Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Companhias Aéreas e as Suas Políticas Parvas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Companhias Aéreas e as Suas Políticas Parvas

    Há uns dias tive de fazer uma reserva para um voo, e fui confrontado (mais uma vez) por uma das políticas mais parvas das companhias aéreas.

    O Voo só de Ida!

    Pois é, quem já teve de viajar sem datas ou com outras ligações, sabe o complicado (e dispendioso) é marcar um voo de ida, sem volta...

    Depois de no verão passado ter tentado marcar (em vão) um voo de Lisboa para Zagreb e de Dubrovnik para Lisboa. Desta vez fui marcar um voo de Berlim para Bruxelas.

    Fui ao site da Lufthansa escolhi o aeroporto de partida e o de chegada, escolhi a opção de "Ida" e escolhi a data.

    Preço = 440€ para uma pessoa neste percurso.

    Achei o preço demasiado elevado para um voo simples entre duas capitais europeias. Apesar de saber que o voo apenas num sentido é por norma mais caro que metade de um de ida e volta.
    Então resolvi "por acaso" testar fazer o mesmo voo , mas em ida e volta. Escolhi a mesma data de ida e escolhi uma data de volta "ao calhas", resultado:
    120€... Para os dois voos. Quase 4 vezes mais barato para o mesmo voo e ainda com uma vinda que nunca irei usar.

    Reservei então ida e volta, irei usar a ida e a volta fica para o overbooking deles...

    Compreendo que haja uma tentativa de marcar sempre viagens aos pares! Mas num mundo em constante evolução, com precariedade em trabalho e viagens, com opções de viagens complexas à mão de semear, cada vez mais haverá uma procura de voos isolados e não voos compostos pelas mesmas cidades.

    #2
    Já me aconteceu bem pior do que isso. Uma vez fui ao site da Easyjet e numa situação de urgência tinha mesmo de comprar um bilhete para o dia seguinte. Paguei quase 350 Euros, e meia hora depois descobri que se tivesse reservado o mesmo vôo pela edreams teria pago 120€ .. Isto que é o que se chama ser chulado

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
      Já me aconteceu bem pior do que isso. Uma vez fui ao site da Easyjet e numa situação de urgência tinha mesmo de comprar um bilhete para o dia seguinte. Paguei quase 350 Euros, e meia hora depois descobri que se tivesse reservado o mesmo vôo pela edreams teria pago 120€ .. Isto que é o que se chama ser chulado
      Sim essa é outra situação.

      Mas aqui estamos a falar do mesmo site. Da mesma empresa. 2 voos em vez de 1, 4 vezes mais barato. É absurdo.

      Comentário


        #4
        Acho dificil isso mudar, é uma forma de maximizarem as pessoas por avião. É mais fácil fazer o planeamento sabendo que mais ou menos o mesmo número de pessoas que foi será o que volta.
        Com jeitinho ainda vendias a volta a alguem.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
          Sim essa é outra situação.

          Mas aqui estamos a falar do mesmo site. Da mesma empresa. 2 voos em vez de 1, 4 vezes mais barato. É absurdo.
          realmente é ridículo. também já reparei diversas vezes nesses pormenores. Por vezes dá a idéia que os gajos que fazem os preços não conseguem imaginar situações reais como esta, e que fazem as coisas quase à sorte para ver se alguém cai... e deve haver muito boa gente a cair! Se é verdade que cada vez mais as pessoas estão informadas e procuram alternativas, também é certo que alguns pagam quase sem olhar. Por exemplo, eu tenho um tio que faz no mínimo 2 viagens por ano ao Brasil ida/volta e vai sempre à mesma agência de viagens, e paga o que eles disserem, sem consultar mais ninguém. Vê lá que ele só agora descobriu a existência do cartão de milhas, quando já podia ter ganho mais de 10 viagens grátis. É este tipo de cliente que eles querem "apanhar" com estas armadilhas ;)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
            realmente é ridículo. também já reparei diversas vezes nesses pormenores. Por vezes dá a idéia que os gajos que fazem os preços não conseguem imaginar situações reais como esta, e que fazem as coisas quase à sorte para ver se alguém cai... e deve haver muito boa gente a cair! Se é verdade que cada vez mais as pessoas estão informadas e procuram alternativas, também é certo que alguns pagam quase sem olhar. Por exemplo, eu tenho um tio que faz no mínimo 2 viagens por ano ao Brasil ida/volta e vai sempre à mesma agência de viagens, e paga o que eles disserem, sem consultar mais ninguém. Vê lá que ele só agora descobriu a existência do cartão de milhas, quando já podia ter ganho mais de 10 viagens grátis. É este tipo de cliente que eles querem "apanhar" com estas armadilhas ;)

            e se ele for fazer escala em algum sitio quase de certeza sai mais barato

            Comentário


              #7
              Vê lá se a Lufthansa não tem tarifa de "no-show". Uma vez reservei pela TAP e caso não aparecesse, pagava 50 euros de multa.

              Comentário


                #8
                Há situações estranhas com as reservas de viagens... como por exemplo Milão-Lisboa-Brasil ser mais barato que Lisboa Brasil no mesmo voo Lisboa-Brasil.

                Ou Lisboa-Munique-Istambul, mais barato que Munique-Istambul, também mesmo voo.
                O voo "directo" é mais caro apesar de no segundo caso se fazer 2viagens.

                Não sei se foi por aqui que li alguém que foi à Suiça ou Alemanha apanhar um voo para Lisboa, foi dormir a casa e depois no dia seguinte seguiu para o Brasil e assim poupou umas centenas de euros.

                Quem tem tempo e paciência, uma boa pesquisa leva quase sempre a uma poupança de muitos euros.

                Comentário


                  #9
                  Chama-se No-Show e podes ser multado. Há multas em voos (ida e volta) de 88 euros que a multa é 150€ lol
                  Editado pela última vez por henriqe; 17 April 2012, 01:42.

                  Comentário


                    #10
                    Aconteceu-me, algo diferente mas que acaba por quase dar ao mesmo.

                    Normalmente pagava +- 300 € ida e volta ( 150 € por voo ) entre Lisboa e Varsóvia na TAP. Não achava muito caro, mas também não era barato. Uma vez descuidei-me, e quando reparei estava apenas um voo de volta, a 400 €. Resultado, marquei pela British Varsóvia-Londres-Lisboa por 120 € ..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                      Aconteceu-me, algo diferente mas que acaba por quase dar ao mesmo.

                      Normalmente pagava +- 300 € ida e volta ( 150 € por voo ) entre Lisboa e Varsóvia na TAP. Não achava muito caro, mas também não era barato. Uma vez descuidei-me, e quando reparei estava apenas um voo de volta, a 400 €. Resultado, marquei pela British Varsóvia-Londres-Lisboa por 120 € ..
                      mas ai faz alguma lógica.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por henriqe Ver Post
                        Chama-se No-Show e podes ser multado. Há multas em voos (ida e volta) de 88 euros que a multa é 150€ lol
                        Pelo que li, não tem sido política a multa, e os valores são mais do que compensatórios. Já que a diferença foi de 320€ em cada bilhete.

                        Comentário


                          #13
                          Eu todas as semanas marco e compro dezenas de viagens entre Cabo Verde-Lx e Russia-Lx e vice versa e compro sempre ida e volta mesmo não comparecendo na volta pois sai sempre mais barato que apenas uma viagem.

                          Tenho casos em que me fica mais barato Cabo Verde-Lx-Porto que apenas Cabo Verde-Lx ... e esta ?

                          Comentário


                            #14
                            Não me acredito que te multem por isso, mas....

                            "Condições de contrato Lufthansa:
                            Cancelamento da reserva de ida e penalizações pela não ocupação de espaço pré-bloqueado a bordo

                            5.6.
                            Poderá haver lugar ao pagamento de uma penalização por parte do passageiro se:
                            5.6.1.
                            não comparecer no local pré-designado pela transportadora para o registo para o voo("check-in") no aeroporto ou noutro local para a partida dentro do tempo limite pré-estabelecido pela transportadora (se não tiver sido especificado um tempo limite, com antecedência suficiente para permitir o cumprimento das formalidades governamentais e aduaneiras afectas à partida) e deste modo não fizer uso do lugar para o qual lhe foi efectuada a reserva, ou
                            5.6.2.
                            se apresentar documentação insuficiente e, deste modo não reunindo as condições necessárias para viajar, não fizer uso do lugar para o qual lhe foi efectuada a reserva, ou 5.7.3.
                            cancelar a sua reserva após o prazo limite pré-estabelecido pela transportadora. Não haverá lugar ao pagamento de penalizações pelo passageiro se o seu atraso se dever a uma das razões a seguir mencionadas: um atraso ou cancelamento de um voo, omissão de uma paragem prevista no horário, incapacidade de proporcionar lugar a bordo, ou se o passageiro tiver cancelado a sua reserva prévia e atempadamente."

                            Comentário


                              #15
                              As politicas parvas das companhias começam logo na aplicação do conceito de overbooking.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                Não me acredito que te multem por isso, mas....

                                "Condições de contrato Lufthansa:
                                Cancelamento da reserva de ida e penalizações pela não ocupação de espaço pré-bloqueado a bordo

                                5.6.
                                Poderá haver lugar ao pagamento de uma penalização por parte do passageiro se:
                                5.6.1.
                                não comparecer no local pré-designado pela transportadora para o registo para o voo("check-in") no aeroporto ou noutro local para a partida dentro do tempo limite pré-estabelecido pela transportadora (se não tiver sido especificado um tempo limite, com antecedência suficiente para permitir o cumprimento das formalidades governamentais e aduaneiras afectas à partida) e deste modo não fizer uso do lugar para o qual lhe foi efectuada a reserva, ou
                                5.6.2.
                                se apresentar documentação insuficiente e, deste modo não reunindo as condições necessárias para viajar, não fizer uso do lugar para o qual lhe foi efectuada a reserva, ou 5.7.3.
                                cancelar a sua reserva após o prazo limite pré-estabelecido pela transportadora. Não haverá lugar ao pagamento de penalizações pelo passageiro se o seu atraso se dever a uma das razões a seguir mencionadas: um atraso ou cancelamento de um voo, omissão de uma paragem prevista no horário, incapacidade de proporcionar lugar a bordo, ou se o passageiro tiver cancelado a sua reserva prévia e atempadamente."
                                Sim, eu sei que há penalizações. Já tinha lido. Mas nas minhas procuras não encontrei ninguém a queixar-se de ter pago. E os valores que fui lendo andavam sempre abaixo dos 100€. Por isso compensa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                  As politicas parvas das companhias começam logo na aplicação do conceito de overbooking.
                                  Isso já nem comento.

                                  Já vi pessoas pagarem 1000€ por um bilhete e ficarem em terra porque alguém vendeu bilhetes a mais... completamente absurdo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                                    Eu todas as semanas marco e compro dezenas de viagens entre Cabo Verde-Lx e Russia-Lx e vice versa e compro sempre ida e volta mesmo não comparecendo na volta pois sai sempre mais barato que apenas uma viagem.

                                    Tenho casos em que me fica mais barato Cabo Verde-Lx-Porto que apenas Cabo Verde-Lx ... e esta ?
                                    Qualquer voo que faças em que o mesmo não é o HUB nacional vai ficar sempre mais barato, não é so na TAP ou sequer politica de preços nacional se fizeres essa opção com companhias estrangeiras vais ter exatamente a mesma situação, fica-te mais barato na Ibéria um LIS-MAD-GRU do que MAD-GRU, tens que perceber se não são os passageiros em transito de outros países os voos transatlânticos da TAP nem metade dos passageiros levavam, não existe poder de compra nem passageiros!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                      As politicas parvas das companhias começam logo na aplicação do conceito de overbooking.
                                      Verdadinha. Fiquei eu e mais 7 (foram mais uns quantos q estavam lá) em Paris pq a Air France faz disso o prato do dia. Até fecharam o balcão para não ouvir as pessoas.

                                      Pelo menos a Tap nessa altura não me aplicou multa nenhuma. Mas o bilhete foi comprado ao balcao deles e foi mmo a funcionária que disse que tinha seis meses para utilizar a "volta" a Paris. Mas que sabia que eu não iria fazer, logo não havia necessidade de me preocupar.
                                      O bilhete foi emitido com data de ida para Lisboa e sem volta a Paris.

                                      Acho que mmo que a Luftansa aplique "multa" deve compensar em muito o que ele poupou nos bilhetes. ;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                        Há situações estranhas com as reservas de viagens... como por exemplo Milão-Lisboa-Brasil ser mais barato que Lisboa Brasil no mesmo voo Lisboa-Brasil.

                                        Ou Lisboa-Munique-Istambul, mais barato que Munique-Istambul, também mesmo voo.
                                        O voo "directo" é mais caro apesar de no segundo caso se fazer 2viagens.

                                        Não sei se foi por aqui que li alguém que foi à Suiça ou Alemanha apanhar um voo para Lisboa, foi dormir a casa e depois no dia seguinte seguiu para o Brasil e assim poupou umas centenas de euros.

                                        Quem tem tempo e paciência, uma boa pesquisa leva quase sempre a uma poupança de muitos euros.

                                        não é nada estranho

                                        com esse tipo de voos eles tentam roubar clientes nas outras companhias, tentam roubar os espanhois na iberia, os franceses na air france etc
                                        as outras companhias fazem igual

                                        um amigo meu foi para luanda via londres e pagou quase metade

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X