Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Portugal e os seus "avecs"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Portugal e os seus "avecs"

    Aí esses emigrantes! Vêm para aí aos montes tal uma calamidade sempre na mesma altura do ano. E como as pragas bíblicas arruinam tudo. Não se vê outra coisa a não ser matrículas francesas. É só arrumar com aqueles carrões alugados (que nem sabem conduzir), todo equipados “tuning”, os putos insuportáveis que não param quietos. Até faço ferias em Setembro só para não me cruzar com eles na praia.
    E depois é so ouvir falar francês por todo o lado. Desculpem mas o “chique” do francês já passou há muito tempo. “ah bom? Mas na França é tudo muito melhor se você quer hã, Jean-Philippe anda cá seu filha da **** levas nos cornos ! ». Fingem não saber Português. Mas parece que essa gentinha “avec” está completamente desatualizada. É só ver o vestuário… Calças de fato de treino e polos da Lacoste…tudo do melhor gosto…

    Quantas vezes ouvi/li isto ou coisas similares! Confesso que já não sei… Os emigrantes portugueses radicados no países do Norte da Europa parecem ser o « patinho feio ». Criticado, descriminado e mal-amado em ambas as partes. O emigrantes Português é estrangeiro no seu país de acolhimento. Portanto é sempre com ansiedade que espera o verão quando pode regressar à sua pátria. Mas o regresso não é provavelmente aquele que desejaria. Em vez de ser recebido como o « bom filho pródigo », é acolhido com um escarnho e mal-dizer. Vivi em vários países onde há grandes comunidades imigrantes, e há que dizer que o caso Português é algo único.
    Porquê tanto animosidade? Afinal, não são todos portugueses?
    Os « emigrados » já vivem a maior parte do tempo fora acabam por formar um grupo distinto. Com o decorrer do tempo perde a conexão com a realidade do país. E ao mesmo tempo é condicionado à realidade do país de acolhimento. Ao rejeitarem os seus emigrantes, dá-se o fenómeno do »último a entrar fecha a porta ». Isto é, aquele que ainda, ou já não fez parte da casa adopta essa função de bode expiatório, e victimização. E aquele que é gozado, responsabilizado pelo trânsito, as bichas, a vida cara etc. Isso também verifica-se no país de acolhimento, mas encontrá-lo no país de orígem pode suprêender.
    Mas, dirão os meu tugas, os avecs só fazem tuning, falam francês, armam que têm dinheiro etc.
    Bem em relativo ao tuning, alguns emigrants gostam, sim. Vivo nos EU e também há cá muita gente que gosta de “enfeitar” os carros. O « fast and furious » será um filme feito por Portugueses de França ?
    Talvez so reparem nos emigrantes que fazem tuning porque coincidam com o esteretipo do « avec ».
    Quanto ao calão que os emigrantes falam, é verdade que já nem é bem francês. Mas afinal as línguas são vivas, evoluem, misturam-se. Porque então os Portugueses susam o vocabo “ok”? Mundialzação meus senhores.
    No que diz respeito à « soberba » dos emigrantes, estamos a falar de um grupo de 1 milhão de indivíduos. Há de tudo um pouco. Inteligentes, parvos, belos, feios, simpáticos etc. Claro que há quem seja pretencioso. Têm vidas de trablho, por isso alguns gostam de mostrar aquilo que suaram para conseguir. Agora também não é menos verdade que quem critica em Portugal às vezes não é apenas por gostar de humildade. Ouvem-se criticas, mas o fluxo migratório está hoje como há muito não se via, por aqueles que antes passavam a vida na má língua. Na verdade há alguma inveja daquilo que se pensa que emigrante tem.

    Há um problema em relação aos emigrantes que causa um certo mau-estar . E é de lamentar a forma como Portugal tem tratado os seus emigrantes. É preciso não esquecer que em muitas ocasiões as remessas dos emigrantes safaram Portugal da bancarrota. Português é quém leva Portugal no coração.
    Editado pela última vez por SilverArrow; 20 April 2012, 09:59.

    #2
    Nem li nem quero ler, só quero que os nacionalistas se vão f*der.

    Comentário


      #3
      Se são portugueses, porque não falam português no seu próprio país?

      Comentário


        #4
        O verão à aproximar lá vem este tema... é este e o de Olivença é portuguesa que deve estar rebentar lá para Junho.

        Os avecs também não gosto deles e é mau gosto dar a ideia que são todos assim. Tanto o se esquecerem de como se fala português, ou o xunning aos carros ou os filhos que a maioria é a coisa mais parola que já vi. Mas pronto, são pessoas que vieram de uma classe baixa e felizmente subiram na vida, mas não me peçam para os receber de braços abertos.

        Ok que são pessoas que estavam em dificuldades e lutaram e conseguiram uma vida melhor, o meu avô ainda no tempo de Salazar para ir para franca teve que ir pelo mato e a fugir da policia de fronteira, não eram tempos fáceis.


        E conheço relatos de portugueses, tanto em França como na Austrália e suíça, que me dizerem que da comunidade portuguesa só querem distancia. Claro que estou a falar de Portugueses com estudos que não se identificam nada com as comunidades portuguesas lá.

        E desaprenderem a falar Português ainda gostava de saber como fazem, mesmo lá fora não é difícil se falar todos os dias português ou ter acesso a informação em português.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por TheCube Ver Post
          Nem li nem quero ler, só quero que os nacionalistas se vão f*der.
          O que que isso tem a ver com nacionalismo? talvez tenhas que ler.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por sindu5673 Ver Post
            O que que isso tem a ver com nacionalismo? talvez tenhas que ler.
            Xenofobia, peço desculpa.
            Mas estás-me a enganar?
            Bom marketing.
            Editado pela última vez por TheCube; 19 April 2012, 23:52.

            Comentário


              #7
              Pensei que fosses mais um nacionalista e atirei-me como cão. Oh Deus quando perco a vergonha
              Peço desculpa.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TheCube Ver Post
                Pensei que fosses mais um nacionalista e atirei-me como cão. Oh Deus quando perco a vergonha
                Peço desculpa.
                Edit; Ah, és o do outro tópico :O

                Nacionalista, vá.

                Edit 2; fuck, triplo post! Dá ideia que quero protagonismo.

                Comentário


                  #9
                  A falta que faz o botão "ignore sindu5673 topics" ou um mais simples "spam"

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                    A falta que faz o botão "ignore sindu5673 topics" ou um mais simples "spam"
                    Mas tu estas aqui. Se tinha algum barrete, entao a ti ja te o enfiei

                    Comentário


                      #11
                      Oh Lino, és tu o pá?

                      Comentário


                        #12
                        Nascem Tópicos neste forum sobre "Portugal e seus defeitos" como cogumelos...

                        Da maneira que isto vai, devia-se condensar tudo num só tópico.

                        Comentário


                          #13
                          O que interessa realmente é que eles venham cá gastar o seu dinheiro todo nos seus BM alugados para o efeito.

                          Comentário


                            #14
                            Não tenho nada contra os avecs, mas chateiam-me as suas "maisons" que não se enquadram na paisagem e para atentados urbanísticos já bastam algumas casas construídas por não emigrantes.

                            Comentário


                              #15
                              Bem, vou dar a minha opinião. Sou casado com uma filha de emigrantes, que foram para lá nos anos 60, e regressaram em 1989. Venho de uma família que, também tem emigrantes por todo lado. Os meus avós (avô do lado do meu pai e avô do lado da minha mãe) estiveram muitos anos na Venezuela, familia na África do sul, e padrinhos em França. Conheço bem o ambiente. E conheço, assim, muitos emigrantes. E como tal, há de muitos feitios. Mas infelizmente, conheço muitos que têem mesmo a **** da mania!! e que a vida lá é que é, e que as coisas aqui são muito caras, sempre sempre a deitar abaixo. e se por acaso questionamos essas "verdades absolutas", e falamos-lhe do outro lado da moeda, lá se calam, a resmungar qq coisa. Conheço emigrantes, que mesmo em frança, e apesar de estarem lá há mais de 40 anos, fazem questão de falar português, e conheço emigrantes, que apesar de passarem mais tempo cá que lá, em Portugal, fazem questão de falarem Frances. Não queiram que tenha uma opinião muito favoravel em relação a estes últimos.

                              Comentário


                                #16
                                O mal do típico avec é que leva o viver das aparências ao extremo, ou seja até podem ser uns pobretanas em frança, mas chegados cá há que mostrar a carteira cheia de notas e o mercedes alugado para dar a ideia que "vivem bem".
                                E junte-se a isso uma certa arrogância da parte deles, pois são malta que sabe falar português perfeitamente mas no entanto falam francês numa do serem "superiores".

                                É o que se pode esperar de malta da classe baixa quando se apanha com dinheiro à frente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sinceramente e como em todos os lados, há de tudo um pouco.

                                  Há de facto aqueles que tem a mania, mas também os há, que assim não é.

                                  Mas este é um tópico, que volta e meia aparece.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Jean Pierre vien ici... Jeaaan Pieeerre? Anda cá c*r*l*o!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                                      Jean Pierre vien ici... Jeaaan Pieeerre? Anda cá c*r*l*o!
                                      Isso é o mais comum.
                                      Já vi numa aldeia do norte, no portão de uma casa, o sinal de proíbição de estacionamento, em francês o que na prática não dá em nada, já que não é legal por cá.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                                        Jean Pierre vien ici... Jeaaan Pieeerre? Anda cá c*r*l*o!
                                        tu va tombe...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                          Nascem Tópicos neste forum sobre "Portugal e seus defeitos" como cogumelos...

                                          Da maneira que isto vai, devia-se condensar tudo num só tópico.
                                          Em tempos de crise, contenção...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ainda não é verão e já se fala outra vez disto?

                                            O pessoal com medo de avecs ainda vai ter suores frios antes do tempo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                              tu va tombe...
                                              E depois ouve-se um "meu ***** eu não te disse que ias cair".

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por sindu5673 Ver Post
                                                Aí esses emigrantes! Vêm para aí aos montes tal uma calamidade sempre na mesma altura do ano. E como as pragas bíblicas arruinam tudo. Não se vê outra coisa a não ser matrículas francesas. É só arrumar com aqueles carrões alugados (que nem sabem conduzir), todo equipados “tuning”, os putos insuportáveis que não param quietos. Até faço ferias em Setembro só para não me cruzar com eles na praia.
                                                ...
                                                Se há coisa que me irrita solenemente é o copy/paste com roubo encapotado de autoria. O plágio é uma coisa muito feia. Se por acaso o Sindu5763 é o mesmo que postou o post original, ao menos deveria dizê-lo para evitar mal-entendidos.
                                                Acerca dos emigrantes “Avecs” | Lusitanos do mundo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Os portugueses têm um grande mal... quando o texto é grande, não lêem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    lol

                                                    Desculpem..... mas de avecs.... tenho duas.... presenciais!


                                                    estava no café da terra da minha mãe( no Douro) com uns amigos e amigas, e rebolamos no chão...foi cerveja a sair pelo nariz...coca-colas cuspidas e rebolar no chão... á gargalhada!!!

                                                    Chega um "avec" de BMW...

                                                    Da dois morros no balcao e diz:

                                                    -"Modamoisele s'il vous plaîte....!" ()
                                                    -"queria uma BIRRA para moi...e mais duas para mais dois mois que estao la fora!!!"

                                                    outra... um "avec" espetou um renault (acho que se chama o modelo alpine) topo de gama....

                                                    conversa de oficina...

                                                    -épa aquilo de beber nem???

                                                    - na.... aquilo e sempre a "Atagie"!!!

                                                    -mas o que aconteceu?

                                                    -desliguei o motor na descida para poupar "FUEL"!!!

                                                    estas assistida por mim.... mas aquela dos dois "mois" ainda hoje quando nos encontramos nos rimos á gargalhada!!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por sindu5673 Ver Post
                                                      Mas tu estas aqui. Se tinha algum barrete, entao a ti ja te o enfiei
                                                      Eu vejo um utilizador muito concentrado nos emigrantes portugueses...quiça prestes a saltar a cerca

                                                      Só pelos dois tópicos abertos e respectiva participação, dá para traçar o teu perfil de emigrante e não é/seria muito abonatório para o teu sucesso lá fora.

                                                      Boa sorte

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                        Ainda não é verão e já se fala outra vez disto?

                                                        O pessoal com medo de avecs ainda vai ter suores frios antes do tempo.
                                                        podes ter a certeza que tenho suores frios quando estou de carro e me cruzo com um avec na estrada, porque por mais bom condutor que seja (ou não) nunca sei o que é que o avec vai fazer a seguir.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                          ...........

                                                          E desaprenderem a falar Português ainda gostava de saber como fazem, mesmo lá fora não é difícil se falar todos os dias português ou ter acesso a informação em português.....
                                                          Se saíres de Portugal por um período mais longo, há coisas que se desaprendem, ou passam a soar melhor noutro idioma...

                                                          Eu estou fora de Portugal há mais de 4 anos, e vivo com uma Portuguesa...Mesmo assim, em Tenerife, algumas palavras ou expressões eram substituidas, involuntariamente, por outras em Castellano....e também vai depender muito do trabalho, e com quem conviver...há palavras que não consigo lembrar-me em Português, mas lembro-me em Espanhol e ás vezes até em Inglês primeiro.....

                                                          Acredito que, se viver 20 ou 30 anos fora de Portugal, e não falar Português diariamente em casa (ou trabalho, ou ambos), possa ter dificuldade em falar correctamente...
                                                          Obviamente que muito gente exagera, e conheci muitos avecs, e muitos parecidos, mas emigrados nos USA....
                                                          Daqui a um ano faço um "up" ao tópico, e digo que de vez em quando dou por mim a dizer palavras em Chinês, involuntariamente

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O português é uma esponja cultural. É um facto histórico e não há como evitá-lo. A gente vai de férias durante 15 dias para um sítio qualquer e passamos o tempo a tentar a aprender a língua, mesmo sem querer. Ao fim de pouco tempo mistura-mo-nos com qualquer povo, da Suécia ao Japão. Eu considero isso uma das nossas grandes vantagens competitivas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X