Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ViaCTT

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ViaCTT

    Para muitos nem sabem o que isto é, mas para quem paga IRC e IVA e tem Recibos Verdes, já devem ter ouvido falar sobre isto.
    Já se falou um pouco no tópico dos RV e do IRS, mas a informação é confusa e dispersa.

    Há vários meses que ando a receber e-mails a dizer para aderir ao ViaCTT, os primeiros ignorei, mas depois um dia com paciência fui informar-me e ler as leis, e então como agora diz nos mails, é obrigatório e a multa de não ter são 250€.

    Mas então vamos tentar entender que raio de TACHO é que é este... Quem é que se lembrou de obrigar todos os RV a abrir uma conta de mail no site dos CTT e por onde vão passar todas as notificações sobre os nossas declarações e afins...
    Não entendo estas burocracias e "facilidades" que não têm nada de fácil.

    Mas contrariado lá abri a conta... Escolhi um username e já está.

    Continuei a receber mails a dizer que não tinha ainda configurado a minha conta. Ignorei o primeiro por pensar que podia vir "atrasado". Mas não, recebi um novo.
    Voltei ao site das finanças, carrego de novo em aderir e ele diz-me que já tinha aderido e mostra-me a minha informação e notificações.

    E no meio daquilo tudo é que reparei que apesar de já ter aberto a conta não estava "Fidelizado"! Então é preciso pedir uma password que depois se tem de introduzir.
    Já pedi e já acedi ao site do viactt (já não me lembrava do username, já que aqui deve ser para usar 1 ou 2 vezes por ano!), e não está lá nenhuma password para fidelizar. Por isto estou à espera.

    Uma coisa que supostamente é para simplificar, de simples nada tem.

    Depois no meio do site dos ctt encontro uma coisa que é a Chave Postal, que é um pdf com uma password em caso de perdermos a nossa password... Mas só se chega a este documento se tivermos a password original... Hum... "Boa Mike!"
    E ou seja tenho uma pass aleatória escrita num papel para me lembrar da minha pass que eu escolhi! Simples!

    No final a única coisa que tiro disto tudo é que como tudo, só serve para nos lixar (Com F grande). Porque X dias depois de sermos notificados por ali (quer temos lido ou não o mail) estamos legalmente considerados como Avisados! (mesmo que não tenhamos visto o mail, pq ninguém vai ao site dos ctt ver os mails...)

    Uma vergonha, que alguém deve ter ganho uns valentes trocos, com site, servidores, manutenção. E mais uma vez só serve para fazer confusão!

    #2
    Eu por acaso também já fui notificado, criei a conta, e depois pediram-me para activar, coisa que nunca consegui. Depois disso nunca mais me chatearam.

    Comentário


      #3
      Boas, eu também fui chateado com essa treta, mas aparentemente o processo foi fácil e rápido, espero não vir agora a receber esses mails a pedir para me fidelizar! Confesso que já nem me lembro bem de como fiz essa activação!

      Comentário


        #4
        Eu já desde 2008 que tenho ViaCTT. Como nunca achei nenhuma vantagem no serviço nunca mais liguei ao mesmo.

        Agora que quero recuperar a password daquilo... sei lá qual era a resposta à pergunta.

        Comentário


          #5
          Mais um exemplo da prepotência e abuso de poder dos nossos serviços públicos. Mas por que raio é que eu não hei-de poder escolher o meu mail pessoal para ser notificado pelas finanças? Porque é que hei-de ser obrigado a aderir a um serviço que não quero. Isto a mim parece-me ser uma forma desonesta de fazer ressuscitar à força um serviço dos CTT que nunca passou da cepa torta. Mais um arranjinho, portanto.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JEF2007 Ver Post
            Boas, eu também fui chateado com essa treta, mas aparentemente o processo foi fácil e rápido, espero não vir agora a receber esses mails a pedir para me fidelizar! Confesso que já nem me lembro bem de como fiz essa activação!
            Afinal parece que não é preciso fidelizar nada (só o mail antigo e o telefone).

            Mas a AT continua a mandar-me mails a dizer que não aderi ao ViaCTT, quando já o fiz e o registo está a funcionar... Já estou a ver que vai chegar dia 30 e vou receber uma multa...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
              Afinal parece que não é preciso fidelizar nada (só o mail antigo e o telefone).

              Mas a AT continua a mandar-me mails a dizer que não aderi ao ViaCTT, quando já o fiz e o registo está a funcionar... Já estou a ver que vai chegar dia 30 e vou receber uma multa...
              Nesse caso o conselho que dou é ir às Finanças com o comprovativo de que já está registado nessa treta! Triste país este....

              Comentário


                #8
                O melhor é aderir pelo portal das finanças, é tudo mais simples, fica-se automaticamente aderido à Autoridade Tributária e Aduaneira e ainda por cima não tem que se ir identificar perante os correios, coisa que tens que fazer se aderiste pelo site via CTT.
                A chave postal convém imprimir e guardar, ou gravar o PDF num sítio seguro antes que se "perca a conta", mas a informação acerca disto é demasiado discreta, tens o link para o pdf, e umas notas explicativas nos faq´s e é só não aparece um alerta ao criar a conta por exemplo para dizer isso.
                Quanto ás tretas de x dias depois de receber fica-se notificado agradece aos gajos que mudam as empresas de local e não actualizam as sedes

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                  O melhor é aderir pelo portal das finanças, é tudo mais simples, fica-se automaticamente aderido à Autoridade Tributária e Aduaneira e ainda por cima não tem que se ir identificar perante os correios, coisa que tens que fazer se aderiste pelo site via CTT.
                  A chave postal convém imprimir e guardar, ou gravar o PDF num sítio seguro antes que se "perca a conta", mas a informação acerca disto é demasiado discreta, tens o link para o pdf, e umas notas explicativas nos faq´s e é só não aparece um alerta ao criar a conta por exemplo para dizer isso.
                  Quanto ás tretas de x dias depois de receber fica-se notificado agradece aos gajos que mudam as empresas de local e não actualizam as sedes
                  Eu aderi pelo site da AT, já tenho a a "ligação" à AT configurada. E se voltar ao site da AT e carregar aderir, diz que já estou inscrito.
                  Mas continuo a receber mails que não têm informação que estou inscrito...

                  Em relação à Chave Postal, é parvo, ter uma Password, para recuperar uma password.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                    Eu aderi pelo site da AT, já tenho a a "ligação" à AT configurada. E se voltar ao site da AT e carregar aderir, diz que já estou inscrito.
                    Mas continuo a receber mails que não têm informação que estou inscrito...

                    Em relação à Chave Postal, é parvo, ter uma Password, para recuperar uma password.
                    É uma questão de segurança, por exemplo no portal das finanças eles mandam-te a password para casa...
                    Editado pela última vez por kushinadaime; 09 March 2012, 10:30.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                      É uma questão de segurança, por exemplo no portal das finanças eles mandam-te a password para casa...
                      Sim, mas essa é a password única! Não é uma password para usar em caso de esquecimento. PDF esse que só se chega a quem tem a pass original... E para guardar o PDF com a pass deles, também quardo um PDF com a minha pass não?
                      Parece-me redundante.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                        Afinal parece que não é preciso fidelizar nada (só o mail antigo e o telefone).

                        Mas a AT continua a mandar-me mails a dizer que não aderi ao ViaCTT, quando já o fiz e o registo está a funcionar... Já estou a ver que vai chegar dia 30 e vou receber uma multa...
                        Lembrei-me entretanto, não recebeste uma carta da AT a confirmar a adesão?? Eu recebi para todas as empresas que aderi.

                        Comentário


                          #13
                          Dá para criar um sistema de alerta ou reencaminhamento do correio recebido no via CTT, isto é, receber as notificações ou um aviso que há uma nova notificação num qualquer email?

                          Ou tem-se mesmo de controlar mais uma conta com frequência?

                          Comentário


                            #14
                            estas medidas neo liberais pá...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                              Dá para criar um sistema de alerta ou reencaminhamento do correio recebido no via CTT, isto é, receber as notificações ou um aviso que há uma nova notificação num qualquer email?

                              Ou tem-se mesmo de controlar mais uma conta com frequência?
                              Esse é outro ponto engraçado.

                              É que o que tu dizes é implementado logo directamente por eles. Ou seja tens de meter logo no registo um mail de uso pessoa.
                              Para receberes um mail a dizer que recebeste um mail... LOLL

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                Dá para criar um sistema de alerta ou reencaminhamento do correio recebido no via CTT, isto é, receber as notificações ou um aviso que há uma nova notificação num qualquer email?

                                Ou tem-se mesmo de controlar mais uma conta com frequência?
                                Sim, dá para receber alertas por email ou sms, basta configurar na opção alertas.

                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                Esse é outro ponto engraçado.

                                É que o que tu dizes é implementado logo directamente por eles. Ou seja tens de meter logo no registo um mail de uso pessoa.
                                Para receberes um mail a dizer que recebeste um mail... LOLL
                                Não é obrigatório, pode-se não meter email nenhum nem telemóvel, mas é útil, principalmente às pessoas que vão aderir só pelas Finanças, irão receber "cartas" tão raramente que é natural que se esqueçam.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                  Mais um exemplo da prepotência e abuso de poder dos nossos serviços públicos. Mas por que raio é que eu não hei-de poder escolher o meu mail pessoal para ser notificado pelas finanças? Porque é que hei-de ser obrigado a aderir a um serviço que não quero. Isto a mim parece-me ser uma forma desonesta de fazer ressuscitar à força um serviço dos CTT que nunca passou da cepa torta. Mais um arranjinho, portanto.
                                  Se o teu email permitir open-relay, muitos dos serviços gratuitos permitem, podes receber um email das finanças, mandado por um endereço das finanças que não foi mandado pelas finanças, nem saiu do servidor das finanças...
                                  Agora com protocolos fechados e ocultos (ao contrário dos pop, smtp, imap...) e sem moradas de utilizador@servidor.com isto é impossível.

                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                  Sim, mas essa é a password única! Não é uma password para usar em caso de esquecimento. PDF esse que só se chega a quem tem a pass original... E para guardar o PDF com a pass deles, também quardo um PDF com a minha pass não?
                                  Parece-me redundante.
                                  Eu por exemplo não tenho nenhum das minhas múltiplas passwords escritas em lado nenhum, e mudu-as com muita frequência.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ao obrigarem todas as pessoas colectivas e no futuro todos os contribuintes a terem uma caixa postal no ViaCTT, estão logo a certificar que todo o correio enviado é considerado entregue ao destinatário.
                                    Isto vai inviabilizar que alguém possa se desculpar que não recebeu uma carta ou notificação das finanças ou de outra entidade publica.
                                    Vai também eliminar o problema de muita gente estar sempre a mudar de emails ou não dar os endereços correctos, o que inviabiliza a entrega do correio electrónico.

                                    Comentário


                                      #19
                                      De facto a questão do Via CTT é um pouco absurda, se bem que até sou capaz de compreender a situação: ter um sistema informatizado que envia notificações e documentos de forma automática para endereços do mesmo tipo parece-me ser menos propenso ao erro do que os emails "normais". Evitam-se também questões como "não sabia porque não recebi nada" ou "tinha a caixa cheia..."

                                      Concluindo, para mim trata-se de uma ideia interessante, que peca pela aplicação prática...

                                      Eu coloquei lá outro mail para receber as tais notificações a dizer que recebi correio. Resultado: só vou à Via CTT quando é mesmo necessário.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post

                                        Eu coloquei lá outro mail para receber as tais notificações a dizer que recebi correio. Resultado: só vou à Via CTT quando é mesmo necessário.
                                        Isso é secundario.
                                        O que interessa é que não podes dizer que não recebeste o email ou que não tiveste conhecimento de alguma comunicação enviada para a tua caixa de correio.
                                        Legalmente é como se te fosse entregue em mão.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Este Via CTT é certamente das coisas mais parvas com que fui confrontado em toda a minha vida. Vivem-se tempos estranhos, em que se perdeu completamente a noção do ridículo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                            Para muitos nem sabem o que isto é, mas para quem paga IRC e IVA e tem Recibos Verdes, já devem ter ouvido falar sobre isto.
                                            Já se falou um pouco no tópico dos RV e do IRS, mas a informação é confusa e dispersa.
                                            ...
                                            Uma vergonha, que alguém deve ter ganho uns valentes trocos, com site, servidores, manutenção. E mais uma vez só serve para fazer confusão!
                                            Amen!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Isto é mesmo obrigatório?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu tenho e funciona perfeitamente. Mas lembro-me que no início até estar tudo a funcionar também foi algo confuso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  sim.

                                                  PS.: já tenho novamente acesso `a via CTT. liguei para o 808 qq coisa e resolveram-me o problema na hora.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Penso que o ViaCTT podia ter evoluído. Mas também a adesão foi tão pouca, foi algo que não pegou mesmo!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por apocalypto84 Ver Post
                                                      Isto é mesmo obrigatório?
                                                      Sim, a empresas e individuais que tenham actividade comercial e mande declaração de iva

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                                        Eu já desde 2008 que tenho ViaCTT. Como nunca achei nenhuma vantagem no serviço nunca mais liguei ao mesmo.

                                                        Agora que quero recuperar a password daquilo... sei lá qual era a resposta à pergunta.
                                                        Eu tambem nao sabia e enviei um email com os meus dados e eles deram-me a pergunta e resposta e depois redefini nova pass.
                                                        No email que eles enviam tem as instrucoes, desde ter de pedir nova chave postal, etc

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                          Ao obrigarem todas as pessoas colectivas e no futuro todos os contribuintes a terem uma caixa postal no ViaCTT, estão logo a certificar que todo o correio enviado é considerado entregue ao destinatário.
                                                          Isto vai inviabilizar que alguém possa se desculpar que não recebeu uma carta ou notificação das finanças ou de outra entidade publica.
                                                          Vai também eliminar o problema de muita gente estar sempre a mudar de emails ou não dar os endereços correctos, o que inviabiliza a entrega do correio electrónico.
                                                          Compreendo essa argumentação mas olha que para dar a volta a isso há n hipoteses, e dou-te para já algumas razões, a primeira é que os CTT não são nenhuma sumidade no serviço de correio eletrónico e já existem empresas com muitos anos e pergaminhos nesses serviços, como a Google, a Microsoft, a Yahoo, a AOL, etc. Segundo porque podes simplesmente enviar emails com return receipts tal como ocorre com os avisos de recepção no correio convencional.

                                                          O estado não pode simplesmente ingerir na liberdade de cada um escolher o serviço de email que prefere nem pode partir do principio que todas as pessoas são irresponsáveis. Que eu saiba o estado não obriga as pessoas a terem apartados nem partem do principio que as pessoas queimam as cartas que recebem ou ignoram a sua caixa de correio... porque raio é que isso havia de acontecer no correio eletrónico?

                                                          Como é óbvio, tresanda a servicinho encomendado de propósito para dar umas milenas a uma empresa qualquer de TI de um amigalhaço...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                                            Compreendo essa argumentação mas olha que para dar a volta a isso há n hipoteses, e dou-te para já algumas razões, a primeira é que os CTT não são nenhuma sumidade no serviço de correio eletrónico e já existem empresas com muitos anos e pergaminhos nesses serviços, como a Google, a Microsoft, a Yahoo, a AOL, etc. Segundo porque podes simplesmente enviar emails com return receipts tal como ocorre com os avisos de recepção no correio convencional.

                                                            O estado não pode simplesmente ingerir na liberdade de cada um escolher o serviço de email que prefere nem pode partir do principio que todas as pessoas são irresponsáveis. Que eu saiba o estado não obriga as pessoas a terem apartados nem partem do principio que as pessoas queimam as cartas que recebem ou ignoram a sua caixa de correio... porque raio é que isso havia de acontecer no correio eletrónico?

                                                            Como é óbvio, tresanda a servicinho encomendado de propósito para dar umas milenas a uma empresa qualquer de TI de um amigalhaço...
                                                            portanto ia contratar-se o serviço a uma empresa externa quando já temos um serviço dentro de portas?

                                                            os return receipts que o destinatário pode escolher não enviar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X