Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que se passa com as Galinhas? Novas leis - Milhões para abate

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Que se passa com as Galinhas? Novas leis - Milhões para abate

    Matar metade das galinhas poedeiras do país ou inundar os produtores de multas? É a catástrofe que aí vem, no final do mês, para os avicultores nacionais. Tudo por causa de uma lei anunciada há... 12 anos.O número total de criadores portugueses de galinhas poedeiras (não inclui galinhas criadas ao ar livre ou de galinhas criadas no solo) é de 110, que representam 6,5 milhões de galinhas atuais. Segundo a Associação Nacional dos Avicultores Produtores de Ovos (ANAPO), menos de metade dos produtores (45) estão hoje em condições de continuar a produzir conforme a lei. Contas feitas, o cenário é negro: há 65 produtores, que representarão perto de 3 milhões de galinhas, a operar na ilegalidade. Como é que este cenário é possível?
    Leia mais na edição e-paper ou na edição impressa
    UE condena à morte três milhões de galinhas - JN

    As empresas produtoras de ovos vão ter de abater perto de 3 milhões de galinhas em Julho porque não cumprem uma directiva comunitária que obriga à existência de gaiolas melhoradas, um investimento estimado em 75 milhões de euros. Por causa disso, Portugal passará de exportador a importador.

    http://www.ionline.pt/dinheiro/produtores-ovos-risco-portugal-pode-passar-exportador-importador



    12 anos não chegou?

    #2
    Já sabia dessa noticia, mas já há algum tempo. Tem a ver com o tamanho das gaiolas ou qq coisa que se pareça.
    Não nos podemos esquecer é que essa "lei" só se tornou pública em PT (i.e., o governo a divulgar) o ano passado, 11 anos depois de anunciada em Bruxelas. Logo, dos 12 anos passou apenas para 1 ano o tempo para efectuar as alterações... Mas posso estar errado.

    Comentário


      #3
      E nesse ano não se pode alterar as gaiolas?

      Comentário


        #4
        Eu acho que cada galinha devia ter, pelo menos, um T4 com vista para o mar

        Comentário


          #5

          Comentário


            #6

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
              Essa gaiola não cumpre os requisitos, claramente!

              Comentário


                #8

                Comentário


                  #9
                  Quem anda com mais atenção já reparou que o preço dos ovos subiu consideravelmente devido à nova legislação... ainda vou é comprar umas galinhas para meter no quintal

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                    Eu acho que cada galinha devia ter, pelo menos, um T4 com vista para o mar
                    Sem duvida

                    Só dá para rir mesmo, numa altura em que a Europa vive momentos dificeis implementar medidas destas que aumentam os preços da comida..

                    O mais ironico disto tudo é que a UE impõe regras apertadas de maneira a que as galinhas e frangos tenham condições de luxo, mas permite que se importe por exemplo frangos da america do sul sem verificar exigir que os frangos para serem exportados para a europa cumpram as mesmas regras... os sul americanos vão conseguir colocar os frangos cá mais baratos que os produtores europeus..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                      Sem duvida

                      Só dá para rir mesmo, numa altura em que a Europa vive momentos dificeis implementar medidas destas que aumentam os preços da comida..

                      O mais ironico disto tudo é que a UE impõe regras apertadas de maneira a que as galinhas e frangos tenham condições de luxo, mas permite que se importe por exemplo frangos da america do sul sem verificar exigir que os frangos para serem exportados para a europa cumpram as mesmas regras... os sul americanos vão conseguir colocar os frangos cá mais baratos que os produtores europeus..
                      A Europa parece ser perita nisso em todos os sectores económicos...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                        O mais ironico disto tudo é que a UE impõe regras apertadas de maneira a que as galinhas e frangos tenham condições de luxo, mas permite e promove que alguns cidadãos vivam em condições piores.
                        A "correcção" a vermelho é minha...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                          Quem anda com mais atenção já reparou que o preço dos ovos subiu consideravelmente devido à nova legislação... ainda vou é comprar umas galinhas para meter no quintal

                          Na casa dos meus pais, já estão a construir a gaiola .

                          Aos preços que isto anda, acho que não é de todo um mau investimento ter uma galinha no quintal, para quem pode. Ao menos é melhor que passarem a tarde no farmville.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                            Na casa dos meus pais, já estão a construir a gaiola .

                            Aos preços que isto anda, acho que não é de todo um mau investimento ter uma galinha no quintal, para quem pode. Ao menos é melhor que passarem a tarde no farmville.
                            Os meus pais sempre tiveram galinhas... e apesar de não serem muitas, a venda dos ovos e de galinhas (tudo ilegal, sem fatura ) dá uma grande ajuda para a compra do milho... além do que não se compra ovos, e muito pouco frango compram...

                            Comentário


                              #15
                              Se não fosse eu comer kilos de claras os meus pais não iam saber o que fazer aos ovos. Dez galinhas a pôr já é uma quantidade ridícula de ovos.

                              Comentário


                                #16
                                Só vejo um culpado (mais uma vez) em 12 anos de directiva comunitária...o estado e os governados que lá passaram. Mais uma vez, falta de justiça e regulação.

                                Comentário


                                  #17
                                  Isto está bonito. O contribuinte passa a viver na capoeira e as galinhas vão ocupar as casas devolutas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Fecha-se a Vasco da Gama e a Ponte da Arrábida faz-se uma mega churrascada.... É a minha proposta.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                      Se não fosse eu comer kilos de claras os meus pais não iam saber o que fazer aos ovos. Dez galinhas a pôr já é uma quantidade ridícula de ovos.
                                      Molotofs (ou Molotovs)...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                        Só vejo um culpado (mais uma vez) em 12 anos de directiva comunitária...o estado e os governados que lá passaram. Mais uma vez, falta de justiça e regulação.
                                        Se o estado não transpôs a directiva comunitária, é uma situação ridícula...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já fizeram isso com as pescas, com o leite, com a agricultura...

                                          Actualmente somos autosuficientes e exportadores de ovos, mas passaremos a importar em torno dos 30% das nossas necessidades de consumo, segundo julgo ter lido algures já há meses...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Só para quem pode. Tenho um terreno grande e tenho meia duzia de codornizes, galinhas do mato, gansos e galinhas de raça XPTO (Americanas ou lá que é).
                                            Tenho uns ovos espectaculares e é fantástico ver os animais nas suas gaiolinhas todas catitas a fazerem a sua vidinha.
                                            Eu dou-lhes milho, couves e uma boa casa e elas dão-me montes de ovos. É uma sociedade perfeita

                                            Quanto à noticia, acho bem que se legisle em torno dos direitos dos animais (isto vem tudo para possibilitar que as galinhas possam mexer-se dentro das suas gaiolas, coisa que não acontecia até agora).
                                            Agora o problema é que a Europa aperta oas produtores europeus e depois tem falta de ovos e deixa entrar toda a trampa vinda de qualquer buraco no mundo, por vezes de animais sem metade da qualidade dos que produziam na europa...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
                                              Só para quem pode. Tenho um terreno grande e tenho meia duzia de codornizes, galinhas do mato, gansos e galinhas de raça XPTO (Americanas ou lá que é).
                                              Tenho uns ovos espectaculares e é fantástico ver os animais nas suas gaiolinhas todas catitas a fazerem a sua vidinha.
                                              Eu dou-lhes milho, couves e uma boa casa e elas dão-me montes de ovos. É uma sociedade perfeita

                                              Quanto à noticia, acho bem que se legisle em torno dos direitos dos animais (isto vem tudo para possibilitar que as galinhas possam mexer-se dentro das suas gaiolas, coisa que não acontecia até agora).
                                              Agora o problema é que a Europa aperta oas produtores europeus e depois tem falta de ovos e deixa entrar toda a trampa vinda de qualquer buraco no mundo, por vezes de animais sem metade da qualidade dos que produziam na europa...
                                              Alguém que avise os legisladores que uns tipos andam a espetar ferros em touros... mas não digam que fui eu que disse...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                Alguém que avise os legisladores que uns tipos andam a espetar ferros em touros... mas não digam que fui eu que disse...

                                                Sem duvida mas isso nesta sociedade hipocrita chama-se lobby. Os produtores de ovos não têm poder nenhum e os das touradas têm... E à conta disto esse espectáculo medieval nunca mais acaba...

                                                Faz-me lembrar quando a autoridade da concorrência aplicou uma multa de 2 milhões de euros ao produtores de sal por cartelização dos preços (Tinham combinado não baixar da fortuna de 0.20€ por quilo para não falirem todos). No entanto andas na autoestrada e é só ver as placas com o preço do combustível em diversos postos de diversas marcas...

                                                A corda parte sempre do lado mais fraco, não é verdade?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É para evitar isto... Os animais nem conseguem dar a volta...
                                                  Philippine Chicken Egg Layer Farm - YouTube

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X