Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tu és burro!?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tu és burro!?

    Ignorância sobre a própria burrice pode explicar muitos dos problemas da sociedade

    Ignorância sobre a própria burrice pode explicar muitos dos problemas da sociedade


    Várias pesquisas psicológicas estão chegando à conclusão que a incompetência priva as pessoas da capacidade de reconhecer sua própria incompetência. Ou seja: as pessoas burras são burras demais para saber que são burras.
    E essa desconexão pode ser responsável por muitos dos problemas da sociedade.
    Com mais de uma década de pesquisa, David Dunning, um psicólogo da Universidade de Cornell, demonstrou que os seres humanos acham “intrinsecamente difícil ter uma noção do que não sabem”.
    Se um indivíduo não tem competência em raciocínio lógico, inteligência emocional, humor ou mesmo habilidades de xadrez, a pessoa ainda tende a classificar suas habilidades naquela área como sendo acima da média.
    Dunning e seu colega, Justin Kruger, agora na Universidade de Nova York, fizeram uma série de estudos nos quais deram às pessoas um teste de alguma área do conhecimento, como raciocínio lógico, conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis e como evitá-los, inteligência emocional, etc.
    Então eles determinaram as suas pontuações, e, basicamente, pediram que eles lhe dissessem o quão bem eles achavam que tinham ido.
    Os resultados são uniformes em todos os domínios do conhecimento. As pessoas que realmente se saíram bem nos testes tenderam a se sentir mais confiantes sobre o seu desempenho, mas apenas ligeiramente. Quase todo mundo achou que foi melhor do que a média.
    “As pessoas que realmente foram mal – os 10 ou 15% de fundo – acharam que seu desempenho caía em 60 ou 55%, portanto, acima da média”, disse Dunning.
    O mesmo padrão aparece em testes sobre a capacidade das pessoas em classificar a graça de piadas, gramática correta, ou até mesmo seu próprio desempenho em um jogo de xadrez.
    O pior é que não é apenas otimismo. Os pesquisadores descobriram uma total falta de experiência que torna as pessoas incapazes de reconhecer a sua deficiência.
    Mesmo quando eles ofereceram aos participantes do estudo uma recompensa de US$ 100 (cerca de R$ 170) caso eles classificassem seu desempenho com precisão, eles não o fizeram, achando que tinham ido melhor do que realmente foram. “Eles realmente estavam tentando ser honestos e imparciais”, disse Dunning.
    Sociedade burra

    Dunning acredita que a incapacidade das pessoas em avaliar o seu próprio conhecimento é a causa de muitos dos males da sociedade, incluindo a negação das alterações climáticas.
    “Muitas pessoas não têm formação em ciência, e assim podem muito bem não compreender os acontecimentos climáticos. E como elas não têm o conhecimento necessário para avaliá-los, não percebem o quão ruim suas avaliações podem ser”, disse ele.
    Além disso, mesmo se uma pessoa chegue a uma conclusão muito lógica sobre se a mudança climática é real ou não com base em sua avaliação da ciência, isso não significa que a pessoa realmente tinha condições de avaliar a ciência.
    Na mesma linha, as pessoas que não são talentosas em uma determinada área tendem a não reconhecer os talentos e boas ideias dos outros, de colegas de trabalho a políticos. Isso pode impedir o processo democrático, que conta com cidadãos com capacidade de identificar e apoiar o melhor candidato ou a melhor política.
    Conclusão: você deve se lembrar de que pode não ser tão bom quanto pensa que é. E pode não estar certo sobre as coisas que você acredita que está certo. E, além de tudo, se você tentar fazer piadas sobre isso, pode não ser tão engraçado quanto você pensa.[LiveScience]

    #2
    Eu sou um burro esperto, tenho completa consciência da minha burrice. Até me chego assustar.

    Comentário


      #3
      Já dizia o outro:

      "Pior cego é aquele que não quer ver" hehehe

      Comentário


        #4
        Também há muitos espertos burros, são espertos mas nem perto do que pensam que são.

        Comentário


          #5
          Eu sou burro de 2ª a 6ª em horário de expediente.

          Comentário


            #6
            O mal de muita gente não é a falta de ideias, mas um excesso de confiança nas poucas que tem.

            Comentário


              #7
              Eu devo ser burro, pois não percebi patavina do texto...

              Comentário


                #8
                Está explicado porque é que em muitos tópicos, por mais argumentos que se lancem para a discussão nunca ninguém muda de opinião...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                  Está explicado porque é que em muitos tópicos, por mais argumentos que se lancem para a discussão nunca ninguém muda de opinião...
                  Porque

                  (...)as pessoas burras são burras demais para saber que são burras.

                  Comentário


                    #10
                    Isto é um artigo sobre o aquecimento global que ao pôr em cheque a inteligência das pessoas tenta fazer valer os seus argumentos. O que significa que a soberba ambientalista põem duplamente em cheque a inteligência alheia.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TheCube Ver Post
                      Isto é um artigo sobre o aquecimento global que ao pôr em cheque a inteligência das pessoas tenta fazer valer os seus argumentos. O que significa que a soberba ambientalista põem duplamente em cheque a inteligência alheia.
                      Substitui "soberba ambientalista" por qualquer outro tema extremamente tecnico e para o qual as pessoas em geral não tenham conhecimentos e como tal capacidade de análise, que o resultado é o mesmo.

                      A esmagadora maioria da população mundial NÃO tem os conhecimentos de base em ciencia para poder sequer contextualizar a informação que recebe, quanto mais ter capacidade para interpretar e comentar, opinando devidamente e com conhecimento de causa, qualquer que seja a area tecnica/cientifica.

                      No entanto a esmagadora maioria da população mundial gosta de "opinar" sobre o que quer que seja, escrutinar tudo, ser ouvida, mesmo não tendo o minimo de habilitações/conhecimento para o fazer. Deste facto resultam interpretações erradas, desvirtuação de informação, peseudo-factos...

                      O post inicial serve para expor o que todos sabem mas ninguém quer assumir. Que toda a gente é ignorante na maioria dos temas ( ou burro, usando a nomenclatura do post inicial), e como tal a sua opinião sobre esses temas, é inútil, irrelevante, e como tal deve ser descartada, qualquer que seja a temática envolvida.
                      Editado pela última vez por Foliv; 13 March 2012, 17:55.

                      Comentário


                        #12
                        Curiosamente, ontem (ou no fim de semana) estava a trabalhar e a esgravatar informação para resolver um problema qualquer que tinha em mãos e quanto mais lia, mais pensava com os meus botões "quanto mais vou conhecendo mais ignorante me sinto".

                        Pelos visto também acontece exactamente o oposto, quanto menos se conhece menos ignorante se sente, coisa que eu julgava ser um fenómeno ligado mais à fanfarronice do que ao desconhecimento por si.

                        Comentário


                          #13
                          A última frase está errada. Eu sou mesmo bué engraçado.

                          Não percebo é nada de matemática, é verdade.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                            Substitui "soberba ambientalista" por qualquer outro tema extremamente tecnico e para o qual as pessoas em geral não tenham conhecimentos e como tal capacidade de análise, que o resultado é o mesmo.

                            A esmagadora maioria da população mundial NÃO tem os conhecimentos de base em ciencia para poder sequer contextualizar a informação que recebe, quanto mais ter capacidade para interpretar e comentar, opinando devidamente e com conhecimento de causa, qualquer que seja a area tecnica/cientifica.

                            No entanto a esmagadora maioria da população mundial gosta de "opinar" sobre o que quer que seja, escrutinar tudo, ser ouvida, mesmo não tendo o minimo de habilitações/conhecimento para o fazer. Deste facto resultam interpretações erradas, desvirtuação de informação, peseudo-factos...

                            O post inicial serve para expor o que todos sabem mas ninguém quer assumir. Que toda a gente é ignorante na maioria dos temas ( ou burro, usando a nomenclatura do post inicial), e como tal a sua opinião sobre esses temas, é inútil, irrelevante, e como tal deve ser descartada, qualquer que seja a temática envolvida.
                            Sim, sim. Concordo mas quis relevar a segunda intenção por detrás do artigo.
                            Mas digo-te que não confio piamente na ciência e muitos factos concretos de hoje são mentira amanhã. É que falta também muita humildade à própria ciência.

                            Comentário


                              #15
                              O Fernando Pessoa falou muito nisto, invejando as pessoas ignorantes, pois elas eram felizes ao ignorarem o quão ignorantes eram!

                              Comentário


                                #16
                                Eu, burro, me confesso! Por exemplo, sou um analfabeto matemático.

                                Mas não deixa de ser curioso como, quanto mais baixo for o nível cultural, maior será a propensão para vir ensinar o Pai nosso ao vigário e sobrestimar as suas próprias capacidades. Por exemplo, vivo rodeado de gente a dar-me lições sobre a minha área, à qual tenho dedicado uns aninhos em exclusivo.
                                Editado pela última vez por rantamplan; 13 March 2012, 20:34.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                  Eu, burro, me confesso!

                                  Por exemplo, sou um analfabeto matemático.
                                  Um analfanumérico queres tu dizer


                                  P.S. Estou a colocar em equação fundar um clube.




                                  Perceberam? Equação...matemática...




                                  Eu disse que era bué engraçado...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                    Substitui "soberba ambientalista" por qualquer outro tema extremamente tecnico e para o qual as pessoas em geral não tenham conhecimentos e como tal capacidade de análise, que o resultado é o mesmo.

                                    A esmagadora maioria da população mundial NÃO tem os conhecimentos de base em ciencia para poder sequer contextualizar a informação que recebe, quanto mais ter capacidade para interpretar e comentar, opinando devidamente e com conhecimento de causa, qualquer que seja a area tecnica/cientifica.

                                    No entanto a esmagadora maioria da população mundial gosta de "opinar" sobre o que quer que seja, escrutinar tudo, ser ouvida, mesmo não tendo o minimo de habilitações/conhecimento para o fazer. Deste facto resultam interpretações erradas, desvirtuação de informação, peseudo-factos...


                                    O post inicial serve para expor o que todos sabem mas ninguém quer assumir. Que toda a gente é ignorante na maioria dos temas ( ou burro, usando a nomenclatura do post inicial), e como tal a sua opinião sobre esses temas, é inútil, irrelevante, e como tal deve ser descartada, qualquer que seja a temática envolvida.

                                    Completamente de acordo e debater então...

                                    Mais giro ainda são aquelas pessoas que arranham um tema e depois se acham logo a suprema entidade...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Então mas vocês querem que as pessoas só falem daquilo que dominam?
                                      Não teria graça nenhuma.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu acho que a inteligência de uma pessoa pode ser em boa parte aquilatada pela sua capacidade de realizar uma boa troca de argumentos sem entrar em modo "cabeça dura" ou de amuanço puro e simples. Quanto mais aberta, franca e leal a pessoa souber ser numa discussão, mais inteligente será, de alguma forma.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Antes de entrar para a faculdade até pensava que tinha alguma inteligência. Agora, penso que a perdi algures no meio dos livros!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            Eu acho que a inteligência de uma pessoa pode ser em boa parte aquilatada pela sua capacidade de realizar uma boa troca de argumentos sem entrar em modo "cabeça dura" ou de amuanço puro e simples. Quanto mais aberta, franca e leal a pessoa souber ser numa discussão, mais inteligente será, de alguma forma.
                                            E mais aprenderá.
                                            Concordo plenamente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Dukco Ver Post
                                              Antes de entrar para a faculdade até pensava que tinha alguma inteligência. Agora, penso que a perdi algures no meio dos livros!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                Está explicado porque é que em muitos tópicos, por mais argumentos que se lancem para a discussão nunca ninguém muda de opinião...
                                                Isso tem mais a ver com o ego e a forte possibilidade de se ouvir bocas no futuro (mas também com a resistência à mudança que todos temos).

                                                Vai lá dizer em dois ou três tópicos que afinal o outro tinha razão e depois vê o que te acontece.

                                                O melhor mesmo, infelizmente, é comer e calar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bem verdade. Eu acho que um dos meus pontos fortes é a boa capacidade de análise geral (fanfarronice), mas que me faz perder auto-confiança em alguns casos, porque vejo as minhas limitações, os meus erros e os meus pontos fracos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Nah. Mas às vezes faço-me...
                                                    Editado pela última vez por nunomplopes; 14 March 2012, 04:06.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X