Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peregrinação - Ir a Fátima a pé | Projecto em stand-by...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Peregrinação - Ir a Fátima a pé | Projecto em stand-by...

    Olá a todos.

    Há já algum tempo que ando a pensar em fazer esta peregrinação.
    Apesar de tudo, não é propriamente uma motivação religiosa, mas tb não sei explicar bem como surgiu esta vontade.

    Tive uma educação religiosa e fui muito activo/participativo na comunidade a que pertencia.
    Entretanto, deixei de me rever em certos comportamentos/atitudes/ideologias e a relação com a Igreja ficou "complicada".

    Daí esta peregrinação que penso fazer não ser motivada por questões religiosas embora respeite, entenda e admire quem o faz (alguns em condições bem difíceis).

    Já fiz uma vez uma pequena "peregrinação" a pé até Fátima mas estava apenas a ~30Km.
    Éramos 10 e foi das melhores coisas que já fiz.
    A chegada ao Santuário é um momento bastante especial.

    Bem, depois desta (chata) introdução, vamos ao que realmente interessa.
    Estava a apontar para a altura do 13 de Maio e já andei a sondar as igrejas aqui da zona mas têm todos os grupos cheios.

    É natural pois deixei isto para a última.
    Mas não há problema.

    Vou sozinho.

    Peço, então, a vossa sábia colaboração/contribuição com experiências, conselhos e informações sobre uma peregrinação deste tipo.

    Sou todo ouvidos e desde já agradeço a ajuda.

    #2
    Só te posso desejar boa sorte e que chegues inteiro!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
      Só te posso desejar boa sorte e que chegues inteiro!
      Já é um começo.

      Obrigado.

      --------

      Aproveito para dizer que, como seria de esperar, também estou a fazer os meus "trabalhos de casa" em relação ao tema.
      Mas a partilha de informação que vocês possam ter também será útil, concerteza.

      Comentário


        #4
        Procura grupos em associações ligadas à igreja, como os escuteiros ou outros. Pode ser que ainda consigas vaga.

        Caso não consigas, tenta juntar mais malta (eu não posso, tenho um compromisso), ou vai sozinho numa demanda espiritual...

        Boa sorte, que tudo corra bem, e vai pela beirinha!

        Comentário


          #5
          Conselho 1 - Não vás
          Conselho 2 - Vai antes fazer um dos caminhos de Santigo. São muito mais místicos e bem mais bonitos

          Comentário


            #6
            Só te posso desejar boa sorte. Também quero fazer essa peregrinação. De onde quero sair até Fátima são 250 kms.

            Comentário


              #7
              Boa sorte nessa aventura e, acima de tudo, vai bem sinalizado para que os condutores te vejam.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                Procura grupos em associações ligadas à igreja, como os escuteiros ou outros. Pode ser que ainda consigas vaga.

                Caso não consigas, tenta juntar mais malta (eu não posso, tenho um compromisso), ou vai sozinho numa demanda espiritual...

                Boa sorte, que tudo corra bem, e vai pela beirinha!
                Continuo a contactar grupos mas as repostas têm sido que já estão completos e além disso já começaram com reuniões sobre a peregrinação e preparativos.
                Nesta altura já ia entrar a meio.

                Mas não há probs.

                Concerteza que vou encontrar muitos companheiros pelo caminho.

                Obrigado pelos votos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                  Conselho 1 - Não vás
                  Conselho 2 - Vai antes fazer um dos caminhos de Santigo. São muito mais místicos e bem mais bonitos
                  Gostei da frontalidade.

                  Mas não posso aceitar o teu conselho número 1.

                  Quanto ao número 2, tb já tenho isso anotado no meu caderninho mas, primeiro, quero começar por coisas mais pequenas.
                  Um dia mais tarde, logo veremos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por FoxMulderX Ver Post
                    Só te posso desejar boa sorte. Também quero fazer essa peregrinação. De onde quero sair até Fátima são 250 kms.
                    É mais ou menos o dobro da distância que terei de percorrer.
                    Vais fazê-la este ano?
                    Força, ânimo e boa preparação.

                    Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                    Boa sorte nessa aventura e, acima de tudo, vai bem sinalizado para que os condutores te vejam.
                    Obrigado Merry.
                    Pelo que tenho andado a estudar, boa parte do trajecto será feito em estradas pouco movimentadas e tb por caminhos (trilhos).
                    Assim, o risco reduz-se bastante.

                    --------

                    Oportunamente, deixarei aqui no tópico todas as informações que for recolhendo e que possam ser úteis a quem pensar fazer o mesmo.

                    Comentário


                      #11
                      Conselho que posso dar, é que não andem aos conjuntos de 4 lado a lado no meio da estrada, como é habito.

                      É isso e abanar com a porcaria do pau no meio da estrada para os condutores se desviarem do conjunto de pessoas que vao lado a lado no meio da estrada, em vez de irem uns atrás dos outros


                      P.S.: Numa curva apertada na Nacional 3, ía atropelando com um conjunto de velhotas que íam desta maneira no meio da estrada, parei logo de seguida para lhes dizer que ainda alguem vai morrer a andarem daquela maneira, e a resposta que levei foi "como é que vamos a falar se formos todas atrás umas das outras!?!?"




                      Boa sorte.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por WM Ver Post
                        Conselho que posso dar, é que não andem aos conjuntos de 4 lado a lado no meio da estrada, como é habito.

                        É isso e abanar com a porcaria do pau no meio da estrada para os condutores se desviarem do conjunto de pessoas que vao lado a lado no meio da estrada, em vez de irem uns atrás dos outros


                        P.S.: Numa curva apertada na Nacional 3, ía atropelando com um conjunto de velhotas que íam desta maneira no meio da estrada, parei logo de seguida para lhes dizer que ainda alguem vai morrer a andarem daquela maneira, e a resposta que levei foi "como é que vamos a falar se formos todas atrás umas das outras!?!?"




                        Boa sorte.

                        No caso de ir sozinho, não se põe tanto esse problema de ir a par.
                        Só se for com a minha própria sombra.

                        Por muita lavagem psicológica que as pessoas levem, é muito difícil alterar comportamentos de risco.
                        Quando, por elas próprias, não conseguem entender o perigo a que estão sujeitas, é trabalho árduo faze-las ver o contrário.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                          É mais ou menos o dobro da distância que terei de percorrer.
                          Vais fazê-la este ano?
                          Força, ânimo e boa preparação.
                          Este ano em Maio não a posso fazer. E não sei se em Maio será a melhor altura. Sinceramente acho que a devia fazer sozinho. Durante uma semana. Tentar 50 kms por dia. Não tenho muito espirito de grupo quando não conheço as pessoas e se fosse sozinho era ao meu ritmo.

                          Comentário


                            #14
                            Boa noite. Parabéns pela iniciativa. Também irei fazer o mesmo se bem que eu tenho que apanhar 1 avião antes de fazer o resto da viagem.

                            Mas antes aqui ficam alguns conselhos de quem já fez esta peregrinação por duas vezes.
                            1- uns meses antes começa a fazer caminhadas de 4, 5 kms dia para ires habituando corpo e pernas para o esforço que irás encontrar.
                            2 - aconselho a fazeres etapas equivalentes a 1 dia de trabalho (quando fui, o meu grupo fazia 12 a 14 horas seguidas com a subida à serra d'aire na parte final do primeiro dia (depois de 12 horas a andar subir a serra é obra)).
                            3 - aquando da viagem, lava bem os pés antes de arrancares, seca-os muito bem e besunta-os de halibut (1 embalagem inteira para dois pés antes de cada etapa. Evita as bolhas.
                            4 - nunca, mas nunca pensar na distância que falta. é ir andando e gozando a paisagem. em termos anímicos é o melhor que podes fazer para não desanimar.

                            Eu quero fazer o mesmo que tu saindo de minha casa aqui na Madeira, indo para o aeroporto a pé, e depois do aeroporto de Lisboa para Fátima (passando por casa de meus pais a meio caminho).

                            Alguma dúvida apita.

                            um abraço.

                            Ricardo Paulo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por FoxMulderX Ver Post
                              Este ano em Maio não a posso fazer. E não sei se em Maio será a melhor altura. Sinceramente acho que a devia fazer sozinho. Durante uma semana. Tentar 50 kms por dia. Não tenho muito espirito de grupo quando não conheço as pessoas e se fosse sozinho era ao meu ritmo.
                              Em Maio vejo coisas boas e más.
                              Muita gente em peregrinação, no caso de ires sozinho (como eu penso fazer) se precisares de algo, poderás ser auxiliado mais fácil/rapidamente.
                              Poderás conviver e partilhar a peregrinação com mais gente.
                              Tb é importante esta convivência entre as pessoas.

                              Por outro lado, tudo o que é albergues e afins vai estar a rebentar pelas costuras.
                              No Santuário vai ser uma confusão dos diabos com esta "maralha" toda.

                              Mas tb tem outro simbolismo.
                              O importante é correr bem, chegar em forma (pelo menos mental) e desfrutar da caminhada.

                              Comentário


                                #16
                                Já o fiz não por questões religiosas, mas para dar "força" e fazer companhia aos restantes. Foi bom pelo convívio e pelo atingir o objectivo, depois de km entrar no santuário até nos dá uma certa paz interior, mais que não seja um relaxamento muscular por não ter que fazer o caminho de volta de novo e eu que não sou nada destas coisas.

                                Leva calçado e roupa muito confortável, para não ganhares bolhas nos pés, ou ficares "assado" do roçar das calças.
                                Como já foi referido convém levar colete reflector.

                                Comentário


                                  #17
                                  Vocês metem-se em cada ****!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver Post
                                    Vocês metem-se em cada ****!
                                    Achas que isso era mesmo preciso?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver Post
                                      Vocês metem-se em cada ****!
                                      Antes nisso que na droga, no álcool, etc...

                                      Comentário


                                        #20
                                        A minha irmã já fez e o que te posso aconselhar é: Meias sem costuras e 100% algodão, calçado bom (Ser de marca não significa que seja bom). Até Maio já não tens muito tempo mas aconselho-te umas caminhadas valentes para ires preparando as pernas e principalmente adaptares-te ao calçado porque já soube de muita gente que chegou a Fatima com a parte de cima dos ténis cortadas por não aguentarem as dores nos pés. Pelo que vi da minha irmã era bom que te juntasses a um grupo pois eles ajudam-se principalmente nas partes em que se pensa que Fatima em vez de estar mais perto está mais longe. Quem vem de Sul a parte de Mira d´Aire é complicada e de Norte sempre ouvi falar na reta de Pombal, mas nada que não seja ultrapassável. Só tenho a desejar-te felicidades e que corra tudo bem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boa sorte e oxalá encontres o que procuras....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver Post
                                              Vocês metem-se em cada ****!
                                              Opiniões.

                                              Tal como deste a tua, tb vou dar a minha.

                                              "Isto" em que a malta se mete, são pequenas coisas, insignificantes para muitos, mas que têm valor para quem se dedica a atingir um objectivo e conseguir satisfazê-lo.

                                              Tendo em conta que é uma actividade que se pode desenvolver de forma autónoma sem prejudicar nem pedir nada a ninguém, não há motivos para, seja quem for, ficar incomodado.

                                              Personalizando a coisa, como alguns daqui saberão, até sou um gajo que às vezes tem umas ideias peregrinas e embarco em algumas actividades diferentes da rotina.
                                              Com isso, já aprendi muito, para além de mudar a forma como vemos as coisas no dia-a-dia e perceber o quão "piegas" somos com pormenores sem jeito nenhum.

                                              Não duvides que, a capacidade de te integrares em realidades diferentes da tua, só traz vantagens ao crescimento e evolução positivas da tua personalidade.

                                              Se calhar, não percebeste o que quis dizer e/ou não me expressei correctamente, mas melhor que as minhas palavras, é experimentares viver pequenos momentos da tua vida de forma diferente.
                                              Quando regressares à realidade, vais entender o que mudou...

                                              Abraço

                                              Comentário


                                                #24
                                                Como o tópico não serve para questionar a motivação da peregrinação só desejo que vás e voltes em segurança.

                                                Quanto a conselhos... Só os do costume mas esses já sabes.

                                                Força!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu também estou com a mesma situação.

                                                  Apesar de não ser praticante, sou católico por educação. Sou só batizado. Nunca acreditei em milagres ou situações do género, apesar de respeitar a religão e devoção das pessoas.

                                                  No entanto e devido a circunstâncias da vida ocorridas em Setembro de 2010 com o nascimento da minha filha, dado o grave quadro clinico que teve à nascença (quase sem sangue, 15 minutos sem bater o coração e Indice de Apgar 0/0/0) , uma pessoa em desespero e sozinho a casa socorre-se de algumas imagens e pede auxilio a algo.

                                                  Felizmente as minhas palavras molhadas com as lagrimas que me corriam devem ter ser sido escutas porque hoje tenho uma menina linda com 18 meses, muito viva, de boa saúde e sem lesões no cérebro.

                                                  Por isso tenho também a promessa de fazer uma peregrinação a Fátima, com a minha fé.

                                                  Não será ainda este ano, mas no final do ano tenho que ir a igreijas para me inscrever. Depois no inicio do próximo ano, começar a fazer caminhas a pé, do género Ermesinde-Porto e depois Ermesinde-Espinho para ganhar ritmo e treino.

                                                  Também pensei em ir sozinho, mas julgo que a melhor maneira é ir num grupo que já tem a logistica toda instalada, ao nível de dormida, refeições e assistência médica pelo caminho.

                                                  Depois, para ser com esta situação terá que ser pelo 13 de Maio, porque desconheço se a assistência da cruz vermelha ou bombeiros se mantem noutras alturas.
                                                  Editado pela última vez por asjesus; 25 March 2012, 23:32.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    De Maio a Outubro tens uma estrutura +/- montada, com maior incidência no 13 Maio e 13 Outubro

                                                    Este ano com o 13 de Maio a calhar a um Domingo, vai haver imensas peregrinações e aposto numa maior enchente de fieis.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para quem quiser peregrinar, e talvez sentir alguma coisa nesse processo, aconselho ver este filme:
                                                      The Way (2010) - IMDb - The way

                                                      É sobre um dos caminhos de Santiago, mas o filme é muito bonito (no sentido do amor e felicidade)

                                                      Tu, jovem, que queres ir a Fátima, vê este filme. Depois tu vai mas é pra Galiza, que a coisa não tem nada a ver

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É preciso ter coragem !!

                                                        Força e que chegues bem.

                                                        Agua, creme para os pés, um cajado de aluminio, boné largo, creme para o sol, colete refletor, ténis velhos ( não vás comprar calçado novo para o inicio da viagem ).

                                                        Não me lembro de mais nada.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu já fiz...

                                                          Recomendo a todos, crentes ou não crentes. Esta ou outras peregrinações, depois de a fazerem, percebem porquê...

                                                          Quanto a conselhos.

                                                          1) Usa protector solar, lenço, chapéu ou boné. (Eu apanhei um escaldão)

                                                          2) Usa vestuário e calçado de desporto. (Fiquei com as virilhas em sangue)
                                                          Usa sapatilhas de corrida e calções de ciclista (calções que não rocem muito as pernas ou virilhas)

                                                          3) Leva barras energéticas alguma comida de alto valor energético e sobretudo, água, para os primeiros quilómetros.
                                                          No caminho podes abastecer em fontes ou comércio, aqui tanto para água quanto comida. Beber muita água e comer pouco e a intervalos curtos e regulares.

                                                          4) Eu fui sozinho, ir em grupos tira parte da piada e do sentido da peregrinação, que tem mais a ver com o nosso interior e contacto com o transcendente, para quem acredita.
                                                          Na peregrinação, poderás encontrar todo o tipo de pessoas e ir falando com elas sem te sentires obrigado a seguir as rotinas do grupo. Vais aprender e conhecer todo o tipo de pessoas. Também poderás obter informações acerca dos melhores caminhos, locais de descanso, apoio aos peregrinos e locais para dormir.

                                                          5) Podes e deves, também, organizar a peregrinação e ver onde queres e podes dormir e comer (se preferires restaurantes). Atenção que por estas alturas, os locais habituais costumam estar cheios mas ainda assim, há sempre mais um quarto ou cantinho para dormir. Há sempre pessoas que sabem de alguém, particular, hotel ou restaurante que ainda tem dormidas. (Eu fui sem planear nada e não tive problemas)

                                                          6) Se não praticas desporto, faz uns treinos para saberes como te encontras fisicamente e para te ires habituando.

                                                          7) Consulta a meteorologia e leva umas mudas de roupa adequadas.

                                                          8) Cuidado com o trânsito, usa colete reflector, desfruta e boa sorte para o caminho.

                                                          CumpS
                                                          Editado pela última vez por campos1; 26 March 2012, 10:14.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mas voltando aos peregrinos, sei que para eles isto é uma experiencia de uma vez na vida ou, no máximo, de uma vez no ano, mas nós vivemos numa terra continuamente “assaltada” por peregrinos e não é fácil. Os peregrinos acham-se o centro do mundo por estarem a fazer um esforço muito grande, mas devem pensar que os habitantes das terras por onde passam estão lá o ano todo.
                                                            Os peregrinos caminham em magotes pelo meio da estrada, muitas vezes em aventuras perfeitamente suicidas, no meio de estradas estreitas, com curvas e à noite. Os carros de apoio param em todo o lado, circulam a velocidades exasperantes, mudam de direcção sem se sinalizarem, enfim, só estorvam. Os peregrinos acomodam-se em qualquer lado, ocupam de assalto os cafés todos ao mesmo tempo e exigem ser atendidos com velocidade e prioridade, deixam lixo por todo o lado, apanham toda e qualquer flor que esteja ao seu alcance, seja no campo, nos jardins públicos ou nos jardins particulares…
                                                            Dou o maior valor a quem empreende estas jornadas infindáveis movido pela fé, mas, repito, os peregrinos complicam-me com os nervos…

                                                            @ feridas&calos: PEREGRINOS

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X