Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Donos de Portugal", RTP2

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Donos de Portugal", RTP2

    Estreia no próximo dia 25 de Abril, o documentário Donos de Portugal da autoria de Jorge Costa, produzido no âmbito do Instituto de História Contemporânea para a RTP 2. Eis o resumo e o genérico documentário:


    "Donos de Portugal é um documentário sobre cem anos de poder económico. O filme retrata a proteção do Estado às famílias que dominaram a economia do país, as suas estratégias de conservação de poder e acumulação de riqueza. Mello, Champalimaud, Espírito Santo – as grandes famílias cruzam-se pelo casamento e integram-se na finança. Ameaçado pelo fim da ditadura, o seu poder reconstitui-se sob a democracia, a partir das privatizações e da promiscuidade com o poder político. Novos grupos económicos – Amorim, Sonae, Jerónimo Martins - afirmam-se sobre a mesma base. Quando a crise desvenda todos os limites do modelo de desenvolvimento económico português, este filme apresenta os protagonistas e as grandes opções que nos trouxeram até aqui."


    #2
    Tenho de ver isto, obrigado!

    Comentário


      #3
      Pela descrição, fazia bem a muitos membros do forum verem esse documentário.

      Comentário


        #4
        Vamos ver quanto tempo dura...

        Comentário


          #5
          Já conheço bem essa historia!!Tenho um amigo que e da família ES e numa altura que éramos mais proximos, contou-me n historias da família.Aconselho a todos a verem o documentário,ou ler um livro que retrata o mesmo.

          Comentário


            #6
            Pode ser interessante, mas não alimento grandes expectativas.

            Não conheço esse Jorge Costa.

            Comentário


              #7
              http://4.bp.blogspot.com/_OLfyLbzE3k...eneologica.jpg

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Lom Ver Post
                Já conheço bem essa historia!!Tenho um amigo que e da família ES e numa altura que éramos mais proximos, contou-me n historias da família.Aconselho a todos a verem o documentário,ou ler um livro que retrata o mesmo.
                Ok, já vi que é baseado naquele livro do Louçã & Cia.

                Quero ver, mas retiro o que disse quanto a poder ser interessante.
                Editado pela última vez por Drive4Fun; 18 April 2012, 19:13.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Lom Ver Post
                  Já conheço bem essa historia!!Tenho um amigo que e da família ES e numa altura que éramos mais proximos, contou-me n historias da família.Aconselho a todos a verem o documentário,ou ler um livro que retrata o mesmo.
                  Recomendo este:



                  É um pouco maçudo, mas é um retrato muito fidedigno dessa realidade.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Drive4Fun Ver Post
                    Ok, já vi que é baseado naquele livro do Louçã & Cia.

                    Quero ver mas retiro o que disse quanto a poder ser interessante.


                    Não sejas tão limitado.

                    Comentário


                      #11
                      De certeza um documentário a não perder, mas acredito que não seja muito profundo, já que eles afinal ainda controlam toda a nossa economia e politica !

                      Comentário


                        #12
                        não acredito que o salazar tenha entrado num esquema desses.

                        Comentário


                          #13
                          O que vale é que vai passar em "prime-time" num canal líder, caso contrário ainda haveria alguém a falar de conspiração capitalista...

                          Que me lembre, fora destas famílias, a mais poderosa ESS, que deve ser dona de mais de metade de Portugal e de Portugueses, só encontro os "novatos" Belmiro de Azevedo, a família Amorim e Soares dos Santos.

                          CumpS

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                            não acredito que o salazar tenha entrado num esquema desses.
                            Pior é que entrou mesmo.O Champalimaud, construiu o seu império empresarial durante a ditadura do Estado Novo, com a protecção de Salazar. Adquiriu com a ajuda de Salazar, a firma Cimentos Tejo (detentora, na altura, do maior forno de cimento do mundo). Em 1955 Salazar publicou um alvará em que atribuiu à empresa o exclusivo da exploração, por dez anos, de vários minérios de ferro e aço, um verdadeiro monopólio legal.Com a ajuda do Salazar, ele estendeu os seus negócios a Angola, Moçambique e ao Brasil, onde manteve outro império empresarial, na altura em que era governado por uma ditadura militar. Basicamente todas as grandes famílias, Mello,Espirito Santo,Champalimaud, tiveram a protecção do Salazar.

                            Os anos passam,mas as coisas continuam na mesma.Hoje em dia, é o Ricardo Salgado quem "manda" no País.




                            Ex

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DigCb Ver Post


                              Não sejas tão limitado.
                              Não, meu caro, bem pelo contrário.

                              Mas obsessões ideológicas não são o meu cup of tea.

                              Editado pela última vez por Drive4Fun; 18 April 2012, 19:33.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Lom Ver Post
                                Pior é que entrou mesmo.O Champalimaud, construiu o seu império empresarial durante a ditadura do Estado Novo, com a protecção de Salazar. Adquiriu com a ajuda de Salazar, a firma Cimentos Tejo (detentora, na altura, do maior forno de cimento do mundo). Em 1955 Salazar publicou um alvará em que atribuiu à empresa o exclusivo da exploração, por dez anos, de vários minérios de ferro e aço, um verdadeiro monopólio legal.Com a ajuda do Salazar, ele estendeu os seus negócios a Angola, Moçambique e ao Brasil, onde manteve outro império empresarial, na altura em que era governado por uma ditadura militar. Basicamente todas as grandes famílias, Mello,Espirito Santo,Champalimaud, tiveram a protecção do Salazar.

                                Os anos passam,mas as coisas continuam na mesma.Hoje em dia, é o Ricardo Salgado quem "manda" no País.




                                Ex


                                e não esqueçamos a famosa lei do condicionamento industrial....

                                Comentário


                                  #17
                                  Este documentário faz parte de maratona de documentários que a RTP2 programou para o dia 25: Dia D.
                                  Este está programado para... as 2:11 da matina! Aliás os documentários que eu tinha mais curiosidade em ver estão todos programados para a madrugada... Portanto, bom serão... ou boa gravação!

                                  Este passa depois das 3 da manhã:

                                  Comentário


                                    #18
                                    Compacto de informação histórica e actual o do título do tópico, útil.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X