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Inspecções em Motas, parece que vai avançar

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    Inspecções em Motas, parece que vai avançar

    COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS DE 17 DE MAIO DE 2012

    8. O Governo aprovou alterações ao regime de inspeções técnicas de veículos a motor e seus reboques, transpondo uma diretiva comunitária relativa ao controlo técnico.
    O decreto-lei agora aprovado alarga o universo de veículos a sujeitar a inspeção, incluindo-se nesse âmbito alguns motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos, reboques e semi-reboques.


    Comunicado do Conselho de Ministros de 17 de Maio de 2012 :: Documentos Oficiais :: Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros :: Governo de Portugal


    Se está aqui é porque vai mesmo para a frente certo?

    90% das motas/quadricilos em Portugal não vao passar

    #2
    Não vai ser nada divertido estar na fila para a inspecção e ver as motas a passar por mim e serem atendidas primeiro.

    Comentário


      #3
      Isto já anda aí por outro tópico

      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
      Não vai ser nada divertido estar na fila para a inspecção e ver as motas a passar por mim e serem atendidas primeiro.
      E porque é que isso haveria de acontecer?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
        E porque é que isso haveria de acontecer?
        Macavenco, apresento-te a ironia.

        Ironia, este é o Macavenco.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
          Macavenco, apresento-te a ironia.

          Ironia, este é o Macavenco.
          não se vão dar nada bem

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
            Isto já anda aí por outro tópico



            E porque é que isso haveria de acontecer?
            Não tenho a certeza mas parece-me que ele estava a ser irónico com aquilo que se vê nas filas de trânsito

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RuiPedroCosta Ver Post
              Não tenho a certeza mas parece-me que ele estava a ser irónico com aquilo que se vê nas filas de trânsito
              Já foram apresentados. A Mrs X tratou do assunto.

              Comentário


                #8
                isto seria uma boa medida se a inspecção nos carros funcionasse bem, se assim fosse não tínhamos fumarolas com o símbolo da seat, vw, audi e afins

                Comentário


                  #9
                  Venham elas, de consciência tranquila, veremos se o valor é o mesmo dos ligeiros.

                  Prejevo muitas lc´s e semelhantes, a não passarem nas ipo´s, ou a rolarem nas estradas sem o papelinho.

                  Comentário


                    #10
                    Eu tenho mota, e sou 100% a favor.

                    Que chegue à Madeira ASAP

                    Comentário


                      #11
                      Mas o problema é que muitas motas (motas de campo maioritariamente) são vendidas logo sem os piscas, espelhos etc.. Eu sou um desses casos. Estou queimado

                      ps: antes que me venham crucificar a mota apenas anda em estrada para ir em direcção às zonas de terra. É mesmo uma mota para ser usada no campo e não para andar pela cidade.
                      Editado pela última vez por Greenzord; 25 May 2012, 20:06.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Greenzord Ver Post
                        Mas o problema é que muitas motas (motas de campo maioritariamente) são vendidas logo sem os piscas, espelhos etc.. Eu sou um desses casos. Estou queimado

                        ps: antes que me venham crucificar a mota apenas anda em estrada para ir em direcção às zonas de terra. É mesmo uma mota para ser usada no campo e não para andar pela cidade.
                        Motos de enduro, mesmo com o DUA (que penso que todas terão), quando são vendidas sem espelhos/piscas/óticas, são motos de competição, que não é para andar na estrada.

                        Se bem que hã quem as conduza de casa até á "pista"/monte, tenho um vizinho que fazia isso, a moto nem matrícula tem, alguém o deve ter alertado, porque ultimamente tem saído com a moto no atrelado, quando antes saía com ela a rolar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                          Motos de enduro, mesmo com o DUA (que penso que todas terão), quando são vendidas sem espelhos/piscas/óticas, são motos de competição, que não é para andar na estrada.

                          Se bem que hã quem as conduza de casa até á "pista"/monte, tenho um vizinho que fazia isso, a moto nem matrícula tem, alguém o deve ter alertado, porque ultimamente tem saído com a moto no atrelado, quando antes saía com ela a rolar.

                          Tenho um amigo próximo que tambem faz a ligação até aos montes na mota. Leva matricula, porque já ficou sem carta uma vez

                          Agora piscas, espelhos, o que é isso?

                          A mota é uma KTM 250 Six Days.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Greenzord Ver Post
                            Mas o problema é que muitas motas (motas de campo maioritariamente) são vendidas logo sem os piscas, espelhos etc.. Eu sou um desses casos. Estou queimado

                            ps: antes que me venham crucificar a mota apenas anda em estrada para ir em direcção às zonas de terra. É mesmo uma mota para ser usada no campo e não para andar pela cidade.
                            azar do caraças. Não a comprasses.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Greenzord Ver Post
                              Mas o problema é que muitas motas (motas de campo maioritariamente) são vendidas logo sem os piscas, espelhos etc.. Eu sou um desses casos. Estou queimado
                              e escapes directos...

                              Comentário


                                #16
                                Preocupam-me 2 coisas:
                                • Valor (€) a pagar pela IPO;
                                • Ver o funcionário a mexer-me na mota. No carro, é-me (quase) indiferente. Mas na mota, vai-me custar.

                                De resto, venham elas.

                                Comentário


                                  #17
                                  "Dado o carácter vago do comunicado, teremos de esperar para ver quais serão esses “alguns motociclos” que serão sujeitos à inspecção.

                                  Esta é mais uma das medidas do governo com o objectivo de obter receitas, sem mostrar qualquer interesse na segurança dos utilizadores da via pública, já que os acidentes envolvendo motociclos em mau estado de conservação não devem certamente ser significativos nos dados de sinistralidade para levar a cabo uma inspecção obrigatória a todo o universo de motociclos portugueses."

                                  @ Inspecções periódicas obrigatórias poderão ser alargadas aos motociclos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                    Preocupam-me 2 coisas:
                                    • Valor (€) a pagar pela IPO;
                                    • Ver o funcionário a mexer-me na mota. No carro, é-me (quase) indiferente. Mas na mota, vai-me custar.

                                    De resto, venham elas.
                                    Já passei por ai, agora é-me indiferente, desde que não caia com ela, até pode dar umas gazadas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vino Ver Post
                                      azar do caraças. Não a comprasses.
                                      é so santos este forum.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                        Já passei por ai, agora é-me indiferente, desde que não caia com ela, até pode dar umas gazadas.
                                        Sim, desde que não estraguem, é como nos carros.

                                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                        Macavenco, apresento-te a ironia.

                                        Ironia, este é o Macavenco.
                                        My bad
                                        Editado pela última vez por Macavenco; 25 May 2012, 20:51.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                          Motos de enduro, mesmo com o DUA (que penso que todas terão), quando são vendidas sem espelhos/piscas/óticas, são motos de competição, que não é para andar na estrada.

                                          Se bem que hã quem as conduza de casa até á "pista"/monte, tenho um vizinho que fazia isso, a moto nem matrícula tem, alguém o deve ter alertado, porque ultimamente tem saído com a moto no atrelado, quando antes saía com ela a rolar.
                                          Motas com Dua sem picas espelho etc, dou-te um exemplo rápido.

                                          Moto 4 desportivas. Muito mas muito raramente têm isso. Também tens depois em 2 rodas as CRF, Wr , etc..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vino Ver Post
                                            azar do caraças. Não a comprasses.
                                            O engraçado desta atitude é que pessoas como tu só sabem mandar bocas para o ar. Falar pela internet é facil, mandar os outros abaixo é facil. Mas que tal fazeres posts uteis? Expor ideias, argumentos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                              Já passei por ai, agora é-me indiferente, desde que não caia com ela, até pode dar umas gazadas.
                                              Não quero parecer piegas mas faz-me confusão ver pessoas estranhas e que não sei quais os seus conhecimentos de motas a mexerem no meu charutinho.

                                              Os meus amigos, é na boa, deixo e incentivo o pessoal (de confiança!) a experimentar.
                                              Fora isso, custa-me.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Um veículo que não vá andar na via pública não precisa de piscas, nem espelhos, nem matrícula, nem seguro, nem inspecção.

                                                Quem compra uma mota sem o necessário para circular na via pública já deve saber que não pode andar com ela cá fora. Se quer andar, tem que ter isso tudo e ir com ela à inspecção, tão simples quanto isso.

                                                Não sei até que ponto há legalmente distinção entre "via pública" e o mato (público).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                  Não quero parecer piegas mas faz-me confusão ver pessoas estranhas e que não sei quais os seus conhecimentos de motas a mexerem no meu charutinho.

                                                  Os meus amigos, é na boa, deixo e incentivo o pessoal (de confiança!) a experimentar.
                                                  Fora isso, custa-me.
                                                  Como o Macaveco disse, desde que não estraguem. Se for a ser piegas a esse ponto, mal da minha saúde.

                                                  O mecânico onde vou, disse-me (notei que foi com receio) que teve de experimentar a moto, porque levou embraiagem, disse-lhe logo que até podia ir com ela almoçar a casa, desde que não se matasse nela.

                                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                  Um veículo que não vá andar na via pública não precisa de piscas, nem espelhos, nem matrícula, nem seguro, nem inspecção.

                                                  Quem compra uma mota sem o necessário para circular na via pública já deve saber que não pode andar com ela cá fora. Se quer andar, tem que ter isso tudo e ir com ela à inspecção, tão simples quanto isso.

                                                  Não sei até que ponto há legalmente distinção entre "via pública" e o mato (público).
                                                  No mato não hã operações stop, loooll.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                    Um veículo que não vá andar na via pública não precisa de piscas, nem espelhos, nem matrícula, nem seguro, nem inspecção.

                                                    Quem compra uma mota sem o necessário para circular na via pública já deve saber que não pode andar com ela cá fora. Se quer andar, tem que ter isso tudo e ir com ela à inspecção, tão simples quanto isso.

                                                    Não sei até que ponto há legalmente distinção entre "via pública" e o mato (público).
                                                    Para andares à vontade sem matricula, seguro , etc tem de ser uma zona privada (por ex. uma pista).

                                                    Agora vamos por pontos. Isto da inspecção nas motos é algo relativamente recente. Por este motivo as motas que são nítidamente para serem usadas no mato (público) eram vendidas quase sempre sem esses acessórios (grande parte por opção/culpa do cliente mas também sabiam que ninguem ligava/controlava/e até mesmo obrigava! por isso..). Na realidade e em termos práticos, falando por experiência também posso garantir que não vai ser por falta de espelhos/piscas que vai acontecer um acidente no campo. No entanto, para se ter seguro/selo/matricula bastava apenas comprar a mota e regista-la e ficavas automaticamente legal para circulares com ela mesmo sem esses "acessórios". Aliás se formos ver até a própria policia quando manda parar este tipo de veiculos nem liga porque já sabem que não trazem/têm montado. Se for uma mota de estrada a conversa já é diferente. Acho que por vezes não podemos ser apenas umas ovelhinhas e concordar com tudo o que é proposto como lei e temos de ser sensatos. Será que realmente é assim tão grave este tipo de motos não terem isto? Por outro lado concordo que já que são veiculos que estão aptos a circular na via pública devem ser fiscalizados, neste caso com uma inspecção. A questão é que ao ser uma novidade temos de ver que existem muitas motas que nunca tiveram essas peças e por esse motivo deve acontecer um avanço progressivo, ou seja, a partir do ano em que for posta esta medida passa a ser obrigatório ( Fazendo recordar um pouco os clássicos).

                                                    Estou apenas a dar a minha opinião e sugestão.

                                                    Aguardo respostas

                                                    Abraço

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Nem nunca tinha pensado no facto das motas não precisarem de inspecção.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se não pagarem mais de IPO, como acontece com IUC, já é bom...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                                          Se não pagarem mais de IPO, como acontece com IUC, já é bom...
                                                          True story

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Greenzord Ver Post
                                                            Para andares à vontade sem matricula, seguro , etc tem de ser uma zona privada (por ex. uma pista).

                                                            Agora vamos por pontos. Isto da inspecção nas motos é algo relativamente recente. Por este motivo as motas que são nítidamente para serem usadas no mato (público) eram vendidas quase sempre sem esses acessórios (grande parte por opção/culpa do cliente mas também sabiam que ninguem ligava/controlava/e até mesmo obrigava! por isso..). Na realidade e em termos práticos, falando por experiência também posso garantir que não vai ser por falta de espelhos/piscas que vai acontecer um acidente no campo. No entanto, para se ter seguro/selo/matricula bastava apenas comprar a mota e regista-la e ficavas automaticamente legal para circulares com ela mesmo sem esses "acessórios". Aliás se formos ver até a própria policia quando manda parar este tipo de veiculos nem liga porque já sabem que não trazem/têm montado. Se for uma mota de estrada a conversa já é diferente. Acho que por vezes não podemos ser apenas umas ovelhinhas e concordar com tudo o que é proposto como lei e temos de ser sensatos. Será que realmente é assim tão grave este tipo de motos não terem isto? Por outro lado concordo que já que são veiculos que estão aptos a circular na via pública devem ser fiscalizados, neste caso com uma inspecção. A questão é que ao ser uma novidade temos de ver que existem muitas motas que nunca tiveram essas peças e por esse motivo deve acontecer um avanço progressivo, ou seja, a partir do ano em que for posta esta medida passa a ser obrigatório ( Fazendo recordar um pouco os clássicos).

                                                            Estou apenas a dar a minha opinião e sugestão.

                                                            Aguardo respostas

                                                            Abraço
                                                            Eu até sou a favor dos veículos não precisarem de piscas ou espelhos para andar no mato. O problema é como é que vão para lá, se querem ir pela estrada têm que os ter como qualquer outro veículo. E então faróis ainda pior, quantas vezes as apanho na estrada ao final da tarde e não os levo à frente por uma unha negra...Aliás por essas e por outras é que sou a favor das inspecções para motas e acho que já só vêm é tarde, há que acabar com os Xor Manel na sua Famel com um farol traseiro que dá menos luz que os reflectores.

                                                            No entanto já coisas como emissões poluentes tanto se fazem no mato como na estrada e aí não vejo motivo para as motas de mato estarem isentas.

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