Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ansiedade, ataques de pânico, stress, depressão - descarregar neste tópico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ansiedade, ataques de pânico, stress, depressão - descarregar neste tópico

    Este é um tópico ao melhor estilo "nunomlopes", mas acho que deve haver mais gente por aqui que padece do mesmo "mal", portanto é sempre bom partilhar experiências.

    Sou uma pessoa extremamente ansiosa, o que é diferente de falta de paciência. Paciência eu tenho muita, no sentido de aguentar muito tempo a levar "porrada" da vida sem perder a calma. Mas quando há algo que me preocupa fico completamente ansioso, não consigo dormir mais de meia hora seguida, não tenho concentração para tarefas normais, não tenho forma de esperar pelo resultado das coisas sem pensar no assunto quase 24 horas por dia. O pior é que algumas vezes esses problemas nem sequer existem, são apenas a imaginação a funcionar, são apenas o receio infundado de algo que até nem teria grandes consequências se de facto acontecesse. Sim, é uma estupidez completa mas é algo que não consigo controlar. Acontece em tudo, na vida profissional, nos relacionamentos e em outras coisas importantes.

    Por exemplo se eu imaginar que por qualquer razão o trabalho está a correr mal, rapidamente a imaginação cria a ideia de que as pessoas estão descontentes comigo e que provavelmente vou perder o trabalho.
    Assim como num relacionamento, se por qualquer razão eu achar que a pessoa com quem estou está mais distante, crio 50 possibilidades diferentes para tentar justificar tal facto e exploro mentalmente cada uma delas numa atitude quase masoquista.

    Como é óbvio, em ambos os casos evito ao máximo dar a entender que estou ansioso, o que provoca ainda mais stress. Mas se abrisse a boca só iria causar problemas, esses sim reais.

    Não é algo temporário nem nenhuma questão de insegurança, já que eu tenho consciência de que não há nada que justifique tamanha ansiedade. É apenas uma característica que sempre me acompanhou e que por vezes provoca uma sensação mesmo péssima, uma espécie de luta contra mim próprio, luta essa que não serve para nada a não ser causar cansaço físico e mental.

    Bem, achei que fosse interessante descrever isto, se alguém partilhar do mesmo "problema" é favor comentar.
    Cumps a todos.

    #2
    Essa ansiedade provoca-te efeitos fisicos, para além da privação de sono?

    Seria bom consultares um psicólogo, pode ajudar-te.

    Comentário


      #3
      Eu já sofri exactamente do mesmo mal. Consegui atenuar a situação com a ajuda de ansioliticos que me foram receitados por um medico.
      A minha ansiedade foi iniciada com uma hipocondria.

      Comentário


        #4
        Sou como tu no relacionamento. Por motivos que nada têm a ver, questiono sempre se ela gosta, se eu gosto. Quando eu sei perfeitamente que sim. Mas ao questionar, vem o medo, a ansiedade, o coracão dispara, e fico assustado. É mesmo horrível...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
          Essa ansiedade provoca-te efeitos fisicos, para além da privação de sono?

          Seria bom consultares um psicólogo, pode ajudar-te.
          Não, é mais o sono. Por exemplo este fim de semana de sexta para sábado fui para a cama pois achava que ia combater a ansiedade com o sono, o que aconteceu foi que acordei praticamente de 10 em 10 minutos a pensar num assunto completamente disparatado, que eu próprio sei não ter interesse prático absolutamente nenhum, mas que por qualquer razão não consigo deixar de pensar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Tux Ver Post
            Eu já sofri exactamente do mesmo mal. Consegui atenuar a situação com a ajuda de ansioliticos que me foram receitados por um medico.
            A minha ansiedade foi iniciada com uma hipocondria.
            Igual aqui. Doi-me um dedinho do pé e já me imagino de lenço na cabeça!

            Uma vez tive uns queixumes no peito, nada de palpável, mas doia e sempre no mesmo sitio. Não descansei enquanto não fui ao médico, fiz uma ecografia e logo nessa ecografia o médico me descansou. Tinha um pequeno quisto, mas nada de especial. Só que entre consulta médica, ecografia e resultado foram 10 quilos que eu perdi.

            Verdade, verdadinha

            Comentário


              #7
              Meio victam

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                Igual aqui. Doi-me um dedinho do pé e já me imagino de lenço na cabeça!

                Uma vez tive uns queixumes no peito, nada de palpável, mas doia e sempre no mesmo sitio. Não descansei enquanto não fui ao médico, fiz uma ecografia e logo nessa ecografia o médico me descansou. Tinha um pequeno quisto, mas nada de especial. Só que entre consulta médica, ecografia e resultado foram 10 quilos que eu perdi.

                Verdade, verdadinha
                E isso é mau?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                  E isso é mau?
                  O que é que estás a tentar insinuar? hum???

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
                    Sou como tu no relacionamento. Por motivos que nada têm a ver, questiono sempre se ela gosta, se eu gosto. Quando eu sei perfeitamente que sim. Mas ao questionar, vem o medo, a ansiedade, o coracão dispara, e fico assustado. É mesmo horrível...
                    Eu sou pior. eu não sou muito ciumento nem controlador, mas se por qualquer razão achar que a outra pessoa está a mentir ou ocultar qualquer coisa, fico num estado "paranóico", imagino de tudo um pouco, não descanso. O problema é conseguir esconder isto, já que se dissesse tudo o que sinto, tenho a consiciência de que seria uma pessoa completamente insuportável.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                      Eu sou pior. eu não sou muito ciumento nem controlador, mas se por qualquer razão achar que a outra pessoa está a mentir ou ocultar qualquer coisa, fico num estado "paranóico", imagino de tudo um pouco, não descanso. O problema é conseguir esconder isto, já que se dissesse tudo o que sinto, tenho a consiciência de que seria uma pessoa completamente insuportável.
                      Acho que deverias mesmo consultar um médico. Esse assunto é muito mais sério do que se imagina.

                      Pessoas com este tipo de disturbio passam das palavras aos actos enquanto o diabo esfrega um olho, e depois acontecem tragédias.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                        Acho que deverias mesmo consultar um médico. Esse assunto é muito mais sério do que se imagina.

                        Pessoas com este tipo de disturbio passam das palavras aos actos enquanto o diabo esfrega um olho, e depois acontecem tragédias.
                        nesse caso estás enganada, pois já tive vários relacionamentos e nunca fui violento com ninguém (nem nunca tive ideias) e sou incapaz de "matar uma mosca"

                        Comentário


                          #13
                          A juntar ao que a Danone referiu, é agressivo para o corpo/organismo estar sujeito a este estado (quase) constantemente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                            A juntar ao que a Danone referiu, é agressivo para o corpo/organismo estar sujeito a este estado (quase) constantemente.
                            Ou seja, achas mesmo que isto é uma espécie de distúrbio? Mas como é se corrige algo que não é passageiro e sempre fez parte da minha personalidade?

                            Edit: Não é sempre, em 99% do tempo está tudo ok, o problema são os episódios de ansiedade, dá mesmo para "bater no fundo".
                            Editado pela última vez por Ilyushin; 27 February 2012, 11:57.

                            Comentário


                              #15
                              Desbloqueia.

                              tenta encontrar uma atividade que te dê prazer e concentra os teus esforços na mesma.

                              Ou, em alternativa, uma atividade física com alguma intensidade que, além do bem-estar que esta proporciona, te dá cansaço físico. O cansaço físico ajuda a relaxar. Se o teu problema é para dormir, umas boas corridas noturnas, seguidas de um banho bem quente provavelmente ajudar-te-ão a relaxar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                Eu sou pior. eu não sou muito ciumento nem controlador, mas se por qualquer razão achar que a outra pessoa está a mentir ou ocultar qualquer coisa, fico num estado "paranóico", imagino de tudo um pouco, não descanso. O problema é conseguir esconder isto, já que se dissesse tudo o que sinto, tenho a consiciência de que seria uma pessoa completamente insuportável.
                                Eu sou bastante ciumento. Mas nem entro por aí, pois isso eu controlo, e a companheira também é bastante. Por exemplo, tive um problema que referi no consultório da saúde aqui no fórum, de uma falha de aspecto sexual, e desde esse dia que sempre que não estou com ela, fico sempre extremamente ansioso, e quando sei que vou estar, ainda mais. Mas quando estou, é raro estar ansioso...

                                Mas é horrível, antes daquilo acontecer nunca tinha pensado em nada, sentia-me no paraíso. Aquilo aconteceu e só ficaram medos, medo que ela não goste, medo que eu não goste...Mas quando estou com ela lá se vai apagando isso, e dou por mim a dizer e ouvir coisas que me põem de sorriso. O problema é mesmo quando estou sozinho.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                  Ou seja, achas mesmo que isto é uma espécie de distúrbio? Mas como é se corrige algo que não é passageiro e sempre fez parte da minha personalidade?
                                  O estado normal do ser humano não é, ou não devia ser, estar em ansiedade (quase) diária.

                                  Todos temos picos, com dias ou épocas mais stressantes e acabamos por conseguir lidar com isso. A partir do momento em que tu estás nesse estado de sofrimento quase diariamente, acho que não pode ser encarado de forma leviana e pensar que vai passar. E como te disse, não é bom para o teu corpo estar constantemente a ser atacado desta forma.

                                  O cerebro é poderosissimo e tens de o "domesticar" ou arranjar técnicas para ele não levar a melhor. E depois isto é um ciclo vicioso em que acabas por ficar preso nestas teia todas. Acho, muito honestamente, que não perdes mesmo nada em consultar um psicólogo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                    Desbloqueia.

                                    tenta encontrar uma atividade que te dê prazer e concentra os teus esforços na mesma.

                                    Ou, em alternativa, uma atividade física com alguma intensidade que, além do bem-estar que esta proporciona, te dá cansaço físico. O cansaço físico ajuda a relaxar. Se o teu problema é para dormir, umas boas corridas noturnas, seguidas de um banho bem quente provavelmente ajudar-te-ão a relaxar.
                                    Por acaso estou a tentar isto de forma gradual, tem resultado relativamente bem. O problema é quando estou ansioso não tenho motivação para correr ;) obrigado pelos conselhos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                                      O estado normal do ser humano não é, ou não devia ser, estar em ansiedade (quase) diária.

                                      Todos temos picos, com dias ou épocas mais stressantes e acabamos por conseguir lidar com isso. A partir do momento em que tu estás nesse estado de sofrimento quase diariamente, acho que não pode ser encarado de forma leviana e pensar que vai passar. E como te disse, não é bom para o teu corpo estar constantemente a ser atacado desta forma.

                                      O cerebro é poderosissimo e tens de o "domesticar" ou arranjar técnicas para ele não levar a melhor. E depois isto é um ciclo vicioso em que acabas por ficar preso nestas teia todas. Acho, muito honestamente, que não perdes mesmo nada em consultar um psicólogo.
                                      Acho que vou fazer isso. realmente não se perde nada e é alguém com quem se pode falar a vontade sem causar problemas ou constrangimentos a ninguém. Obrigado

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pode ajudar a esclarecer algo.

                                        Mas é preciso não esquecer que a ansiedade pode apresentar semelhança com um estado ansioso produzido pelas alterações físico-químicas de certas doenças ou medicamentos. A hipo ou hiperglicemia, o hipo ou hipertiroidismo, certas epilepsias (da região temporal), algumas medicações psicotrópicas podem levar o indivíduo a apresentar sinais e sintomas parecidos com os do distúrbio emocional, só identificado por um profissional qualificado.

                                        O ansioso patológico vive em estado de agitação psico-motora, não coordenada, improdutiva. Sente falta de ar, refere palpitações e dores pré-cordiais. Tem alterações gastrointestinais, transpira excessivamente, tem boca seca e problemas de comunicação e desempenho. Sentindo-se inseguro ou ameaçado cai em isolamento e prostração. Com frequência o desencanto com o mundo leva-o a uma tristeza profunda, à depressão. Abandonado à própria sorte, desenvolve doenças dermatológicas, cardio-respiratórias e de ordem digestiva.
                                        e Transtorno da ansiedade

                                        Não acho que estejas neste ponto. Todos nós temos momentos de ansiedade e todos nós sentimos-nos da mesma forma nas situações que descreveste. O melhor é esquecer o que causa essa situação. Tens algum hobby?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                          nesse caso estás enganada, pois já tive vários relacionamentos e nunca fui violento com ninguém (nem nunca tive ideias) e sou incapaz de "matar uma mosca"
                                          Ainda bem. De qualquer maneira reitero o que disse, numa pessoa ansiosa, e quiçá com qq outro tipo de patologia camuflada, este problema pode despertar os instintos mais recônditos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ola,

                                            Tambem sou um bocado igual a ti...Por vezes custa-me adormecer mas adormeco bem.

                                            Acho normal, simplesmente nos deixamos atormentar por medos.

                                            O melhor é ocupar sempre a cabeça a fazer algo, ginasio, biciclete.....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                              Pode ajudar a esclarecer algo.
                                              Não acho que estejas neste ponto. Todos nós temos momentos de ansiedade e todos nós sentimos-nos da mesma forma nas situações que descreveste. O melhor é esquecer o que causa essa situação. Tens algum hobby?
                                              não me revejo em quase nada do que ali está escrito, a não ser na parte do isolamento, ou seja, neste tipo de situação sinto-me completamente sozinho ainda que esteja com 10 ou 20 amigos e tenho tendência a isolar-me por algum tempo, a não ser de quem não consigo (o que gostaria que fosse possível). Quanto a hobbies tenho vários, mas eu acho que isto é algo difícil de prevenir, ou seja, não é por ocupar o tempo ao máximo que vou deixar de ter estas "crises", é mais o contrário, ou seja, quando tenho estas crises não tenho motivação para nenhum hobby ou nada parecido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                não me revejo em quase nada do que ali está escrito, a não ser na parte do isolamento, ou seja, neste tipo de situação sinto-me completamente sozinho ainda que esteja com 10 ou 20 amigos e tenho tendência a isolar-me por algum tempo, a não ser de quem não consigo (o que gostaria que fosse possível). Quanto a hobbies tenho vários, mas eu acho que isto é algo difícil de prevenir, ou seja, não é por ocupar o tempo ao máximo que vou deixar de ter estas "crises", é mais o contrário, ou seja, quando tenho estas crises não tenho motivação para nenhum hobby ou nada parecido.
                                                E são nessas alturas que tens de ser forte e arranjar motivação para tal.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Praticas algum desporto? Seria uma boa opção a considerar

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sei o que isso é, de ficar meio paranóico a pensar em tudo o que pode correr mal. Sintomas físicos com fartura (a mim aio nível do sistema digestivo): falta de apetite, azias e dores de estômago, diarreias, perda de peso acelerado, falta de concentração, etc, etc... Felizmente estou muito, mas muito melhor, graças essencialmente a duas coisas:

                                                    1) Psicoterapia. Não é rápido, não é barato, não basta tomar comprimidos (os comprimidos disfarçam sintomas, não curam) mas funciona. Essencialmente acaba por te fazer reflectir nas coisas, a relativizá-las e a dar-lhes a importância que eles merecem. Recomendo que procures este tipo de ajuda.

                                                    2) O apoio emocional e a inteligência da minha namorada (agora mulher). Mas essa é minha e portanto põe-te ao largo!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Quando era mais novo, era muito ansioso até ao dia em que decidi comprar o carro que tenho agora. Estive cerca de 6 meses à espera e ao início, fartava me de pensar nisso e tirava me o sono como é óbvio. Com o passar do tempo tranquilizei e no final só pensava que se não fosse buscar o carro naquele dia, ia no seguinte e desde então deixei de ter ansiedade exagerada, fico-me pela normal.

                                                      1º tens que aceitar que estás ansioso, encarar com normalidade porque é assim que tu és e que à partida já sabes que vais adormecer mais tarde porque estás intranquilo. Não forces as coisas porque depois entra no efeito bola de neve. É um pouco como pensar " Estou ansioso? Sim. Vou adormecer bem? Não. Então se f*d* e vou fazer outra coisa qualquer, quando estiver mais calmo logo me vou deitar. Vou dormir pouco? So what, é só um dia mais cansado e ninguém morre por isso.

                                                      2º Descobre o que te acalma ou relaxa. Aceita-te tal como és e descomplica.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não lido... ou melhor... aguento!

                                                        No dia a dia não sou ansiosa, não tenho crises de ansiedade, não tenho qualquer sintoma relacionado com isso. Mas ponham-me a fazer uma apresentação pública, a falar perante uma sala ou um auditório cheio de gente e tá o caldo entornado. Fico corada que nem um tomate, o coração dispara, a voz parece que fica presa na garganta, enfim... pânico e desespero por encontrar um buraco onde me enfiar.

                                                        Tenho lá uns comprimidos em casa (devidamente receitados) que ajudam, mas optei por nunca os tomar... manias! Até hoje preferi que se rissem e fizessem piadas com o facto de ficar corada. Até eu as faço, agora. Antecipando-me retiro-lhes o poder de me fazer ficar ainda pior!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                                                          1º tens que aceitar que estás ansioso, encarar com normalidade porque é assim que tu és e que à partida já sabes que vais adormecer mais tarde porque estás intranquilo. Não forces as coisas porque depois entra no efeito bola de neve. É um pouco como pensar " Estou ansioso? Sim. Vou adormecer bem? Não. Então se f*d* e vou fazer outra coisa qualquer, quando estiver mais calmo logo me vou deitar. Vou dormir pouco? So what, é só um dia mais cansado e ninguém morre por isso.

                                                          2º Descobre o que te acalma ou relaxa. Aceita-te tal como és e descomplica.
                                                          obrigado pela opinião. Eu entendo, mas o cérebro é algo complicadíssimo de se controlar. Por vezes um gajo pensa "F***-se não penso mais nisto, não penso mais nisto, não penso mais nisto", repete 50 vezes a mesma coisa... quando para de repetir lá vem o pensamento à cabeça outra vez. É como eu disse antes, por vezes parece uma espécie de masoquismo

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não tentes controlar nem tentar escolher pensamentos, é o pior remédio. Aceita que se queres pensar em algo, vais pensar nesse algo e logo estarás a pensar noutra coisa. Controlar essas coisas é masoquismo mesmo.
                                                            Encara isso com naturalidade e não como uma anormalidade, todas as pessoas têm ansiedade só há alguns mais masoquistas e depois as coisas tomam proporções exageradas.
                                                            Não estás condenado a nada, se deixares de travar essa guerra e aceitares, vais ver que isso volta ao normal.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X