Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Energia - É possível mudar de fornecedor?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Energia - É possível mudar de fornecedor?

    Boas pessoal,

    Dado os anunciados aumentos do preço da electricidade gostaria saber se neste momento é possível mudar de fornecedor isto é, se há concorrência real à EDP?

    Já ouvi falar da Endesa, que é possível comprar-lhes energia (que por sua vez eles compram à EDP) e q é mais barato mas foi algo q ouvi por alto. Não tenho a certeza se será mesmo assim.

    Alguém está bem informado sobre isto?

    Cumps

    #2
    Tens que perguntar á troika, eles é que devem saber para terem dado as indicações que deram

    Apenas conheço a Endesa o que ate ver ainda consegue ser pior que a EDP, estamos entregues á bicharada meus amigos...

    Comentário


      #3
      Eu espero sinceramente que surjam entretanto novos operadores. E devem mesmo surgir, pois a revenda de eletricidade é um negócio muito fácil e de lucro garantido.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eu Ver Post
        Eu espero sinceramente que surjam entretanto novos operadores. E devem mesmo surgir, pois a revenda de eletricidade é um negócio muito fácil e de lucro garantido.
        Daqui a 10 anos talvez. A EDP tem o monopolio do fornecimento de eletricidade e PT e assim vai continuar por largos anos... A concorrencia em PT não funciona como a troika pensa, basta ver o exemplo dos preços dos combustiveis, a dita liberalização dos preços dos combustiveis levou a esta triste realidade, a mesma coisa vai acontecer na eletricidade. São todos amiguinhos e combinam o preço que melhor lhes convem!

        Comentário


          #5
          ate agora, só vejo plausível, são uns painéis solares, no entanto aqueles paineis são muito caros .

          Comentário


            #6
            http://forum.autohoje.com/off-topic/...e-cliente.html

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
              Daqui a 10 anos talvez. A EDP tem o monopolio do fornecimento de eletricidade e PT e assim vai continuar por largos anos... A concorrencia em PT não funciona como a troika pensa, basta ver o exemplo dos preços dos combustiveis, a dita liberalização dos preços dos combustiveis levou a esta triste realidade, a mesma coisa vai acontecer na eletricidade. São todos amiguinhos e combinam o preço que melhor lhes convem!
              O que é para ti o monopólio?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por air Ver Post
                O que é para ti o monopólio?
                Quase a mesma coisa que oligopólio.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                  Quase a mesma coisa que oligopólio.
                  Sim, então porque não te livras desses "tubarões" e te tornas microprodutor?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                    Sim, então porque não te livras desses "tubarões" e te tornas microprodutor?
                    Porque ainda estamos numa fase muito pouco consolidada e divulgada nesse aspeto. Além disso, tornar-se microprodutor e auto-suficiente em termos energéticos tem custos avultados, que dão para comprar energia durante vários meses.

                    A solução imediata e não outsiders nem coisas que no papel funcionam e que fica "bonito" é criar concorrência à EDP. É tal e qual como as telecomunicações, há 15 ou 20 anos havia uma ou duas operadores e o (elevado) preço era aquele e ponto final. Hoje, tens milhentas operadoras e essa concorrência, se para essas mesmas operadoras é negativo, para o consumidor é do melhor.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                      Sim, então porque não te livras desses "tubarões" e te tornas microprodutor?
                      Microprodutor para consumo próprio ou para vender à rede?
                      É que no 1ª caso fica mais caro do que comprar da rede, e no 2º caso é preciso ter vaga para aderir ao programa, que é muito limitado.

                      O ideal seria qualquer pessoa poder fornecer à rede, descontando aquilo que fornece do que consome. Mas infelizmente as mentes brilhantes que temos no (des)governo não fazem nada direito.
                      Portanto resta a opção de comprar baterias e guardar a energia em casa, o que torna a microprodução muito cara.

                      Comentário


                        #12
                        Eu já fui contactado por duas empresas e recusei mudar. Uma disse que me iriam reduzir a fatura anual em dez euros e a outra dava-me 5% de desconto na fatura mensal. As duas argumentaram que os preços eram patrocinados pela erse. Não me convenceram..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                          Porque ainda estamos numa fase muito pouco consolidada e divulgada nesse aspeto. Além disso, tornar-se microprodutor e auto-suficiente em termos energéticos tem custos avultados, que dão para comprar energia durante vários meses.

                          A solução imediata e não outsiders nem coisas que no papel funcionam e que fica "bonito" é criar concorrência à EDP. É tal e qual como as telecomunicações, há 15 ou 20 anos havia uma ou duas operadores e o (elevado) preço era aquele e ponto final. Hoje, tens milhentas operadoras e essa concorrência, se para essas mesmas operadoras é negativo, para o consumidor é do melhor.
                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                          Microprodutor para consumo próprio ou para vender à rede?
                          É que no 1ª caso fica mais caro do que comprar da rede, e no 2º caso é preciso ter vaga para aderir ao programa, que é muito limitado.

                          O ideal seria qualquer pessoa poder fornecer à rede, descontando aquilo que fornece do que consome. Mas infelizmente as mentes brilhantes que temos no (des)governo não fazem nada direito.
                          Portanto resta a opção de comprar baterias e guardar a energia em casa, o que torna a microprodução muito cara.
                          É muito bom estar do lado do cliente e deixar os investimentos para os outros, que depois se critica.

                          É muito fácil hoje não se depender da EDP, Endesa, ou quem quer que seja, em termos de electricidade, mas é preciso querer investir. No fim, ninguém o faz, porque fica mais barato comprar a quem tanto se critica. A ser microprodutor só com apoios do estado, mais uma vez, deixando a responsabilidade para os outros.

                          Combustíveis e electricidade não pode ser comparado a telecomunicações. Neste último, depois da rede montada, custa tanto vender a 1 como a 100. Já na energia é preciso produzi-la e/ou comprar a matéria-prima.

                          Comentário


                            #14
                            Eu não disse que se devia ser microprodutor com apoios do estado, aliás, eu sou critico do actual sistema de apoio à microprodução, que dá subsidios mas é limitado. Por mim o mais correcto era ser ilimitado, mas não ter subsidios.

                            Ou seja, quem quisesse ser microprodutor não recebia mais por isso, mas podia injectar na rede e deduzir o que injectava no seu consumo, nem que recebesse a um valor inferior ao que paga, para que o operador tivesse algum lucro. Isto evitava o investimento em baterias, e além disso também era benéfico para os operadores, pois tinham mais produção disponivel durante o dia.

                            Comentário


                              #15
                              Se o estado dá subsidios enormes aos tubarões para envestirem nas renovaveis (esta história recente das polémicas rendas), que ao fim ao cabo sai da nossa factura, que deêm também directamente a quem quer produzir em casa.
                              É só a minha opinião...

                              Comentário


                                #16
                                sou cliente Endesa para ja ainda nao tenho problemas com eles ainda estou aproveitar um desconto de 5% nao é muito daqui a uns tempos vamos ver se aparece mais fornecedores.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                  Se o estado dá subsidios enormes aos tubarões para envestirem nas renovaveis (esta história recente das polémicas rendas), que ao fim ao cabo sai da nossa factura, que deêm também directamente a quem quer produzir em casa.
                                  É só a minha opinião...
                                  E os subsídios também existem para a microprodução. Mas se somos somos contra os subsídios para os "tubarões", por uma questão de coerência, também devíamos ser para o microprodutor.

                                  Mas a questão nem é essa, a questão é que quem não quer ser cliente da EDP já tem alternativas, embora gostem sempre de dizer que não, para atacar os ditos monopólios.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                    Porque ainda estamos numa fase muito pouco consolidada e divulgada nesse aspeto. Além disso, tornar-se microprodutor e auto-suficiente em termos energéticos tem custos avultados, que dão para comprar energia durante vários meses.

                                    A solução imediata e não outsiders nem coisas que no papel funcionam e que fica "bonito" é criar concorrência à EDP. É tal e qual como as telecomunicações, há 15 ou 20 anos havia uma ou duas operadores e o (elevado) preço era aquele e ponto final. Hoje, tens milhentas operadoras e essa concorrência, se para essas mesmas operadoras é negativo, para o consumidor é do melhor.
                                    Tiraste-me as teclas dos dedos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                      Daqui a 10 anos talvez. A EDP tem o monopolio do fornecimento de eletricidade e PT e assim vai continuar por largos anos... A concorrencia em PT não funciona como a troika pensa, basta ver o exemplo dos preços dos combustiveis, a dita liberalização dos preços dos combustiveis levou a esta triste realidade, a mesma coisa vai acontecer na eletricidade. São todos amiguinhos e combinam o preço que melhor lhes convem!

                                      Está na Resolução do Conselho de Ministros nº 34/2011, publicada no Diário da República, 1.ª série — N.º 146 — 1 de Agosto de 2011:

                                      ANEXO
                                      Calendário e disposições de extinção das tarifas reguladas
                                      de venda de electricidade e gás natural a clientes finais
                                      1 — As tarifas reguladas de venda de electricidade a
                                      clientes finais em baixa tensão com potência contratada
                                      inferior ou igual a 41,4 kVA e superior ou igual a 10,35 kVA
                                      e as tarifas reguladas de venda de gás natural a clientes
                                      finais com consumo anual inferior ou igual a 10 000 m3
                                      e superior a 500 m3 são extintas a partir de 1 de Julho de
                                      2012, ficando a respectiva venda submetida ao regime de
                                      preços livres.
                                      2 — As tarifas reguladas de venda de electricidade a
                                      clientes finais em baixa tensão com potência contratada
                                      inferior a 10,35 kVA e as tarifas reguladas de venda de
                                      gás natural a clientes finais com consumo anual inferior
                                      ou igual a 500 m3 são extintas a partir de 1 de Janeiro de
                                      2013, ficando a respectiva venda submetida ao regime de
                                      preços livres.
                                      3 — Após a extinção das tarifas reguladas de venda de
                                      electricidade e de gás natural a clientes finais, referidas nos
                                      números anteriores, aplicam -se tarifas transitórias apenas
                                      aos clientes que não tenham ainda procedido à escolha
                                      de comercializador de mercado, durante um horizonte
                                      temporal não superior a três anos.
                                      A partir de 1 de Janeiro de 2013 todo o mercado de energia é liberalizado. Caberá a cada um escolher o comercializador que quiser.

                                      Aliás, já hoje o pode fazer, a diferença é que a partir de 1 de Janeiro de 2013 tem de o fazer.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Isto para não falar do "Cartel" dos operadores móveis de telecomunicações...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por betel Ver Post
                                          Está na Resolução do Conselho de Ministros nº 34/2011, publicada no Diário da República, 1.ª série — N.º 146 — 1 de Agosto de 2011:



                                          A partir de 1 de Janeiro de 2013 todo o mercado de energia é liberalizado. Caberá a cada um escolher o comercializador que quiser.

                                          Aliás, já hoje o pode fazer, a diferença é que a partir de 1 de Janeiro de 2013 tem de o fazer.
                                          Boas, ainda não mudei de fornecedor de eletricidade. Será mesmo obrigatório que seja eu a rescindir unilateralmente com a EDP o contrato que tenho com a mesma? Como se faz isso e o que é que implica? Alguém sabe?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por joo Ver Post
                                            Boas, ainda não mudei de fornecedor de eletricidade. Será mesmo obrigatório que seja eu a rescindir unilateralmente com a EDP o contrato que tenho com a mesma? Como se faz isso e o que é que implica? Alguém sabe?
                                            Não percebi bem a tua questão... A EDP fornece um serviço que tens contratado. A partir do momento que tenhas as tuas contas todas em dia, a EDP (ou qualquer outra empresa) não tem qualquer interesse em rescindir contrato contigo.

                                            Se quiseres rescindir contrato com a EDP, basta enviar uma carta a informar isso mesmo. Mas implica que ficas sem fornecimento de energia!

                                            Se o objetivo é mudar de fornecedor, não precisas fazer nada em relação à EDP, tratas da papelada com o fornecedor que escolheres e esse fornecedor é que trata de tudo com a EDP - tu não chegas a ficar sem energia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por betel Ver Post
                                              Não percebi bem a tua questão... A EDP fornece um serviço que tens contratado. A partir do momento que tenhas as tuas contas todas em dia, a EDP (ou qualquer outra empresa) não tem qualquer interesse em rescindir contrato contigo.

                                              Se quiseres rescindir contrato com a EDP, basta enviar uma carta a informar isso mesmo. Mas implica que ficas sem fornecimento de energia!

                                              Se o objetivo é mudar de fornecedor, não precisas fazer nada em relação à EDP, tratas da papelada com o fornecedor que escolheres e esse fornecedor é que trata de tudo com a EDP - tu não chegas a ficar sem energia.
                                              Fiz a pergunta porque lembro-me de à uns meses ter recebido uma carta, num tom ameaçador de que se eu não cessasse voluntariamente o contrato que tinha com a EDP me iriam subir a factura, e muito. Na altura não liguei porque pensei que fosse marketing agressivo e acho que deitei a carta no lixo, mas fiquei sempre a pensar nisso. Nessa mesma carta vinha descriminado que a EDP também fornecia electricidade, não me lembro era do nome da empresa; EDP "qualquer coisa". Tenho tudo em dia com a EDP, só espero é que não me façam o que prometeram.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Saiu uma campanha qualquer da EDP em que se propõem a fornecer electricidade e gás, um com 2% de desconto e outro com 5%...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Saiu uma campanha qualquer da EDP em que se propõem a fornecer electricidade e gás, um com 2% de desconto e outro com 5%...
                                                  2% na eletricidade, 10% no gás

                                                  fidelização de 24 meses e obriga a pagamento por debito directo em conta.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por joo Ver Post
                                                    Fiz a pergunta porque lembro-me de à uns meses ter recebido uma carta, num tom ameaçador de que se eu não cessasse voluntariamente o contrato que tinha com a EDP me iriam subir a factura, e muito. Na altura não liguei porque pensei que fosse marketing agressivo e acho que deitei a carta no lixo, mas fiquei sempre a pensar nisso. Nessa mesma carta vinha descriminado que a EDP também fornecia electricidade, não me lembro era do nome da empresa; EDP "qualquer coisa". Tenho tudo em dia com a EDP, só espero é que não me façam o que prometeram.
                                                    Não é bem assim...

                                                    O que vai acontecer:

                                                    - a partir de 1 de janeiro de 2013 deixa de ser possivel fazer contrato de eletricidade em mercado regulado (onde os preços são definidos pela ERSE, e não pela EDP), que ainda é onde estão a maior parte dos clientes domesticos. O contrato em mercado regulado é feito com a EDP Serviço Universal.

                                                    - quem tiver contrato de mercado regulado a 1 de janeiro de 2013, pode manter esse contrato até 1 de janeiro de 2015, mas o preço da eletricidade vai sendo gradualmente aumentado como "incentivo" para o cliente passar para o mercado livre - estes aumentos graduais foram também determinados pela ERSE (é a tal parte que dizes que foi a EDP que te prometeu... mas não foi a EDP). Em mercado livre há a EDP Comercial, Iberdrola, Endesa, Galp, etc (na carta estão lá listados os operadores que existem atualmente em Portugal).

                                                    O que o governo ainda não esclareceu (e o decreto lei que falo acima é omisso neste ponto) é o que vai acontecer a quem chegar a 1 de janeiro de 2015 e ainda não tiver mudado... será que passam todos para a EDP Comercial? E os outros operadores vão aceitar isso? ou são distribuidos por todos os operadores? ou simplesmente a lei manda desligar a energia a esses clientes e depois eles que se amanhem?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Isto não tem a ver muito com o tópico principal mas, o autor que me desculpe, mas vou aproveitar .

                                                      Até que valores de kw/h é se considerado micro-produtor?
                                                      O que é um micro produtor? apenas produz para consumo próprio, ou pode também vender à rede?

                                                      Agora noutro caso imaginem que pretendo produzir energia em "larga escala", 1000kw/h por exemplo, há limites? é preciso apenas a tal licença ou é muito mais complexo e dificíl que isso?

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X