Quem lê o título, é facilmente induzido em erro, e se eu agora desse continuidade ao título do tópico, com uma história melo-dramática, de fazer chorar as pedras da calçada e altamente convincente, apoiado nestas imagens:
Com esta legenda:
HEINEKEN PATROCINA BRIGA DE CÃES, ENQUANTO ISSO VOCÊ AJUDA COMPRANDO ESSE PRODUTO !!! Compartilhem e divulguem o que essa "Marca" está apoiando...
Facilmente convenceria as mentes mais desprevenidas ou mais sensíveis, e o boato correria mundo...
Pois isso aconteceu, mas não fui eu, juro!
Antes de fazer "partilhar" na rede social Facebook, optei por pesquisar pela veracidade da imagem, custava-me acreditar no que a imagem "revelava", et voilá:
Comunicado Heineken - Imagem de Lutas de Cães
Continuam a circular imagens nas redes sociais que mostram uma luta de cães, com banners de Heineken claramente visíveis ao fundo. Isto é totalmente angustiante e inaceitável.
Enquanto companhia e donos de uma marca, não apoiamos e nunca iríamos apoiar qualquer tipo de evento, estabelecimento ou indivíduo envolto com este tipo de atividade. É totalmente contra as regras da companhia e da marca e, mais importante ainda, dos nossos valores enquanto companhia.
Desde que este assunto nos foi chamado à atenção via Facebook que temos conduzido uma intensa investigação para sabermos agora que:
- este evento decorreu num clube noturno da Mongólia
- o estabelecimento organizou uma luta de cães do qual não tínhamos conhecimento nem estivemos associados de qualquer forma
- o dono do estabelecimento confirmou verbalmente que os banners Heineken estão visíveis na fotografia porque na noite anterior tinha havido um evento promocional com a decoração da nossa marca e ele não removeu os mesmos depois de terminado. O evento em causa não estava de modo algum relacionado com lutas de cães.
Baseado nisto decidimos tomar as seguintes medidas de imediato:
- remover todo o material promocional do estabelecimento em questão
- remover do mesmo estabelecimento todo o stock do nosso produto
- Cessar a relação comercial, assegurando que nenhum dos nossos produtos será novamente fornecido aquele estabelecimento
- dar instruções ao nosso distribuidor para se certificar que, em todos os estabelecimentos onde o nosso produto esteja disponível, não ocorrem este tipo de atividades ilegais. Caso haja algum indício do contrário, tomaremos o mesmo tipo de ação e procederemos à remoção imediata do nosso produto
- continuar a assegurar que as nossas guidelines de promoção e publicidade são aplicadas à letra e ao espírito da iniciativa em questão
Queremos ainda agradecer a todos os nossos consumidores por terem alertado para este assunto. Ficámos realmente chocados e desapontados com estas imagens. Compreendemos perfeitamente o sentimento negativo que elas criaram ao serem vistas, e agradecemos também que a vasta maioria nos tenha dado o benefício da dúvida e tenha procurado ouvir a nossa posição antes de fazer um julgamento.
Por fim, encorajamos todos os nossos consumidores a utilizar as redes sociais para nos alertar para quaisquer outras situações em que a nossa marca esteja mal representada, por forma a tomarmos as devidas medidas.
Para mais informações ou esclarecimento, por favor contactar john.g.clarke@heineken.com
E pronto, fica o alerta para que a indignação e a revolta não "cegue" quem eventualmente receba este "apelo" para partilhar no Facebook.
Com esta legenda:
HEINEKEN PATROCINA BRIGA DE CÃES, ENQUANTO ISSO VOCÊ AJUDA COMPRANDO ESSE PRODUTO !!! Compartilhem e divulguem o que essa "Marca" está apoiando...
Facilmente convenceria as mentes mais desprevenidas ou mais sensíveis, e o boato correria mundo...
Pois isso aconteceu, mas não fui eu, juro!
Antes de fazer "partilhar" na rede social Facebook, optei por pesquisar pela veracidade da imagem, custava-me acreditar no que a imagem "revelava", et voilá:
Comunicado Heineken - Imagem de Lutas de Cães
Continuam a circular imagens nas redes sociais que mostram uma luta de cães, com banners de Heineken claramente visíveis ao fundo. Isto é totalmente angustiante e inaceitável.
Enquanto companhia e donos de uma marca, não apoiamos e nunca iríamos apoiar qualquer tipo de evento, estabelecimento ou indivíduo envolto com este tipo de atividade. É totalmente contra as regras da companhia e da marca e, mais importante ainda, dos nossos valores enquanto companhia.
Desde que este assunto nos foi chamado à atenção via Facebook que temos conduzido uma intensa investigação para sabermos agora que:
- este evento decorreu num clube noturno da Mongólia
- o estabelecimento organizou uma luta de cães do qual não tínhamos conhecimento nem estivemos associados de qualquer forma
- o dono do estabelecimento confirmou verbalmente que os banners Heineken estão visíveis na fotografia porque na noite anterior tinha havido um evento promocional com a decoração da nossa marca e ele não removeu os mesmos depois de terminado. O evento em causa não estava de modo algum relacionado com lutas de cães.
Baseado nisto decidimos tomar as seguintes medidas de imediato:
- remover todo o material promocional do estabelecimento em questão
- remover do mesmo estabelecimento todo o stock do nosso produto
- Cessar a relação comercial, assegurando que nenhum dos nossos produtos será novamente fornecido aquele estabelecimento
- dar instruções ao nosso distribuidor para se certificar que, em todos os estabelecimentos onde o nosso produto esteja disponível, não ocorrem este tipo de atividades ilegais. Caso haja algum indício do contrário, tomaremos o mesmo tipo de ação e procederemos à remoção imediata do nosso produto
- continuar a assegurar que as nossas guidelines de promoção e publicidade são aplicadas à letra e ao espírito da iniciativa em questão
Queremos ainda agradecer a todos os nossos consumidores por terem alertado para este assunto. Ficámos realmente chocados e desapontados com estas imagens. Compreendemos perfeitamente o sentimento negativo que elas criaram ao serem vistas, e agradecemos também que a vasta maioria nos tenha dado o benefício da dúvida e tenha procurado ouvir a nossa posição antes de fazer um julgamento.
Por fim, encorajamos todos os nossos consumidores a utilizar as redes sociais para nos alertar para quaisquer outras situações em que a nossa marca esteja mal representada, por forma a tomarmos as devidas medidas.
Para mais informações ou esclarecimento, por favor contactar john.g.clarke@heineken.com
E pronto, fica o alerta para que a indignação e a revolta não "cegue" quem eventualmente receba este "apelo" para partilhar no Facebook.
Comentário