Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal, como sentimos, e o que é a música?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Afinal, como sentimos, e o que é a música?

    Boas tardes caros colegas,

    Antes de mais, aproveito o tópico para desejar umas boas férias a todos vós, espero que aproveitem bem as mesmas para repor as energias e assim ficarem prontos para mais um ano de trabalho, e obviamente de bons posts aqui no nosso cantinho.
    Calma e cuidado é o que se precisa para poderem desfrutar delas sem qualquer percalço, vamos a ter calma na estrada, porque afinal, até estamos de férias, não há horários para cumprir, o dia é todo nosso. ;)

    Bom, uma das coisas que todos nós quase obrigatoriamente levamos para as férias com o fim de nos fazer distrair um pouco, alegrar, ou fazer pensar são os CDs de música.

    A música é algo que nos acompanha no dia-a-dia, nos momentos complicados, nos momentos de loucura, de prazer, enfim, é algo que está integrado em nós, e que faz falta na nossa vida.

    Uma das provas, é, por exemplo, a frequência com que são abertos tópicos sobre este excelente tema, no nosso fórum.

    Todos olhamos para ela de formas diferentes, todos nós temos gostos diferentes, por vezes discutimos estilos, tipos, bandas, artistas, outras vezes nem ligamos muito. Mas uma coisa é certa, a musica é um elo de ligação entre culturas, pessoas, vidas, países, e até entre o próprio tempo.

    Eu acho que a musica, independentemente do estilo, é uma espécie de linguagem incrivelmente directa, que consegue falar directamente com a nossa alma. Ou não fosse esta responsável, muitas vezes, pela alteração do nosso estado de espírito.

    Já repararam como os artistas no mundo da música se ligam, e se juntam, sem rivalidades? Já reparam que se isso acontece na música, deveria acontecer no mundo real? Será que se levássemos as nossas vidas como uma melodia, o mundo não seria melhor?

    Eu acho que a música podia ser mais bem aproveitada, e ter uma influência extremamente positiva no nosso ser.

    Bom, com isto deixo aqui, não a minha música favorita, mas uma que me veio à cabeça enquanto redigia o tópico, e que por sinal adoro, aliás este álbum é fantástico.

    Num mundo tão complicado, vamos dar mais atenção ás pequenas maravilhas da vida...

    Yanni - Keys to Imagination (Live at the Acropolis)

    http://www.youtube.com/watch?v=o_EVLPrgrqs&search=Yanni

    Porquê uma musica deste género? Porque como podem observar, esta musica não tem língua, não tem cor, não tem raça, pode ser ouvida e interpretada por todos, independentemente das culturas, ou dos pensamentos de cada um.

    Um abraço a todos.

    #2
    Eu não estou de férias!

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Torres

      Eu não estou de férias!
      :D:D

      Eu estou

      Então o meu desejo de boas férias é apenas para quem está, ou vai de férias. ;)

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

        citação:Originalmente colocada por Torres

        Eu não estou de férias!
        :D:D

        Eu estou

        Então o meu desejo de boas férias é apenas para quem está, ou vai de férias. ;)
        Calma aí que não te safas assim tão facilmente. Estou a pensar no resto do tópico


        EDIT:

        Bem, a música já é isso que disseste. Não me vou alargar, porque não vale muito a pena, que além de isto ser algo que toda a gente sabe. A espécie humana é muito sensorial. A nossa percepção do mundo está, como é óbvio, completamente dependente dos sentidos. A audição, talvez logo a seguir à visão, será a que mais nos ajuda a ter a percepção do que nos rodeia. Obvio que há quem não oiça e há quem não veja. Isso não significa que não tenham percepção do mundo, mas na realidade têm uma muito diferente e particular. A musica surge como um refinar da percepção. Tornar o som harmonioso, tornar a percepção algo poético. Elevar a percepção ao ponto de já não ser só ouvir, ser também sentir, reagir e criar emoção ao som. E desse modo não só ter mais percepções do mundo, como dar mais percepções ao mundo dos outros. É uma forma de afirmação, é uma forma de comunicação, um legado, um testemunho, não só de uma pessoa ou de um grupo, mas também de uma geração, de um país, de uma cultura, e isso vê-se perfeitamente - e é muito interessante - nas diferenças que existem nas musicas de país para país e de região para região. Claro que há muito mais a dizer, mas vou ficar por aqui. ;)

        Comentário


          #5
          :D:D:D

          Edit:

          citação:Bem, a música já é isso que disseste. Não me vou alargar, porque não vale muito a pena, que além de isto ser algo que toda a gente sabe. A espécie humana é muito sensorial. A nossa percepção do mundo está, como é óbvio, completamente dependente dos sentidos. A audição, talvez logo a seguir à visão, será a que mais nos ajuda a ter a percepção do que nos rodeia. Obvio que há quem não oiça e há quem não veja. Isso não significa que não tenham percepção do mundo, mas na realidade têm uma muito diferente e particular. A musica surge como um refinar da percepção. Tornar o som harmonioso, tornar a percepção algo poético. Elevar a percepção ao ponto de já não ser só ouvir, ser também sentir, reagir e criar emoção ao som. E desse modo não só ter mais percepções do mundo, como dar mais percepções ao mundo dos outros. É uma forma de afirmação, é uma forma de comunicação, um legado, um testemunho, não só de uma pessoa ou de um grupo, mas também de uma geração, de um país, de uma cultura, e isso vê-se perfeitamente - e é muito interessante - nas diferenças que existem nas musicas de país para país e de região para região. Claro que há muito mais a dizer, mas vou ficar por aqui.
          Nem mais Torres! [^][^];)

          Comentário


            #6
            Eu hoje comecei de férias.
            Parabéns pela qualidade do texto, Tubular Bells, está genial.

            "Já repararam como os artistas no mundo da música se ligam, e se juntam, sem rivalidades? Já reparam que se isso acontece na música, deveria acontecer no mundo real? Será que se levássemos as nossas vidas como uma melodia, o mundo não seria melhor?" ;)[^][^]

            Comentário


              #7
              Eu sou um bocado esquisito. Raramente oiço música, só mesmo no carro e na discoteca. De resto raramente oiço. Há pessoal que estuda, programa, trabalha no computador a ouvir música, eu sou incapaz disso, desconcentro-me logo. Só conseguia programar +- com café del mar e mesmo assim durante pouco tempo. :S

              Comentário


                #8
                Já agora a titulo de curiosidade; uns familiares da minha mãe (humm, suponho que isso faz deles meus familiares também...a lingua portuguesa é lixada- queria dizer que é do lado da minha mãe, não do meu pai-não que seja relevante- aliás, como todo este aparte é irrelevante. Perdi-me... :D) tiveram uma menina, autista, que a única coisa a que ela reagia era a música. Não ligava à mãe, nem ao pai, nem a ninguém, nem a binquedos, nada. Punham música a tocar ela ficava quieta. Hoje em dia já reage um pouco mais a outros estimulos, mas continua a reagir sempre mais a música.

                Comentário


                  #9
                  O ser humano não consegue viver sem música e isso está provado à muito tempo. Depois é claro que cada um gosta de músicas diferentes, mas a m´suica não é só as músicas das rádios que ouvimos e das tv, é qualquer tipo de som, o som dos passaros a cantar é música, o som das gotas da chuva a cair é música, uma gota de água a cair numa caverna é música, o mundo é composto por milhares de sons diferentes, que nos dispertam sentimentos diferentes em alturas diferentes também.

                  Comentário


                    #10
                    Talvez a música seja até parte de nossa personalidade.

                    Comentário


                      #11
                      Eu preciso tanto de música como de oxigénio..

                      Comentário


                        #12
                        a música é uma forma de entretenimento, prazer e terapia em simultaneo !

                        Comentário


                          #13
                          não devo passar um unico dia sem ouvir musica, no carro, no pc e até a adomecer

                          Comentário


                            #14
                            A musica é essencial para mim, nao ha um bocadinho que tenha que nao aproveite para ouvir musica, aliás, raramente vou a algum sitio que nao me faça acompanhar pelo mp3.
                            Como alguem ja disse, é uma terapia, e possivelmente a melhor terapia que existe, é inofensiva, barata, muda-nos o estado de espirito (pelo menos falo por mim) .
                            É possivelmente, uma das melhores coisas da vida.

                            PS: Escrevi este topico a ouvir o Fade To Black, que possivelmente o Mad Dragon gosta muito

                            http://www.youtube.com/watch?v=faEX3qjP9Mc

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Der Teufel Ver Post
                              A musica é essencial para mim, nao ha um bocadinho que tenha que nao aproveite para ouvir musica, aliás, raramente vou a algum sitio que nao me faça acompanhar pelo mp3.
                              Como alguem ja disse, é uma terapia, e possivelmente a melhor terapia que existe, é inofensiva, barata, muda-nos o estado de espirito (pelo menos falo por mim) .
                              É possivelmente, uma das melhores coisas da vida.

                              PS: Escrevi este topico a ouvir o Fade To Black, que possivelmente o Mad Dragon gosta muito

                              http://www.youtube.com/watch?v=faEX3qjP9Mc
                              Essa música é linda...

                              De resto, concordo. Também não passo um dia sem ouvir música e ando sempre com o MP3 atrás de mim

                              Comentário


                                #16
                                Não passo um dia sem ouvir música, é o meu vício entranhado na cabeça, no sangue, nos ouvidos, nos olhos (sim, porque o artwork dos albuns também conta ), desperta-me sentimentos, arrepia-me, faz-me sentir alegre, feliz, depressivo, indiferente, ouço no trabalho, em casa, no carro, enfim...

                                A música desperta-me os sentidos com brusquidão, e para mim, acima da música só está a bela mulher bem perfumada (então se for com Emporio Armani até sinto a uns bons metros) ;)

                                Eu ouço de tudo um pouco, mas dou especial atenção ao metal e ao rock, pois é o tipo de música que mais me faz vibrar, embora tenha noutros campos, bandas como Madredeus, God Is An Astronaut, Sting, Seal, Norah Jones, jazz, blues... É o que me estiver a apetecer na altura.

                                Sou também um comprador assíduo de CD's, e só quem sente verdadeiramente a música e a arte, é que percebe o que significa cada caixinha de CD, cada rodela prateada e o prazer de a colocar numa aparelhagem e ouvir o album enquanto se lê o booklet...
                                Editado pela última vez por OrDoS; 16 February 2007, 17:16.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                                  Talvez a música seja até parte de nossa personalidade.

                                  Sem dúvida que sim, faz parte da nossa personalidade, por isso é que cada pessoa gosta de sons diferentes e perante um mesmo som duas pessoas sentem coisas diferentes.
                                  Editado pela última vez por snow; 16 February 2007, 18:17.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por snow Ver Post
                                    Sem dúvida que sim, faz parte da nossa personalidade, por isso é que cada pessoa gosta de sons diferentes e perante um memso som duas pessoas sentes coisas diferentes.
                                    Era mesmo isso que ia dizer!

                                    Comentário


                                      #19
                                      sobre a musica e como a sentimos, deixo aqui um extrato de um texto que uma amiga minha, que escreve lindamente, me ofereceu (espero que ela nao se zangue comigo, por o partilhar convosco)

                                      "Musica, conjunto de notas musicais que numa bela harmonia
                                      Se transformam numa sinfonia.
                                      Todos os dias ouvimos musica desde o amanhecer ate ao anoitecer,
                                      Mas nem todas sao faceis de entender.
                                      Sao musicas de embalar, musicas para cantar, musicas para amar,
                                      Musica, musica ate ao fim do que chamamos viver.
                                      Hoje a sorrir, amanha a chorar
                                      E que podemos a isto chamar?
                                      Musica".

                                      Comentário


                                        #20
                                        Qual a vossa relação com a música? São polivalentes ou adeptos de um género de som?

                                        Sempre gostaram de música?? Eu quando era puto não ligava pevas a música, mas com o aparecimento da Rádio Cidade tudo mudou, até o próprio conceito de rádio em Portugal!! Contudo os meus gostos foram evoluindo de uma forma bastante homogénea. Sempre gostei mais de música acelarada que da calminha mas hoje em dia considero-me polivalente! Com 28 anos sou da época do Grunge e tenho muito orgulho nisso, mas hoje em dia oiço vários estilos de música desde as bandas mais dançáveis às bandas mais "barulhentas". E voçês? São polivalentes na música ou há estilos musicais que consideram que nem deviam existir???

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nao critico genero musical nenhum, mas sou fanatico pelo rock dos anos 70, 80 e algum do inicio dos anos 90

                                          Comentário


                                            #22
                                            Gosto um pouco de tudo embora tenha algumas preferencias pelo Rock dos anos 80-90, electronica, house e classica.

                                            Pela negativa, não gosto mesmo nada é de Trash Metal

                                            Comentário


                                              #23
                                              Gosto de tudo o que seja bom

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sou adepto do rock, pop, hip-hop e algum R&B, depois também oiço outros estilos como electrónica e metal, mas menos.

                                                De resto não gosto muito, mas não critico quem gosta, gostos não se discutem...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                  Gosto de tudo o que seja bom


                                                  Rapaz nem parece resposta tua!!! Isso é muito vago! Para ti uma música pode ser muita fixe e para mim ser de fugir!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                    Rapaz nem parece resposta tua!!! Isso é muito vago! Para ti uma música pode ser muita fixe e para mim ser de fugir!!


                                                    Mas é verdade, e dentro de um mesmo estilo isso que dizes tb pode acontecer

                                                    Mas pronto, tenho uma ligeira inclinação para músicas muito calminhas, músicas ambiente...de vez em quando uma onda mais pop e rock, mas do light...e outras vezes metal melódico e tal....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      pop rock
                                                      techno/dance
                                                      irlandesa/escocesa (the corrs e celtic woman)
                                                      romântica (oceano pacifico )

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A minha relação com a música é boa, muito obrigado!

                                                        Para ouvir gosto de tudo um pouco menos fado (pelo menos daquele mais chorado), ópera e folclore.

                                                        Os meus estilos favoritos são:
                                                        - eurodance (Cascada, Dj Dean, Groove Coverage, os sets do Dj Inphinity e do Vicious Pete);
                                                        - metal sinfónico com voz feminina (Within Temptation, Xandria, Lunatica, Visions of Atlantis, Elis, Nightwish, Epica e Tristania);
                                                        - pop (Lene Marlin, Celine Dion, The Corrs, Julie Roberts, Kelly Clarkson, etc...)


                                                        Sou ainda teclista de um grupo de baile que se dedica exclusivamente à música popular (pimba) e tradicional portuguesa

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          redheart

                                                          tens alguns nomes que gosto e admiro

                                                          ainda bem que falas da Lene Marlin ou Cascada por exemplo

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu sempre gostei bastante de musica desde muito pequeno.

                                                            Lembro-me perfeitamente de ver aos domingos um programa de tops nacional que dava na RTP e cuja lista vinha da TV Guia. Isto praí em 1987/88.
                                                            Nesta altura ouvia principalmente Elton John, Bryan Adams, Dire Straits, Beatles.

                                                            Depois no início dos anos 90 comecei a gostar mais de rock e punk rock. Nesta altura ouvia Guns n' Roses, Nirvana, Pixies, Ugly Kid Joe, The Cure, James, Soundgarden, Pearl Jam.

                                                            A partir daí ia ouvindo tudo do mesmo género com qualidade: Blur, Oasis, Blind Melon, The Doors, Radiohead, etc.

                                                            Mais recentemente Silverchair, The Verve, Suede, Strokes, Bloc Party, Mika (este por ser diferente e em parte inovador )

                                                            Hoje em dia é cada vez mais raro haver música de qualidade, por isso muitas das vezes acabo por ouvir os grandes temas do passado.

                                                            Ahh, aos 14 anos tive lições de guitarra e desde então gosto de tocar algumas musicas uma vez por outra

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X