Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Entendidos em Química - cheiro de amoníaco na comida?!?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Entendidos em Química - cheiro de amoníaco na comida?!?

    Aqui há dias aconteceu-me uma coisa estranhíssima que hoje se voltou a repetir.

    Estava aqui há umas semanas a fazer um estufado de vitela quando deitei uma colherinha de bicarbonato de sódio na água da cozedura. Isto é uma técnica vulgar para ajudar a cozer carnes e vegetais e torná-los mais macios. Ao deitar o bicarbonato, logo o molho da carne logo começou a fazer uma espuma esverdeada e a deitar um forte cheiro a amoníaco (mas mesmo forte!). Conclusão: uma panela de carne inteira para o lixo!

    Hoje estava a fazer uma caldeirada de peixe. Tudo muito bem, batatas a cozinhar a bom ritmo há um bom bocado, quando lhe junto o peixe (o peixe junta-se mais tarde porque cozinha muito depressa). No caso, o peixe era postas de raia que eu tinha comprado congeladas. Ora, ao cozinhar o peixe, começa a vir de novo o cheiro a amoníaco do peixe (desta vez não juntei bicarbonato de sódio nem nenhuma coisa "esquisita"). O problema era claramente do peixe, havia postas que cheiravam (e sabiam) muito a amoníaco e outras que não. Conclusão: mais uma panela de comida para o lixo...

    Claro que o cheiro parece-me amoníaco, eu não tenho a certeza do que seja...

    Mas que diabo pode estar a acontecer aqui? O que é que a comida pode ter para que, ou que possa reagir, que provoque isto?

    #2
    O cheiro pareceu-te ser o mesmo das duas vezes?

    A raia esteve congelada. Algum dos outros ingredientes do estufado de vitela esteve congelado com a raia?

    Há que tentar saber quais os elementos comuns.

    Comentário


      #3
      O cheiro pareceu-me exactamente o mesmo, embora as ocorrências tenham umas 3 semanas de intervalo.

      A carne de vitela foi comprada fresca, não sei se a congelei em casa ou não. Estava tudo OK até que juntei o bicarbonato de sódio e o cheiro se manifestou.

      A raia vem de fábrica congelada, partida às postas, sem pele, dentro de saco plástico fechado e selado. O cheiro manifestou-se logo durante a cozedura no molho da caldeirada.

      Comentário


        #4
        Acho que nem sei a que cheira o amoníaco.

        Bem é que não deve cheirar.

        Não poderá ser dos tachos

        Comentário


          #5
          O cheiro a amoníaco que te referes é aquele cheiro parecido ao cheiro a mijo que se encontra em algumas casas de banhos públicas?

          Comentário


            #6
            Snifem um pouco disto que ficam já a saber

            Comentário


              #7
              Então deve ser mesmo dos tachos que depois de lavados não foram passados por água convenientemente.

              Comentário


                #8
                E se for a água?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por tek Ver Post
                  O cheiro a amoníaco que te referes é aquele cheiro parecido ao cheiro a mijo que se encontra em algumas casas de banhos públicas?
                  Não, é mesmo como o "Sonasol verde" de limpeza que aparece por aí. Um cheiro muito activo que irrita as narinas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                    Então deve ser mesmo dos tachos que depois de lavados não foram passados por água convenientemente.
                    Dificilmente, porque, como deves imaginar, eu não cozinho só de 3 em 3 semanas... e também os lavo com mais frequência do que 3 em 3 semanas!
                    Sim, sou muito cuidadoso a lavar a loiça e isto nunca me aconteceu antes.
                    Pode é ter alguma coisa a ver com a máquina de lavar (os tachos grandes raramente vão à máquina de lavar, mas lá acontece) ou com o detergente (dantes usava marca branca e agora tenho usado "Calgonit Finish"). Hummm...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                      E se for a água?
                      Já me lembrei que fosse isso, tipo cloro ou lixívia da água reagir com o bicarbonato ou qualquer produto que tivesse sido colocado em fábrica nos alimentos... Gostava era de ter mais pistas para confirmar/rebater hipóteses (fazendo experiências).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        Já me lembrei que fosse isso, tipo cloro ou lixívia da água reagir com o bicarbonato ou qualquer produto que tivesse sido colocado em fábrica nos alimentos... Gostava era de ter mais pistas para confirmar/rebater hipóteses (fazendo experiências).
                        Põe água ao lume à temperatura que estava e junta o bicarabonato. Não vai ser uma experiência igual porque não vai ter a carne, mas dá para ver se existe alguma espécie de reacção.

                        Comentário


                          #13
                          para ser da água, já tinhas notado noutras situações....
                          A raia é um peixe sensível, e estraga-se com alguma rapidez...
                          e o circuito de mercadorias desde a pesca até tua casa pode ter tido algumas "interferências"...e ter descongelado e voltado a congelar...ou até mesmo o quem pescou/ congelou o peixe pode ter um sistema de trabalho deficiente/com erro....
                          Ás vezes os equipamentos avariam/desligam-se, e os alimentos degradam-se, mas o responsável não quer ter prejuizos.....

                          Comentário


                            #14
                            Estás mesmo a utilizar bicarbonato de sódio?
                            É que existe o bicarbonato de amónia, utilizado para bolachas de gengibre.


                            baker's ammonia = ammonium carbonate = carbonate of ammonia = baking ammonia = bicarbonate of ammonia = ammonium bicarbonate = powdered baking ammonia = triebsalz = hartshorn = salt of hartshorn = hirschhornsalz = hjorthornssalt = hartzhorn Originally made from the ground antlers of reindeer, this is an ancestor of modern baking powder. Northern Europeans still use it because it makes their springerle and gingerbread cookies very light and crisp. Unfortunately, it can impart an unpleasant ammonia flavor, so it's best used in cookies and pastries that are small enough to allow the ammonia odor to dissipate while baking.

                            Look for it in German or Scandinavian markets, drug stores, baking supply stores, or a mail order catalogue. Don't confuse this with ordinary household ammonia, which is poisonous. Varieties: It comes either as lumps or powder. If it isn't powdered, crush it into a very fine powder with a mortar and pestle or a rolling pin. Substitutes (for 1 teaspoon of baker’s ammonia): 1 teaspoon baking powder (This is very similar, but might not yield as light and crisp a product.) OR 1 teaspoon baking powder plus 1 teaspoon baking soda
                            Cook's Thesaurus: Leavens

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                              Põe água ao lume à temperatura que estava e junta o bicarabonato. Não vai ser uma experiência igual porque não vai ter a carne, mas dá para ver se existe alguma espécie de reacção.
                              Sim, vou tentar isso...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                para ser da água, já tinhas notado noutras situações....
                                A raia é um peixe sensível, e estraga-se com alguma rapidez...
                                e o circuito de mercadorias desde a pesca até tua casa pode ter tido algumas "interferências"...e ter descongelado e voltado a congelar...ou até mesmo o quem pescou/ congelou o peixe pode ter um sistema de trabalho deficiente/com erro....
                                Ás vezes os equipamentos avariam/desligam-se, e os alimentos degradam-se, mas o responsável não quer ter prejuizos.....

                                Sim, por algumas pesquisas que fiz já li que o gás amoníaco pode ser libertado de matéria viva em decomposição (leia-se: peixe estragado ou outros...).

                                Comentário


                                  #17
                                  Já me aconteceu numa caldeirada, não cheguei a provar porque o cheiro era de tal maneira intenso que nem sequer coloquei tal hipótese... curiosamente na altura fiquei com a impressão que o problema era da raia (tenho a certeza que o problema foi na manipulação do peixe antes de ter chega até mim).

                                  Essa parte da vitela é que já e mais esquisito e interessante de tentar perceber, o bicarbonato de sodio não devia ter nada a ver com a formação do amoníaco, mas a reação que descreves é estranha..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RMOS Ver Post
                                    Estás mesmo a utilizar bicarbonato de sódio?
                                    É que existe o bicarbonato de amónia, utilizado para bolachas de gengibre.


                                    Cook's Thesaurus: Leavens
                                    Sim, sei. Mas a acreditar no saquinho da "Margão", é mesmo bicarbonato de sódio. E das vezes anteriores não houve problema.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                      para ser da água, já tinhas notado noutras situações....
                                      A raia é um peixe sensível, e estraga-se com alguma rapidez...
                                      e o circuito de mercadorias desde a pesca até tua casa pode ter tido algumas "interferências"...e ter descongelado e voltado a congelar...ou até mesmo o quem pescou/ congelou o peixe pode ter um sistema de trabalho deficiente/com erro....
                                      Ás vezes os equipamentos avariam/desligam-se, e os alimentos degradam-se, mas o responsável não quer ter prejuizos.....
                                      A água não está sempre igual nem tem sempre as mesmas substâncias e/ou na mesma porporção. Eu só estou a apontar mais para a água porque em ambas as situações que ele relatou é a água o elemento comum. Claro que isso pode não ser minimamente relevante, mas sabendo nós que a água é sujeita a tratamentos quimicos, podemos partir dessa base.
                                      Também é perfeitamente possível que ambos os casos que ele notou tenham tido um resultado semelhante e coincidente, mas que não tenham nada a ver um com o outro

                                      Comentário


                                        #20
                                        A raia tem uma época do ano em que não deve ser pescada, uma das características é precisamente um cheiro intenso a amoníaco depois de cozinhada, além disso se tiver sido mal embalado ou não tiver sido convenientemente congelado, pode começar a decompor-se libertando esse odor.

                                        Quanto ao pedaço de carne já não sei, pode ter sido contaminado de alguma forma pela raia na arca.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pois, parece então que é consensual que este sintoma é "vulgar" na raia quando alguma coisa não correu bem (deu raia! ).

                                          Quanto à carne, pois não descobri. Entretanto até pus ali água ao lume e juntei bicarbonato. Nada de estranho se passou, e até deu para cozer uns broculozinhos para o jantar...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pode ser da água. Tenta saber se a tua casa é perto da estação de tratamento das águas. E se puderes como quem não quer a coisa entra em contacto com a empresa que gere a qualidade da água fornecida ou num extremo, se te voltar a acontecer recolhe amostra para análise.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por KeyserSoze Ver Post
                                              Pode ser da água. Tenta saber se a tua casa é perto da estação de tratamento das águas. E se puderes como quem não quer a coisa entra em contacto com a empresa que gere a qualidade da água fornecida ou num extremo, se te voltar a acontecer recolhe amostra para análise.
                                              Pode, embora nesse caso devesse acontecer com mais frequência e/ou ouvir-se mais queixas. Tenho uma "conection" na companhia das águas, vamos a ver o que dá...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pois para mim estas a ser vitima de envenenamento!!! Tens muitas contas bancarias? Tens lá muito graveto? Ganhaste o €milhoes? Se respondeste SIM a tudo entao contacta JÁ a PJ

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                                  Pois para mim estas a ser vitima de envenenamento!!! Tens muitas contas bancarias? Tens lá muito graveto? Ganhaste o €milhoes? Se respondeste SIM a tudo entao contacta JÁ a PJ
                                                  O caso é ainda mais grave quando sou EU PRÓPRIO a cozinhar...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                                    A raia tem uma época do ano em que não deve ser pescada, uma das características é precisamente um cheiro intenso a amoníaco depois de cozinhada, além disso se tiver sido mal embalado ou não tiver sido convenientemente congelado, pode começar a decompor-se libertando esse odor.

                                                    Quanto ao pedaço de carne já não sei, pode ter sido contaminado de alguma forma pela raia na arca.
                                                    Sim, faz sentido, embora estranho!

                                                    Mas a tentativa de homicídio também faz sentido... (estou a reinar, é claro)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                      O caso é ainda mais grave quando sou EU PRÓPRIO a cozinhar...
                                                      Suicídio, então?...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                        O caso é ainda mais grave quando sou EU PRÓPRIO a cozinhar...
                                                        Então o problema é esse

                                                        Deixa isso (cozinhar) para quem sabe... Mulheres

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Poque é que complicam se nós Homens não somos assim. Deixem isso para quem sabe...
                                                          Editado pela última vez por nunomplopes; 27 February 2012, 04:22.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Como disseram, pode ser:

                                                            - da água, fácil de testar com água de garrafão e ver o que acontece. (podes ter uma infiltração ou algum problema nos canos)
                                                            - panelas mal lavadas/enxaguadas com resíduos de detergente da loiça (se foram lavadas na máquina pode ser sinal que a máquina precisa de ser limpa).

                                                            Foi a mesma panela?

                                                            Não acredito que a relação tenha a ver com o bicarbonato de sódio ou com a comida em si.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X