Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bricolagem -- Reparar a placa gráfica em computadores portáteis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Bricolagem -- Reparar a placa gráfica em computadores portáteis

    Boas!

    Antes do mais , sou tecnico de informatica, mas a minha guerra é outra.
    Sei que há por ai tecnicos muito mais experientes e entendidos nesta area do que eu, mas lanço este topico

    só por hobbie, e vocacionado para os bricoleiros / engenhocas que gostam de arranjar as coisas por si

    mesmos.
    Ou seja, é vocacionado para os que percebem ainda menos disto do que eu :D

    O mercado está infestado de computadores portáteis com gráficas problemáticas, as quais ao fim de 1 a 3

    anos começam a dar problemas.

    O problema reside no chip gráfico da nVidia ou ATI Radeon, o qual aquece bastante e com os anos vão-se

    gerando as chamadas soldaduras frias. Ou seja, o Chip gráfico é um quadrado com cerca de 2cm por 2cm, o

    qual largas centenas de contactos (bolinhas de solda) com a motherboard.
    Ao longo dos anos, tendem a aparecer maus contactos, os quais costumam levar habitualmente a problemas de

    riscos e artefactos na imagem, ou nem sequer dar imagem de todo.

    Este problema é agravado pore vários factores: Entupimento da ventilação do portátil com lixo (cotão, pelos), trepidação de usar o portátil em movimento, o bater nas teclas, Jogar muito, etc etc etc


    A HP é capaz de ser a marca lider de portáteis com este problema dos artefactos nos GPU´s (placas graficas)
    Da minha experiencia no terreno, diria que a seguir vem a asus e talvez a LG.
    A Toshiba falha mais nos portáteis com gráficas amoviveis (é uma mais valia, pois é mais barato mudar a gráfica do que a board - se bem que estas boards sofrem de outros problemas)

    Da minha experiencia, acho que é correcto afirmar que quanto mais basica a gráfica, melhor.
    Para mim, o ideal é um portátil com uma gráfica da INTEL . Não são grande coisa para jogos, mas até são boas para video, e nunca vi nenhuma com problemas de artefactos.

    Hoje à tarde fiz uma experiencia com um LG P1 , o qual estava com um problema comum a muitos portáteis LG

    quando falham pela gráfica: Divide a imagem em 4 ou 6 mosaicos (se bem que num ecran externo pode não

    apresentar mosaicos, apenas artefactos)

    Aproveitando o solinho que estava, peguei numa lupa e dei-lhe um calorzinho no chip gráfico .
    Voila! Funciona !

    Agora tenho-o a correr um filme em HD sem dissipador, por forma a aquecer o chip grafico
    Ja ali esta a bombar há uma hora sem problemas :D

    Claro que quem fizer isto deve proceder por sua conta e risco. Estamos a falar de bricolagem, e não de um

    serviço rigoroso que dê garantias de fiabilidade prolongada.

    Antes do filme HD ainda tentei um software que me recomendaram aqui num forum e que funciona muito bem , chamado Fumark, o qual puxa imento pela gráfica. Puxa tanto que sem dissipador ela até provocou logo o shut down do pc (muitos chips provocam o encerramento do pc quando atingem uma certa temperatura, isto é normal).

    ************************************************** *************************************

    Há duas formas de solucionar este problema do chip grafico:

    >A mais basica: Aquecer o chip por forma a que os maus contactos desapareçam. Normalmente usa-se uma

    tecnica chamada reflow, a qual consistem em aquecer atraves de uma pistola de ar quente (pode correr mal, e

    descolar chips que estao nas imediações.... convem usar um papel de prata para tapar tudo e deixar so o

    chip a descoberto).
    Mas ha mais tecnica: Um isqueiro a Gás, uma estação de soldar a infravermelhos (é o melhor) , ou então esta

    tecnica que experimentei hoje: Uma lupa num dia de sol! No fundo é seguro, pois não ha o perigo do vento da

    pistola de ar quente provocar o deslize de componentes, e o foco de luz é bastante concentrado / preciso.

    Uma dica: andar sempre com o foco de luz de um lado para o outro , para não aquecer demasiado certas zonas

    do chip grafico.

    Outra dica: Usar oculos daqueles de ver eclipses, pois o foco de luz é muito intenso se a lupa for grande.

    EU ainda não estou a 100% da vista depois de o ter feito hoje a tarde. Como o chip grafico (GPU) é vidrado, reflecte o ponto de luz super luminoso.

    >A forma perfeita e que dá mais garantias de fiabilidade é o Reballing. COnsiste em sacar o chip grafico e solda-lo novamente, mas exige um tecnico muito experiente e equipamentos carissimos. Mas se querem um serviço bem feito, Reballing é o ideal.


    Mais uma vez recordo, procedam por vossa conta e risco. Só lancei este topico por consciencia ambiental, pois acredito que com este pequeno tutorial alguns portáteis irão ser salvos do caixote do lixo

    ************************************************** *************************************

    O problema: Artefactos e a imagem dividida em mosaico (tipico nos LG )



    Reparação ecológica: usa energias renováveis - um calorzinho com a ajuda preciosa do sol


    Yuppie! Funciona !!!


    Resultado final: Está a correr um filme HD em ecran inteiro , com a grafica destapada para aquecer melhor os contactos (suponho eu que seja benéfico, mas até poderei estar a estragar mais)

    #2
    Tive um portatil velho que acontecia o mesmo e como não tinha lupa nem pistola de ar quente, meti a placa inteira no forno... e resultou, mas tive sorte em não ter estragado nada.

    Comentário


      #3
      Deixa-me adivinhar… Criaste este tópico aqui porque usas o portátil no carro?

      Comentário


        #4
        Sitio errado. OFF Topic

        Comentário


          #5
          Com essa da lupa o que acontece quando desligares e arrefecer outra vez?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
            Com essa da lupa o que acontece quando desligares e arrefecer outra vez?

            Logo se vê ... depois conto.te :P

            Comentário


              #7
              hehe, o que disseste é mt lógico e temporário, mas como técnico de informática deves ter clientes, não os deves querer á perna passado 2 dias ou menos, como o VALIUM disse, ou acabar de estragar o GPU ou os próprios circuitos da board com aquecimentos desnecessários para que o valor do arranjo ainda seja mais caro, ou já impossível com essas brincadeiras, mas acho que só tenha sido um meio de informação para certas pessoas, mas já agora conheço quem faça REBALLINGS... FALA COM O RENET POR PM QUE ELE SABE QUEM FAZ..............

              PS: façam essa experiência só para testar se o prob é esse... se virem que o diagnostico é esse que o (CIVISMO) demonstrou o melhor é investirem para o arranjo antes que a mainboard seja intragável...

              bom post...

              (qualquer motherboard ou consola com esse diagnóstico - simplesmente e apenas aqueçam com um aquecedor de cabelo na intensidade média... na distancia de 10cm durante 5 a 8 min... com o PC ligado, deve resultar para testar, mais que isso é do vosso próprio risco ou o prob não e esse...).

              CIVISMO mas estiveste uma hora com ele a funcionar pk o cooler dessa board é á parte do COOLER do CPU normal, pk os mais recentes tem cooler partilhado em ambos CPU e GPU(prejudicando ainda mais o aquecimento do GPU), se não meteres cooler no CPU reinicia-te de 5 em 5 min reduzindo até rebentares com ele, portanto não podes ir bem por aí...

              mas digo-te que já vi mt coisa mas essa da lupa foi bem arrancada, mas acho que ninguém iria fazer uma cena dessas tão radical gostando tanto do seu pc... só faltava ir fazer surf com a board... hehe.

              deve ter sido simplesmente uma demonstração radical da tua parte... vá abraço, e cumps....

              PS: não me metam a board é a apanhar bronze sff... hehe

              cumprimentos e boa praia....
              Editado pela última vez por Renet; 17 May 2012, 02:13. Razão: LEGISLAÇÃO DO FORUM...!!!!!!!

              Comentário


                #8
                Boas Renet!

                Concordo com tudo o que disseste.
                Claro que isto não é uma solução que dê garantias para ser comerciavel para um cliente.
                Isto é apenas bricolagem

                Quanto ao Solar GPU Reflow , podes ficar descansado que meti-lhe protector solar da piz buin :P

                Comentário


                  #9
                  Estando eu no meio informático, vejo naturamente muita coisa.

                  Supostamente o reballing deveria ser uma ciencia exacta, até porque era o grande argumento / trunfo face ao reflow ...

                  Mas o que tenho constatado ultimamente é que andam por ai imensas reincidencias no reballings , feitos por profissionais com equipamentos adequados ...
                  Em alguns casos o reballing parece ainda mais falivel do que dar um calorzinho em casa ...

                  O que acham da fiabilidade do reballing dos chips gráficos (GPU´s) e Chipsets ?

                  Comentário


                    #10
                    O reballing não funcionou melhor do que uma estação de soldar com ar quente que há aqui em casa. Isto num HP com Nvidia.
                    Tenho ali o DV2000 que ainda nos dias anteriores estive a usar antes de a gráfica dar de novo o real. Já vai ser para aí a 4ª vez que tem de se dar calor no chip, e não dura mais do que uma semana... É um entretém.

                    Comentário


                      #11
                      Eu tenho em casa um portátil com o mesmo problema, um HP DV2000. A culpa é do famoso chip NVIDIA 8400GS.

                      Já lhe dei calor com uma pistola de calor, seguindo os procedimentos de um video do YouTube. Solucionou o problema durante uma semana.

                      Está parado á quase um ano. Quando pegar naquilo novamente dou-lhe mais calor e coloco um quadrado de cobre para fazer um pouco de pressão no chip.

                      Também sei de uma loja que faz este serviço, provavelmente com a tal máquina/estação. E dizem que se passado uns meses voltar a acontecer dão um toque gratuitamente.

                      Comentário


                        #12
                        Exactamente o mesmo HP que ontem foi de novo ao ar. Foi um modelo desgraçado da HP. Muito bonitinho mas desgraçado.

                        Comentário


                          #13
                          HP aqui nunca mais. Ainda por cima o portátil não teve muita utilização, por isso só avariou após a garantia acabar, aos 2 anos e meio.

                          Mas pelo que vejo em geral, ao fim de 5/6 anos muitos portáteis (de outras marcas) começam a dar problemas, principalmente a nível gráfico.

                          Comentário


                            #14
                            Por falar em bricolagem, acabei de fazer uma bricolagem na antena num TG787 !




                            Antes disso, peguei num portatil com o Inssiser , e fiz uns testes.

                            Conclui que das duas fichas para antena (WJ1 e WJ2), praticamente só a a WJ1 é que faz tudo, ou seja, a olhometro diria que 70 a 80% do power está na WJ1 e o resto na WJ2.... Ou então isto aconteceu por o portatil que estava a usar ser a 54Mbps (802.11G), talvez se tivesse uma ligação com a norma N de 150mbps, já tivesse notado mais o efeito da WJ2.

                            Convem referir que a antena que vem ligada na WJ2 é a plaquinha interna, e que a antena exterior que pode ser rodada está na WJ1

                            No meu caso peguei numa D-Link direccional e liguei na ficha mais potente, ou seja precisamente na WJ1, e passei a antena existetente para o WJ2.
                            Fiz isto inspitado no caso deste chines : ÌÀÄ·Ñ·TG787¸Ä×°Óë²âÊÔ - ¡þµçÄÔÓ뵥Ƭ»ú¡þ - ¿óʯÊÕÒô»úÂÛ̳ - Powered by Discuz! ,
                            Na minha opinião ele fez mal, pois meteu uma antena maior ligada na WJ2, a qual nao aquece nem arrefece...

                            AInda nao tive oportunidade de exprimentar muito profundamente, mas pareceu-me melhorar o sinal, sobretudo ao atravessar varias paredes.

                            Amanhã vou ver se faço a experiencia de comparar este com a direccional com um outro igualzinho , o qual ainda esta intocado .









                            Comentário


                              #15
                              Nem de propósito, a minha gráfica apagou-se este fds e então já andava a pensar em experimentar fazer-lhe reflow para ver se a trago de volta à vida. Entretanto vejo este tópico aqui.
                              Ainda não escolhi foi a técnica que vou usar. Forno, pistola ar quente, lupa eheh.

                              Comentário


                                #16
                                Por acaso tive um HP em que a desgraçada da Nvidia fez das suas e foi a vida. Na altura decidi vende-lo (rendeu-me uns 100 ou 150€ já tinha 3 anos quando isso aconteceu) mas se fosse hoje tentava repara-lo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tópico bastante interessante e admiro a tua paciência. no entanto, conforme mencionaste (e bem) o tópico apenas pode ter fins ecológicos, pois a incidência de avarias nas gráficas é bastante pequena, ou seja, há muito poucos casos em proporção ao número de exemplares vendidos, e quando há, o custo de reparação é muitas vezes proibitivo, mesmo tendo em conta apenas a mão de obra. Aos preços ridículos a que chegaram os portáteis de hoje, podemos dizer que em caso de avarias um bocadinho mais complicadas que exijam algumas horas de dedicação de um profissional qualificado, o valor de mercado do material usado é praticamente inferior ao posível investimento necessário para repará-lo. Em outras palavras: em caso de avarias menos simples, os portáteis actuais são praticamente descartáveis, fora algumas raras excepções

                                  Comentário


                                    #18
                                    Meu rico portátil com gráfica Intel

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                      Meu rico portátil com gráfica Intel
                                      em sao os

                                      Tambem sao os meus preferidos... mas olha que tambem falham !

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Bruno155 Ver Post
                                        Nem de propósito, a minha gráfica apagou-se este fds e então já andava a pensar em experimentar fazer-lhe reflow para ver se a trago de volta à vida. Entretanto vejo este tópico aqui.
                                        Ainda não escolhi foi a técnica que vou usar. Forno, pistola ar quente, lupa eheh.
                                        Fiz hoje o reflow à gráfica. Pré aqueci o forno a 190º, e deixei-a la ficar por 10min.
                                        E não é que voltou à vida? eheh Vamos lá ver é por quanto tempo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isso são apenas "remendos" que as fazem funcionar semanas, às vezes nem isso.

                                          Infelizmente, neste momento é mesmo deitar fora e comprar outro . A HP nisso é terrível, caiem que nem tordos....

                                          Falam tanto em ecologia e depois deixam os fabricantes de computadores actuarem desta forma.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                            Isso são apenas "remendos" que as fazem funcionar semanas, às vezes nem isso.

                                            Infelizmente, neste momento é mesmo deitar fora e comprar outro . A HP nisso é terrível, caiem que nem tordos....

                                            Falam tanto em ecologia e depois deixam os fabricantes de computadores actuarem desta forma.
                                            Sim, sei que infelizmente não é uma solução definitiva por assim dizer, mas tenho lido que pode prolongar a vida da gráfica por mais uns 3-6 meses...
                                            Mas também não me admirava nada que amanha já estivesse igual...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                              Tópico bastante interessante e admiro a tua paciência. no entanto, conforme mencionaste (e bem) o tópico apenas pode ter fins ecológicos, pois a incidência de avarias nas gráficas é bastante pequena, ou seja, há muito poucos casos em proporção ao número de exemplares vendidos, e quando há, o custo de reparação é muitas vezes proibitivo, mesmo tendo em conta apenas a mão de obra. Aos preços ridículos a que chegaram os portáteis de hoje, podemos dizer que em caso de avarias um bocadinho mais complicadas que exijam algumas horas de dedicação de um profissional qualificado, o valor de mercado do material usado é praticamente inferior ao posível investimento necessário para repará-lo. Em outras palavras: em caso de avarias menos simples, os portáteis actuais são praticamente descartáveis, fora algumas raras excepções
                                              Não é assim tão pequena, pelo menos nas 8400GS Mobile, todas as que conheço deram problemas..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Meti uma 8600 Gt dum asus no forno ha uns meses e continua fina (O pc nem ligava)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  para que serve o botao redondo na frente dos thomson tg 784 / tg787 ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É para activar o WPS, uma espécie de password automatica para ligar os aparelhos ao router.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Neste mundo da informatica está-se sempre a aprender !

                                                      Ainda ontem estive de volta de um TG784 , e NÃO consegui :

                                                      Mudar a gama de IP´s
                                                      Fazer a net entrar pela porta vermelha (WAN)

                                                      [IMG]Neste mundo da informatica está-se sempre a aprender !

                                                      Ainda ontem estive de volta de um TG784 , e NÃO consegui :

                                                      Mudar a gama de IP´s
                                                      Fazer a net entrar pela porta vermelha (WAN)



                                                      Tambem ainda nao percebi como se ligam telefones dect ao TG784 ... mas tem la a opçao na parte do wireless--.-


                                                      [/IMG]

                                                      Tambem ainda nao percebi como se ligam telefones dect ao TG784 ... mas tem la a opçao na parte do wireless--.-

                                                      Editado pela última vez por Civismo; 21 May 2013, 11:23.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Bruno155 Ver Post
                                                        Fiz hoje o reflow à gráfica. Pré aqueci o forno a 190º, e deixei-a la ficar por 10min.
                                                        E não é que voltou à vida? eheh Vamos lá ver é por quanto tempo.
                                                        Meteste no forno da cosinha??

                                                        Olha que isso pode danificar outros componentes

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                                                          Meteste no forno da cosinha??

                                                          Olha que isso pode danificar outros componentes
                                                          Forno da cozinha. Sim, sei que podia arranjar de um lado e estragar do outro, mas pior do que estava era impossível logo...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mete o Router no forno tambem carago !

                                                            Cá em casa tudo o que nao funciona vai pro Forno junto com o assado de Domingo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X