O despacho do Ministério da Educação que possibilita a repetição dos exames nacionais de Física e Química pode ser impugnado judicialmente por quem se sinta lesado. Especialistas em Direito Administrativo, consultados pelo semanário «Expresso», afirmam que o despacho viola os princípios «de igualdade, imparcialidade e equidade» e pode, portanto, ser impugnado.
(...)
Os especialistas defendem que o despacho não respeita os princípios «de igualdade, imparcialidade e equidade», além de violar o princípio básico do Direito, de acordo com o qual um despacho não pode sobrepor-se a um decreto-lei.
Acho piada os docentes terem ficado todos enxofrados com as declarações da ministra à uns tempos atrás ... é engraçado pois parece que ela tocou com o dedo na ferida. A maior parte não gostou do que ouviu ... é que custa ouvir umas verdades!
Sim, de facto penso que hoje em dia a generalidade dos docentes são tal e qual como a ministra os descreveu!
Quanto à repetição das provas sou absolutamente contra a não ser que tenham existido enganos graves aquando da elaboração do enunciado. Mas nesse caso acho que também deveria imperar o despedimento imediato dos asnos da comissão que elabora a prova.
Eu achei interessante ontem o comentário do Marcelo Rebelo de Sousa na RTP1.
Passo a mencionar «« Até agora a Ministra era competente e tinha de me demonstrar que era incompetente, a partir de agora, em caso de dúvida, ela é incompetente e tem que me demonstrar que é competente. »»
Quem semeia ventos, colhe tempestades.
Sei que houve notas muito más, mas.... alguem me pode dizer?
Aparecia um mapa da Europa, mostrando os regimes de 1919 a 1939.
Apareciam os regimes parlamentares (França, Inglaterra...)os regimes autoritários ou ditaduras (Portugal, Espanha...), as ditaduras fascistas e nazis (Alemanha, Itália) e depois o regime comunista, que não era intitulado como ditadura.
Pois eu acho que é a melhor ministra dos últimos anos e não sou da mesma área politica. A maioria das medidas tomadas até agora foram acertadas e mais, tem tentado por os professores a trabalhar, mas tem sido muito complicado
Pois eu acho que é a melhor ministra dos últimos anos e não sou da mesma área politica. A maioria das medidas tomadas até agora foram acertadas e mais, tem tentado por os professores a trabalhar, mas tem sido muito complicado
Lá vem a velha história: colocar os professores a trabalhar, ponto final. São todos uma cambada de malandros...
Sejamos racionais:
Aos professores deve-se exigir trabalho, competência, empenho. Sem a menor dúvida.
Mas aos professores é devido um tratamento correcto, tal como aos demais cidadãos e não o achincalhamento a que temos assistido, promovido por este governo.
É a estratégia, já típica, deste governo: primeiro cria-se na opinião pública a ilusão de que determinada classe profissional é formada por malandros que agora vão ser finalmente colocados na ordem… Pura demagogia e propaganda.
Aconteceu com os docentes, com os polícias, com os magistrados. Depois constata-se que não há respeito pelo professor, pelo agente de autoridade, pela justiça. (Só um aparte: A guerra do poder com a Associação Nacional de Farmácias - a primeira bandeira de determinação e vigor deste governo - já está mais que perdida. Com os poderosos é a história do costume...)
Siga.
É espantoso que ninguém se refira à necessidade de os alunos estudarem, se empenharem e de se acabar com o facilitismo. A ministra fez publicar um despacho sobre a avaliação em que é praticamente impossível reprovar um aluno que já tenha sido retido em algum momento do seu percurso escolar obrigatório.
Ou seja, cria-se a ilusão de reforma consistente e trata-se, simultaneamente de arranjar mecanismos artificiais que melhorem rapidamente as estatísticas. Isto é táctica velha que se repete ministro após ministro. O resultado está à vista.
Quanto aos exames foi o que se viu.
E, supremo descaramento, aquando do debate da nação, falaram das aulas de substituição como um medida estruturante. Sim, estruturante!!!
Pois eu acho que é a melhor ministra dos últimos anos e não sou da mesma área politica. A maioria das medidas tomadas até agora foram acertadas e mais, tem tentado por os professores a trabalhar, mas tem sido muito complicado
Lá vem a velha história: colocar os professores a trabalhar, ponto final. São todos uma cambada de malandros...
Sejamos racionais:
Aos professores deve-se exigir trabalho, competência, empenho. Sem a menor dúvida.
Mas aos professores é devido um tratamento correcto, tal como aos demais cidadãos e não o achincalhamento a que temos assistido, promovido por este governo.
É a estratégia, já típica, deste governo: primeiro cria-se na opinião pública a ilusão de que determinada classe profissional é formada por malandros que agora vão ser finalmente colocados na ordem… Pura demagogia e propaganda.
Aconteceu com os docentes, com os polícias, com os magistrados. Depois constata-se que não há respeito pelo professor, pelo agente de autoridade, pela justiça. (Só um aparte: A guerra do poder com a Associação Nacional de Farmácias - a primeira bandeira de determinação e vigor deste governo - já está mais que perdida. Com os poderosos é a história do costume...)
Siga.
É espantoso que ninguém se refira à necessidade de os alunos estudarem, se empenharem e de se acabar com o facilitismo. A ministra fez publicar um despacho sobre a avaliação em que é praticamente impossível reprovar um aluno que já tenha sido retido em algum momento do seu percurso escolar obrigatório.
Ou seja, cria-se a ilusão de reforma consistente e trata-se, simultaneamente de arranjar mecanismos artificiais que melhorem rapidamente as estatísticas. Isto é táctica velha que se repete ministro após ministro. O resultado está à vista.
Quanto aos exames foi o que se viu.
E, supremo descaramento, aquando do debate da nação, falaram das aulas de substituição como um medida estruturante. Sim, estruturante!!!
Pobre país!
Isto é absolutamente verdade. É extrememente difícil chumbar um aluno, mesmo que não tenha aparecido a 3/4 das aulas enão faça "puto" durante o ano todo. Mas o que conta são as estatísticas do pseudo-sucesso.
Se vocês imaginassem o que passam às vezes os profs. por causa dos despachos do ME que facilitam por demais a vida aos alunos... e prejudicam as avaliações. Cria-se nos alunos uma ilusão de facilidade que depois não se verifica na vida profissional. Depois é o que se vê: Chegam (quando chegam) à Universidade e ao mercado de trabalho sem preparação. Além de que, como já sabem, não há autoridade que controle hoje em dia os alunos, devido aos direitos (e tortos) que têm e que eles sabem que têm.
Gosto de ver esse pessoal que quer por os profs a trabalhar... mas se o ME não se entende com as medidas lança cá para fora como querem que os professores façam alguma coisa que se veja?
É o mesmo que o "chef" dizer ao ajudante para descascar 2kg de batatas, quando ele está a acabar de descascar as primeiras, diz-lhe para parar e para ir descascar 30 cebolas; ao fim da primeira, manda-o estrelar 2 ovos; ainda o óleo não está aquecido, já o está a mandar lavar 3 alfaces; quando o moço tira as alfaces do frigorífico e se encaminha para a bacia o "chef" chama-lhe incompetente e diz que vai po-lo a trabalhar porque ele ainda não fez nada!
Que mal têm as aulas de substituição????. Que mal têm os novos exames???????????. Quantos professores têm ordenado com horário ZERO???????????. Quantos professores têm a receber ordenado e estão apenas ao serviço do sindicato a destabilizar????????????. Quantas horas passa umprofessor na escola que é o seu local de trabalho????????????. E o sistema de aposentação que os professores tinham ou têm??????????????. E ficamos por aqui.....
Que mal têm as aulas de substituição????. Que mal têm os novos exames???????????. Quantos professores têm ordenado com horário ZERO???????????. Quantos professores têm a receber ordenado e estão apenas ao serviço do sindicato a destabilizar????????????. Quantas horas passa umprofessor na escola que é o seu local de trabalho????????????. E o sistema de aposentação que os professores tinham ou têm??????????????. E ficamos por aqui.....
1. Aulas de substituição. Não têm mal algum. Mas dái a serem um elemento estruturante das reformas introduzidas no sistema eduvativo vai uma distância imensa. Mais, qualquer instrumento vale pelo uso que dele se fizer. Ou seja, as aulas de substituição não são intrínsecamente más (nem boas, porventura). Deverão, pois, ser operacionalizadas de forma adequada. Sei bem que é aos Órgãos de Gestão que tal compete.
2. Exames. Venham eles. Mas não pode haver, como há, uma discrepância entre as práticas educativas prescritas pelo ME e a avaliação nacional final. Sou a favor da exigência. Sou contra o engano e o facilitismo. Mais uma vez, os exames como instrumento de avaliação do processo de ensino e apendizagem valem pelo uso que deles se fizer. Bem estruturados, rigorosos e sem erros é o mínimo que se pode exigir.
3. Horário Zero. Muitos profs estão nessa situação. Devem ser descartados após anos de serviço só porque as taxas de natalidade a isto conduziram, ou reaproveitados em tarefas úteis ajustadas à sua qualificação?
4. Sindicatos. O ME tem mais profs em tarefas não docentes do que os sindicatos todos juntos. Por muito má que seja a prestação dos sindicatos e de alguns sindicalistas - e sabemos que há casos escandalosos - numa sociedade democrática deveremos acabar com os sindicatos? Quando os sindicatos, outrora, 'berravam' contra as políticas educativas de outros governos, não eram agitadores...
5. Tempo de permanência de um prof na escola. Não vou dizer o que por aqui já foi dito e esclarecido. Atente-se, de novo, nas duas componentes: lectiva e não lectiva. Atente-se na multiplicidade de funções que o docente deve realizar.
6. Sistema de aposentação dos profs. Nada de especial. Igual aos demais fp. Em deterioração contínua, todos eles, com este governo, herdeiro da famosa política Guterres da SS que garantia a estabilidade para todo o século 21... Diferente parece ser o sistema de aposentação dos políticos. Veja-se o que está a suceder com M. Alegre.
E ficamos então por aqui.
Nota: estou apenas a dar a minha opinião. Não a quero impor a ninguém.
Assim como não aceito acriticamente as opiniões alheias, não estranho que me rebatam os pontos de vista.
Digo isto para tentar fugir a discussões menos correctas, que já tive .
Eu mesmo, porventura, terei sido incorrecto, no calor da discussão.
Chamem-me demagogo, mas tenho 3 professoras na família, uma no activo e duas aposentadas, e a parte pior da vida de professor, neste momento, é conseguir colocação, devido à proliferação de cursos em tudo quanto é sítio. Para os do quadro? Vida santa...
Referindo-me apenas à situação da minha familiar, convenhamos que +- 2400 euros de ordenado base para 15h de horário semanal é gozar com quem tem que trabalhar por vezes 24h seguidas...
Chamem-me demagogo, mas tenho 3 professoras na família, uma no activo e duas aposentadas, e a parte pior da vida de professor, neste momento, é conseguir colocação, devido à proliferação de cursos em tudo quanto é sítio. Para os do quadro? Vida santa...
Referindo-me apenas à situação da minha familiar, convenhamos que +- 2400 euros de ordenado base para 15h de horário semanal é gozar com quem tem que trabalhar por vezes 24h seguidas...
Eu a isso não chamo professores , chamo parasitas desta sociedade.....
Aviam receitas a velhinhos que nem precisam de medicação (placebo), faltam no Centro de Saúde e depois recomendam a ida ao consultório privado... CHULOS!!!!
Que vergonha... AGora também vai passar a existir exames para o 4º e 6º?
Daqui a nada é todos os anos!
Esses de 4º e 6º já não me afectam, mas se calhar, daqui a dois anos já vou levar com a guilhotina.
Aviam receitas a velhinhos que nem precisam de medicação (placebo), faltam no Centro de Saúde e depois recomendam a ida ao consultório privado... CHULOS!!!!
Inventam doenças e análises... CHulos!
É, se calhar...
http://www.simedicos.pt/
É entrar e ver tabelas salariais à esquerda. Descubram-me lá horários de 22h e 15h. Agora dividam a remuneração base pelo nº de horas de trabalho e vejam quem ganha mais...
Prova lá qual é o escalão que tem 2400 #8364; ordenado base.
Quantos anos de serviço?
O Hondista nem merece resposta.
Diz o que quiseres. Eu sei bem do que a casa gasta...
PROVA O QUE DIZES...
Tu não informas, mentes ou apenas és moço de recados de alguém...
Para quem queira tirar a limpo a questão dos ordenados aqui vai o link da grelha salarial dos professores, já que existe aqui alguma gente que só sabe inventar eu ao menos é com dados concretos: http://www.fenprof.pt/DynaData/SM_Do...belas_2005.pdf
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