Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O melhor professor que já tive Best Teacher I Ever Had

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O melhor professor que já tive Best Teacher I Ever Had

    Recebi e achei boa ideia partilhar...

    Extracted from Reader's Digest (Asian Edition), April 1991, pp. 47-48.

    O senhor Whitson ensinava ciências para a 6ª série. No primeiro dia de aula ele nos falou sobre uma criatura chamada cattywampus, um animal nocturno extinto durante a Era do Gelo. Ele passou para os alunos um crânio enquanto falava. Todos nós fizemos anotações e depois respondemos a um teste sobre a aula.

    Quando recebi a prova corrigida fiquei surpreso. Havia um grande e vermelho X em todas as minhas respostas. Eu havia falhado. Devia haver algum engano! Eu havia escrito exactamente o que o professor Whitson havia dito na aula. Então percebi que todos na classe haviam falhado. O que havia acontecido?

    Muito simples, o professor explicou. Ele havia inventado tudo o que falou sobre o cattywampus. Aquele animal nunca havia existido, ou seja, toda a informação em nossas anotações estava errada. Nós esperávamos crédito por respostas erradas?
    Desnecessário dizer, nós ficamos revoltados. Que tipo de teste era esse e que tipo de professor ele era?

    Nós deveríamos ter descoberto, o senhor Whitson disse. Afinal, enquanto ele passava o crânio do cattywampus pela sala (que na verdade era o crânio de um gato), não estava afirmando que não havia nenhuma evidência do animal? Ele havia descrito sua incrível visão nocturna, a cor de sua pelagem e muitos outros fatos que ele não poderia saber.

    Ele havia dado ao animal um nome ridículo e mesmo assim ninguém havia desconfiado. Os zeros em nossas provas iriam para a avaliação, ele disse. E eles foram. O professor Whitson disse que esperava que aprendêssemos uma lição dessa experiência.

    Professores e livros didácticos não são infalíveis. Na verdade, ninguém é. Ele nos disse para nunca deixar-mos o nosso cérebro ficar desatento e a aceitar mesmo que pensássemos que ele ou qualquer livro estivessem errados. Todas as aulas com o professor Whitson era uma aventura. Ainda posso lembrar de algumas aulas de ciências do começo até o final. Um dia ele nos disse que seu carro era um organismo vivo. Nós demoramos dois dias para bolar um argumento contrário que ele aceitasse. Ele não nos deixava sossegar até que houvéssemos provado não só que sabíamos o que era um organismo, mas também que tínhamos força para defender a verdade.

    Nós levamos nosso recém-adquirido cepticismo para todas as nossas aulas. Isso causou problemas para os outros professores, que não estavam acostumados a serem desafiados. Nosso professor de história começava a falar sobre algum assunto e de repente alguém limpava a garganta e dizia “cattywampus”.

    Se alguém me pedisse uma proposta para solucionar os problemas das nossas escolas, ela seria o professor Whitson. Eu não fiz nenhuma grande descoberta científica, mas ele deu a mim e meus colegas de classe algo tão importante: a coragem de olhar outra pessoa nos olhos e dizer que ela está errada.

    Ele também nos mostrou que você pode se divertir nesse processo. Nem todo mundo vê valor nisso (antes pelo contrario, ficam até ofendidos).

    Uma vez contei sobre o senhor Whitson a um professor de ensino fundamental, que ficou horrorizado. “Ele não devia ter enganado você assim”, disse.


    Eu olhei-o, nos olhos e disse-lhe, que estava errado.

    O melhor professor que já tive




    Fiz pequenas correcções no texto, ainda não me consegui habituar ao português do Brasil e para tornar a historia inteligível, a alternativa era colocar aqui uma versão inglesa.

    #2
    Já tive uma professora que me ensinou a pensar assim, a diferença é que não foi preciso dar zeros a ninguém para aprender-mos.

    Nesse mesmo ano tivemos uma mega discussão com o professor de fisica porque sismava-mos que ele estava errado, e estava!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
      Já tive uma professora que me ensinou a pensar assim, a diferença é que não foi preciso dar zeros a ninguém para aprender-mos.

      Nesse mesmo ano tivemos uma mega discussão com o professor de fisica porque sismava-mos que ele estava errado, e estava!
      Nota-se que funcionou...

      Comentário


        #4
        Não há em Inglês? Ler textos em Brasileiro é coisa que não consigo..

        Comentário


          #5
          Lembro-me algures entre o 5 e o 9º ano um professor que educação visual que tive.

          Durante um aula em que o professor estava a ditar apontamentos sobre design e a definição de kitsch algures lá no meio surge o exemplo da Feira de Montemor. Na altura todos nos rimos mas aceitámos e limitamo-nos a anotar nos cadernos.

          Na aula seguinte, o professor pediu-nos para ler tudo o que tínhamos apontado e se fazia alguma lógica... Foi o meu professor "Whitson".

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
            Nota-se que funcionou...
            Filosofia? Eu aprendi muito, tenho pena é que a professora de PT fosse bonita como um pneu

            Comentário


              #7
              O sentido critico deve ser estimulado desde muito cedo em qualquer nível de ensino e é essencial para a autodeterminação individual, no entanto e como é evidente, esse sentido só pode ser critico quando baseado em conhecimentos já adquiridos e estruturados. Misturar a transmissão de conhecimentos (que se pretendem verdadeiros, fiáveis, lógicos e sistemáticos) com a critica sobre os mesmos, quando estes ainda não estão apreendidos, é um método pouco eficaz para o objectivo final que se quer incutir.

              Comentário


                #8
                Se fosse em Portugal, teria uma caixa dos papás no Agrupamento, e avaliação negativa dos pares. O professor sairia da escola e levaria com "chá" para se adequar ao ensino. Pouco depois, desistia da Educação.

                Comentário


                  #9
                  Eu sou professor, por acaso gostava de saber quais as boas práticas de professores que já tiveram e aqueles que mais vos marcaram. Por vezes um bom professor pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                    Eu sou professor, por acaso gostava de saber quais as boas práticas de professores que já tiveram e aqueles que mais vos marcaram. Por vezes um bom professor pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa.
                    Até hoje, os professores que mais me marcaram foram sempre aqueles cujo "estilo de estar" me colocaram à vontade na sala de aula. Aqueles que não eram uma autoridade estática e rígida, mas que mesmo assim eram respeitados. Não o eram pela figura ou por uma determinação social/institucional, mas sim porque a sua maneira de ser, de estar e de nos tratarem e interagirem criavam esse respeito. Não te sei explicar muito bem, mas são pessoas que nos mostram que aquilo que estão a fazer é por gosto e que o tempo que estão a passar connosco não é um frete ou "porque tem de ser". São pessoas a partilhar o que sabem e ao mesmo tempo a receber "feedback" que nós damos. Portanto pessoas que ensinam mas também estão a aprender.
                    Infelizmente, não se apanham muitos assim. No meu caso concreto foram uns três ou quatro.

                    Comentário


                      #11
                      Tive uma professora de português no secundário que era tão boa,mas tão boa,que eu só de passar as aulas a olhar-lhe para as pernas e rabo,não aprendia nada.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                        Tive uma professora de português no secundário que era tão boa,mas tão boa,que eu só de passar as aulas a olhar-lhe para as pernas e rabo,não aprendia nada.
                        não deves ter sido só tu

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                          Não há em Inglês? Ler textos em Brasileiro é coisa que não consigo..
                          se perceberes inglês facilmente encontras o texto original....

                          Comentário


                            #14
                            Por acaso o que há mais hoje é a "carneirada" a dizer ámen só para não perderem o comboio.
                            Se está certo, se está errado, se é integro, se não é integro, não interessa. O que interessa é se o chefe diz, o pessoal segue-lhe as pisadas.

                            Comentário


                              #15
                              O meu melhor professor, de longe, foi o:

                              Prof. Doutor. Eng. José Raposo - brilhante em tudo.

                              Os piores....
                              Matemática 10º
                              Matemática 11-12º
                              Ciências 10º

                              Todos tinham em comum a falta de jeito para dar aulas, a incapacidade de cativarem, a necessidade de "cábulas" leccionar seja que tema for e a insegurança de existirem à sua frente pessoas mais inteligentes que elas próprias.

                              No entanto, e acima de tudo isto, aquilo que eu mais detestava era a arrogância de acharem que tinham poderes divinos que lhes permitiam adivinhar, sem a menor sombra de dúvida, o futuro dos seus alunos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                Tive uma professora de português no secundário que era tão boa,mas tão boa,que eu só de passar as aulas a olhar-lhe para as pernas e rabo,não aprendia nada.
                                x2

                                mas a minha era de FQ

                                nunca tive uma prof. de PT jeitosa que me lembre

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho piada a estes mails brazukas sempre com histórias lamechas que REALMENTE aconteceram.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O meu professor de Filosofia e Psicologia do secundário. Além do programa da disciplina, incutiu-nos valores e preparou-nos para a vida. Foi uma experiência fantástica e ainda hoje me lembro imensas vezes das histórias que ele contava. Naquela altura fez de nós, que éramos putos, homens e mulheres.
                                    Aqui há tempos experimentei umas aulas do MIT e outras universidades, através do opencourseware. Saliento as aulas de Físca do Prof. Walter Lewin. Deixo aqui um vídeo com algumas passagens interessantes. De escachar a rir!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu ensimo sempre sem ler, mas tenho sempre um esquema base comigo para não me desviar da rota. Uma das coisas que os meus alunos mais gostam é quando eu me ponho a desenhar os conceitos no quadro. Desenho mal e porcamente mas ajo como se fosse um artista consagrado dizendo " querem que desenhe?" e eles " não professor deixe lá estar isso" "ok então vou desenhar."

                                      É risada pela certa.
                                      A melhor coisa que me pode acontecer é quando chego ao fim da aula e os alunos dizem "já acabou?" com um ar de quem queria mais. É a realização completa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                        Acho piada a estes mails brazukas sempre com histórias lamechas que REALMENTE aconteceram.
                                        Pode ser um paradoxo interessante, a existência de pessoas que acreditam logo neste texto.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                          ...

                                          A melhor coisa que me pode acontecer é quando chego ao fim da aula e os alunos dizem "já acabou?" com um ar de quem queria mais. É a realização completa.
                                          Com o meu professor de Matemática do 10º, 11º, 12º era assim.
                                          As aulas "voavam".
                                          Era extraordinario.

                                          Em termos profissionais, estava muito acima da média.
                                          Fartava-se de trabalhar: disponibilizava-se para dar aulas extra, fazia imensas fichas com resumos/explicações da matéria, complementando com dezenas de exercícios diferentes, entre outras coisas.

                                          Professor, se estiver por aqui , cumprimentos.

                                          Foi, sem dúvida, o melhor professor que tive.
                                          Editado pela última vez por Agent; 18 June 2012, 12:54.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Prof de Língua Portuguesa do 8º e 9º anos. Padre António Ferreira Rodrigues - infelizmente já falecido.
                                            Era um professor à antiga que, provavelmente, seria detestado por 90% do pessoal deste fórum. O certo é que me conseguiu mostrar o Português como nunca algum outro professor o tinha feito anteriormente.

                                            Gostava de fazer pelos meus alunos metade do que ele fez por mim... e eu apresento resultados incontestáveis que provam que sou bom

                                            Comentário


                                              #23
                                              Para mim, o melhor professor de sempre, foi uma professora, acompanhou-me da primeira a quarta classe, era exigente e dura, carinhosa e muito cuidadosa, sabia explicar como ninguém e recompensava o mérito inato ou adquirido.

                                              Propôs alguns alunos, pelas capacidades demonstradas, para passarem para anos à frente, eu inclusive, mas naqueles tempos, não se fazia isso a meninas de uma terra em Trás-os-Montes, filha de gente que trabalhava nas vinhas.

                                              Depois dela, poucos puderam ser tão bons, tinham que derrubar um padrão demasiado elevado, muitos tentaram outros nem por isso, limitavam-se a declamar a matéria, quantas vezes a olhar para uma sebenta mal feita.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Na escola primária que eu andei em Lisboa,é que era bom.Tive que aturar durante 4 anos um professor sádico,que adorava dar com uma tábua de madeira nos nóz dos dedos nos alunos mais burros (o meu caso) e depois de almoço tinha-mos que levar com bafuradas de fumo de tabaco quando se sentava ao nosso lado (tão querido)
                                                Espero que passados quase 50 anos esteja a arder no inferno.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X