Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Chefe abusador ou legítimo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Chefe abusador ou legítimo?

    Com a fama conhecida dos patrões portugueses, venho aqui abrir mais um tópico sobre atitudes estranhas por parte deles, mais especificamente sobre a chefe da minha namorada, que trabalha 35 horas semanais, incluindo Sábados. Venho aqui pedir opiniões, se possível para um assunto que passo a explicar.

    A empresa onde ela trabalha precisa de uma ligação constante e saudável à empresa mãe. Em Março, essa ligação estava uma lástima e numa semana em específico quase não andava. Chegando à 6ª-Feira dessa semana a chefe lembra-se e diz para não irem trabalhar no dia seguinte, Sábado, por causa desse mesmo problema no sistema. Disse também para não se preocuparem que esse dia ia ser pago, claro.
    Qual não é o espanto da minha namorada, ao ver o recibo de Abril, quando nota que falta um dia, sobre o qual vai perguntar o porquê de não ter sido pago. A chefe, uma jóia de senhora, diz que foi por causa daquele Sábado, que foi o último dia de Março e já não foi a tempo de não pagar nesse mesmo mês.
    A minha pergunta é, ela pode fazer tal coisa? Se é ela própria que diz que a empresa vai estar fechada no Sábado, depois qual o cabimento para não pagar esse dia?
    Aconselhamentos sobre atitudes a tomar acerca deste assunto e de outros abusos?

    Obrigado desde já, aquela mulher está a precisar de uns bananos, mas se der para a apertar de maneira correcta é preferível.

    #2
    A empresa pode ter gasto um dia de férias de todos os trabalhadores e fechar nesse dia...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
      A empresa pode ter gasto um dia de férias de todos os trabalhadores e fechar nesse dia...
      Nop, não tirou dias de férias a ninguém.

      Comentário


        #4
        Pelo que percebi, pelo teu parágrafo, ela não disse que não vai pagar. Disse que não foi possivel processar o pagamento.

        Não foi a tempo de processar o pagamento, mas vai faze-lo agora em Maio?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
          A empresa pode ter gasto um dia de férias de todos os trabalhadores e fechar nesse dia...
          Unilateralmente? E por um 1 dia? De qualquer forma esse dia teria que ser pago.

          Se recebeu menos que o salário base (sem contar com o sub. de almoço) é questionar os RH o motivo.
          Não sendo pago só vejo que possa ser justificado por: falta justificada (com desconto de vencimento) ou injustificada.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
            Pelo que percebi, pelo teu parágrafo, ela não disse que não vai pagar. Disse que não foi possivel processar o pagamento.

            Não foi a tempo de processar o pagamento, mas vai faze-lo agora em Maio?
            Não, foi dito que o dia iria ser pago na mesma mas depois em Abril "roubou" um dia porque, em Março, não se trabalhou um dia. Portanto, a gaja não deixa ninguém ir trabalhar, diz que o dia vai ser pago na mesma e depois vai-se a ver e rouba um dia aos funcionários.

            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
            Unilateralmente? E por um 1 dia? De qualquer forma esse dia teria que ser pago.

            Se recebeu menos que o salário base (sem contar com o sub. de almoço) é questionar os RH o motivo.
            Não sendo pago só vejo que possa ser justificado por: falta justificada (com desconto de vencimento) ou injustificada.
            Não houve falta de nenhum tipo. Foi uma situação em que a chefe disse para não irem trabalhar.


            Eu acho que isto é uma situação de abuso mas se houvesse por aqui gente entendida que pudesse dar umas luzes era fixe.

            No caso de se querer fazer queixa, qual a entidade competente? ACT?

            Comentário


              #7
              Se ela disse que ia ser pago tem que pagar. Se bem que quando estas coisas são só de boca...

              Vê se paga em Maio, se não pagar então há que ver como resolver a coisa.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                Se ela disse que ia ser pago tem que pagar. Se bem que quando estas coisas são só de boca...

                Vê se paga em Maio, se não pagar então há que ver como resolver a coisa.
                A palavra da mulher não é de fiar, portanto a minha namorada nem está a pensar confrontá-la com isso.
                Ela quer mesmo é saber se tem bases para tomar uma atitude mais séria.
                Resumindo, a minha namorada não pôde trabalhar porque a chefe decidiu não abrir a empresa um dia antes e procura saber-se se não pagar o dia em que não se pôde trabalhar é legítimo.
                Este episódio pode parecer pequeno mas a gaja abusa e não é pouco, para além de haver suspeitas de desvio de comissões, mas isso são outros 500.

                Comentário


                  #9
                  Ou há um comunicado, ou vou trabalhar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                    ...

                    Não houve falta de nenhum tipo. Foi uma situação em que a chefe disse para não irem trabalhar.

                    Eu acho que isto é uma situação de abuso mas se houvesse por aqui gente entendida que pudesse dar umas luzes era fixe.

                    No caso de se querer fazer queixa, qual a entidade competente? ACT?
                    O que eu disse é que ou há uma justificação para o não pagamento do dia - e eu só vejo por falta -, ou o não pagamento não é legal.

                    Pode dar-se o caso de ela ter dito isso "de boca" e agora alegar que não apareceu para trabalhar nesse dia (se é assim tão "torta").

                    Sim, o ACT é a entidade competente. Podes ligar para o número que esclarecem tudo, se quiseres também os pode questionar via e-mail.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                      O que eu disse é que ou há uma justificação para o não pagamento do dia - e eu só vejo por falta -, ou o não pagamento não é legal.

                      Pode dar-se o caso de ela ter dito isso "de boca" e agora alegar que não apareceu para trabalhar nesse dia (se é assim tão "torta").

                      Sim, o ACT é a entidade competente. Podes ligar para o número que esclarecem tudo, se quiseres também os pode questionar via e-mail.
                      Obrigado.
                      Era isso mesmo que eu tentava saber, se o não pagamento do dia, se não por falta, é de alguma forma legítimo.

                      Agora só falta arranjar o contacto do ACT, mas o site não abre...

                      Comentário


                        #12
                        Em princípio sim, pode fazer, mas...
                        A impossibilidade de prestar ou receber o trabalho é motivo para suspender ou cessar o contrato de trabalho, agora quais são as condições ou procedimentos desconheço por isso a minha resposta tem um quê de especulação.

                        Comentário


                          #13
                          A suspensão parece-me mais complicado de alegar, eventualmente a impossibilidade que se rege nos Artigos 309º +-.

                          Mesmo nesses casos há direito a retribuição ou compensação.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                            Obrigado.
                            Era isso mesmo que eu tentava saber, se o não pagamento do dia, se não por falta, é de alguma forma legítimo.

                            Agora só falta arranjar o contacto do ACT, mas o site não abre...
                            a mim também não abre a página pricipal, tenta por aqui:

                            Linha de Apoio | Contactos - ACT

                            Comentário


                              #15
                              O que eu pretendia mesmo saber é se a manobra de não pagar um dia porque lhe dá na telha não abrir a casa é legal.
                              Já percebi que o mais provável é ser mesmo ilícito e mais vale tomar providencias para não passar em branco.
                              Obrigado a todos

                              Sent from my Cheerios box.

                              Comentário


                                #16
                                É ela ver se recebe no salário seguinte. Pelo que percebi, teve a ver com o processamento.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X