Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que arte marcial praticar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Que arte marcial praticar?

    Boa tarde!
    Pretendo iniciar-me numa arte marcial mas ainda não me decidi em qual. Estou voltado para karate ou para taekwondo mas confesso que não conheço mt bem e tenho receio de ficar rapidamente desmotivado.
    Acresce que tenho quase 30 anos e não sei se irei a tempo de me iniciar...
    Que me sugerem?

    Obrigado
    um abraço

    #2
    Qual a razão para ires praticar uma arte marcial?

    Comentário


      #3
      sugiro uma que seja realmente útil.

      Comentário


        #4
        Um enquadramento seria importante para poderes ter opiniões mais fundamentadas.

        Comentário


          #5

          Comentário


            #6
            se es portugues so ha mesmo uma escolha...PAULITEIROS DE MIRANDA FTW

            Comentário


              #7
              Na realidade depende daquilo que pretendes.
              Pretendes apenas manter-te em forma?
              Pretendes algo mais virado para a defesa pessoal?

              Tal como o v7 disse: "Um enquadramento seria importante para poderes ter opiniões mais fundamentadas."

              Comentário


                #8
                aikido.

                Comentário


                  #9
                  queres a parte toda da filosofia e treinar a mente e etc etc, ou queres te saber defender? é que se for a segunda esquece as que disseste.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                    queres a parte toda da filosofia e treinar a mente e etc etc, ou queres te saber defender? é que se for a segunda esquece as que disseste.
                    A maior parte das artes marciais chegam para uma pessoa se defender.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                      A maior parte das artes marciais chegam para uma pessoa se defender.
                      quando começas perto dos 30 e se realmente só te queres defender acho que há bem melhor que as artes marciais habituais.

                      Comentário


                        #12
                        Xadrez em movimento Jiu Jitsu ;)

                        Comentário


                          #13
                          Eu gostava muito de aprender Krav Magá (até é uma possível mais valia no meu ramo) mas não tenho tempo (trabalho por turnos)...

                          Comentário


                            #14
                            Não existe nenhuma razão particular para a aprendizagem.
                            Quero simplesmente aprender algo que nunca fiz e que já adiei por muito tempo esta curiosidade pelas artes marciais. É tb algo que quero manter a longo prazo (tentar atingir o máx possível seja cinto ou técnica) e no fundo comprovar que o meu corpo consegue fazer coisas que não imagino conseguir. Tb quero aprender algumas técnicas de combate e claro que acredito certo que me complementará os restantes desportos mais comuns que faço (futebol de salão e bicicleta).
                            No fundo e em resumo, desejo aprender um pouco de combate, ajudar a manter a forma (possivelmente até ganhar alguma massa muscular) e explorar um pouco as minhas capacidades físicas e mentais.
                            O meu problema é o desconhecimento sobre ambas. Para combater essa lacuna estou a tentar visitar alguns treinos para ver como se desenrolam mas ainda não tenho nada acertado...

                            P.S.: Acredito que a parte dos katas seja mais "aborrecida".
                            Editado pela última vez por Pbrms; 25 June 2012, 21:01.

                            Comentário


                              #15
                              Eu pratico muay thai a algum tempo tenho 19 anos, mas num antigo ginasio onde treinei havia ja alguns homens de 30 e ate de 40 poucos anos que começaram la a treinar do zero com aqela idade e safavam-se bem no geral.
                              Para mim muay thai era a melhor opção, mas também sou suspeito
                              Ja agora es de onde ?

                              Comentário


                                #16
                                Sou de Vila Nova de Gaia...

                                Comentário


                                  #17
                                  EU gostava de aprender Krav Magá, mas também gosto de capoeira e de Muay thai

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pbrms Ver Post
                                    Sou de Vila Nova de Gaia...
                                    no porto tinha o ginasio onde eu andei, eles lá eram impecaveis mesmo, se quizeres doute a morada

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por andrecosta03 Ver Post
                                      Eu pratico muay thai a algum tempo tenho 19 anos, mas num antigo ginasio onde treinei havia ja alguns homens de 30 e ate de 40 poucos anos que começaram la a treinar do zero com aqela idade e safavam-se bem no geral.
                                      Para mim muay thai era a melhor opção, mas também sou suspeito
                                      Ja agora es de onde ?
                                      O problema do M.T., na grande maioria dos ginásios que conheço, é o público que o pratica e a mentalidade deste.

                                      Falo de seguranças da noite, membros de claques, arruaceiros que querem uma desculpa para rachar lenha, putos cheios de hormonas que gostam de encher o peito na noite sempre que alguém olha para a namorada, gajos que acham que vão ser grandes MMAs e ter namoradas loiras pintadas com implantes, etc.

                                      Felizmente há excepções, mas como a própria definição diz, não fazem a regra. (É um bocado como os Ibizas e CTR )

                                      Abstraindo-me do contexto, como arte marcial é excelente e bastante completa, mas é algo complicado de ser iniciada por quem nunca fez nada semelhante e/ou está inactivo desde as aulas de E.F. no liceu e futeboladas com os amigos na univ.

                                      No entanto, com força de vontade e bastante paciência, tudo se consegue.

                                      Tentado dar-te alguma ajuda ficam aqui algumas que já pratiquei e a minha opinião:

                                      - karate - tem imensas variantes e o método de ensino também é muito díspar. Podes adorar uma aula do mestre X e detestar do Y. Nem toda a gente se adapta aos "katas" e tens ainda alguma limitação do golpes que estão bastante formatados. Não me parece que seja difícil de começar, mesmo em idades mais avançadas, mas a evolução é mais lenta que em outras A.M.

                                      - judo - talvez a arte marcial mais acessível para ser iniciada em qualquer idade. É, do ponto de vista do trabalho físico, completa, mas tudo isto se inverte se falarmos na parte do combate propriamente dito. Os ambientes costumam ser bons e os treinos envolvem mais contacto físico que no karate (p.ex.) o que para mim é um ponto a favor.

                                      - taekwondo - não é fácil de começar, pois como já deves ter visto nos J.O. e outros torneios, as perninhas têm de subir bem alto e rápido para pontuar. Este é também o objectivo da grande maioria dos exercícios no treino que consistem muitas vezes em pontapear raquetes, plastrons, etc. Os braços são um bocado esquecidos, o que para mim é um grande contra.

                                      - boxe - o pouco que fiz deu para perceber que grande parte dos treinos consistem em cardio. Não há muitos golpes para aprender, mas o trabalho de pés, colocação do peso e rapidez do soco têm muito que se lhe diga. É relativamente fácil de começar e os resultados aparecem rápido. Aliás, arrisco dizer que para quem não tem prática, aquilo que vais achar mais difícil é saltar à corda a sério.

                                      - Kickbox e M.T. - apesar de serem distintos, os treinos para níveis iniciados e intermédios, como será o teu caso, têm bastantes componentes semelhantes. Completos. A evolução surgirá sempre no médio prazo. Tem é só em atenção para onde vais, pelas razões que referi em cima.

                                      - Krav Maga - apesar de num nível avançado ser excelente, uma vez que é uma miscelânea de inúmeras outras A.M. e da sua aplicação a casos simulados, mas bastante próximos da realidade, já não acho o mesmo para quem começa do 0 e cai logo aqui de para-quedas. Isto é, aquilo que quero transmitir é que se já tiveres uns anos de judo e Kick / M.T. / etc as coisas vão parecer naturais e evoluirás rapidamente. Se, pelo contrário, não tiveres essas bases, a evolução será bastante lenta, porque as lacunas dificultam a tua progressão.

                                      PS - não quero com este post parecer presunçoso ou dono da verdade. Expressa apenas a minha opinião pessoal e, com ela, as minhas experiências e ignorância face a outra realidade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                        O problema do M.T., na grande maioria dos ginásios que conheço, é o público que o pratica e a mentalidade deste.

                                        Falo de seguranças da noite, membros de claques, arruaceiros que querem uma desculpa para rachar lenha, putos cheios de hormonas que gostam de encher o peito na noite sempre que alguém olha para a namorada, gajos que acham que vão ser grandes MMAs e ter namoradas loiras pintadas com implantes, etc.

                                        Felizmente há excepções, mas como a própria definição diz, não fazem a regra. (É um bocado como os Ibizas e CTR )

                                        Abstraindo-me do contexto, como arte marcial é excelente e bastante completa, mas é algo complicado de ser iniciada por quem nunca fez nada semelhante e/ou está inactivo desde as aulas de E.F. no liceu e futeboladas com os amigos na univ.

                                        No entanto, com força de vontade e bastante paciência, tudo se consegue.

                                        Tentado dar-te alguma ajuda ficam aqui algumas que já pratiquei e a minha opinião:

                                        - karate - tem imensas variantes e o método de ensino também é muito díspar. Podes adorar uma aula do mestre X e detestar do Y. Nem toda a gente se adapta aos "katas" e tens ainda alguma limitação do golpes que estão bastante formatados. Não me parece que seja difícil de começar, mesmo em idades mais avançadas, mas a evolução é mais lenta que em outras A.M.

                                        - judo - talvez a arte marcial mais acessível para ser iniciada em qualquer idade. É, do ponto de vista do trabalho físico, completa, mas tudo isto se inverte se falarmos na parte do combate propriamente dito. Os ambientes costumam ser bons e os treinos envolvem mais contacto físico que no karate (p.ex.) o que para mim é um ponto a favor.

                                        - taekwondo - não é fácil de começar, pois como já deves ter visto nos J.O. e outros torneios, as perninhas têm de subir bem alto e rápido para pontuar. Este é também o objectivo da grande maioria dos exercícios no treino que consistem muitas vezes em pontapear raquetes, plastrons, etc. Os braços são um bocado esquecidos, o que para mim é um grande contra.

                                        - boxe - o pouco que fiz deu para perceber que grande parte dos treinos consistem em cardio. Não há muitos golpes para aprender, mas o trabalho de pés, colocação do peso e rapidez do soco têm muito que se lhe diga. É relativamente fácil de começar e os resultados aparecem rápido. Aliás, arrisco dizer que para quem não tem prática, aquilo que vais achar mais difícil é saltar à corda a sério.

                                        - Kickbox e M.T. - apesar de serem distintos, os treinos para níveis iniciados e intermédios, como será o teu caso, têm bastantes componentes semelhantes. Completos. A evolução surgirá sempre no médio prazo. Tem é só em atenção para onde vais, pelas razões que referi em cima.

                                        - Krav Maga - apesar de num nível avançado ser excelente, uma vez que é uma miscelânea de inúmeras outras A.M. e da sua aplicação a casos simulados, mas bastante próximos da realidade, já não acho o mesmo para quem começa do 0 e cai logo aqui de para-quedas. Isto é, aquilo que quero transmitir é que se já tiveres uns anos de judo e Kick / M.T. / etc as coisas vão parecer naturais e evoluirás rapidamente. Se, pelo contrário, não tiveres essas bases, a evolução será bastante lenta, porque as lacunas dificultam a tua progressão.

                                        PS - não quero com este post parecer presunçoso ou dono da verdade. Expressa apenas a minha opinião pessoal e, com ela, as minhas experiências e ignorância face a outra realidade.
                                        Obrigado pelo teu post. De facto bastante util e exactamente a responder às questões que tenho. Do que até agora reuni tenho a favor do karate o facto de me parecer mais disciplinado e disciplinador (quero de facto não encontrar esse publico que mencionas) e tb a eficácia. Parece-me o mais ponderado e até "inteligente" se é que se pode assim conotar.
                                        O Taekwondo tem para mim justamente essa vantagem que referes. Para mim a elevação de pernas e a elasticidade parece-me o ponto mais interessante e motivador nesta arte. No fundo é como se fosse para a ginástica tb, promovendo a elasticidade do corpo. Creio que tenho uma elasticidade "boa" para quem nunca praticou nenhum desporto que a promova e portanto acho que me dava bem com essa necessidade (adoro o pontapé da final de Atenas 04!!!).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já pratiquei Tae Kwon Do e pratico agora Karaté (só deixei a primeira porque o ginásio fechou).Deixo-te um conselho... Tae Kwon Do é muito exigente ao nível da elasticidade das pernas. Para alguém com 30 anos que nunca praticou artes marciais pode ser um pouco frustrante.O Karaté é mais "para todos". E é mais versátil. No meu estilo (goju ryu) tanto tenho "velhinhos" com 60 anos (e mais) cintos-brancos a começar do zero como tenho verdadeiras máquinas-de-bater (no meu dojo há 3 colegas que fazem regularmente o circuito de kick-boxing e costumam sair-se bem).Já agora, concordo com o colega DocJRA. Nas artes marciais há muitos malucos. Já estive em ginásios povoados por skin-heads, doidos por armas, seguranças da noite, do futebol, malta que dá tudo para andar à porrada. Escolhe um ginásio e vai ver uns treinos. Apercebes-te logo do ambiente.E, já agora, para mim, é o melhor desporto que existe (artes marciais em geral, bem entendido). Treinas o corpo e a mente e é um momento ideal para aliviar o stress.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Essa questão sobre o muay thai que foi levantada onde atrai determinadas pessoas prende-se com o facto de como arte de combate e preparação fisica (e isto é apenas a minha opinião) é das mais completas que existe. Logo atrai muitas pessoas que apenas querem-se sentir "bad asses", talvez para compensar falta de outra coisa qualquer.

                                            Um rufia dificilmente vai para o karate devido ao respeito pela arte, pelo mestre, pelos "protocolos" que exige, etc...

                                            Agora penso que isso não deve desvalorizar a arte dos 8 membros. Uma arte de combate milenar com raízes históricas muito completas.

                                            O boxe é das coisas mais limitadas que já vi. Temos um arsenal de armas de ataque no nosso corpo e a única coisa utilizada são os punhos. Um tipo que só perceba de boxe, ao defender-se na rua rapidamente acaba com as costas no chão.

                                            Se o MT ou o kickboxing for complementado com uma arte direccionada para o chão (judo, jiu jitso e até sambo) o resultado é muito mais completo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Pbrms Ver Post
                                              Sou de Vila Nova de Gaia...
                                              Aconselho-te Krav Maga em Espinho, no pavilhão da Académica de Espinho.
                                              2ª's e 5ª's das 20:30h às 22:00h.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Aproveito a deixa, qual a melhor arte marcial para perder peso?
                                                Preciso de abater uns kilos e detesto o ginasio.

                                                Qual delas a melhor para trabalhar cardio e transpirar a serio?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vão falar falar e falar, e o Pbrms não vai ficar esclarecido.
                                                  Sinceramente, acho que deves escolher 3 possibilidades para ti, fazes um treino, e logo tiras as tuas conclusões. Até podes chegar à conclusão que não gostas de praticar nenhuma delas.
                                                  Aqui apenas vais encontrar cada um a defender a arte marcial que pratica, nada mais do que isso. Objectividade não vais encontrar praticamente nenhuma.
                                                  Apenas deixo um conselho: se estás mal preparado fisicamente, antes de começares qualquer um dos treinos, tenta atingir uma condição física mínima para conseguires treinar.
                                                  Eu antes de começar a treinar Muay Thai, estive alguns meses a tentar melhorar a minha condição física.
                                                  Eu comecei a treinar aos 36 anos, por isso se tens 30 estás na boa. O desporto, é para todas as idades.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A melhor arte de defesa actualmente é a do gatilho e nem precisas te cansar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                                      Já pratiquei Tae Kwon Do e pratico agora Karaté (só deixei a primeira porque o ginásio fechou).Deixo-te um conselho... Tae Kwon Do é muito exigente ao nível da elasticidade das pernas. Para alguém com 30 anos que nunca praticou artes marciais pode ser um pouco frustrante.O Karaté é mais "para todos". E é mais versátil. No meu estilo (goju ryu) tanto tenho "velhinhos" com 60 anos (e mais) cintos-brancos a começar do zero como tenho verdadeiras máquinas-de-bater (no meu dojo há 3 colegas que fazem regularmente o circuito de kick-boxing e costumam sair-se bem).Já agora, concordo com o colega DocJRA. Nas artes marciais há muitos malucos. Já estive em ginásios povoados por skin-heads, doidos por armas, seguranças da noite, do futebol, malta que dá tudo para andar à porrada. Escolhe um ginásio e vai ver uns treinos. Apercebes-te logo do ambiente.E, já agora, para mim, é o melhor desporto que existe (artes marciais em geral, bem entendido). Treinas o corpo e a mente e é um momento ideal para aliviar o stress.
                                                      Boa! Praticas/praticaste as 2 que estou em dúvida! E por coincidência incrível, o dojo que estou em análise é tb no estilo Goju Ryu (que me tem recomendado face aos restantes estilos mas ainda não percebi o porquê). Procuro isso mesmo, algo diferente em que me possa dedicar durante umas horas e se possivel para manter uns largos anos. Na próxima semana devo visitar algumas aulas para perceber melhor como decorrem e até que ponto me podem satisfazer mais.
                                                      Tenho bastante elasticidade como referi e o desafio de dar uns bons pontapés no Tae Kwon Do parece-me aliciante. No entanto o Dojo do Karaté parece-me mais sério ou profissional (é um dojo enquanto o Tae kwon Do é num ginásio).
                                                      Em que consistiam as tuas aulas em ambos as artes que praticaste/praticas? Tenho a ideia que o Goju Ryu terá mais katas e menos aprendizagem de combate...

                                                      Obrigado mais uma vez por todas as respostas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Demoneeth Ver Post
                                                        O boxe é das coisas mais limitadas que já vi. Temos um arsenal de armas de ataque no nosso corpo e a única coisa utilizada são os punhos. Um tipo que só perceba de boxe, ao defender-se na rua rapidamente acaba com as costas no chão.
                                                        Eu percebo o que queres dizer, mas acaba por não ser bem verdade.
                                                        Tudo bem que não podes usar pernas ou cotovelo, mas mesmo apenas usando os punhos o boxe tem muito que se lhe diga. Afinal de contas, um soco bem dado acaba por atirar qualquer um ao chão.
                                                        E se por exemplo analisares o muay thai, a vertente de boxe tem muito que se lhe diga. Tudo bem que ponta-pés circulares ou cotoveladas são bastante eficientes, mas ao mesmo tempo são também arriscados.
                                                        Conheço algumas pessoas que praticam muay thai de competição, e tipicamente o treino é complementado com aulas de boxe. E basta ver uns combates para perceber porquê.

                                                        No entanto, na minha opinião, para quem procura algo mais completo o boxe se calhar não será a melhor escolha. O que não invalida que seja uma arte marcial bastante eficiente, e um excelente complemento.



                                                        Como já foi dito, quase tão importante como a arte marcial que escolheres, deves ter em atenção ao ambiente e quem dá as aulas. Se possível evita os tradicionais ginásios e tenta procurar uma academia dedicada ás artes marciais.


                                                        Por fim, se contas ter filhos evita o Krav Maga
                                                        Apenas pratiquei durante umas semanas, mas aquilo era um pouco para o violento. O ideal seria arranjar umas cobaias permanentes para treinar

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
                                                          se es portugues so ha mesmo uma escolha...PAULITEIROS DE MIRANDA FTW
                                                          Isso é para meninos.

                                                          Pernas de perú assadeiros de Miranda é que é à homem.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            podes sempre praticar arte marcial do momento, jiu jitsu. Era algo que gostava de saber mas não aprecio os treinos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X