Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Desafio - reparar e não deitar fora!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Desafio - reparar e não deitar fora!

    Vivemos numa altura em que nos damos conta que os nossos padrões de vida estão a alterar profundamente o planeta, com o escassear de recursos que foram esgotados até à exaustão, o aquecimento global e todo um conjunto de acções que sabemos erradas e no entanto...

    Decidi criar este tópico (ao mesmo tempo que está a dar "Uma Verdade Inconveniente" no AXN Black ) porque me aconteceu uma coisa um pouco estúpida esta semana. Tenho aqui um rato óptico que me caiu ao chão e ficou com a roda de scroll partida. Por uma simples peça de plástico vou ser obrigado a comprar um rato novo e este vai simplesmente para o lixo, apesar de estar quase completamente operacional.
    Ora pode ser pura carolice mas não me apetece comprar um rato novo, pelo que gostava de saber se algum de vós tem acesso a uma impressora 3D e poderá fazer o favor de imprimir uma roda de scroll nova (consigo desenhar a peça em Solidworks).
    Já agora se quiserem partilhar algo parecido, estejam à vontade.

    #2
    Originalmente Colocado por cuica Ver Post
    Vivemos numa altura em que nos damos conta que os nossos padrões de vida estão a alterar profundamente o planeta, com o escassear de recursos que foram esgotados até à exaustão, o aquecimento global e todo um conjunto de acções que sabemos erradas e no entanto...

    Decidi criar este tópico (ao mesmo tempo que está a dar "Uma Verdade Inconveniente" no AXN Black ) porque me aconteceu uma coisa um pouco estúpida esta semana. Tenho aqui um rato óptico que me caiu ao chão e ficou com a roda de scroll partida. Por uma simples peça de plástico vou ser obrigado a comprar um rato novo e este vai simplesmente para o lixo, apesar de estar quase completamente operacional.
    Ora pode ser pura carolice mas não me apetece comprar um rato novo, pelo que gostava de saber se algum de vós tem acesso a uma impressora 3D e poderá fazer o favor de imprimir uma roda de scroll nova (consigo desenhar a peça em Solidworks).
    Já agora se quiserem partilhar algo parecido, estejam à vontade.

    Esse nem é o melhor exemplo, mas a partir do momento em que por uma avaria da treta me cobram quase o mesmo que um produto novo, prefiro ( se puder claro ) comprar novo e com garantia de dois anos.

    Comentário


      #3
      Que se lixem os ratos, são uma praga.

      E ainda queres dar-lhe uma rodinha??

      Comentário


        #4
        e uma boa cola (cianoacrilato) não colava isso?

        Trek

        Comentário


          #5
          Também sou desses que tenta sempre a reparação.

          Uma coisa que reparo é que quanto mais caro for o produto mais fácil é uma possível reparação.

          Já produtos de fraca qualidade e baratos, à mínima avaria tornam impossível qualquer reparação.

          Comentário


            #6
            Mete aí o desenho ou foto

            Comentário


              #7
              Uma impressora 3D não te resolve esse problema de uma forma duradoura.

              Comentário


                #8
                Ainda ontem me vi numa situação semelhante. Uma peça do depósito de água começou a vazar, desmontei e era uma simples bolacha em borracha q está ressequida, acessível e facilmente trocável... se se vendesse à parte. Como o fabricante não o faz, comprei a mesma peça de outra marca

                E está-me a acontecer o mesmo com os manípulos das portas de casa, cujas molas estão a ceder ao fim de 16 anos, e não se vendem à parte. Se tiver de trocar algum de certeza absoluta q não volto a esta "conceituada" e conhecida marca. É tudo descartável, hoje em dia, q raio

                Quanto à roda do rato, não tens nenhum antigo aí por casa q desmontes e te aventures à troca?

                Comentário


                  #9
                  ja agora alguem sabe onde posso mandar arranjar uma maquina de tirar leite eletrica (de bebe) onde posso pedir orcamentos na zona de lx??

                  Comentário


                    #10
                    Cena que me mete muita confusão, principalmente quando nunca se falou tanto em poluição/aquecimento global. Antes, tudo se aproveitava e reparava até não dar mais... Hoje em dia, muita trata do que se vende, é estragar e mandar fora... E o mundo automóvel é dos melhores exemplos... Pra que raio que eu um canhão de ignição completo se apenas a ***** do contacto é que está estragada??? E isto é só um exemplo. Mas desde que me disseram que a minha PS2 não tinha reparação e eu vim a descobrir que era só um fusível estragado, já tou por tudo.

                    Comentário


                      #11
                      Aqui em casa temos alguns portáteis que foram reparados após os donos originais os terem dado como perdidos. Especialmente o meu pai tem a cena de reutilizar o que já não "serve" para outros. Faceta essa herdada do meu avô certamente que se recusa a deitar algo útil fora, só porque tem uma pequena avaria.
                      Muitos dos telemóveis que tive foram utilizados após reparação. O teclado e rato que estou a usar são peças com mais de 10 anos que eu reparei pouco tempo após terem perdido a garantia. O rato é um Intellimouse original e o teclado é um Trust multimédia com layout espanhol.
                      Infelizmente isso cada vez é menos possível, especialmente com artigos tão complexos como o que são agora, sem se recorrer a ferramenta especializada.
                      Posto isso, eu penso assim. Se avaria tenta-se reparar, de preferência sem gastar muito dinheiro, é até um passatempo. Senão o melhor é comprar novo.

                      Comentário


                        #12
                        Ainda não tentei a cola de cianoacrilato mas o grande problema é que a peça está fragilizada. A ideia era talvez tentar espessurar na zona de fractura. Aqui vão 2 fotos de tlm:


                        Comentário


                          #13
                          Uma coisa que notei é que nos ultimos 2 anos voltaram a aparecer alguns sapateiros, as pessoas começaram novamente a arranjar os sapatos depois de tantos anos a mandar ao lixo sapatos bons...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                            Uma coisa que notei é que nos ultimos 2 anos voltaram a aparecer alguns sapateiros, as pessoas começaram novamente a arranjar os sapatos depois de tantos anos a mandar ao lixo sapatos bons...
                            Isso justifica-se em calçado de 100€ não de 10€.

                            Comentário


                              #15
                              Na máquina da nespresso antiga aqui de casa avariou-se o botão de ligar... solução de recurso, tirar o botão, o chip do botão, tirar os fios para fora, é só encostar para ligar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                Ainda não tentei a cola de cianoacrilato mas o grande problema é que a peça está fragilizada. A ideia era talvez tentar espessurar na zona de fractura. Aqui vão 2 fotos de tlm:


                                Isso com cola acho que vai lá. Tens é de ver que material plástico é esse. Mas acho que qualquer cola epoxida repara isso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Reparação acabada de fazer...
                                  Máquina de secar roupa avariada.
                                  Sintomas: Trabalha mas não seca a roupa.
                                  Diagnóstico: relé avariado na placa de controlo.
                                  Custo da peça 5,58euros.

                                  DSC_0025.JPG
                                  DSC_0026.JPG

                                  Comentário


                                    #18
                                    Também já poupei muitos euros com reparações: Sensor de impulsos da bomba injectora, queriam 300€, tirei-o fora e vi que era só soldar os fios. Tive de partir muito plastico até chegar aos contactos, e poder ter cobre para soldar, mas compensou. Já anda assim a uns 4 anos e não deu mais problemas.

                                    Motor do microondas avariou, comprei um na net por menos de 10€. Se fosse pela conversa da Maria, ia para o lixo e comprava um novo.

                                    O esquentador também andava com umas manias de não ligar, era uma válvula que tinha um fio muito fino partido. Foi só soldar e ainda funca. Por vontade da Maria, também tinha de ser novo.

                                    Comando da chave do carro, também foi só rectificar as soldas, e ficou novo, na marca queriam 150€ por um novo...

                                    E deve haver mais, mas agora não me lembro...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
                                      ja agora alguem sabe onde posso mandar arranjar uma maquina de tirar leite eletrica (de bebe) onde posso pedir orcamentos na zona de lx??
                                      Eléctrica a pedido da mãe?

                                      Edit: Esqueci-me de responder ao tópico Cá em casa tudo se repara, só se não tiver mesmo arranjo é que vai fora, caso contrário, mais ferro de soldar, menos solda, mais chaves de fendas, menos chaves estrela, e tudo é reparado

                                      Comentário


                                        #20
                                        Na senda do reparar e não deitar fora...

                                        Tenho este leitor de mp3, daqueles que se ligam ao isqueiro e reproduz a música através de uma frequência de rádio:



                                        Acontece que há tempos ia a retirá-lo do isqueiro e vi que a parte final se tinha desenroscado e ficado lá dentro. Ao tentar tirar uma peça metálica do leitor de dentro do isqueiro aquela porra fez faísca e o fusível do isqueiro pifou. Fusível substituído e hoje tentei usar novamente o leitor e não funciona. Acredito que tenha algo a ver com isto (que não faço a mínima ideia do que é):



                                        Poderá efectivamente ser disso? É fácil encontrar isto à venda?

                                        Comentário


                                          #21
                                          MrsX, isso deve ter queimado um componente lá dentro, tens de abrir e ver o que é que está queimado...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                            MrsX, isso deve ter queimado um componente lá dentro, tens de abrir e ver o que é que está queimado...
                                            Não tem muita lógica... a faísca não se deu com todo o leitor encaixado no isqueiro.

                                            O que desenroscou e ficou lá dentro foi isto:



                                            Tirei a parte plástica e quando fui a retirar o restante é que se deu a faísca. Antes disso o leitor funcionava perfeitamente, tanto que vinha a ouvir musiquita através dele.
                                            Editado pela última vez por MrsX; 03 June 2012, 22:59.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                              Ainda não tentei a cola de cianoacrilato mas o grande problema é que a peça está fragilizada. A ideia era talvez tentar espessurar na zona de fractura. Aqui vão 2 fotos de tlm:


                                              Boas.
                                              Isso é fácil de reparar. Tens que reforçar as partes partidas com uma ponta de clip cortado. Aqueces a ponta de um clip que abriste e fazes um furo em cada extremidade partida, colocas a pontinha do clip que cortas-te como reforço e depois é só meter um pouco de super cola e unir.
                                              Já agora aproveita para colar a borracha que está agarrada à roda para não deslizar.
                                              Prontinho. Uma reparação à MacGyver.
                                              Editado pela última vez por RYKWEST; 03 June 2012, 23:14.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                                Eléctrica a pedido da mãe?
                                                Electrica ou eletrica nao sei depende do novo acordo..
                                                Conheces algum sitio onde possa pedir orcamento??

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                  (...) Acredito que tenha algo a ver com isto (que não faço a mínima ideia do que é):



                                                  Poderá efectivamente ser disso? É fácil encontrar isto à venda?
                                                  Isso é.... um fusível. É extremamente fácil de encontrar.
                                                  Faz todo o sentido que tenha sido isso a queimar.
                                                  No fusível estão escritas as características (V voltagem, A amperagem).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por blink Ver Post
                                                    Isso é.... um fusível. É extremamente fácil de encontrar.
                                                    Faz todo o sentido que tenha sido isso a queimar.
                                                    No fusível estão escritas as características (V voltagem, A amperagem).
                                                    Quando se é naba nestas coisas, até podia lá ter escrito a dizer o que era que se calhar nem via.

                                                    F2AL 250V, é o que me parece ter escrito. A ver se vou então comprar um novo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                      Quando se é naba nestas coisas, até podia lá ter escrito a dizer o que era que se calhar nem via.

                                                      F2AL 250V, é o que me parece ter escrito. A ver se vou então comprar um novo.
                                                      Levas esse fusível, vais a uma loja de componentes eletrónicos e pedes um igual. Isso é barato. 0.50 € máximo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Aqui, a Sul do Equador não se deita nada fora.

                                                        Há sempre um 'artista' disposto a resolver o problema, qualquer que seja.

                                                        Na área automóvel até há uma zona onde se compra, encomenda ou manda reparar o que for.

                                                        Caso para dizer que a necessidade aguça o engenho.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Por aqui também se tenta reparar tudo.

                                                          Material que foi recuperado:

                                                          Frigorífico, 2 aparelhagens de som, leitor de dvd do carro, computadores, esquentador, torradeira, torno de bancada, etc.


                                                          Actualmente estou a reparar uma coluna de direcção de um opel corsa (problema crónico). Partiu uma engrenagem. Só vendem a coluna completa.
                                                          A engrenagem já foi retirada e agora começa a busca para encontrar uma igual.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Por falar em Opel Corsa, há 2 ou 3 semanas também estive de volta do da minha mãe. O manípulo de piscas/comutador de máximos derreteu uma peça de plástico e ficou preso em máximos. Consegui dar-lhe um jeito e já se poupou o dinheiro da peça que, mais tarde ao procurar no ebay, vi que se comprava por ~20€.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X