Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Êxodo de Brasileiros quebra economias da Costa da Caparica e Ericeira

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Êxodo de Brasileiros quebra economias da Costa da Caparica e Ericeira

    Estou confuso, primeiro queremos manda-los para a terra deles, que sao todos bandidos e p**8tas, como ja ouvi algumas vezes a serem chamados na Costa da Caparica... Agora ja estao com saudades deles?

    Publico

    ************************************************** **************

    Crise reduziu presença da comunidade para menos de metade na Caparica
    Regresso de imigrantes brasileiros afecta economia de zonas como a Costa da Caparica e Ericeira



    Na Costa da Caparica, o comércio local registou uma quebra acentuada no consumo brasileiro (Enric Vives-Rubio (arquivo))
    A crise em Portugal e o "boom" económico no Brasil estão a levar imigrantes brasileiros a regressar ao país de origem. A Costa da Caparica e Ericeira são algumas das zonas onde a sua saída está a ter um impacto económico mais visível. Na Costa da Caparica, o número de brasileiros caiu para menos de metade.



    Na Caparica, onde há oito anos viviam entre 3500 e 4000 brasileiros, a comunidade está agora reduzida a perto de 1500. Numa cidade que “durante muitos anos foi uma terra de veraneio”, mas que passou a acolher cada vez mais reformados, a saída dos brasileiros notou-se sobretudo nas ruas e no comércio , contou ao PÚBLICO António Neves, presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica.

    “A cidade está morta, de cidade só tem o nome. É uma tristeza”, desabafa o nonagenário José Santos, que há mais de 50 anos dirige um estabelecimento de diversões no centro da Costa da Caparica e que atribui parte desta situação à crise. E essa é uma das principais razões avançadas pela maioria dos brasileiros para regressar à terra natal.

    Grasielle Rocha acredita que os seus 29 anos são a idade ideal para deixar o emprego numa loja da Costa da Caparica e regressar ao Brasil – para onde já foram praticamente todos os amigos – com o objectivo de estudar Engenharia, “um ramo que está a ter muitas oportunidades”. Nesta área, “pelo menos nas próximas três ou quatro décadas, tem emprego para todo o mundo”, sublinha esta brasileira de Minas Gerais que diz-se “mais forte e mais segura de si” após oito anos em Portugal.

    Para a comerciante Cristina França, a saída de tantos brasileiros da Costa da Caparica “afecta um pouco a economia local”, porque são pessoas que “consomem muito”. Também começa a sentir falta da mão-de-obra brasileira. Ao contrário de muitos dos seus compatriotas, esta brasileira não pretende deixar Portugal. “Aqui há mais qualidade de vida, mas no Brasil a gente é mais feliz”, admite a brasileira, que quer continuar na Caparica por uma questão de “segurança".

    Júlio César, proprietário de uma cadeia de lojas de produtos alimentares brasileiros em Portugal, uma delas na Costa da Caparica, sente uma quebra no consumo, principalmente dos brasileiros. Este empresário diz que tem registado perdas na ordem dos 40 por cento. “Em 15 dias já me ofereceram quatro lojas de concorrentes para comprar”, disse Júlio César, que agora aposta na venda de produtos africanos, do leste europeu, entre outros.

    De acordo com as Estatísticas das Filiais de Empresas Estrangeiras, o número de sociedades portuguesas controladas por brasileiros ascendia a 52 em 2009 (último ano com dados) contra as 35 em 2005. Viviane Lopes, gerente de um banco na Costa da Caparica, tem uma explicação possível para essa subida. Os brasileiros que ficam têm uma “vida estabelecida”, ao passo que aqueles que têm pouca escolaridade e que “moravam quase dez num apartamento para poder juntar dinheiro para enviar” estão a regressar.

    Portugal ainda compensa

    Ainda antes do 'boom' registado na Costa, a Ericeira foi uma das primeiras terras a acolher brasileiros. Dados indicados pelo presidente da junta de freguesia local, que emprega sete brasileiros entre 30 funcionários, apontam para uma comunidade de 500 a 600 brasileiros em 2011. A volta para o Brasil é visível nos bancos das igrejas da região e até num abrandamento no mercado de arrendamento de habitações.

    Apesar da crise económica em Portugal, Elibiane Lacerda Sousa, conhecida como Bia, é uma das brasileiras que prefere adiar o regresso ao seu país e que continua a tentar que o seu negócio mantenha as portas abertas. Bia conta que desde o ano passado já viu vários brasileiros regressarem à Ericeira, porque o Brasil ainda “não compensa”: “O salário continua sendo baixo e as coisas vão sendo muito mais altas, principalmente agora, por causa do Mundial [de futebol de 2014]”.

    Em 2010, já em época de crise, a brasileira, natural da Cidade Grande, mudou as instalações do cabeleireiro que dirige para uma zona mais central da Ericeira. No balcão tem uma fotografia com as empregadas do salão, todas brasileiras, mas na lista de clientes os nomes são cada vez mais de portuguesas.

    #2
    A ironia!

    Comentário


      #3
      Nós devíamos era ter o proteccionismo nacionalista que os Brasil tem...

      Comentário


        #4
        Sinceramente não se perdeu nada. Já vão é tarde.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
          Sinceramente não se perdeu nada. Já vão é tarde.
          Quem vai trabalhar 12 horas, 6 dias por semana, a servir em restaurantes ou limpar casas-de-banho, tu?

          Comentário


            #6
            Também não perdes uma para picar

            Se os ciganos saírem do país alguns sectores económicos também se vão sentir.

            Os mais de 100mil portugueses que saíram nos últimos tempos de Portugal também afectam a economia.

            É uma questão um pouco enviesada, e começa logo mal pelo facto de os brasileiros com estudos vão para América/Canadá/Reino Unido, sobram os outros sem estudo e a falar apenas português que vêm para cá e têm atitudes e alguns vícios que não ajudam nada .
            E como cereja no topo do bolo, os (poucos) que vão para os assaltos, têm aquele habito sul americano de matar pessoas em assaltos ao mínimo motivo, e por um pagam todos.

            Algumas comunidades Portuguesas no mundo também não são bem vistas pelos locai mas os mesmo locais iam ter muitas saudades delas se regressassem.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
              Quem vai trabalhar 12 horas, 6 dias por semana, a servir em restaurantes ou limpar casas-de-banho, tu?
              não é preciso tanto drama, já haviam restaurantes na costa antes do zucas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                Quem vai trabalhar 12 horas, 6 dias por semana, a servir em restaurantes ou limpar casas-de-banho, tu?
                São uns coitadinhos, é uma pena realmente irem embora.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                  não é preciso tanto drama, já haviam restaurantes na costa antes do zucas.
                  Nao estou a dramatizar, parece que ja vejo as filas de Portugueses no centro de desemprego para ocupar os postos deixados vagos pelos Brasileiros.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                    Quem vai trabalhar 12 horas, 6 dias por semana, a servir em restaurantes ou limpar casas-de-banho, tu?
                    Não vale a pena vires com essas cena do raciscmo e da xenofobia que comigo não pegam. Estou habituado a trabalhar num ambiente multi-cultural e dou-me bem com isso. Até acho uma mais valia. Não aceito é que escumalha venha para cá estragar o que temos. Porcaria já cá temos muito, não precisamos de mais. E isto não tem a ver com raças ou credos: tem a ver com pessoas sem o mínimo sentido de vida em sociedade e respeito pelo próximo. Quem vier para trabalhar e levar uma vida séria, para mim, é sempre bemvindo. Os outros escusam de meter cá os pés.

                    Só quem nunca foi à Costa ou à Ericeira nos últimos anos é que não sabe o esgoto em que aquilo se tornou. Portanto, caro colega forunista, deixa lá essas morais de algibeira para outro que comigo não pegam.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                      Nao estou a dramatizar, parece que ja vejo as filas de Portugueses no centro de desemprego para ocupar os postos deixados vagos pelos Brasileiros.
                      Outra vez, sempre trabalhámos no ramo da restauração.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                        São uns coitadinhos, é uma pena realmente irem embora.
                        Realmente é uma pena... Pessoalmente, prefiro neste momento estar rodeado de Brasileiros do que Portugueses.
                        Com os Brasileiros, sempre bem dispostos, alegres, de bem com a vida, a pensar positivo.

                        Com os Portugueses, toda a conversa inicia-se e acaba-se com "isto esta mal, a crise, tou farto disto". Deixa qualquer um deprimido.

                        Comentário


                          #13
                          O que é pena é que uma comunidade só seja vista com saudade por quem lhes quer vender coisas e não por serem no geral bons vizinhos.

                          Comentário


                            #14
                            Boas noticias, será que brevemente podemos ir a CC e ter bom ambiente?

                            Tomara que sim.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
                              Não vale a pena vires com essas cena do raciscmo e da xenofobia que comigo não pegam. Estou habituado a trabalhar num ambiente multi-cultural e dou-me bem com isso. Até acho uma mais valia. Não aceito é que escumalha venha para cá estragar o que temos. Porcaria já cá temos muito, não precisamos de mais. E isto não tem a ver com raças ou credos: tem a ver com pessoas sem o mínimo sentido de vida em sociedade e respeito pelo próximo. Quem vier para trabalhar e levar uma vida séria, para mim, é sempre bemvindo. Os outros escusam de meter cá os pés.

                              Só quem nunca foi à Costa ou à Ericeira nos últimos anos é que não sabe o esgoto em que aquilo se tornou. Portanto, caro colega forunista, deixa lá essas morais de algibeira para outro que comigo não pegam.
                              Parece que o moralista de algibeira aqui não sou eu... Referi-me a trabalhos que uma percentagem de Brasileiros normalmente faz na resposta ao teu post. Nao me referi em racismo.

                              Estamos mal dispostos hoje?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                Realmente é uma pena... Pessoalmente, prefiro neste momento estar rodeado de Brasileiros do que Portugueses.
                                Com os Brasileiros, sempre bem dispostos, alegres, de bem com a vida, a pensar positivo.

                                Com os Portugueses, toda a conversa inicia-se e acaba-se com "isto esta mal, a crise, tou farto disto". Deixa qualquer um deprimido.
                                Isso é porque os Brasileiros e restantes se contentam com pouco... Muitos deles no país deles não tinham nem comida, isto aqui é um luxo para eles... Já os Portugueses são realistas, e não vivem das festas...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                                  Isso é porque os Brasileiros e restantes se contentam com pouco... Muitos deles no país deles não tinham nem comida, isto aqui é um luxo para eles... Já os Portugueses são realistas, e não vivem das festas...
                                  E não me parece que os brasileiros com que o paulinho interage sejam na sua maioria parecidos com os que temos por cá. E sim faz uma diferença do tamanho do mundo ainda mais num pais com o tamanho e diferenças internas como o brasil tem e isto é dito até pelos próprios brasileiros.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O proximo a cair é o Correio da Manha.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                                      O proximo a cair é o Correio da Manha.
                                      e esse é o verdadeiro drama desta história.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                        e esse é o verdadeiro drama desta história.
                                        Haja alguem que me entenda !

                                        Comentário


                                          #21
                                          Uma descida de 2000 habitante, fossem eles brasileiros, chineses ou esquimós é normal que se sinta no comércio local, pois tem que comprar pão, vestir, beber, etc.

                                          O problema é que também na Costa, principalmente, por serem alegres e andarem nas festas, são algo comuns as cenas de pancadaria, desacatos e alguma insegurança na zona, nomeadamente nas praias.
                                          Infelizmente como sabemos mais rapidamente se tem má-fama que o contrário.

                                          Deixem começar a acabar os subsídios e faltar pão na mesa, que muitos portugueses vão cair na real e voltar a trabalhar na restauração, como era comum. Os brasileiros são é mais simpáticos (por norma).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                            As brasileiras são é mais simpáticos (por norma).
                                            Corrigido

                                            Comentário


                                              #23
                                              Só falta a noticia que os refugiados dos parques de campismo também vão sair da Costa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                                Corrigido
                                                Os brasileiros em sentido lato, enquanto povo.

                                                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                Só falta a noticia que os refugiados dos parques de campismo também vão sair da Costa.
                                                Nem com água pelo pescoço.
                                                Editado pela última vez por Valium; 10 April 2012, 11:09. Razão: erro

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Preocupa-me é que os primeiros a ir embora são aqueles que querem estudar e evoluir na vida, e infelizmente vão fazê-lo no pais de origem, vão enriquecer a economia deles, quando poderiam ter cá estudado e investido (alguns fizeram-no).

                                                  O que vai sobrar por cá, praticamente vão ser aqueles que não interessam para absolutamente nada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                    Os brasileiros em sentido lado, enquanto povo.
                                                    Claro, claro

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                      Quem vai trabalhar 12 horas, 6 dias por semana, a servir em restaurantes ou limpar casas-de-banho, tu?
                                                      Se pagarem melhorzinho...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
                                                        Não vale a pena vires com essas cena do raciscmo e da xenofobia que comigo não pegam. Estou habituado a trabalhar num ambiente multi-cultural e dou-me bem com isso. Até acho uma mais valia. Não aceito é que escumalha venha para cá estragar o que temos. Porcaria já cá temos muito, não precisamos de mais. E isto não tem a ver com raças ou credos: tem a ver com pessoas sem o mínimo sentido de vida em sociedade e respeito pelo próximo. Quem vier para trabalhar e levar uma vida séria, para mim, é sempre bemvindo. Os outros escusam de meter cá os pés.

                                                        Só quem nunca foi à Costa ou à Ericeira nos últimos anos é que não sabe o esgoto em que aquilo se tornou. Portanto, caro colega forunista, deixa lá essas morais de algibeira para outro que comigo não pegam.
                                                        É isto.. e sim não sou racista longe disso.

                                                        Tenho varios vizinhos brasileiros, um deles bastante porreiro com quem falava muito bem.. Foi embora para o brasil novamente..

                                                        O problema é que há muitos que estão cá e não são assim tão porreiros quanto isso.. (tal como há portugueses maus etc etc eu sei..)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                                                          Isso é porque os Brasileiros e restantes se contentam com pouco... Muitos deles no país deles não tinham nem comida, isto aqui é um luxo para eles... Já os Portugueses são realistas, e não vivem das festas...
                                                          Tudo isso ou simplesmente porque os Portugueses são pessimistas e cinzentos por natureza

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                            Tudo isso ou simplesmente porque os Portugueses são pessimistas e cinzentos por natureza
                                                            A festa vai resolver os teus problemas? Não! Ainda te vai dar é mais despesa... Mas isso não interessa, quero lá saber se pago a renda ao senhorio, eu quero saber é de ter cervejinha gelada e música!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X