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Especialistas em obras / engenheiros / arquitectos / etc - uma dúvida

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    Especialistas em obras / engenheiros / arquitectos / etc - uma dúvida

    Alguém saberá dizer para que servem esta espécie de "bolas" que se utiliza nas obras, nomeadamente entre dois pisos de um edifício? Confesso que depois de muito pensar, ainda não percebi



    #2
    Posso estar errado, mas parecem-me "formas", para dar forma aqueles tectos/placas dos grandes edifícios, que parecem umas colmeias...

    Comentário


      #3
      Para fazer uma laje aligeirada.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        Para fazer uma laje aligeirada.

        E o que é isso?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
          Posso estar errado, mas parecem-me "formas", para dar forma aqueles tectos/placas dos grandes edifícios, que parecem umas colmeias...
          Não, isso é uma laje fungiforme. Que leva os chamados de "cocos" para fazer os espaços que depois são retirados qaudno se retira a cofragem.

          Neste caso as bolas vão ficar dentro do betão e "perdem-se" mas consegue-se fazer uma laje mais leve.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
            E o que é isso?
            Imagina que não tens lá as "bolas", ficava tudo cheio de betão. Assim o betão apenas preenche os lugares entre as bolas, e as bolas são de "plástico" e são mais leves que o betão.

            Comentário


              #7
              Obrigado pela explicação ;)

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                Não, isso é uma laje fungiforme. Que leva os chamados de "cocos" para fazer os espaços que depois são retirados qaudno se retira a cofragem.

                Neste caso as bolas vão ficar dentro do betão e "perdem-se" mas consegue-se fazer uma laje mais leve.
                Ou isso...

                Tens toda a razão !

                Comentário


                  #9
                  Uma laje fungiforme:





                  Uma Laje tradicional:




                  Uma Laje Mista (chapa de aço e betão):




                  Uma Laje Aligeirada (que pode ser com abobadilhas ou com estas Esferas)

                  Comentário


                    #10
                    Já agora uma particularidade das tais lajes fungiformes, por norma são muito usadas em estacionamentos e afins. Num caso de um estacionamento com uma laje dessas, não se deve trocar um pneu a um carro lá dentro.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                      Já agora uma particularidade das tais lajes fungiformes, por norma são muito usadas em estacionamentos e afins. Num caso de um estacionamento com uma laje dessas, não se deve trocar um pneu a um carro lá dentro.
                      Se estiver num piso acima, certo ?

                      Lá vai macaco perfurador

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                        Se estiver num piso acima, certo ?

                        Lá vai macaco perfurador
                        Sim, em casos em que há pisos para baixo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                          Já agora uma particularidade das tais lajes fungiformes, por norma são muito usadas em estacionamentos e afins. Num caso de um estacionamento com uma laje dessas, não se deve trocar um pneu a um carro lá dentro.
                          Não sabia disso... Ainda há 15 dias tive de mudar um pneu a uma rapariga num parque de estacionamento num Centro Comercial.

                          Pelos vistos tive sorte que ela estacionou mesmo no piso mais baixo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                            Não sabia disso... Ainda há 15 dias tive de mudar um pneu a uma rapariga num parque de estacionamento num Centro Comercial.

                            Pelos vistos tive sorte que ela estacionou mesmo no piso mais baixo.
                            Se não tinha mais nenhum em baixo, então não faz mal. E mesmo num superior podes ter sorte, ou também não... LOL

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              Se não tinha mais nenhum em baixo, então não faz mal. E mesmo num superior podes ter sorte, ou também não... LOL
                              A sério que há assim tanto risco de acontecer alguma coisa?

                              Tendo em conta um carro com 1200 - 1400 Kg?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                A sério que há assim tanto risco de acontecer alguma coisa?

                                Tendo em conta um carro com 1200 - 1400 Kg?
                                Tendo em conta que esse peso seria em grande parte suportado num só ponto e não distribuído... às tantas há!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                  A sério que há assim tanto risco de acontecer alguma coisa?

                                  Tendo em conta um carro com 1200 - 1400 Kg?
                                  Há sempre risco, as lajes fungiformes chegam a ter 7cm na parte mais fina, e se por acaso tiveres azar e o macaca ficar exactamente no meio, e tiveres um carro de 1.200kg são mais de 300kg apoiados apenas numa chapa de 3cm2 sobre uma laje com 7cm...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                    A sério que há assim tanto risco de acontecer alguma coisa?

                                    Tendo em conta um carro com 1200 - 1400 Kg?
                                    Está relacionado com a tensão, força a dividir pela área (T=F/A), concentrando peso num ponto único (base do macaco) provoca uma tensão enorme.

                                    É como o dimensionamento de pavimentos, o que é pior? Um elefante pisar um mosaico com a pata ou uma mulher pisá-lo com um salto alto?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por After Ver Post
                                      Está relacionado com a tensão, força a dividir pela área (T=F/A), concentrando peso num ponto único (base do macaco) provoca uma tensão enorme.

                                      É como o dimensionamento de pavimentos, o que é pior? Um elefante pisar um mosaico com a pata ou uma mulher pisá-lo com um salto alto?
                                      Depois entramos na resistência ao punçoamento! E temos mais coisas para explicar!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                        Depois entramos na resistência ao punçoamento! E temos mais coisas para explicar!
                                        ELU, flechas, SC, tinham que pagar já pelo projecto!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                          Depois entramos na resistência ao punçoamento! E temos mais coisas para explicar!
                                          Este exemplo do macaco do carro numa laje fungiforme é completamente exagerado. Era o que faltava se tal coisa pudesse acontecer. Eu nem vou fazer contas agora - e a resistência de materiais está um pouco esquecida - mas uma carga de 300 Kg concentrada numa laje de pavimento de um parque de estacionamento não é nada de especial. Claro que se fosse uma laje de cobertura a questão era outra.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                            Há sempre risco, as lajes fungiformes chegam a ter 7cm na parte mais fina, e se por acaso tiveres azar e o macaca ficar exactamente no meio, e tiveres um carro de 1.200kg são mais de 300kg apoiados apenas numa chapa de 3cm2 sobre uma laje com 7cm...
                                            Bem, 3cm2 também não! Talvez uns 150cm2 (10cm x 15cm) seja mais razoável!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              Bem, 3cm2 também não! Talvez uns 150cm2 (10cm x 15cm) seja mais razoável!
                                              Há macacos com bases mínimas com 3x3cm ou no máximo 5x5cm.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                Depois entramos na resistência ao punçoamento! E temos mais coisas para explicar!
                                                A fungiforme reage melhor a esforços de torção?
                                                Confesso que sempre que as vejo, fico a pensar nisso. Uma vez perguntei a um Engenheiro Civil e a única conclusão com que fiquei é que ele não deveria ter tirado o curso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ton Ver Post
                                                  Este exemplo do macaco do carro numa laje fungiforme é completamente exagerado. Era o que faltava se tal coisa pudesse acontecer. Eu nem vou fazer contas agora - e a resistência de materiais está um pouco esquecida - mas uma carga de 300 Kg concentrada numa laje de pavimento de um parque de estacionamento não é nada de especial. Claro que se fosse uma laje de cobertura a questão era outra.
                                                  Uma carga de 300kg (no caso de um carro de 1.200kg) se fpr um carro de 1.700kg a carga pode chegar a quase 500kg. E estamos a falar de uma carga concentrada um pequeno ponto, no ponto mais fraco da laje.

                                                  Claro que não vai cair nada! Mas pode partir.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                    A fungiforme reage melhor a esforços de torção?
                                                    Confesso que sempre que as vejo, fico a pensar nisso. Uma vez perguntei a um Engenheiro Civil e a única conclusão com que fiquei é que ele não deveria ter tirado o curso.
                                                    A torção é pouco relevante no dimensionamento de uma laje de um edifício "normal".

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                      Há macacos com bases mínimas com 3x3cm ou no máximo 5x5cm.



                                                      Acho que tenho de dar a mão à palmatória (embora não consiga perceber como é que se usa um engenho destes sem o carro resvalar...)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                        Bem, 3cm2 também não! Talvez uns 150cm2 (10cm x 15cm) seja mais razoável!
                                                        Já vi camiões a serem levantados com macacos mais pequenos que isso....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post

                                                          Acho que tenho de dar a mão à palmatória (embora não consiga perceber como é que se usa um engenho destes sem o carro resvalar...)
                                                          O peso do carro mantém o macaco no sitio.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                            Há sempre risco, as lajes fungiformes chegam a ter 7cm na parte mais fina, e se por acaso tiveres azar e o macaca ficar exactamente no meio, e tiveres um carro de 1.200kg são mais de 300kg apoiados apenas numa chapa de 3cm2 sobre uma laje com 7cm...
                                                            Ou seja, se acertares no ponto onde há lage e não aço, certo?

                                                            Porque pelo aço, isso nunca parte. Dá 25x menos carga que o limite elástico de um aço baixo carbono, comum.
                                                            Não sou da área de civil, daí o meu interesse em aprender algo diferente

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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