Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Câmara de Setúbal obriga funcionários a devolver promoções

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Câmara de Setúbal obriga funcionários a devolver promoções

    Em causa estarão cerca de 500 trabalhadores da autarquia e um milhão de euros.

    Cerca de 500 funcionários da Câmara de Setúbal que foram promovidos, por decisão da presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, em 2009 e 2010, vão agora ter de devolver a verba referente a essa promoção, por ordem da mesma autarca, cujo valor global ainda não foi apurado, mas rondará um milhão de euros.

    Os trabalhadores não só são obrigados a devolver todo o dinheiro recebido até agora, como voltam à sua posição salarial anterior à promoção. Em causa estão funcionários que progrediram por opção gestionária em 2009 e 2010, ou seja, por decisão da própria presidente da câmara e a quem foi atribuído um ponto por cada ano em que não foram avaliados pelo seu desempenho (apenas dez pontos obrigam à promoção).

    Segundo um despacho do gabinete de apoio à presidência da câmara a que o Económico teve acesso, a Inspecção Geral das Autarquias (IGAL) tem vindo a expressar "um juízo de nulidade sobre actos que determinam a alteração da posição remuneratória por opção gestionária" nestas situações.

    Segundo o documento, apesar da presidente da câmara de Setúbal continuar "convicta da legalidade dos actos praticados e compreenda os efeitos na vida dos trabalhadores afectados (...) não pode, em consciência, colocar-se numa situação em que viria a ser obrigada, à custa do seu salário e do seu património, a reembolsar a Administração".

    Assim, caberá a cada trabalhador "proceder à reposição de um valor concreto a apurar", acrescenta o gabinete de apoio à presidência no despacho.

    O documento não refere quantos trabalhadores serão afectados pela decisão, mas fonte sindical assegura que serão perto de 500.

    Fonte do sector local disse ao Diário Económico que a situação é comum a "várias autarquias" e refere um caso idêntico ocorrido na Câmara do Porto em que os trabalhadores recorreram a tribunal e ganharam a causa, ou seja, não foram obrigados a devolver a verba, já que se tratou de um erro da autarquia.
    Câmara de Setúbal obriga funcionários a devolver promoções | Económico


    #2
    Na rebaldaria e santuario de incompetentes, preguiçosos e aproveitadores que sao as entidades camararias, ja nada me espanta...

    Eles que descansem que hao de poder continuar a entrar as 10 da manha e sair para casa as 3 da tarde.

    Apesar de tudo existe uma minoria que trabalha competentemente, mas devemos estar a falar de cerca de 5% do universo camarario...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por joann Ver Post
      Na rebaldaria e santuario de incompetentes, preguiçosos e aproveitadores que sao as entidades camararias, ja nada me espanta...

      Eles que descansem que hao de poder continuar a entrar as 10 da manha e sair para casa as 3 da tarde.

      Apesar de tudo existe uma minoria que trabalha competentemente, mas devemos estar a falar de cerca de 5% do universo camarario...
      lol apoiado!!!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por joann Ver Post
        Na rebaldaria e santuario de incompetentes, preguiçosos e aproveitadores que sao as entidades camararias, ja nada me espanta...

        Eles que descansem que hao de poder continuar a entrar as 10 da manha e sair para casa as 3 da tarde.

        Apesar de tudo existe uma minoria que trabalha competentemente, mas devemos estar a falar de cerca de 5% do universo camarario...
        Agora fiquei baralhado... É que não sei se estás a falar dos que têm filiação partidária se dos outros...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
          Agora fiquei baralhado... É que não sei se estás a falar dos que têm filiação partidária se dos outros...


          Estou a falar daquela franja trabalhadora e apartidaria que se esforça por trabalhar honestamente, mas que se encontra constantemente a lutar contra habitos e vicios instalados e instaurados por uma maioria de colegas que apenas pretendem chegar tarde ao trabalho e ir cedo para casa, sacar ferramentas e bens camararios para os biscates, e sonhar passar para a categoria de "encarregado", esse termo tao mitico e desprovido de sentido...

          Falo desses poucos que se dedicam porque sao feitos de outra "massa", mas que enfrentam aquela cultura do "quanto menos se faz melhor" e do "Esta semana ja nao da porque ja vamos na terça-feira, esse trabalho vai ter de ficar para a proxima semana."

          Comentário


            #6
            Só me pergunto como é que em 2 anos, 500 pessoas numa autarquia podem ser promovidas... Nada estranho! O governo é que está a ser mauzinho...!

            Comentário


              #7
              Não é 1º de Abril...
              Como é que isto pode ser legal?

              Comentário


                #8
                O que mais me espanta nem é esta notícia, mas sim, como é que esta mulher (e quem a rodeia) continua a ser eleita sucessivamente...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                  Só me pergunto como é que em 2 anos, 500 pessoas numa autarquia podem ser promovidas... Nada estranho! O governo é que está a ser mauzinho...!
                  A culpa é dos tipos que foram promovidos, é uma questão de mentalidade, o executivo não teve culpa.

                  Neste caso mais uma vez, não se castiga quem deve ser castigado, o estado como pessoa de bem, devia assumir estas responsabilidades, acabar com situações idênticas no futuro e meter na cadeia o executivo que as fez, mas isso era competência a mais, é preciso ter calma.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                    O que mais me espanta nem é esta notícia, mas sim, como é que esta mulher (e quem a rodeia) continua a ser eleita sucessivamente...
                    Ela continua a ser eleita exactamente porque naquele tipo de camaras, aquele genero de favores implica a "devoçao" de muitos funcionarios, familiares de funcionarios, gente que beneficia com a situaçao dos familiares do funcionarios etc...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                      A culpa é dos tipos que foram promovidos, é uma questão de mentalidade, o executivo não teve culpa.

                      Neste caso mais uma vez, não se castiga quem deve ser castigado, o estado como pessoa de bem, devia assumir estas responsabilidades, acabar com situações idênticas no futuro e meter na cadeia o executivo que as fez, mas isso era competência a mais, é preciso ter calma.
                      Não disse se a culpa era das pessoas que foram promovidas, de quem as promoveu ou de ambas.

                      O executivo esteve mal ao só actuar passado 2 anos, embora as promoções tenham acontecido no outro governo. Seria obrigatório, como é óbvio, criar mecanismos para evitar estes abusos no futuro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                        Não disse se a culpa era das pessoas que foram promovidas, de quem as promoveu ou de ambas.

                        O executivo esteve mal ao só actuar passado 2 anos, embora as promoções tenham acontecido no outro governo. Seria obrigatório, como é óbvio, criar mecanismos para evitar estes abusos no futuro.
                        Mas eu estou a comentar a acção tomada, pede-se para se devolver € a quem foi promovido, o autarca vai preso?

                        Existe culpa de quem foi promovido para ter de devolver os €?As ppp's foram herdadas também, muitas criminosas, não vi o estado pedir € a ninguém,assumiu a conta e não bufou, com 500 fp's já dá para mostrar poder.

                        É uma questão extremamente simples que se discute á anos e daqui a 10 anos se vai continuar na mesma, porque a malta fica contente é por se pedir os € aos funcionários, se o autarca vai preso ou não é secundária.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                          Não é 1º de Abril...
                          Como é que isto pode ser legal?
                          Não me parece legal, mas, como viste, a primeira preocupação foi bater nos "desgraçados" dos funcionários!...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                            Mas eu estou a comentar a acção tomada, pede-se para se devolver € a quem foi promovido, o autarca vai preso?

                            Existe culpa de quem foi promovido para ter de devolver os €?As ppp's foram herdadas também, muitas criminosas, não vi o estado pedir € a ninguém,assumiu a conta e não bufou, com 500 fp's já dá para mostrar poder.

                            É uma questão extremamente simples que se discute á anos e daqui a 10 anos se vai continuar na mesma, porque a malta fica contente é por se pedir os € aos funcionários, se o autarca vai preso ou não é secundária.
                            Tal como disse inicialmente, não indiquei a culpa a ninguém, provavelmente todos têm culpa e todos deviam sofrer as consequências disso. Nestas histórias não há inocentes. Estou a ver que as PPP's têm as costas largas, e por elas existirem, podemos todos abusar, "pois existem PPP's".

                            Para perceber o estado que o país chegou, como o monstro cresceu, vejam como é que em 2 anos, 500 pessoas, num município apenas, são assim promovidas. É só imaginar o que se passa em todas as autarquias e em 30 anos de desgoverno...

                            Comentário


                              #15
                              Pois, os desgraçados dos funcionários (expressão tua), são os responsáveis pelo maior défice em que há memória em Portugal.

                              Mas eu acho que é preferível despedir os 300 ou 400 mil FP que há a mais, do que provocar estas injustiças.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por joann Ver Post
                                Estou a falar daquela franja trabalhadora e apartidaria que se esforça por trabalhar honestamente, mas que se encontra constantemente a lutar contra habitos e vicios instalados e instaurados por uma maioria de colegas que apenas pretendem chegar tarde ao trabalho e ir cedo para casa, sacar ferramentas e bens camararios para os biscates, e sonhar passar para a categoria de "encarregado", esse termo tao mitico e desprovido de sentido...

                                Falo desses poucos que se dedicam porque sao feitos de outra "massa", mas que enfrentam aquela cultura do "quanto menos se faz melhor" e do "Esta semana ja nao da porque ja vamos na terça-feira, esse trabalho vai ter de ficar para a proxima semana."
                                Agora fiquei ainda mais baralhado...

                                Então tu dizes, e cito...:

                                ...existe uma minoria que trabalha competentemente, mas devemos estar a falar de cerca de 5% do universo camarario...
                                E, agora, eu pergunto, como é que chegas a essa percentagem?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                  Pois, os desgraçados dos funcionários (expressão tua), são os responsáveis pelo maior défice em que há memória em Portugal.

                                  Mas eu acho que é preferível despedir os 300 ou 400 mil FP que há a mais, do que provocar estas injustiças.
                                  Correcção, "desgraçados"! É que, por certo percebes, faz toda a diferença...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                    Tal como disse inicialmente, não indiquei a culpa a ninguém, provavelmente todos têm culpa e todos deviam sofrer as consequências disso. Nestas histórias não há inocentes. Estou a ver que as PPP's têm as costas largas, e por elas existirem, podemos todos abusar, "pois existem PPP's".

                                    Para perceber o estado que o país chegou, como o monstro cresceu, vejam como é que em 2 anos, 500 pessoas, num município apenas, são assim promovidas. É só imaginar o que se passa em todas as autarquias e em 30 anos de desgoverno...
                                    As ppp's, servem para comparar a atitude do governo perante entidades com força diferentes, nas ppp's era preciso enfrentar lobbies, aqui são meros funcionários.
                                    Mostra a dualidade de critérios e a cobardia da governação, nem falei em valores sequer.

                                    Isto acontece e vai continuar a acontecer, o que fazem é pedir € aos fp's não vai acontecer muito mais.

                                    Como li no outro dia, antes do 25 de abril tivemos um general sem medo, que morreu, agora temos um presidente que foge de alunos do secundário!

                                    Aposto contigo, que bastava começares a enfiares autarcas (os responsáveis máximos) na cadeia, que a coisa amainava, mas isso era muita fruta, depois a quem é o ppc ia pedir apoio para ganhar a liderança do partido?

                                    Longes vão os tempos (campanha eleitoral) em que se falava de criminalizar gestão danosa...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                      Agora fiquei ainda mais baralhado...

                                      Então tu dizes, e cito...:

                                      E, agora, eu pergunto, como é que chegas a essa percentagem?

                                      Podia-te responder assim: ia a andar de carro quando vejo um ajuntamento de 20 ( sim, contei-os !) funcionarios da camara num passeio.

                                      Desses vinte, UM deles estava a abrir um buraco, enquanto os outros "encarregados" supervisionavam.

                                      Portanto se ao todo eram 20, e se desses 20 apenas um trabalhava, o resto é matematica do 6º Ano

                                      Um abraço

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                        As ppp's, servem para comparar a atitude do governo perante entidades com força diferentes, nas ppp's era preciso enfrentar lobbies, aqui são meros funcionários.
                                        Mostra a dualidade de critérios e a cobardia da governação, nem falei em valores sequer.

                                        Isto acontece e vai continuar a acontecer, o que fazem é pedir € aos fp's não vai acontecer muito mais.

                                        Como li no outro dia, antes do 25 de abril tivemos um general sem medo, que morreu, agora temos um presidente que foge de alunos do secundário!

                                        Aposto contigo, que bastava começares a enfiares autarcas (os responsáveis máximos) na cadeia, que a coisa amainava, mas isso era muita fruta, depois a quem é o ppc ia pedir apoio para ganhar a liderança do partido?

                                        Longes vão os tempos (campanha eleitoral) em que se falava de criminalizar gestão danosa...
                                        Nada contra. Mas se nada fosse feito o problema ia ficar escondido. O primeiro passo foi dado, esperemos pelos próximos. Quanto aos votos, perde mais votos ao pedir devoluções a 500 funcionários do que a despedir o presidente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ilegal ou não o certo e q isto já aconteceu na segurança social, e nem foi dada a hipótese de negociar a devolução do dinheiro. A direcção decidiu q abateria ao subsidio de ferias e ponto final no assunto.
                                          Não sei quantos funcionários tem a câmara mas sei que a opção gestionária tinha um limite anual de verba e que tinha de estar orçamentada.

                                          A inspecção só ter actuado agora (ou a decisão só ter saído agora) não espanta pelo menos a quem percebe do assunto e sabe os procedimentos que tem de ser observados.

                                          Já lá vai o tempo em que a lei previa q em caso de culpa não imputável ao funcionário este não devolvia o dinheiro já recebido voltando sim
                                          Para a situação anterior e respectivo vencimento.

                                          Mas e sempre mais fácil culpar os funcionários que aceitaramde boa fé algo q as instituições diziAm ser correcto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                            Nada contra. Mas se nada fosse feito o problema ia ficar escondido. O primeiro passo foi dado, esperemos pelos próximos. Quanto aos votos, perde mais votos ao pedir devoluções a 500 funcionários do que a despedir o presidente.
                                            Eu referia-me á eleição dentro do partido

                                            Ele até ao jardim pediu para ser mandatário na madeira, isso diz muita coisa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por joann Ver Post
                                              Podia-te responder assim: ia a andar de carro quando vejo um ajuntamento de 20 ( sim, contei-os !) funcionarios da camara num passeio.

                                              Desses vinte, UM deles estava a abrir um buraco, enquanto os outros "encarregados" supervisionavam.

                                              Portanto se ao todo eram 20, e se desses 20 apenas um trabalhava, o resto é matematica do 6º Ano

                                              Um abraço
                                              Pois, mas essa fotografia anda há anos na Internet e toda a gente a conhece, mas ninguém parece saber qual a Câmara Municipal, ou, mesmo, se serão empregados de uma qualquer empresa...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                Pois, mas essa fotografia anda há anos na Internet e toda a gente a conhece, mas ninguém parece saber qual a Câmara Municipal, ou, mesmo, se serão empregados de uma qualquer empresa...

                                                Nao foi fotografia nenhuma filho, foi "obra" duma camara da margem sul...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por joann Ver Post
                                                  Nao foi fotografia nenhuma filho, foi "obra" duma camara da margem sul...


                                                  É que anda por aí uma foto célebre de uma cena dessas...

                                                  Mas, ainda assim, matemática pura, esses funcionários que viste não são, certamente e nem pouco mais ou menos, a totalidade da Câmara respectiva, seja lá ela qual for, logo aferir daí o tal valor de 5% é, no mínimo, extremamente redutor...

                                                  Um abraço.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post


                                                    É que anda por aí uma foto célebre de uma cena dessas...

                                                    Mas, ainda assim, matemática pura, esses funcionários que viste não são, certamente e nem pouco mais ou menos, a totalidade da Câmara respectiva, seja lá ela qual for, logo aferir daí o tal valor de 5% é, no mínimo, extremamente redutor...

                                                    Um abraço.


                                                    Ainda assim pareces aqueles politicos que se prendem com os detalhes (neste caso os 5% que eu avancei) em vez de se preocuparem com as questoes de fundo...como é o caso da anarquia que reina nos serviços camararios por esse Portugal fora...



                                                    Um abraço.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu só me pergunto é como é que a presidente da câmara continua no lugar depois disto?
                                                      Numa empresa privada era despedimento com justa causa na hora!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                        As ppp's, servem para comparar a atitude do governo perante entidades com força diferentes, nas ppp's era preciso enfrentar lobbies, aqui são meros funcionários.
                                                        Mostra a dualidade de critérios e a cobardia da governação, nem falei em valores sequer.

                                                        Isto acontece e vai continuar a acontecer, o que fazem é pedir € aos fp's não vai acontecer muito mais.

                                                        Como li no outro dia, antes do 25 de abril tivemos um general sem medo, que morreu, agora temos um presidente que foge de alunos do secundário!

                                                        Aposto contigo, que bastava começares a enfiares autarcas (os responsáveis máximos) na cadeia, que a coisa amainava, mas isso era muita fruta, depois a quem é o ppc ia pedir apoio para ganhar a liderança do partido?

                                                        Longes vão os tempos (campanha eleitoral) em que se falava de criminalizar gestão danosa...
                                                        queres maior lobby que os FP, que os sindicatos dos FP's? não fossem ter o poder que têm e não existiriam 200 000 a 300 000 funcionários a mais na função pública.

                                                        para além disso é dever dos funcionários públicos (e de todos os outros de preferência) alertarem no caso de serem promovidos indevidamente.

                                                        ou só sabem reclamar quando acham que estão a ser prejudicados?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por dfp Ver Post
                                                          queres maior lobby que os FP, que os sindicatos dos FP's? não fossem ter o poder que têm e não existiriam 200 000 a 300 000 funcionários a mais na função pública.

                                                          para além disso é dever dos funcionários públicos (e de todos os outros de preferência) alertarem no caso de serem promovidos indevidamente.

                                                          ou só sabem reclamar quando acham que estão a ser prejudicados?
                                                          O lobby dos sindicatos é maior que os das ppp's

                                                          Agora os fp's foram contratados por culpa dos sindicatos

                                                          Muito bom.

                                                          Esperemos que o autarca (como os restantes autarcas/presidentes de juntas/Primeiros Ministros) lá continuem todos sem nunca serem julgados e presos, a culpa é sempre de quem está abaixo na hierarquia de comando

                                                          PS:Tenho de rever o meu conceito de hierarquia, afinal quem manda são os que estão no fundo da hierarquia, deve ser uma coisa muito particular de Portugal e que contraria todos os livros de gestão leccionados nas universidades Portuguesas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                            O lobby dos sindicatos é maior que os das ppp's

                                                            Agora os fp's foram contratados por culpa dos sindicatos

                                                            Muito bom.

                                                            Esperemos que o autarca (como os restantes autarcas/presidentes de juntas/Primeiros Ministros) lá continuem todos sem nunca serem julgados e presos, a culpa é sempre de quem está abaixo na hierarquia de comando

                                                            PS:Tenho de rever o meu conceito de hierarquia, afinal quem manda são os que estão no fundo da hierarquia, deve ser uma coisa muito particular de Portugal e que contraria todos os livros de gestão leccionados nas universidades Portuguesas.
                                                            sugiro-te que leias o estatuto disciplinar dos funcionários públicos.

                                                            e sim o lobby dos sindicatos da FP é muito maior que todas as PPP's, não só é maior como custa muito mais caros que todas as PPP's.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X