Anúncio

Collapse
No announcement yet.

E, quando um perfil vale mais que um curriculo...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    E, quando um perfil vale mais que um curriculo...

    Se é uma das quatro ou cinco pessoas que ainda não têm perfil no Facebook, talvez não lhe interesse saber que mais de 70 por cento dos empregadores norte-americanos inquiridos num estudo da Microsoft já rejeitaram currículos depois de terem passado uma vista de olhos pelas páginas dos candidatos naquela rede social. Mas agora, um estudo conduzido por uma universidade do Illinois mostra que muitos dos nossos posts, links e até aquelas fotografias em festas, com caras mais ou menos alegres, podem revelar-nos como os candidatos perfeitos a um emprego.


    Este estudo, realizado pela Northern Illinois University, e que será publicado no Journal of Applied Social Psychology, revela que não é preciso passar mais do que dez minutos no perfil de alguém no Facebook para perceber se essa pessoa tem o que é necessário para ser contratado.

    O responsável por esta investigação, o professor Donald Kluemper, explica, em declarações ao site do jornal The Baltimore Sun, que a ideia de fazer o estudo surgiu quando se tornou evidente que os empregadores estavam a apostar cada vez mais na pesquisa de informação online e menos nos métodos tradicionais – como os testes de personalidade e os testes para avaliar o Quociente de Inteligência –, mas com uma ideia pré-concebida: "Os responsáveis pelas contratações estavam apenas a tentar eliminar a candidatura de uma pessoa que estivesse a fazer algo impróprio [nas redes sociais]. O que nós fizemos foi tentar avaliar os traços de personalidade dos utilizadores de uma forma semelhante àquela que pode ser avaliada através de um teste comum”.

    Para satisfazer a curiosidade dos investigadores, foram avaliados 274 perfis de utilizadores do Facebook por três pessoas que receberam formação sobre questões específicas relacionadas com testes de personalidade. As 274 pessoas que participaram no estudo responderam previamente a um teste de personalidade comum – daqueles que costumam ser feitos nas entrevistas de trabalho –, que incidia sobre cinco traços fundamentais: auto-conhecimento, afabilidade, extroversão, estabilidade emocional e abertura a novas experiências. Depois, os três avaliadores passaram entre cinco e dez minutos em cada perfil a avaliar os utilizadores de acordo com os mesmos critérios dos testes de personalidade comuns.

    Por exemplo, as 274 pessoas que participaram no estudo eram inquiridas sobre se se consideravam “a alma das festas” e os avaliadores eram questionados sobre se achavam que essas pessoas revelavam no Facebook uma personalidade condizente com as respostas dadas no teste.

    "Os que são mais afáveis são confiáveis e dão-se bem com as outras pessoas, características que podem ser reveladas através de uma informação pessoal mais extensa. A abertura a experiências está relacionada com a curiosidade intelectual e com a criatividade, o que pode ser revelado através da variedade de livros, citações favoritas ou outros posts que mostram um utilizador envolvido em actividades novas e criativas. Os extrovertidos interagem mais frequentemente com os outros, o que pode ser revelado através do número de amigos que têm na rede social”, concluem os responsáveis pelo estudo.

    Seis meses depois desta avaliação dos perfis no Facebook, os investigadores tiveram acesso aos relatórios sobre a prestação laboral de 69 dos 274 participantes, feitos pelas empresas em que trabalhavam, e chegaram a esta conclusão: passar dez minutos a ler posts, a ver fotografias e a conhecer os gostos pessoais de um utilizador do Facebook diz mais sobre as pessoas do que os testes tradicionais feitos em entrevistas de emprego.

    “Acho que uma das diferenças é que podemos mudar os quadros de referência”, avança Donald Kluemper. “Neste caso, estamos a perguntar ao avaliador: ‘Será que esta pessoa é um trabalhador esforçado?’ Num teste de personalidade comum, o candidato seria questionado: ‘Você é um trabalhador esforçado?’ Uma das críticas aos testes em que as pessoas respondem a perguntas sobre a sua própria personalidade é que essas respostas podem ser falsas. Numa página do Facebook, isso é muito mais difícil de fazer.”

    O The Baltimore Sun falou também com o presidente da Social Intelligence Corp., uma empresa com sede na Califórnia que é contratada para recolher informação partilhada na Web por candidatos a postos de trabalho. Max Drucker salienta que este estudo da Universidade do Illinois demonstra que as pessoas podem pensar nas redes sociais como um meio de se posicionarem melhor no mercado de trabalho, mas alerta para possíveis abusos: “Se os empregadores querem fazer uso dessa informação, acho que devem obter previamente o consentimento dos candidatos. Devem também oferecer aos candidatos uma oportunidade para contestarem qualquer informação que seja considerada negativa”.Seja qual for a opção dos utilizadores das redes sociais, parece não existir uma grande preocupação em relação ao que é partilhado na Web. De acordo com um estudo apresentado no mês passado pela Microsoft, que ouviu 5000 pessoas nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Irlanda e Espanha, apenas 44% dos inquiridos estão preocupados com as consequências a longo prazo das suas actividades online.

    Em 2010, outro estudo da mesma empresa revelou que 70 por cento dos empregadores inquiridos rejeitaram currículos depois de terem investigado a presença online dos candidatos.

    (Ver infografia da empresa Reppler sobre o comportamento dos empregadores em relação às redes sociais - em inglês)
    Um perfil no Facebook pode dizer mais aos empregadores do que uma entrevista - Tecnologia - PUBLICO.PT

    O que achais? Veem problemas?

    #2
    Eu não, tenho tudo privado e não vendo a cara como as pitas.

    Aliás, a fotografia que lá tenho nem a fronha dá para ver. Olha que bom. Além de dizer lá que vivo no Congo. Dificilmente me encontram

    Comentário


      #3
      Eu nem sequer tenho página no Facebook por 2 razões:

      - Porque já acho que passo algum tempo na net com os fóruns e não estou disponível para passar mais.

      - Porque me faz muita impressão a ideia de me expor a pessoas que não conheço

      Compreendo que o Facebook se possa tornar uma ferramenta para um recrutamento, embora isso também o possa vir, com o tempo, a desvirtuar.

      Explicando, em vez de ser um veículo de convívio, passe a ser uma especie de alter ego, em que se tenta passar não a realidade mas o que se gostava que fosse.

      Aliás como todos sabemos nos fóruns já é comum as personagens estranhas e fabricadas com um determinado propósito.

      Comentário


        #4
        A questão que se levanta é, que informação que dispomos pode levar a um mau uso no futuro. Nomeadamente foco-me nos jovens que por agora utilizam esta ferramenta, que por agora com alguma pouca noção do que partilham, numa altura em que procurarem o primeiro emprego, tudo o que deixaram disponivel e dificilmente se apagará deste mundo pode criar bastantes complexos na hora de serem aceites, caso empresa se lembre abrir investigações na rede sobre a pessoa.

        E a isto não me refiro só ao Facebook.
        Editado pela última vez por nunomplopes; 24 February 2012, 07:05.

        Comentário


          #5
          O que é que eu acho?

          Que o título do tópico está incorreto. O facebook não vale mais que o CV, pode valer mais que uma entrevista ou aqueles testes malucos.

          O CV continua a ser o principal elemento de recrutamento.


          Quanto a mim, também tenho uma presença discreta na facebook.

          Comentário


            #6
            Mas o que mais se me levanta é que , devo de deixar de ser quem eu sou para, passar a ser quem eles querem que eu seja?

            Coloco as minhas questões que se com isso, não irá contra a liberdade individual de cada um.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Eu nem sequer tenho página no Facebook por 2 razões:

              - Porque já acho que passo algum tempo na net com os fóruns e não estou disponível para passar mais.

              - Porque me faz muita impressão a ideia de me expor a pessoas que não conheço

              Compreendo que o Facebook se possa tornar uma ferramenta para um recrutamento, embora isso também o possa vir, com o tempo, a desvirtuar.

              Explicando, em vez de ser um veículo de convívio, passe a ser uma especie de alter ego, em que se tenta passar não a realidade mas o que se gostava que fosse.

              Aliás como todos sabemos nos fóruns já é comum as personagens estranhas e fabricadas com um determinado propósito.
              Pelo contrário, no Facebook não te expões a quem não conheces (se assim o desejares) e nos fóruns é que te expões a quem não conheces...

              Comentário


                #8
                A questão é apenas e só uma... as pessoas não têm cuidado com a sua privacidade online.

                Eu tenho facebook e uso com frequência... só sigo é duas regras de ouro: Tenho tudo bloqueado para quem não é meu amigo e só adiciono quem realmente conheço.

                E mesmo assim já ando a eliminar gente com quem perdi o contacto. (colegas do secundário, etc).

                Deste modo um desconhecido consegue apenas ver (e por opção minha) a universidade onde estudei, o sitio onde vivo, as línguas que falo, os meus amigos e os meus gostos (musica e filmes).

                É óbvio que tenho coisas parvas no mural, mas é só para amigo ver.

                Comentário


                  #9
                  Oi? Facebook? Facebook quanto muito pode ser uma ferramenta para ser usada contra nós se não se tiver o devido cuidado.

                  Já um linked in bem explorado com um perfil diferenciado e com recomendações de pessoas com alguma credibilidade parece-me uma aposta consistente.

                  Comentário


                    #10
                    Eu se fosse chefe, certamente preferia escolher uma secretária pelas fotos do seu decote do que por um CV...

                    Comentário


                      #11
                      muito importante também é o perfil do hi5 e se é membro ou não do chupa-mos

                      Comentário


                        #12
                        Nem Facebook nem Linkdin...É só peneirentos

                        Eu desde que li alguns perfis no Linkdin em que colocam titulos peneirentos como:
                        Security Engineer ....
                        Systems Administrator ....
                        IT Consultant
                        ....
                        quando na realidade essas pessoas nem o 12º ano acabaram

                        Mas acredito que o facebook pode ser usado como uma arma, criando perfil do "empregado perfeito"
                        com recurso a foto-montagens:

                        Horas extraordinarias :muitas fotos de escritorios com um relogio a indicar 3 da manha... e ainda a trabalhar..
                        Solidariedade: foto-montagem com a minha foto em campanhas de solidariedade a ajudar os mais desfavorecidos.
                        Liderança: Fotos rodeado de colegas em que estou no meio com um pose muito"seguro de mim mesmo"

                        etc..basta alguma criatividade e jogar com as espectativas dos patroes a nosso favor

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Botzilla Ver Post
                          etc..basta alguma criatividade e jogar com as espectativas dos patroes a nosso favor
                          De certa forma é isso que as pessoas fazem nas entrevistas de emprego, sorriem muito e abanam a cabeça a dizer que sim sobre assuntos dos quais nunca ouviram falar...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Botzilla Ver Post
                            ....
                            Mas acredito que o facebook pode ser usado como uma arma, criando perfil do "empregado perfeito"
                            .....

                            etc..basta alguma criatividade e jogar com as espectativas dos patroes a nosso favor
                            Ou o contrário! Bastam as magnificas publicações dos jogos e está tudo estragado!



                            Mas, esta análise foi feita em perfis aos quais tinham livre acesso?

                            Eu falo por mim, cada vez mais tenho cuidado com quem vê o quê do meu facebook. Poucos são os que por lá andam e que não conheço pessoalmente.
                            Já passei a fase de nem a minha foto estar actualizada.

                            Comentário


                              #15
                              ainda mais importante devia ser se é membro do fórum autohoje e qual o seu tipo de participação no mesmo

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                Pelo contrário, no Facebook não te expões a quem não conheces (se assim o desejares) e nos fóruns é que te expões a quem não conheces...
                                No Facebook, só ficas com a informação toda guardada num servidor algures na América... Para sempre. Fotos, entradas, mensagens... Até tens direito a um índice.

                                Nos fóruns, muito dificilmente consegue identificar-se a pessoa, a não ser que se exponha demasiado. Apenas ficam registadas mensagens de um individuo com um nick qualquer.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por AmericanPsycho Ver Post
                                  No Facebook, só ficas com a informação toda guardada num servidor algures na América... Para sempre. Fotos, entradas, mensagens... Até tens direito a um índice.

                                  Nos fóruns, muito dificilmente consegue identificar-se a pessoa, a não ser que se exponha demasiado. Apenas ficam registadas mensagens de um individuo com um nick qualquer.
                                  Mas o que está no servidor não é de acesso público.

                                  E mesmo um fórum também está num servidor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Por acaso acho que o facebook diz muito sobre as pessoas, depois de visitar alguns perfis nunca na vida os contratava!

                                    Eu tenho o meu com o básico, nome e uma foto e essencialmente para saber onde estão ou o que vão fazendo alguns amigos, mas amigos mesmo, e de vez em quando tem dado bastante jeito para alguns contactos. Acho que nem 100 amigos tenho.

                                    De quando em vez dá jeito para encontrar uns perfis +- interessantes que por lá se vão encontrando!

                                    Comentário


                                      #19
                                      É interessante ver as universidades que alguns frequentaram, nos states, na Suíça, no reino unido... sem nunca terem saído de Portugal! Não sei se por erro ou para ficar mais atraente!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                        Ou o contrário! Bastam as magnificas publicações dos jogos e está tudo estragado!

                                        Mas, esta análise foi feita em perfis aos quais tinham livre acesso?

                                        Eu falo por mim, cada vez mais tenho cuidado com quem vê o quê do meu facebook. Poucos são os que por lá andam e que não conheço pessoalmente.
                                        Já passei a fase de nem a minha foto estar actualizada.
                                        Não actualizas a fotos porque não queres que vejam que estás a ficar cota!

                                        Sinto-me um previlegiado

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mais um aqui que não utiliza o facebook.
                                          Tenho, e com fotos e alguns dados, mas apenas apareço em 1 ou outra foto e os dados, alguns são falsos, claro! Aquilo (no meu ponto de vista) é para usar a brincar e não para expôr coisas sérias.

                                          Dito isto, acredito bem que um empregador passe por lá os olhos a avaliar os candidatos, e acredito na utilidade do estudo apresentado aí. Por enquanto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Que bixo de 7 cabeças... nenhum potencial empregador consegue ver nada no vosso FB ou outra rede social minimamente decente sem que vocês deixem que isso aconteça. Partilhar com os amigos sim, com o mundo, não!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                              Não actualizas a fotos porque não queres que vejam que estás a ficar cota!

                                              Sinto-me um previlegiado

                                              Tás a ver!!! não é para todos

                                              E isso de eu ser cota tem muito que se diga.

                                              Mas voltamos ao mesmo, as informações que se publicam devem ser limitadas a grupos e tal como diz o Rasec só dá para ver o que deixamos que vejam.
                                              Como é que alguém que veja o meu perfil diz alguma coisa de mim? A unica coisa que fica a saber é em que cidade moro e que universidade frequentei. Nem a informação profissional lá está.
                                              As fotos são para os amigos verem (e tal como diz o rCrew há por aqui uns previligiados )

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                                Tás a ver!!! não é para todos

                                                E isso de eu ser cota tem muito que se diga.

                                                Mas voltamos ao mesmo, as informações que se publicam devem ser limitadas a grupos e tal como diz o Rasec só dá para ver o que deixamos que vejam.
                                                Como é que alguém que veja o meu perfil diz alguma coisa de mim? A unica coisa que fica a saber é em que cidade moro e que universidade frequentei. Nem a informação profissional lá está.
                                                As fotos são para os amigos verem (e tal como diz o rCrew há por aqui uns previligiados )
                                                Eheh tava a brincar na parte do cota

                                                Eu no meu facebook nem a escola onde andei, nem onde moro, nem onde trabalho. Não tenho informação de nada.

                                                Tenho fotos e tenho "muitos amigos" que são apenas conhecidos do meio onde vivo mas que não tenho qualquer problema em partilhar as fotos que tenho no facebook.

                                                Os meus amigos nem a minha lista de amigos nem de pessoas de familia conseguem ver.

                                                Ninguem me conseque procurar pelo nome ou pelo email no facebook, não apareço, só me encontram através de amigos, pois não consigo bloquear que isso aconteça.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vejo perfis que é pessoal mesmo a pedi-las, a não ser que seja gaja e tenha mamas, a essas perdoa-se tudo :D

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                                    Eheh tava a brincar na parte do cota

                                                    Eu no meu facebook nem a escola onde andei, nem onde moro, nem onde trabalho. Não tenho informação de nada.

                                                    Tenho fotos e tenho "muitos amigos" que são apenas conhecidos do meio onde vivo mas que não tenho qualquer problema em partilhar as fotos que tenho no facebook.

                                                    Os meus amigos nem a minha lista de amigos nem de pessoas de familia conseguem ver.

                                                    Ninguem me conseque procurar pelo nome ou pelo email no facebook, não apareço, só me encontram através de amigos, pois não consigo bloquear que isso aconteça.
                                                    Acho que vamos dois. Então pelo email nao chegam mesmo lá!!!! poucos o conhecem!
                                                    A lista de amigos tenho aberta. Ainda noutro dia me perguntavam se eu alguma coisa a outra pessoa pq o apelido era igual!!! Foi tão giro!!!
                                                    A familia só me descobre pq descobrem o meu irmão e a minha prima.
                                                    Do emprego estão poucos adicionados, só mesmo aqueles que acabo por considerar já como amigos e nao apenas colegas.
                                                    Até o Chefe já reclamou que nao quero ser amiga dele!!!!

                                                    Mas avisaram-me vai para 1 mês mais ou menos que algumas definições nao deviam estar bem pois tinha informação a mais disponivel mesmo para amigos. Não sei que se passou (até acabei por fazer uma asneira da grossa) mas lá andei a alterar as "vistas" e quem poderia ver.

                                                    Mas uma coisa que aconteceu a um amigo foi que conseguiram ler o que ele escrevia nas publicações de outros amigos e que nem sequer eram comuns. Foi até um simples comentário meu
                                                    chegando no fim à conclusão que uma das definições que nao limitou foi a dos comentários. Ainda ontem a dar-lhe os parabens via telefone o avisei para ter cuidado com o que ía escrever!!!!


                                                    edit: pois, eu fui encontrada por ti!!! mas temos um amigo em comum!!! ;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu não vejo qual é o mal da coisa...
                                                      Sou uma dessas pessoas que pesquisam sobre os outros. Sempre que entro num projecto novo pesquiso sobre as pessoas para ver quem são e de alguma forma tentar melhorar a comunicação, já que não chego a conhecer pessoalmente a maioria das pessoas, por serem de outros países.
                                                      Antes de uma entrevista de trabalho também procuro saber sobre quem me vai entrevistar, para procurar pontos em comum ou mesmo saber se gostaria ou não de trabalhar com essa pessoa.

                                                      No meu FB tenho meia dúzia de fotos, várias conversas com amigos, informação sobre onde trabalho e estudo. Está visível apenas para amigos mas não tenho problemas que outros vejam.

                                                      Acredito que a comunicação entre as pessoas tem de ser transparente e directa. Se um possível empregador pesquisar sobre mim e mantiver ou aumentar o interesse, será muito melhor do que decepcionar-se por eu não ser o que ele esperava.

                                                      Eu tento ser bom no que sou e no que faço, não me preocupo demasiado com o resto. Até agora tem resultado muito bem

                                                      ahh, e acho que um perfil vale muito mais que um currículo. CVs são como as estatísticas, das ferramentas mais fáceis para mentir dizendo a verdade....
                                                      Editado pela última vez por Mazzeo; 25 February 2012, 10:11.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não vejo mal nenhum que ajude a compreender e conhecer melhor aspetos do entrevistado, agora não pode é ser decisivo e prioritário.

                                                        Pessoalmente até o utilizo numa interação pedagógica de consolidação de competências essenciais e, com excelentes resultados práticos, em casos que antes eram para esquecer...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                                          Acho que vamos dois. Então pelo email nao chegam mesmo lá!!!! poucos o conhecem!
                                                          A lista de amigos tenho aberta. Ainda noutro dia me perguntavam se eu alguma coisa a outra pessoa pq o apelido era igual!!! Foi tão giro!!!
                                                          A familia só me descobre pq descobrem o meu irmão e a minha prima.
                                                          Do emprego estão poucos adicionados, só mesmo aqueles que acabo por considerar já como amigos e nao apenas colegas.
                                                          Até o Chefe já reclamou que nao quero ser amiga dele!!!!

                                                          Mas avisaram-me vai para 1 mês mais ou menos que algumas definições nao deviam estar bem pois tinha informação a mais disponivel mesmo para amigos. Não sei que se passou (até acabei por fazer uma asneira da grossa) mas lá andei a alterar as "vistas" e quem poderia ver.

                                                          Mas uma coisa que aconteceu a um amigo foi que conseguiram ler o que ele escrevia nas publicações de outros amigos e que nem sequer eram comuns. Foi até um simples comentário meu
                                                          chegando no fim à conclusão que uma das definições que nao limitou foi a dos comentários. Ainda ontem a dar-lhe os parabens via telefone o avisei para ter cuidado com o que ía escrever!!!!


                                                          edit: pois, eu fui encontrada por ti!!! mas temos um amigo em comum!!! ;)



                                                          Pois, por aqui está tudo do mais bloqueado possivél, inclusive já utilizei o "limitar publicações antigas" para que fiquem com as mesma definições de segurança que tenho agora com a Cronologia para que ninguem veja nada de publicações antigas.

                                                          E sim fui eu que te encontrei ahahah

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já estou mesmo a ver... "Ora, este candidato anda a escrever «Não me apetece fazer nada!» durante o horário de trabalho... Excluído!".

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X