Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Portugal, recursos não utilizados.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Portugal, recursos não utilizados.

    Acho que há já um tópico sobre isto, mas não encontro..
    ..ou vários, onde existem vários em que este tema é abordado.

    Mas afinal o que há em Portugal, o que temos nós que é único, individual e de valor, que nos distingue dos outros e não é aproveitado comercialmente?

    Estou a falar de coisas como esta:
    Algarve: salinas abandonadas escondem erva gourmet.
    Um grupo de investigadores de um instituto universitário algarvio está a estudar o cultivo sustentável de uma planta anti-hipertensão, que substitui o sal e tem muita procura no mundo gourmet, mas ainda é vista na região como uma praga.
    Para muitos, esta erva é uma ilustre desconhecida, considerada uma erva daninha ou praga, mas em alguns países da Europa tem o estatuto de gourmet e é utilizada por chefs em restaurantes de luxo como substituto do sal em saladas ou mesmo em pratos mais complexos, como produto fresco ou em conserva (picles).
    A salicórnia, também conhecida por sal verde ou espargos do mar, é uma erva que cresce normalmente nos sapais (salinas), sendo altamente tolerante ao sal, com a particularidade de ser salgada.
    “Com este projeto pretendemos desenvolver um sistema de cultivo sustentável de salicórnia e outras plantas do género e conseguir rentabilizar e conservar os recursos existentes nas salinas”, explica à Lusa Erika Santos, bióloga e coordenadora do projeto ‘Cultivo Sustentável de Halófitas na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Sto. António’.
    Atualmente o valor económico das salinas artesanais passa apenas pela produção de sal e, segundo a bióloga, o cultivo de plantas locais é esquecido, bem como as suas potencialidades comerciais.
    “Poderia ser uma aposta no desenvolvimento regional”, garante Erika Santos, lamentando as inúmeras ervas subaproveitadas e o crescente abandono de salinas no Algarve, “que constitui também um risco ambiental para a avifauna.”
    Algumas destas ervas são também utilizadas em rações para animais em países como a França, Inglaterra ou Israel e ainda podem ter “aplicações farmacêuticas e cosméticas, ou seja, podem servir vários segmentos económicos”, acredita a investigadora.
    Contudo, “em Portugal este recurso não está explorado nem é muito conhecido e a informação sobre estas ervas é escassa”, lamenta a bióloga, que sublinha a necessidade de desenvolver ações de gestão e conservação deste recurso natural e espontâneo.
    Atualmente o grupo de investigadores do Instituto Afonso III, em Loulé, em conjunto com o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade encontra-se a identificar as ervas do sapal, a caraterizar as condições ambientais em que se desenvolvem e a estudar os melhores processos de propagação e viabilidade económica do seu cultivo.
    O projeto vai ser apresentado a 18 de maio, durante um seminário em Castro Marim, para cativar intervenientes locais, divulgar os resultados do projeto e explicar como pode este produto, favorável à saúde, dinamizar vários setores e promover a economia regional.
    O projeto está incluído na estratégia de eficiência coletiva PROVERE Âncoras do Guadiana, uma iniciativa do Quadro de Referência Estratégico Nacional (fundos comunitários), e é cofinanciado pelo programa PO Algarve 21 (Programa Operacional).



    http://www.ionline.pt/portugal/algar...m-erva-gourmet
    Editado pela última vez por Peste; 14 September 2013, 18:26.

    #2
    Reservado para possível índice

    Comentário


      #3
      Admira-me bastante que as empresas exportadoras de sal gourmet do Algarve não tenham dado conta do facto. De todas as formas, é positivo que uma universidade algarvia tenha-o feito e pretenda começar uma spin-off à conta. A Universidade do Algarve é que tem que abrir os olhos (com salinas bem perto...).

      Comentário


        #4
        Interessante. Esse tema encaixa perfeitamente neste tópico http://forum.autohoje.com/off-topic/...camente-4.html
        Editado pela última vez por LUSOPOWER; 20 February 2012, 02:50.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
          Interessante. Esse tema encaixa perfeitamente neste tópico http://forum.autohoje.com/off-topic/...camente-4.html
          Sim também.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Peste Ver Post
            ..que nos destinge dos outros...
            distingue

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X