Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aquecimento a Pellets

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aquecimento a Pellets

    Boas,

    Estou a pensar tirar mais partido da lareira do meu apartamento. Como não disponho de muito espaço para lenha, alguém me falou no sistema de pellets. Já tinha ouvido falar no sistema, mas nunca tinha procurado nada sobre ele.
    Para tirar mais partido do sistema, estou a pensar colocar recuperador de calor a ar, mas queimando pellets. Já alguém instalou este sistema? Está satisfeito? Qual o preço do pellets?

    #2
    Precisas de um recuperador, 1500 a 2500 dependendo do tamanho. Os mais baratos são suficientes para um apartamento. Se tiveres ligado todo o dia consome um saco e tal... Normalmente um saco com utilização normal dura 2 dias a 3 máximo. Cada saco custa 5 eur.

    Agora faz contas.

    Comentário


      #3
      Boa noite!

      Eu tenho uma lareira a pellets e sinceramente não me parece que valha muito a pena:
      - O preço inicial do equipamento, como já referiram é alto, no meu caso acho que foi 3000€ mas já há uns anos.
      - Cada saco custa entre 3€ (no lidl) e 5€, mais que isso é porque estão a roubar.
      - Para limpar aquilo suja um saco de aspirador inteiro, ou com um aspirador a agua aquilo fica tipo lama e para limpar é muito mau, se não limpar fica pedra (nem sempre apetece limpar o aspirador ).
      - Há uma manutenção anual que custa pelo menos 100€, a ser feita no verão.
      - Como qualquer equipamento eléctrico, há que ter em conta avarias eléctricas que possam ocorrer, que podem ser de diversas formas/tipos. Claro que tem que vir a assistência e toma mais €.

      Uma lareira normal não tem nenhum deste inconvenientes, apesar de não saber quanto custa a lenha, não deve sair mais caro que as pellets. Um saco de pellets ainda é grande e ninguém quer aquilo na sala, se for um montinho de lenha bem arranjadinho até fica bem.

      Se fosse hoje tinha optado por um ar-condicionado.

      EDIT: Esqueci-me de referir que aquilo ainda gasta um bocado bom de energia eléctrica, coisa que as lareiras convencionais não gastam.

      Cumprimentos
      Editado pela última vez por acca; 05 March 2012, 00:06.

      Comentário


        #4
        O sistema de pellets não é muito vantajoso.

        Prefiro mil vezes a lareira com recuperador de calor e ar condicionado.

        Uma tonelada de lenha custa entre 80 a 120€, e dá para uns 3 meses a usar a lareira todos os dias.

        Os sacos de pellets são algo caros e não duram muito. Já para não falar dos inconvenientes com o sistema eléctrico como muito bem já referiram.

        Para gastar dinheiro compra ar condicionado, é muito mais eficaz e eficiente. Além disso uma lareira a arder dá sempre um ar acolhedor e estético à casa.

        Comentário


          #5
          Uma tonelada de pellets custa cerca de 240€.

          O seu poder energético é cerca de 6 x superior à lenha e metade da do gasóleo.

          É neste momento a alternativa energética com mais crescimento, seja a nível doméstico, industrial e de produção de Electricidade.

          Segundo a norma EN-14961-1 o seu teor de cinzas deve ser <0,7%, ou seja, queima-se uma ton e ficam apenas 7 kg de cinzas.

          Quando comprarem pellets tenham a certeza de que o que compram segue esta norma, pois senão estão a comprar serradura mal parida.

          Sobre o A/C, deixem-me dizer 1 coisa. É óptimo em todos os dias do ano e se comprarem com inverter, gasta 50% menos que um convencional. Mas naqueles dias (como agora) em que bate o frio, o A/C é para esquecer. Aliás, podem ver nas especificações técnicas que abaixo dos 10º (no exterior) a perda de rendimento do mesmo.

          Comentário


            #6
            Já tive uma casa com lareira com recuperador de calor e desde janeiro tenho nesta casa salamandra a pellets em ambas as situações na sala.
            Comprava a lenha a cerca de 0,15€/kg e os pellets compro um saco de 15kg por 3,5€ o que dá cerca de 0,233€/kg, já experimentei marcas mais baratas mas faziam mais cinza e demoravam mais tempo a aquecer a casa pelo que prefiro pagar mais 11 ou 12 cêntimos por saco.
            Da experiência que tenho acho que a Salamandra aquece de modo mais eficiente do que a lareira, não é preciso estar sempre a colocar lenha, é automático, a minha tem um depósito de 23 kgs, tem 5 velocidades de aquecimento mas já cheguei à conclusão que não vale a pena por mais do que no minimo, onde gasta cerca de 1 kg por hora. Quando tenho a sala a 16º ao fim de 2/3 horas já está a 21-22º depois a temperatura sobe mais devagarinho e o máximo que atingiu foram 23,5º mais uma vez relembro que isto é na velocidade minima. Os quartos que tenho no primeiro andar também ficam quentinhos pois tenho a salamandra perto da caixa de escada e o calor sobe por ali acima e ainda aquece-me tambem o sotão, nota-se mesmo a diferença. Também temos que somar aos custos o consumo de electricidade que é de 80kw/h, ou seja é o consumo de uma lapada incandescente. Tem a vantagem de poder programar para ligar e desligar as horas que quisermos, coisa que as lareiras não fazem. É muito mais limpo e prático os sacos de pellets arrumados na garagem do que a lenha.
            Ninguem me falou em fazer uma revisão anual e tambem não estou a ver para que, aquilo tem um motor simples que faz rodar um sem fim para dosear a queda dos pellets no queimador e umas ventoinhas para extrair o fumo e circular o ar quente, pelo que só se avariar é que vou chamar cá alguem.
            Faz menos cinza do que a lareira só que a diferença é que na salamandra tem que ser feita limpeza sempre que se vai po-la a trabalhar, o que no meu caso é todos os dias mas na lareira tambem costumava aspirá-la dia sim dia não pelo que a diferença no meu caso não é muita.
            Para mim a grande desvantagem da salamandra é o barulho que faz pois tem sempre a ventilação a funcionar a por ar quente na sala e o sem fim a rodar também faz algum ruido que incomoda, isto a mim chateia-me imenso, mas ou já me estou a habituar ou ela com a rodagem está a fazer menos barulho, pois ultimamaente já não reparo tanto. Aconselho mesmo a "ouvir" o trabalhar de uma na loja para ver se acha suportável, eu no principio odiava mesmo a Salamandra por causa do barulho que fazia.
            Em termos de ambiente gosto muito mais de ver a lenha a crepitar e fogo a arder numa lareira.
            No meu caso a Salamanra a pellets foi a ultima escolha. Já estava a viver cá em casa e não tinha lareira, mas o constutor fez chaminé e a saida no tecto está tapada pelo tecto falso pelo que podia colocar uma lareira mas tinha que fazer obras e não me apetecia, depois pensei em por uma salamandra a lenha mas como o tubo de exaustão teria que ficar a cerca de 5 cm da parede, aconselharam-me a não colocar pois o calor do tubo ia no minimo queimar a pintura da parede e podia até estalar o estuque. Na Salamandra a pellets o tubo não aquece tanto pelo que não ia provocar danos, mas eu por uma questão estetica até preferi não usar a chaminé existente e não pus nenhum tubo a subir na vertical até ao tecto, fizeram um buraco na parede exterior com o diametro do tubo e sai directamente (claro que o buraco foi isolado) atrás da salamandra, pelo que como está colocada de canto na sala só se vê mesmo a Salamandra.
            A minha custou +- 1650€ e ofereceram-me 4 ou 5 sacos de pellets.
            Resumindo: Se não fosse pelo barulho que a salamandra faz estaria 100% satisfeito com a minha opção, principalmente porque evitei fazer grandes obras e porque acho que aquece melhor do que a lareira, no entanto perde-se um pouco da "magia" que se tem com uma lareira acessa.
            Desculpem o testamento e espero ter ajudado.

            Comentário


              #7
              Com recuperador de calor a ar, dificilmente o apartamento ficará todo aquecido.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por acca Ver Post
                ...

                Se fosse hoje tinha optado por um ar-condicionado.

                ...
                Ora...

                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                Uma tonelada de pellets custa cerca de 240€.

                O seu poder energético é cerca de 6 x superior à lenha e metade da do gasóleo.

                É neste momento a alternativa energética com mais crescimento, seja a nível doméstico, industrial e de produção de Electricidade.

                Segundo a norma EN-14961-1 o seu teor de cinzas deve ser <0,7%, ou seja, queima-se uma ton e ficam apenas 7 kg de cinzas.

                Quando comprarem pellets tenham a certeza de que o que compram segue esta norma, pois senão estão a comprar serradura mal parida.

                Sobre o A/C, deixem-me dizer 1 coisa. É óptimo em todos os dias do ano e se comprarem com inverter, gasta 50% menos que um convencional. Mas naqueles dias (como agora) em que bate o frio, o A/C é para esquecer. Aliás, podem ver nas especificações técnicas que abaixo dos 10º (no exterior) a perda de rendimento do mesmo.
                1º É difícil encontrar boa lenha para aquecimento a 6x menos o preço/ton mas perto disso arranja-se...

                2º Quantos Invernos tens como este em cada 100 anos? Há séries estatísticas de temp/pluviometria/etc que nos dizem isto. Um bom AC continua a ser um investimento raramente mal feito. Não é a melhor solução seja a nível de QAI, e resposta a todos os casos, mas continua a ser a mais equilibrada. E então acoplada numa habitação com uma inércia térmica como deve ser, é competentíssimo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                  Ora...



                  1º É difícil encontrar boa lenha para aquecimento a 6x menos o preço/ton mas perto disso arranja-se...

                  2º Quantos Invernos tens como este em cada 100 anos? Há séries estatísticas de temp/pluviometria/etc que nos dizem isto. Um bom AC continua a ser um investimento raramente mal feito. Não é a melhor solução seja a nível de QAI, e resposta a todos os casos, mas continua a ser a mais equilibrada. E então acoplada numa habitação com uma inércia térmica como deve ser, é competentíssimo.
                  Continua a ter fraco desempenho a temperaturas exteriores baixas.

                  Em casa, temos um sistema integrado da Daikin. Mas quando bate o frio, só ligando a lareira... (a lenha), para ajudar.

                  Comentário


                    #10
                    Imagino que sim. As variáveis são mais que muitas...inclusivamente é preciso conhecer o que significa e como se calcula o "conforto térmico" - ISO 7730 (2005)...

                    Todos nós temos sensações térmicas diferentes e graus de desconforto à temperatura e humidade diferentes...

                    Os meus pais aguentam-se o ano todo com uma salamandra...que aquece uma vivenda com 2 pisos em comunicação interior...(malta que nasceu e cresceu nas Beiras)

                    Comentário


                      #11
                      Desde que instalei a salamandra que só posso dizer maravilhas daquilo, se bem que a minha situação é excepcional, a lenha é gratuita.

                      Também equacionei as de pellets, mas penso que o custo ainda é muito alto e a situação da lenha não ia funcionar, nem tinha pensado no facto de ter de a limpar todas as vezes que arranca, com a salamandra sou capaz de limpar aquilo uma vez por semana e a queimar todos os dias. O maior inconveniente é mesmo carregar/guardar a lenha e ter de levantar o rabo para ir meter mais uns cavacos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                        Sobre o A/C, deixem-me dizer 1 coisa. É óptimo em todos os dias do ano e se comprarem com inverter, gasta 50% menos que um convencional. Mas naqueles dias (como agora) em que bate o frio, o A/C é para esquecer. Aliás, podem ver nas especificações técnicas que abaixo dos 10º (no exterior) a perda de rendimento do mesmo.
                        Mesmo !

                        Nos dias em que estiveram 0º tinha o AC a bater no 28º e parecia que a sala não aquecia.
                        Ligámos um aquecedor de gás e notou-se a diferença.

                        Comentário


                          #13
                          Para quem tem a lenha gratuita obviamente as pellets saiem mais caro.
                          Eu como tinha que comprar lenha acho que os custos devem ser equivalentes, se pensar que às vezes a lenhas até vem um pouco humida e pesa mais se calhar até sai mais barato...

                          Comentário


                            #14
                            Isto não tem nome português? também uso a palavra pellets mas isto deve ter um nome nosso não?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                              Isto não tem nome português? também uso a palavra pellets mas isto deve ter um nome nosso não?
                              Granulado de madeira prensada. É mais fácil dizer pellets.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                Granulado de madeira prensada. É mais fácil dizer pellets.
                                pronto é daquelas coisas!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                                  Mesmo !

                                  Nos dias em que estiveram 0º tinha o AC a bater no 28º e parecia que a sala não aquecia.
                                  Ligámos um aquecedor de gás e notou-se a diferença.
                                  É mesmo assim? No fundo estao a dizer que o AC serve só para o verao? Embuste ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                    É mesmo assim? No fundo estao a dizer que o AC serve só para o verao? Embuste ?
                                    Nada disso.

                                    O meu A/C se não estiverem quase 0º trabalha na perfeição e aquece ou arrefece a casa quase toda.
                                    Mas com temperaturas extremas o equipamento não tem rendimento.

                                    É o mesmo que estarem 45º na rua e eu pedir para ele fazer 15º em casa ... o bicho não aguenta tal amplitude térmica.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não, simplesmente não aquece tanto quando está muito frio, para um apartamento em Lisboa com bom isolamento térmico chega. Como há poucos dias com temperaturas abaixo dos 5º serve perfeitamente. Para uma casa com fraco isolamento e tectos muito altos é capaz de ser ineficaz.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                                        É o mesmo que estarem 45º na rua e eu pedir para ele fazer 15º em casa ... o bicho não aguenta tal amplitude térmica.
                                        O meu se meter no mínimo mesmo com 40º na rua morro congelado

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mas é Inverter ?

                                          Comentário


                                            #22
                                            É........

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                              É........
                                              Então não falo mais contigo !

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                É........
                                                Então não falo mais contigo !

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  posso dizer que este ano ainda não tive frio com o a/c

                                                  peço 25º e ele faz 25º

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                    É........
                                                    e é daqueles que cospe gelo?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                                      posso dizer que este ano ainda não tive frio com o a/c

                                                      peço 25º e ele faz 25º
                                                      É um A/C bem mandado .

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                        É um A/C bem mandado .


                                                        ladra é de mais... em x só de bi bi

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                                          e é daqueles que cospe gelo?
                                                          Por acaso já me aconteceu, não com o meu, um ar condicionado começar a cuspir gelo

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                            Granulado de madeira prensada. É mais fácil dizer pellets.
                                                            Os irmãos do Brasil utilizam pelota, peleta, pelotilha e...bolinha

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X