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Comboio embate em composição parada na Linha de Cascais

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    Comboio embate em composição parada na Linha de Cascais

    Parece que foi à pouco tempo

    "
    Um comboio que circulava na Linha de Cascais embateu hoje na cauda de outra composição que estava parada na estação de Caxias, em Oeiras, disse à Lusa fonte da CP - Comboios de Portugal.
    Segundo a mesma fonte, que não soube adiantar se há vítimas, o acidente ocorreu no sentido Cascais - Lisboa (Cais do Sodré). De acordo com informação disponibilizada na página da Proteção Civil na Internet, estão no local 23 bombeiros e 11 veículos.
    Contactada pela Lusa, fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica confirmou que enviou meios para o local, mas disse ainda não ter dados sobre o acidente.
    Diário Digital / Lusa
    "

    in Diário Digital (Comboio embate em composição parada na Linha de Cascais | _destaque_homepage | Diário Digital)

    Abraço,
    McDriver

    #2
    Tb tinha posto a notícia num tópico que andava para aí, mas assim actualizo aqui:



    Linha de Cascais: Choque entre dois comboios faz pelo menos 5 feridos






    Um comboio que circulava na Linha de Cascais embateu hoje na cauda de outra composição que estava parada na estação de Caxias, em Oeiras. O acidente fez pelo menos 5 feridos.


    O acidente aconteceu no sentido Cascais-Lisboa (Cais do Sodré).


    A TSF falou com a Protecção Civil que explicou os contornos deste choque entre dois comboios que fez pelo menos cinco feridos.


    Um atropelamento mortal na estação de Paços de Arcos levou a que um comboio tivesse que ficar parado em Caxias, o que terá provocado o choque nesta última paragem.


    De acordo com informação disponibilizada na página da Proteção Civil na Internet, estão no local 23 bombeiros e 11 veículos.








    Linha de Cascais: Choque entre dois comboios faz vários feridos - TSF

    Comentário


      #3
      Sabem se está cortada a circulação nos 2 sentidos?

      Comentário


        #4
        Desconheço.

        Liga 808 208 208.

        Linha Informativa da CP.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
          Desconheço.

          Liga 808 208 208.

          Linha Informativa da CP.
          Lá terei também de fazer isso mas cheira-me que logo à tarde tou tramado.


          Abraço,
          McDriver

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
            Lá terei também de fazer isso mas cheira-me que logo à tarde tou tramado.


            Abraço,
            McDriver
            somos 2

            Comentário


              #7
              Confirma-se a colisão. Ao que parece, a primeira composição estava imobilizada na estação de Caxias por ter atropelado uma pessoa. Uns minutos atrás seguia a composição rápida CSC-LX (que segue naquela fase do percurso sem paragens e a cerca de 80-90km/h) e que não conseguiu evitar o embate (apesar da travagem a fundo que fez - carris molhados).

              Resta saber qual foi o sistema de alarme/comunicações que falhou grosseiramente.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
                Lá terei também de fazer isso mas cheira-me que logo à tarde tou tramado.


                Abraço,
                McDriver
                Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                somos 2
                Se ligarem, deixem aqui o feedback.

                Pode ser útil.

                Comentário


                  #9
                  Admira-me é que como isto não acontece mais vezes nos comboios da linha de Sintra.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                    Confirma-se a colisão. Ao que parece, a primeira composição estava imobilizada na estação de Caxias por ter atropelado uma pessoa. Uns minutos atrás seguia a composição rápida CSC-LX (que segue naquela fase do percurso sem paragens e a cerca de 80-90km/h) e que não conseguiu evitar o embate (apesar da travagem a fundo que fez - carris molhados).

                    Resta saber qual foi o sistema de alarme/comunicações que falhou grosseiramente.
                    Isto é mesmo muito estranho.
                    Especialmente nos dias de hoje.

                    Supostamente, o sistema em vigor será o CONVEL:


                    CONVEL - Controlo Automático de Velocidade

                    O sistema CONVEL (sistema partilhado entre os Operadores e a REFER) permite assegurar elevadíssimos níveis de segurança de circulação, garantindo o cumprimento da sinalização e da velocidade autorizada de circulação pelos comboios.
                    Este sistema apoia a atividade de condução do maquinista, avisando-o das condições de circulação e atuando no sistema de frenagem (obrigando o comboio a parar) sempre que não for cumprido algum requisito de segurança.
                    De forma simplificada, o sistema consiste nas seguintes componentes:
                    • Balizas (emissores) colocadas na via férrea que transmitem informação ao comboio;
                    • Antenas nos comboios que leem a informação das balizas e a transmitem a um microprocessador;
                    • O microprocessador transmite a informação para um painel situado na cabina de condução e faz atuar o sistema de frenagem se necessário.


                    Sistemas de Segurança


                    Efectivamente, não tenho a certeza se este sistema está em utilização na Linha de Cascais, mas presumo que sim!

                    Comentário


                      #11
                      Afinal parece que tudo se passou no sentido LX-CSC. O atropelamento ocorreu em Paço de Arcos e o comboio que estava em Caxias estava imobilizado a aguardar o desbloqueamento de Paço de Arcos. A terceira composição que vinha de Lisboa embateu na que estava parada em Caxias depois de ter passado a zona das curvas e contra-curvas entre a Cruz Quebrada e Caxias.

                      Essa é uma zona cega, particularmente para o rápido, que não pára em Caxias. Esse rápido segue nessa parte a cerca de 80km/h.
                      É evidente que o sistema de segurança teve uma falha GROSSEIRA!

                      Comentário


                        #12
                        Falha técnica grosseira ou erro humano (do maquinista).

                        Comentário


                          #13
                          ...

                          A circulação dos comboios vai começar a fazer-se em via alternada.
                          Linha de Cascais: Choque em Caxias faz 26 feridos, diz a REFER - TSF

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                            Afinal parece que tudo se passou no sentido LX-CSC. O atropelamento ocorreu em Paço de Arcos e o comboio que estava em Caxias estava imobilizado a aguardar o desbloqueamento de Paço de Arcos. A terceira composição que vinha de Lisboa embateu na que estava parada em Caxias depois de ter passado a zona das curvas e contra-curvas entre a Cruz Quebrada e Caxias.

                            Essa é uma zona cega, particularmente para o rápido, que não pára em Caxias. Esse rápido segue nessa parte a cerca de 80km/h.
                            É evidente que o sistema de segurança teve uma falha GROSSEIRA!
                            Apesar de todas as notícias indicarem o contrário, desde o 1º momento que tb achei estranho que o sentido fosse CSC->LX.

                            Se havia problemas em Paço d'Arcos e havia um comboio parado em Caxias, fazia todo o sentido que o acidente tivesse ocorrido na orientação Cais do Sodré->Cascais.

                            E através desta foto, acho que se pode chegar a essa conclusão:

                            Comentário


                              #15
                              comboios com mais de 40 anos.. aposto que a sinalização e meios de segurança também não deve ser do mais actual

                              Comentário


                                #16
                                Como está a circulação? Consegue-se fazer ou os utentes terão que procurar alternativa?

                                Comentário


                                  #17
                                  Passei por lá agora.

                                  Houve um atropelamento mortal em Paço de Arcos e um dos comboios parou em Caxias.
                                  O outro veio por detrás e pimba.

                                  O caos total ali na zona.

                                  Circulação OFF nos dois sentidos.

                                  Comentário


                                    #18


                                    Vídeo:

                                    Dois comboios colidem: pelo menos 26 feridos > Sociedade > TVI24

                                    Comentário


                                      #19
                                      Colisão de comboios em Oeiras provoca mais de 30 feridos - País - Notícias - RTP

                                      Comentário


                                        #20
                                        Retirado mesmo agora da página de avisos da CP:

                                        "
                                        Aviso Voltar

                                        Incidente Linha de Cascais - 02-05-2012

                                        Por via de um acidente ocorrido na linha de Cascais, informa-se que a Circulação nesta Linha se encontra a ocorrer apenas numa via e com bastante atraso.

                                        Atualizaremos esta informação, assim que existirem mais informações.

                                        "

                                        Comentário


                                          #21
                                          Fotos das composições e operações de socorro:

                                          FOTOGALERIA: Colisão de comboios em Caxias (15 fotos) > TVI24

                                          Imagino o stress dos profissionais nas diversas Centrais de Emergência quando a notícia do acidente chegou...

                                          Comentário


                                            #22
                                            "Tenho visto a sede da comunicação social (compreensível) por tentar encontrar explicações para o acidente hoje ocorrido em Caxias. A CP, muito bem e também compreensivelmente, não avança com nenhuma hipótese até estar terminado o inquérito. De facto, o que pode parecer óbvio, pode na realidade não ser a explicação para o sucedido.
                                            Para colmatar a ânsia por alguma teorização sobre o acidente, eu diria que foi falha de freios do comboio, por várias razões:

                                            - O comboio que se encontrava parado, não chegou a sair de Caxias quando se soube do atropelamento em Paços de Arcos. Portanto não houve o perigo de eventualmente ter feito marcha atrás para a estação sem autorização ou sem estarem acauteladas as condições para isso;
                                            - Segundo os relatos, o rápido que embateu no comboio parado em Caxias parou num sinal, e depois retomou a marcha até embater. Isto acontece quando os sinais de plena via estão vermelhos. A regulamentação prevê paragem de 30 segundos ao sinal, e reinício da marcha em marcha à vista. Ou seja, a uma velocidade até 30 km/h, que permita em qualquer ocasião a paragem do comboio em segurança;
                                            - Parece-me pouco provável a falha do maquinista. Os maquinistas desta linha apenas conduzem nesta linha. Conhecem todas as curvas, todos os pontos onde numa situação de marcha à vista convém ir a velocidade mesmo muito reduzida, conhecem as outras circulações, facilmente raciocinam e percebem qual a causa de um sinal estar vermelho. Parece-me por isso pouco provável que o maquinista não tenha tido tempo de parar o comboio;
                                            - São conhecidos os problemas das composições que andam na linha de Cascais. Falhas de freio não são sequer situação virgem.
                                            Posto isto, creio que o que se passou foi que o comboio rápido parou ao sinal vermelho anunciando a ocupação do cantão que inclui a estação de Caxias, arrancou em marcha lenta, e os freios não reagiram atempadamente para deter a composição, ou não reagiram de todo. Daí o embate a muito baixa velocidade do qual não resultaram, felizmente, danos pessoais graves."

                                            Aqui:

                                            trainmaniac's corner » Blog Archive » Especulação sobre o Acidente de Caxias

                                            Também concordo com este cenário. O comboio parou na estação de Caxias devido à situação do suícidio em Paços de Arcos. Um outro comboio parou em Caxias devido a esta situação.

                                            O terceiro comboio parou ao sinal devido a este estar fechado (aspeto vermelho). Pode arrancar passados 30seg. e em marcha à vista (max. 30Km/h). Porém deve ter tido algum problema no freio devido a não ter sido possível parar a tempo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Foto do impacto:



                                              Do lado esquerdo, comboio que estava parado.
                                              À direita, comboio em movimento que colidiu com o primeiro.

                                              Relato de um passageiro:

                                              ...não, ele [Maquinista] tentou travar e podia ter sido pior. só ficou com o vidro partido (como está na foto) e soltaram-se as carruagens. mas o homem [Maquinista] ficou com a mão toda cortada e algumas pessoas a sangrar do nariz e da boca. se eu, que ía sentada levantei o cu do banco e bati com os joelhos, imagino quem ía de pé... lol
                                              E, ao contrário do que julgava, a Linha de Cascais não possui o Sistema CONVEL (anteriormente descrito).
                                              Tem um sistema próprio, cujas características desconheço.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                Isto é mesmo muito estranho.
                                                Especialmente nos dias de hoje.

                                                Supostamente, o sistema em vigor será o CONVEL:




                                                Sistemas de Segurança


                                                Efectivamente, não tenho a certeza se este sistema está em utilização na Linha de Cascais, mas presumo que sim!
                                                Não há convel em Cascais. É outro sistema, mais arcaico.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                  Admira-me é que como isto não acontece mais vezes nos comboios da linha de Sintra.
                                                  Só se a sinalização falhar é que isto puderá acontecer. Ou então erro humano que é o que parece que aconteceu neste caso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É um sistema que funciona à base de semáforos, bastante antigo. À partida terá falhado a comunicação com o maquinista.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não houve falha com a comunicação ao maquinista nem com a sinalização, apesar desta ser antiga.

                                                      Especulando um pouco e como já tinha referido no post anterior, o comboio que bateu na traseira do parado em Caxias tinha estado parado no sinal porque era o aspecto que estava indicado.

                                                      Como o troço de via estava ocupado pelo comboio parado em Caxias, o sinal que antecede este troço estava com o aspecto vermelho, que obriga o maquinista a parar. E este parou.

                                                      E depois como é referido nos Regulamentos internos, o maquinista pode, passados 30 segundos, seguir marcha como uma restrição. Circular em marcha-à-vista que quer dizer circular a uma velocidade tal que possa parar logo que detete um obstáculo na via. E com um máximo de 30Km/h.

                                                      Ora os maquinistas que circulam nesta linha conhecem como as palmas da mãos esta linha. E imaginam logo uma série de cenários para o caso de um sinal em plena via estar fechado.

                                                      Ora o comboio foi bater na traseira do parado a meu ver por 2 circunstÂncias: falha mecânica no sistema de freio ou falha humana pelo facto do maquinista poder estar distraído ou não ter aplicado o freio a tempo.

                                                      E pelas fotos o choque foi muito devagar, mas o suficiente para o embate projetar as pessoas no seu interior.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Falha humana terá sido a causa de choque de comboios na Linha de Cascais - Local - PUBLICO.PT

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                                                          #29
                                                          Pois, se a sinalização não falhou o erro será do Maquinista. Mesmo em Marcha à vista ou ele se esticou um pouco na velocidade a pensar que não era nada, ou as carroças de Cascais já nem sequer travam em condições. Maravilha de material com muitas décadas no lombo.

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