Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cozinhas - dúvidas, dúvidas...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cozinhas - dúvidas, dúvidas...

    Boas,
    Vou mandar fazer uma cozinha para colocar em minha casa. Pedi vários orçamentos e cheguei a dois finalistas. Um é uma empresa com uma dimensão substancial (grandes showrooms, frota de camiões, etc), outra é um senhor que trabalha numa garagem à qual ele chama orgulhosamente de fábrica.
    Ora, há algumas diferenças entre os dois, para além da dimensão da "organização". O material que o senhor diz fornecer será de melhor qualidade que o da empresa e também oferece mais 3 anos de garantia, além de que também é cerca de 400€ mais barato. A minha única questão é em relação a que garantias poderei ter numa situação assim mais "artesanal". É que com uma grande empresa é diferente, há contratos, eles têm showroom, etc, etc.. Eu até me sinto inclinado para escolher o senhor, pois gosto simpatizei com ele e pareceu-me uma pessoa séria, mas às vezes isso não é tudo (e logo eu que, admito, sou um desconfiado dos diabos) e se por um lado quero adjudicar-lhe o trabalho, por outro sinto que a empresa poderá eventualmente dar-me mais seguranças. É que eu tenho de passar logo à cabeça um cheque de mais de 1000€ só para a adjudicação.
    Alguém já teve alguma situação semelhante?

    #2
    Tens que ser tu a decidir e é um tiro no escuro... a grande empresa também pode falir de um momento para o outro...

    Comentário


      #3
      O que me lixa é o valor que eles pedem de adjudicação (embora saiba que é mais para garantir que o cliente não se corta depois de eles terem encomendado a cozinha). No fundo é mesmo um tiro no escuro e uma questão de sorte.

      Comentário


        #4
        nada contra os pequenos negócios, mas para ter uma diferença de "apenas" 400€ numa cozinha o material tem de ser bem diferente, para melhor, no tal senhor.

        da empresa grande viste o showroom, do tal senhor viste obra feita?

        Trek

        Comentário


          #5
          E talvez não menos importante: O Senhor passa factura?

          Comentário


            #6
            O material parece ser melhor, ou seja, tem aglomerado hidrófugo, o que os outros não têm e nada mais, tudo o resto é igual. Depois há a questão da garantia em que o senhor dá 5 anos e a empresa dá 2 e a diferença de valor de 400€.

            Em relação a obra feita ainda vou ver. Ele neste momento não tem nenhuma cozinha em construção, apenas roupeiros/armários, mas diz que tem uma montada para exposição que não é bem o mesmo material que ele propôs para a minha, mas é semelhante, diz ele.
            Quanto a passar factura, ele quando me deu o preço falou logo em IVA incluído, pelo que depreendo que sim, mas ainda lhe vou perguntar.

            Comentário


              #7
              Eu ia quase de certeza para esse senhor, nunca gostei muito de grandes organizações em que quando alguma coisa corre mal dificilmente se encontra quem dê a cara, no caso desse senhor será ele e mais ninguém. Tentava apenas obter algumas referencias da pessoa em termos de historial. Ainda para mais tendo mais 3 anos de garantia e o material sendo melhor.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                Boas,
                Vou mandar fazer uma cozinha para colocar em minha casa. Pedi vários orçamentos e cheguei a dois finalistas. Um é uma empresa com uma dimensão substancial (grandes showrooms, frota de camiões, etc), outra é um senhor que trabalha numa garagem à qual ele chama orgulhosamente de fábrica.
                ... que tu vais pagar sem sequer poderes usufruir... Eu escolheria o senhor da esquina. Se for de confiança, em caso de problemas está talvez mais próximo, e resolve o problema rapidamente (pelo menos nos "senhores" como esse que eu tenho por cá...)

                Comentário


                  #9
                  Escolhas o que escolheres faz sempre os pagamentos faseados conforme o andamento da obra... Não te metas (como alguns) a adiantarem logo grandes tranches e depois é vê-las a arder.

                  Abraços
                  XO

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                    O material parece ser melhor, ou seja, tem aglomerado hidrófugo, o que os outros não têm e nada mais, tudo o resto é igual. Depois há a questão da garantia em que o senhor dá 5 anos e a empresa dá 2 e a diferença de valor de 400€.

                    Em relação a obra feita ainda vou ver. Ele neste momento não tem nenhuma cozinha em construção, apenas roupeiros/armários, mas diz que tem uma montada para exposição que não é bem o mesmo material que ele propôs para a minha, mas é semelhante, diz ele.
                    Quanto a passar factura, ele quando me deu o preço falou logo em IVA incluído, pelo que depreendo que sim, mas ainda lhe vou perguntar.
                    Basicamente o que deves fazer é pedir referencias da pessoa,
                    Eu estou no ramo exactamente como o senhor, faço só por encomenda, e se alguém chegar a minha casa também não tenho uma para lhe mostrar, a não ser umas fotos, que basicamente dá para ter uma ideia.
                    Se as referencias forem boas, não hesitava um segundo em escolher o senhor em troca da grande empresa, à partida será sempre mais fácil em caso de algum problema, ou mesmo de alguma alteração de última hora.
                    Acho estranho é a diferença não ser muita, e há várias hipóteses para isso, ou a cozinha é pequena (poucos metros), ou a empresa grande tem baixado preços (tem acontecido muito nos últimos tempos com estas grandes empresas), o que não é fácil, ter um showroom e camiões na estrada não é coisa barata e isso também se paga e bem ou o senhor está-se a esticar!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                      Basicamente o que deves fazer é pedir referencias da pessoa,
                      Eu estou no ramo exactamente como o senhor, faço só por encomenda, e se alguém chegar a minha casa também não tenho uma para lhe mostrar, a não ser umas fotos, que basicamente dá para ter uma ideia.
                      Se as referencias forem boas, não hesitava um segundo em escolher o senhor em troca da grande empresa, à partida será sempre mais fácil em caso de algum problema, ou mesmo de alguma alteração de última hora.
                      Acho estranho é a diferença não ser muita, e há várias hipóteses para isso, ou a cozinha é pequena (poucos metros), ou a empresa grande tem baixado preços (tem acontecido muito nos últimos tempos com estas grandes empresas), o que não é fácil, ter um showroom e camiões na estrada não é coisa barata e isso também se paga e bem ou o senhor está-se a esticar!
                      Boas, eu acho é que a dita empresa se está a esticar no preço para baixo. Tanto o senhor como essa empresa são da margem sul, mas pedi orçamentos a empresas de lisboa que me deram valores que eram o dobro dos valores do dito senhor e em média sempre com 1000€ a mais. A cozinha tem cerca de 13m2.

                      Quanto a estar mais próximo, a empresa tem showrooms na margem sul e lisboa, aliás, na margem sul tem mesmo um edifício (pavilhão) só deles. O senhor tem uma garagem numa rua sem saída pelo que esse argumento talvez não seja muito favorável ao senhor.
                      Não tenho quaisquer referências dele, apenas vi o site (que está muito bom) e mais nada.
                      Relativamente aos pagamentos, ele pede 30% logo à entrada, o que é mais de 1000€... mas os outros também pedem (alguns 40%).

                      Comentário


                        #12
                        independentemente do sitio... conheço uma empresa que faz por medida... na minha casa acabei por pôr no leroy merlin.

                        essa dita empresa, faz tudo por medida e fez a cozinha em casa dos meus pais... e ficou porreira a um preço porreiro

                        Comentário


                          #13
                          O problema de Leroys e ikeas é as bancadas que ficam muito caras.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                            O problema de Leroys e ikeas é as bancadas que ficam muito caras.
                            Compra as bancadas à parte.

                            Comentário


                              #15
                              Isso já era complicação a mais. E não é só a bancada, é a montagem. Se eu for comprar a cozinha+montagem no ikea +bancada à parte ainda me fica mais cara que no senhor e talvez na outra empresa.

                              Comentário


                                #16
                                Boas
                                Eu há 10 anos mandei fazer uma cozinha nova para a moradia nova, num carpinteiro...tudo funcional e tal, mas sem grandes ideias para se fazer uma cozinha como deve ser, ao fim desse tempo cansou e mandei fazer uma nova, totalmente diferente, numa "empresa", claro que tambem foi um investimento de +- 15000€, mas valeu a pena, quer em materiais, ideias, arrumamentos...enfim para durar uns bons anos sem cansar.
                                Edit
                                Como é costume, não andei a pedir muitos orçamentos nem ideias, na empresa que escolhi deu para ver logo os pormenores e as varias sugestões (3 bem concedidas) para a cozinha....
                                Editado pela última vez por FilipeCunha; 09 May 2012, 22:05.

                                Comentário


                                  #17
                                  15000, vai lá vai... Deves ter ido à Mantovani ou algo do género

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                                    15000, vai lá vai... Deves ter ido à Mantovani ou algo do género
                                    Não,mas fiquei com uma boa cozinha, aí com +- 13metros lineares de silestone, com electrodomesticos incluidos, tipo chave na mão,...andam cá pelo forum fotos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já vi as fotos. Muito bonita a cozinha!! Hoje vou ver uma cozinha que o senhor tem em exposição numa loja. Ele pediu-me para não fazer qualquer comentário na loja e só falarmos depois de sair. Achei estranho, mas depois pensei na possibilidade de ele eventualmente ser quem fornece as cozinhas a essa loja e não querer dar a ideia de estar a roubar-lhes clientes...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Lá fui então ver a cozinha do senhor. Sinceramente não achei nada de especial. Acho que até foi uma má escolha. O material era de bastante mau gosto, bem como a escolha de cores. A montagem estava também incompleta, pelo que não deu para ficar com grande ideia. Ele disse que não foi ele que forneceu os materiais e que apenas fez a montagem. Realmente, aquilo que estava montado não me pareceu mal montado, mas que percebo eu disso...
                                        Eu continuo a simpatizar com o senhor, mas também continuo a não ter qualquer referência ou a ver um trabalho acabado dele. Não sei...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                                          Lá fui então ver a cozinha do senhor. Sinceramente não achei nada de especial. Acho que até foi uma má escolha. O material era de bastante mau gosto, bem como a escolha de cores. A montagem estava também incompleta, pelo que não deu para ficar com grande ideia. Ele disse que não foi ele que forneceu os materiais e que apenas fez a montagem. Realmente, aquilo que estava montado não me pareceu mal montado, mas que percebo eu disso...
                                          Eu continuo a simpatizar com o senhor, mas também continuo a não ter qualquer referência ou a ver um trabalho acabado dele. Não sei...
                                          Se ele só fez a montagem é estranho... então o que foi lá mostrar-te? Uma cozinha feita por outros? Ou foi para dizer que fazia uma igual?
                                          Eu tenho clientes que vêm cá e vendem como se fossem eles fabricantes e isso sem problema, eles têm os clientes deles e euq uero é vender, vêm cá e alguns até acompanham o fabrico do móvel.
                                          Quanto às cores, não é por aí, já fiz algumas que não as queria nem dadas!
                                          O material também não deve ser por aí, dentro de um tipo de material não há muito por onde fugir. Um pormenor é os adereços que a cozinha leva, pode haver grandes diferenças, há gavetas para todos os preços por exemplo.
                                          A cozinha é toda em aglomerado hidrófugo? Portas e tudo? Sendo, ter cuidado com o acabamento da orla à volta da porta.

                                          Mesmo que não vejas o acabamento de cozinha, podes sempre ver outros moveis que lá tenha, pelo menos tens uma ideia dos acabamentos que faz e material usado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A minha vontade é pedir-lhe para ele me levar a casa de um cliente para me mostrar o resultado final, mas isso é capaz de ser "estranho" não só para ele como para o cliente dele.
                                            Outra coisa, ele disse-me que as cozinhas no site dele não foi ele que as fez, mas que já fez iguais e que uma vez que aquelas eram fotos de profissionais que as usou.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Epah, com menos coisas, compravas e montavas uma do IKEA. Fiz a minha por 2000 e tal € com 4 electrodomésticos e bancada à medida que precisei.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por WithoutNick Ver Post
                                                Epah, com menos coisas, compravas e montavas uma do IKEA. Fiz a minha por 2000 e tal € com 4 electrodomésticos e bancada à medida que precisei.
                                                e achas que tem alguma coisa a ver? quer ferragens, qualidade dos armários, electrodomésticos?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                  e achas que tem alguma coisa a ver? quer ferragens, qualidade dos armários, electrodomésticos?
                                                  Até agora, e já vão 4 anos, nenhuma queixa a apresentar. Electrodomésticos? Whirlpool, não presta?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por WithoutNick Ver Post
                                                    Até agora, e já vão 4 anos, nenhuma queixa a apresentar. Electrodomésticos? Whirlpool, não presta?
                                                    Não teres queixas não influência a qualidade nem dos materiais nem da montagem dos mesmos. Eu também tive um Daihatsu que nunca me deu chatices, mas obviamente que a qualidade dele em "n" pontos, não era a mesma de uma marca generalista, já nem falando nas marcas premium.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                                                      A minha vontade é pedir-lhe para ele me levar a casa de um cliente para me mostrar o resultado final, mas isso é capaz de ser "estranho" não só para ele como para o cliente dele.
                                                      Outra coisa, ele disse-me que as cozinhas no site dele não foi ele que as fez, mas que já fez iguais e que uma vez que aquelas eram fotos de profissionais que as usou.
                                                      Não leves a mal, mas se aquilo que até á data "tens em mão" não te transmite confiança suficiente, não optes por essa solução. É perfeitamente compreensível que uma estrutura pequena não disponha das mesmas características de um Showroom, no entanto, têm de existir um apoio comercial e logístico com capacidade de demonstrar as reais capacidades da mesma. Se dizes que até á data, isso não foi possivel ver....parece-me que estás um pouco no escuro.

                                                      Eu também não tenho um Showroom como o Leroy Merlin e Aki's para mostrar soluções de base de duche/chuveiros e resguardos. Nesse sentido, tento compensar isso com um serviço muito melhor ao cliente que ele alguma vez poderá obter numa dessas grandes superfícies, antes, durante e após a compra: é a solução possível.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                                        Não teres queixas não influência a qualidade nem dos materiais nem da montagem dos mesmos. Eu também tive um Daihatsu que nunca me deu chatices, mas obviamente que a qualidade dele em "n" pontos, não era a mesma de uma marca generalista, já nem falando nas marcas premium.
                                                        Em relação à montagem, podes ter a certeza que está 100%...não deixei nas mãos de ninguém, porque fui eu que a fiz. Aliás fiz tudo, desde o projecto no pc, fiz levantamento de materiais, carreguei-a montei-a e afinei-a. Só para meter os moveis superiores é que precisei de ajuda.

                                                        No que concerne aos materiais, continuo a dizer...depois de 4 anos, não existem razões de queixa. Por algum motivo dão uma enormidade de anos de garantia.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por WithoutNick Ver Post
                                                          Até agora, e já vão 4 anos, nenhuma queixa a apresentar. Electrodomésticos? Whirlpool, não presta?
                                                          isso é como tudo, tens um dacia logan com 4 rodas e motor. não presta?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                            isso é como tudo, tens um dacia logan com 4 rodas e motor. não presta?
                                                            A garantia que dão, diz-te qualquer coisa?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X