Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Azeite Gallo contestado no Brasil por publicidade a embalagem de vidro escuro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Azeite Gallo contestado no Brasil por publicidade a embalagem de vidro escuro



    A marca de azeite portuguesa Gallo foi contestada no Brasil por causa de uma campanha de publicidade que tem por objectivo promover a sua nova embalagem em vidro escuro.

    A frase em questão, que pode ser lida num anúncio impresso, diz: “O nosso azeite é rico. O vidro escuro é o segurança.” A afirmação feita no anúncio envolve racismo, segundo a parte reclamante (cujo nome não foi revelado), que se dirigiu ao conselho que regulamenta a publicidade no Brasil, o Con ar.

    A detentora da marca Gallo, por seu lado, limitou-se a confirmar a existência do processo, acrescentando que não fará declarações até que o caso seja julgado. “O assunto está sob julgamento e não temos nada a declarar neste momento”, afirmou a empresa numa nota enviada à Lusa.

    A AlmapBBDO, empresa brasileira responsável pela criação do anúncio, confirmou à Lusa ter recebido uma notificação sobre a contestação, ainda em 2011, mas também disse que não comenta o assunto. A data do julgamento ainda não foi marcada.

    O Con ar é uma organização não-governamental criada e mantida pelas próprias agências de publicidade do Brasil. Os participantes comprometem-se a cumprir o código de ética do sector, criado na década de 1970, quando a publicidade corria o risco de ser submetida a uma censura prévia imposta pelo governo militar da época.

    A contestação relativa aos anúncios publicitários pode ser feita por consumidores, concorrentes ou autoridades públicas que se sentirem ofendidas ou lesadas. A contestação é avaliada pelo conselho de ética, que solicita aos envolvidos a apresentação de uma defesa.
    Editei o nome do conselho que regulamenta a publicidade. Não é Con ar, é tudo pegado

    in publico.pt

    #2
    Que grande pan*leirice.

    Eu acho que eles queriam comparar o vidro escuro do azeite ao dos carros ou janelas das casas, muito populares no Brasil, e que teoricamente dão mais segurança a quem está no interior. Racismo?? Eu diria mais falta do que fazer.

    Comentário


      #3
      Racismo no azeitw ?

      Lol

      Comentário


        #4

        Espectacular.
        Realmente há tristes em todo o lado...

        Comentário


          #5
          Diga-se de passagem que a frase escolhida não foi a mais feliz:

          “O nosso azeite é rico. O vidro escuro é o segurança.”

          Bastaria retirar o "o" e nao haveria falsas interpretações.

          Comentário


            #6
            Analogia de um branco rico com um guarda-costas preto. Big deal.

            Até acho humorístico, mas visto os brancos no Brasil serem a raridade até é compreensível. (ou não)

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Vino Ver Post

              Até acho humorístico, mas visto os brancos no Brasil serem a raridade até é compreensível. (ou não)
              WTF?

              Não sei se sabes mas quase 50% da população brasileira é branca (mesmo branca), e não há mais de 8% de negros...
              Tou a ver que falas pelo que vês nas reportagens do National Geographic

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                Diga-se de passagem que a frase escolhida não foi a mais feliz:

                “O nosso azeite é rico. O vidro escuro é o segurança.”

                Bastaria retirar o "o" e nao haveria falsas interpretações.
                Não precisavam de tirar, bastava mudar o "o" para "a" e já ficava bem.

                Tenho de admitir que 1ª vez que li o anuncio li o tal "o" como "a" e não me sou mal, só depois é que vi que era um o.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                  Não precisavam de tirar, bastava mudar o "o" para "a" e já ficava bem.

                  Tenho de admitir que 1ª vez que li o anuncio li o tal "o" como "a" e não me sou mal, só depois é que vi que era um o.

                  Vamos dois!! Também li com o "a".


                  Mas mesmo assim retirando o "o" nao haveria dúvidas.

                  Até porque a ligação que já alguém aqui fez de branco=rico e escuro=segurança, fica bem vincada.

                  Mas sinceramente acho que como dizia o outro são pen......... (uma menina não escreve coisas daquelas e muito menos as diz! )

                  Comentário


                    #10
                    Creio que essa frase nem está escrita em Português. Eu pelo menos sinto dificuldade, não estou a ver que interpretação lhe possa dar... "o" segurança?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Audigy Ver Post
                      Creio que essa frase nem está escrita em Português. Eu pelo menos sinto dificuldade, não estou a ver que interpretação lhe possa dar... "o" segurança?
                      O vidro preto é o segurança/guarda costas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por BmwE90 Ver Post
                        O vidro preto é o segurança/guarda costas.
                        Bem sendo assim realmente a frase não é muito feliz...

                        Comentário


                          #13
                          ng10055921.jpg

                          Está tudo louco...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Audigy Ver Post
                            Bem sendo assim realmente a frase não é muito feliz...
                            Porquê? Ricos com seguranças pretos é o que mais há no Brasil. O vidro preto também pode ser associado aos vidros escurecidos e à prova de bala, que também é coisa que há muito no Brasil e que protege os tais ricos. É uma questão de humor e de interpretação. Se quisermos podemos também associar o facto de ser preto ao facto de ser de confiança, para guardar algo de valor. Será que assim ainda acham racista?

                            Os brasucas têm coisas em que parecem os americanos. Super liberais para umas coisas, mas tão púdicos e susceptíveis para outras...

                            Já há tempos uma campanha de uma marca de lingerie, com a Gisele Bundchen, também foi alvo de (ou tentativa de) censura.

                            Comentário


                              #15
                              Estas coisas não são inocentes.

                              também para mim, vista a frase numa folha de papel, ou me explicavam bem qual o objectivo ou mandaria corrigi-la por a considerar um erro.

                              Mas em empresas que movimentam milhões em publicidade, houve 1 intenção deliberada de provocar polémica, que por sua vez propaga com mais facilidade a marca Gallo.

                              É um risco que se corre. Se é ético? Hoje em dia já se questiona tudo...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                Porquê? Ricos com seguranças pretos é o que mais há no Brasil. O vidro preto também pode ser associado aos vidros escurecidos e à prova de bala, que também é coisa que há muito no Brasil e que protege os tais ricos. É uma questão de humor e de interpretação. Se quisermos podemos também associar o facto de ser preto ao facto de ser de confiança, para guardar algo de valor. Será que assim ainda acham racista?

                                Os brasucas têm coisas em que parecem os americanos. Super liberais para umas coisas, mas tão púdicos e susceptíveis para outras...

                                Já há tempos uma campanha de uma marca de lingerie, com a Gisele Bundchen, também foi alvo de (ou tentativa de) censura.

                                Exprimi a minha opinião pessoal, no meu entender seguindo as interpretações do tópico levo-me a crer que a frase não é muito feliz... não quer dizer que a ache racista, simplesmente podemos causar impacto e chamar a atenção sem exprimir comparações e/ou atribuições de adjectivos que possam levar a interpretações erróneas.

                                Isto no meu entender, não me levem a mal...

                                Comentário


                                  #17
                                  Bastava tirar o "o". O copywriter devia ter pensado nisso...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                                    Bastava tirar o "o". O copywriter devia ter pensado nisso...
                                    Se calhar pensou!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ao que chega o fundamentalismo... ridículo!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Parece que agora é moda dizer que tudo é racismo...

                                        Comentário


                                          #21
                                          O cliché é obvio. Na publicidade não se brinca. Fizeram de propósito não sei se para apelar à comunidade branca/portuguesa se para provocar polémica e meter a marca nas bocas do mundo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Publicidade gratuita... Gallo agradece.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Qualquer coisa é racismo. Já não se pode fazer humor/trocadilhos com estereótipos? Era a mesma coisa que acharmos que o anúncio da Telecel do "tou sim? é pra mim!" é discriminatório e ostracizava as pessoas das classes menos instruídas. Sinceramente, não tenho paciência para estas conversas de cocó!

                                              Uma coisa aposto, se o segurança fosse o tom claro da questão, nem sequer estaríamos a ter esta conversa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ainda não percebi qual é o mal de dizer que o vidro escuro é o segurança. Efectivamente, se fosse vidro claro, não filtrava a luz e o azeite poderia degradar-se mais rapidamente portanto, na verdade, funciona mesmo como um segurança.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por aquicas Ver Post

                                                  Mas sinceramente acho que como dizia o outro são pen......... (uma menina não escreve coisas daquelas e muito menos as diz! )
                                                  Qual o problema em dizer Peanuts?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                    Qualquer coisa é racismo. Já não se pode fazer humor/trocadilhos com estereótipos? Era a mesma coisa que acharmos que o anúncio da Telecel do "tou sim? é pra mim!" é discriminatório e ostracizava as pessoas das classes menos instruídas. Sinceramente, não tenho paciência para estas conversas de cocó!

                                                    Uma coisa aposto, se o segurança fosse o tom claro da questão, nem sequer estaríamos a ter esta conversa.
                                                    Não, se o segurança fosse o tom claro, aparecia alguém a dizer que era racismo, que estavam a querer dizer que o preto não dá segurança nenhuma, que não era de confiança e por aí adiante.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Que queixa tão despropositada.

                                                      É claro que o anúncio faz a referência ao novo vidro escuro da embalagem, que protege ("o segurança") o conteúdo (o azeite).
                                                      Pessoas que pretendem encontrar ofensas em todo o lugar deviam realmente olhar-se primeiro ao espelho .

                                                      ...Ou então, esta queixa é uma jogada de mestre da Gallo, para divulgar o seu nome e produto no mercado!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tentativa de aumentar brutalmente a notoriedade da marca com "publicidade" gratuita (muito arriscado, mas pode valer a pena).

                                                        E isso acontece porque existe um protecionismo muito grande no Brasil. Os criativos, sabendo que pelo facto da Gallo ser Portuguesa que alguém iria pegar com alguma coisa, arranjaram logo motivo para que pegassem por ali.

                                                        No big deal.

                                                        Entretanto mudam o slogan da campanha para outra coisa qualquer, emitem um pedido de desculpas e lançam uma campanha mais "limpa". Entretanto a notoriedade já está em alta.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ainda ninguém pôs isto aqui :

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            É bem feita! Contratassem uma empresa de publicidade portuguesa!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X