Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um fiador pode deixar de ser fiador? (arrendamento - contrato ainda por assinar)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Um fiador pode deixar de ser fiador? (arrendamento - contrato ainda por assinar)

    Resumidamente, só queria ser fiador de um contrato de arrendamento enquanto uma certa pessoa lá viver.
    (isto é, vive lá o A B C, o contrato fica em nome do A mas só vou fiador até o C sair de lá)

    Isto é legalmente possível? cláusulas para esse fim serão legais?

    Pelo que vi na Internet parece que não é possível, mas parecia-me que se referiam a contratos sem esta situação prevista.

    Obrigado

    #2
    Um simples e redondo NÃO!

    Mas como o direito privado (civil) admite grande liberdade das partes, pode haver possibilidade de negociar com o senhorio, oferecendo outra garantia idónea (leia-se outro fiador).

    Comentário


      #3
      Pode, repugnação.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
        Pode, repugnação.
        Explica-te lá...

        As poucas formas de extinção da fiança são a extinção da obrigação principal e a remissão ("perdão" do credor)

        Comentário


          #5
          Só com o acordo do banco é que poderá deixar de ser fiadora.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
            Só com o acordo do banco é que poderá deixar de ser fiadora.
            Mas este caso não é um banco é um particular (senhorio). Eu não lhe chamaria repugnação.

            Comentário


              #7
              Boas,

              O meu pai decidiu ser fiador no empréstimo da casa de um familar á volta de uns 20 anos atrás.

              Infelizmente, o meu pai nao guardou qualquer cópia do que ele assinou e nao se lembra do nome do banco nem o montante do emprestimo.

              Daquilo que sei, o empréstimo ainda continua por liquidar se.

              Haverá alguma forma de obter a informacao se o meu pai ainda é fiador do emprestimo sem dar conhecimento ao proprietario da casa? (escritura da casa, algum registo central??)

              Será que há a possibilidade do meu pai deixar de ser fiador ou terá que o ser até a casa ficar completamente paga?

              Obrigado

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por c220cdi Ver Post
                Boas,

                O meu pai decidiu ser fiador no empréstimo da casa de um familar á volta de uns 20 anos atrás.

                Infelizmente, o meu pai nao guardou qualquer cópia do que ele assinou e nao se lembra do nome do banco nem o montante do emprestimo.

                Daquilo que sei, o empréstimo ainda continua por liquidar se.

                Haverá alguma forma de obter a informacao se o meu pai ainda é fiador do emprestimo sem dar conhecimento ao proprietario da casa? (escritura da casa, algum registo central??)

                Será que há a possibilidade do meu pai deixar de ser fiador ou terá que o ser até a casa ficar completamente paga?

                Obrigado
                Consulta o mapa de responsabilidades do Banco de Portugal. O acesso é com as credências da AT.

                Sendo um crédito potencial talvez esteja lá mas não garanto que esteja.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por c220cdi Ver Post
                  Boas,

                  O meu pai decidiu ser fiador no empréstimo da casa de um familar á volta de uns 20 anos atrás.

                  Infelizmente, o meu pai nao guardou qualquer cópia do que ele assinou e nao se lembra do nome do banco nem o montante do emprestimo.

                  Daquilo que sei, o empréstimo ainda continua por liquidar se.

                  Haverá alguma forma de obter a informacao se o meu pai ainda é fiador do emprestimo sem dar conhecimento ao proprietario da casa? (escritura da casa, algum registo central??)

                  Será que há a possibilidade do meu pai deixar de ser fiador ou terá que o ser até a casa ficar completamente paga?

                  Obrigado
                  Também tenho empréstimo da casa, e quando foi feito tive que ter fiadores. Recentemente negociei o empréstimo com outro banco, e um dos principais pontos de negociação era não ter fiadores. E consegui, fiz o empréstimo no outro banco, sem fiadores, e eles (os fiadores) não tiveram que assinar nada. Apenas os informei! (Para poderem dormir descansados)
                  Pelo que é possível já não ser fiador sem ter conhecimento

                  Comentário


                    #10
                    Para extinguir créditos, basta liquidar, naturalmente a fiança também se extingue.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Two Ver Post
                      Consulta o mapa de responsabilidades do Banco de Portugal. O acesso é com as credências da AT.

                      Sendo um crédito potencial talvez esteja lá mas não garanto que esteja.
                      Penso que devera ser por aqui.

                      O meu pai e meu fiador e do meu irmao. Quando fiz o meu credito pedi este mapa do meu pai e aparecia la o emprestimo do meu irmao.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Two Ver Post
                        Consulta o mapa de responsabilidades do Banco de Portugal. O acesso é com as credências da AT.

                        Sendo um crédito potencial talvez esteja lá mas não garanto que esteja.
                        As responsabilidades for Fiança e por Aval também aparecem.

                        Comentário


                          #13
                          - Um fiador pode deixar do ser?
                          - Pode, mas não era a mesma coisa!

                          Mais a sério, o melhor mesmo é pensar bem ANTES de aceitar ser fiador do quer que seja!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                            Também tenho empréstimo da casa, e quando foi feito tive que ter fiadores. Recentemente negociei o empréstimo com outro banco, e um dos principais pontos de negociação era não ter fiadores. E consegui, fiz o empréstimo no outro banco, sem fiadores, e eles (os fiadores) não tiveram que assinar nada. Apenas os informei! (Para poderem dormir descansados)
                            Pelo que é possível já não ser fiador sem ter conhecimento
                            Em teoria, os bancos deveriam de comunicar a alteracao de contrato, no entanto sim nem todos, e nem sempre é comunicado.



                            Quanto ao resto, sim se consultar o mapa de responsabilidades no BP, vai aparecer lá.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X