            #6
            Mas quais são as condições desse fundo de pensões? A empresa também colabora?
            Minha empresa tem um fundo opcional, onde se tu quiseres descontar entre 1 e 5%, a empresa acompanha-te até os 3%, para além de um valor inicial. Eu subscrevi com 3%, mesmo se os juros forem baixos, tenho logo à partida um ganho de 100%. Tens a vantagem de abater parte disso no IRS (penso que 30%).

            Sinceramente acho que nos tempos que correm um fundo de pensões é um "must have" para qualquer pessoa, principalmente se tiver dependentes...

            Air, tou a ver que as empresas onde trabalhamos tem muito em comum :P
            é bom saber que ainda há empresas que valorizam os funcionários...

            Comentário


              #7
              É sempre melhor ter um fundo de pensões privado e não nos fiarmos na segurança social, porque está mais que demostrado que o estado nem o seu dinheiro sabe gerir quanto mais o dos outros...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                Mas quais são as condições desse fundo de pensões? A empresa também colabora?
                Minha empresa tem um fundo opcional, onde se tu quiseres descontar entre 1 e 5%, a empresa acompanha-te até os 3%, para além de um valor inicial. Eu subscrevi com 3%, mesmo se os juros forem baixos, tenho logo à partida um ganho de 100%. Tens a vantagem de abater parte disso no IRS (penso que 30%).

                Sinceramente acho que nos tempos que correm um fundo de pensões é um "must have" para qualquer pessoa, principalmente se tiver dependentes...

                Air, tou a ver que as empresas onde trabalhamos tem muito em comum :P
                é bom saber que ainda há empresas que valorizam os funcionários...
                Sim, muito parecido! Parece que não, mas 4% do salário em fundo de pensões, mais 5% que dão para outras despesas (passes sociais, formação, creche dos miúdos, etc.) é uma óptima valorização do empregado!

                Comentário


                  #9
                  Fiscalmente falando, vamos supor que a empresa diz te paga um salário de 1000 euros, e te dá uma coisa destas no valor de 50 euros sem descontar do salário.
                  A empresa está de facto a enganar-te, o que ela está a fazer na realidade é a pagar um salário de 1050 euros, e tu é que estás a pagar isto.
                  Em termos de declações, ou a empresa. declara como teu rendimento, ou declara como "rendimento" dela, porque não é um custo aceite para fins fiscais.

                  Comentário


                    #10
                    A empresa não participa no fundo.

                    Se a empresa mete no FP x% do vencimento para todos os empregados (o FP é obrigatório na empresa), não é bónus nenhum. Se vai para o FP também podiamos receber esse valor no salário.

                    A questão aqui é que não temos escolha. Não se pode dizer que ter um FP é bom ou mau sem analisar de que é composto, as condições e qual é o rendimento que tem. Neste caso o rendimento nos últimos anos tem sido abaixo da inflação, ou seja, como investimento vale muito pouco. E quando recebermos o valor na altura da reforma, ainda vamos pagar imposto sobre o que recebemos. Portando vale ainda menos do que os x% que nos "vendem".

                    O estado está falido mas também o mesmo tem acontecido a bancos e seguradoras, que é quem gere estes FPs.

                    Acho que isto é uma forma de a empresa pagar menos imposto do que se metessem esses x% no salário. Duvido que seja legal obrigar as pessoas a descontar para além do que é de lei.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pebravos Ver Post
                      A empresa não participa no fundo.

                      Se a empresa mete no FP x% do vencimento para todos os empregados (o FP é obrigatório na empresa), não é bónus nenhum. Se vai para o FP também podiamos receber esse valor no salário.

                      A questão aqui é que não temos escolha. Não se pode dizer que ter um FP é bom ou mau sem analisar de que é composto, as condições e qual é o rendimento que tem. Neste caso o rendimento nos últimos anos tem sido abaixo da inflação, ou seja, como investimento vale muito pouco. E quando recebermos o valor na altura da reforma, ainda vamos pagar imposto sobre o que recebemos. Portando vale ainda menos do que os x% que nos "vendem".

                      O estado está falido mas também o mesmo tem acontecido a bancos e seguradoras, que é quem gere estes FPs.

                      Acho que isto é uma forma de a empresa pagar menos imposto do que se metessem esses x% no salário. Duvido que seja legal obrigar as pessoas a descontar para além do que é de lei.
                      Isso é muito estranho. No contracto tens de ter um salário bruto, e desse salário bruto a empresa tem de pagar todos os impostos. Já viste o contracto?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                        Sim, muito parecido! Parece que não, mas 4% do salário em fundo de pensões, mais 5% que dão para outras despesas (passes sociais, formação, creche dos miúdos, etc.) é uma óptima valorização do empregado!
                        Muito bom. Boas regalias.
                        Só, do meu ponto de vista, não acho totalmente correcto ser à percentagem, apesar de fazerem sempre estas coisas assim...
                        Mais uma vez, quem mais ganha de salário base mais lucrará com isso.

                        Por exemplo:
                        4% para o fundo de pensões sobre 1000€ brutos são 40€ mensais de "bónus"
                        4% para o fundo de pensões sobre 4000€ brutos são 160€ mensais de "bónus"

                        Isto ao fim do ano em 14 meses, traduz-se numa diferença muito grande, num total de 560 € no 1º caso e 2240 € para o 2º caso.

                        Comentário


                          #13
                          Isso explica-se porque quem ganha mais para manter os padrões de consumo na reforma deve ter uma reforma +/- semalhante ao vencimento, logo quem ganha mais descontará mais e terá uma reforma maior.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Miguelox Ver Post
                            É sempre melhor ter um fundo de pensões privado e não nos fiarmos na segurança social, porque está mais que demostrado que o estado nem o seu dinheiro sabe gerir quanto mais o dos outros...
                            Pois... porque os bancos e as seguradoras gerem lindamente o "seu" dinheiro e não entram em falência, pois não?!?

                            Comentário


                              #15
                              Na segurança social descontas toda a vida e quando te reformas parece que te estão a fazer o favor.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X