Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Testemunho de um ex professor de uma Universidade privada sobre as suas experiencias

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Testemunho de um ex professor de uma Universidade privada sobre as suas experiencias

    Miguel Castelo Branco, conhecido blogger e activista monárquico, é o homem que aparece a falar neste video:

    10 - Tertulia "Mantenha a calma e beba um copo com o regime" no Frágil - YouTube

    Neste post no seu blog, relata algumas das experiencias que teve durante o seu percurso como professor de uma universidade privada:

    COMBUSTÕES: Eu fui crucificado na dita-cuja

    #2
    Cá está uma daquelas situações duvidosas do ensino superior privado. Um licenciado integrando o júri de avaliação de um trabalho final de mestrado:

    http://educar.files.wordpress.com/20...editalisag.pdf

    ISAG - Mensagem do Presidente

    Comentário


      #3
      O que é que queres 'pescar' com este tópico?

      Comentário


        #4
        O que ele quer pescar eu não sei, mas é sempre curioso ver um user com 230 posts e 52 tópicos abertos, todos eles a falar basicamente do mesmo e 90% deles a criticar qualquer coisa.. Gostaria sinceramente de saber qual é a actividade profissional do "Chevrolet", se ele pudesse dizer seria interessante.

        Comentário


          #5
          Obrigado pela partilha. Testemunho muito interessante!
          Um bom amigo meu foi tratado de forma muito semelhante por uma das privadas "da moda"... corrido a pontapé porque não era conivente com passagens administrativas e favores. Só de pensar que estive com um pé lá dentro até tenho suores frios... benditos amigos que nos abrem os olhos quando a nossa ilusão e ganância teimam em fechá-los!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
            O que ele quer pescar eu não sei, mas é sempre curioso ver um user com 230 posts e 52 tópicos abertos, todos eles a falar basicamente do mesmo e 90% deles a criticar qualquer coisa.. Gostaria sinceramente de saber qual é a actividade profissional do "Chevrolet", se ele pudesse dizer seria interessante.
            Também já pensei isso cá para os meus botões.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
              Obrigado pela partilha. Testemunho muito interessante!
              Um bom amigo meu foi tratado de forma muito semelhante por uma das privadas "da moda"... corrido a pontapé porque não era conivente com passagens administrativas e favores. Só de pensar que estive com um pé lá dentro até tenho suores frios... benditos amigos que nos abrem os olhos quando a nossa ilusão e ganância teimam em fechá-los!
              Fui convidado para dar aulas numa conhecida universidade privada do Porto, iria dar a cadeira de introdução à toxicologia num curso novo. Como seria para leccionar em regime pós laboral, sobretudo sexta ao fim da tarde, e sábado, e como eu tinha disponibilidade para esses dias resolvi responder ao convite e visitar o director do curso para verificar os detalhes. Resumindo uma historia longa:

              Queriam que fosse uma cadeira 100% teórica, baseada em trabalhos feitos pelos alunos sobre tópicos por mim sugeridos, SEM qualquer trabalho laboratorial, pois segundo o director, iria encarecer a cadeira, a instituição não tem os laboratórios equipados para esses trabalhos ( nem mesmo para os mais básicos em toxicologia !!!) alem de ser da preferência e comodidade dos alunos uma avaliação teórica.

              Nestes termos evidentemente que não aceitei, não admito "formação" nesta área sem componente laboratorial mínima.

              Ingenuamente pensava eu que iria fazer bem ao meu currículo leccionar nessa universidade, mas vendo bem, faz bem ao meu currículo é não associar o meu nome a esse tipo de instituição.



              Quanto ao assunto do tópico, só quem não está no meio académico é que não se apercebe da péssima qualidade da maioria das universidades e instituições privadas em PT.
              Editado pela última vez por Foliv; 30 July 2012, 18:05.

              Comentário


                #8
                Isso recorda-me as pessoas que vêm de certas universidades (ja conheci do porto e lisboa) de cursos cientificos(quimicas, biologias, bioquimicas) quase sem experiencia laboratorial mas todos com grandes médias. Dá que pensar que o problema dos cursos não é só no ensino privado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                  O que ele quer pescar eu não sei, mas é sempre curioso ver um user com 230 posts e 52 tópicos abertos, todos eles a falar basicamente do mesmo e 90% deles a criticar qualquer coisa.. Gostaria sinceramente de saber qual é a actividade profissional do "Chevrolet", se ele pudesse dizer seria interessante.
                  Não vejo bem qual é a relaçao posts-profissão que pretendes estabelecer.....mas se fores dando palpites sobre a minha eventual profissão, que imaginas relacionada com os posts, posso ir dizendo Quente...Frio....Frio....Quente....até chegares lá!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Chevrolet Ver Post
                    Não vejo bem qual é a relaçao posts-profissão que pretendes estabelecer.....mas se fores dando palpites sobre a minha eventual profissão, que imaginas relacionada com os posts, posso ir dizendo Quente...Frio....Frio....Quente....até chegares lá!
                    És gaja? E boua?

                    Comentário


                      #11
                      Há universidades que deixam alunos sem o 12.º fazer todas as cadeiras de licenciatura | iOnline

                      Comentário


                        #12
                        Qual é o problema? Desde que estude, faça exame a todas as cadeiras da licenciatura e seja aprovado por mérito próprio, até podia ter só a 4ª classe antes de entrar para a faculdade.

                        Comentário


                          #13
                          Acho uma piada ler e ouvir alguém da A3Es a comentar o que quer que seja.

                          Não sei se ainda existe, mas era muito comum a malta nos anos 80 e 90, entrar para o ano zero das privadas e depois no final do ano havia um exame e entrada quase "directa" no curso. E para isto nem era preciso ter o 12º ano, bastava o 11º!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                            És gaja? E boua?
                            Cuidado não te seja alguém próximo!!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                              Qual é o problema? Desde que estude, faça exame a todas as cadeiras da licenciatura e seja aprovado por mérito próprio, até podia ter só a 4ª classe antes de entrar para a faculdade.
                              Qual é o problema?? Nenhum, os outros que gastam tempo e dinheiro a fazer o percurso académico normal é que são parvos, e depois vêm malta a chegar a graus de ensino apenas porque têm mais de X anos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                Acho uma piada ler e ouvir alguém da A3Es a comentar o que quer que seja.

                                Não sei se ainda existe, mas era muito comum a malta nos anos 80 e 90, entrar para o ano zero das privadas e depois no final do ano havia um exame e entrada quase "directa" no curso. E para isto nem era preciso ter o 12º ano, bastava o 11º!
                                Não era só para as privadas.

                                O meu Pai, no final dos anos 70 fez o chamado "exame ad-hoc" e entrou para História em Coimbra. E fez o curso só indo ao exames. Os colegas arranjavam os apontamentos, ele estudava, lia muito e ia de Bragança a Coimbra fazer os exames.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                  Não era só para as privadas.

                                  O meu Pai, no final dos anos 70 fez o chamado "exame ad-hoc" e entrou para História em Coimbra. E fez o curso só indo ao exames. Os colegas arranjavam os apontamentos, ele estudava, lia muito e ia de Bragança a Coimbra fazer os exames.
                                  os "ad-hoc" são os antepassados dos Maiores de 23
                                  ninguém coloca, eu pelo menos não coloco, em causa que muitos que assim entram são mais esforçados que os do acesso normal

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por seatfr Ver Post
                                    Qual é o problema?? Nenhum, os outros que gastam tempo e dinheiro a fazer o percurso académico normal é que são parvos, e depois vêm malta a chegar a graus de ensino apenas porque têm mais de X anos.
                                    As pessoas que entram na universidade com o 9º ano entram por mérito próprio e não por cunhas. Têm de fazer um exame específico com a matéria do 12º ano e têm de estudar para ele e tirar boa nota. E uma vez aceites na universidade, têm de estudar o mesmo que os outros que tiraram o 12º ano. Na maioria dos casos, as pessoas que entram na universidade com o 9º ano até esforçam-se mais e tiram melhores notas que as que entraram com o 12º ano (provavelmente por serem mais velhas, terem outra maturidade e responsabilidades e não ligarem a praxes, vida académica e noitadas).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                      As pessoas que entram na universidade com o 9º ano entram por mérito próprio e não por cunhas. Têm de fazer um exame específico com a matéria do 12º ano e têm de estudar para ele e tirar boa nota. E uma vez aceites na universidade, têm de estudar o mesmo que os outros que tiraram o 12º ano. Na maioria dos casos, as pessoas que entram na universidade com o 9º ano até esforçam-se mais e tiram melhores notas que as que entraram com o 12º ano (provavelmente por serem mais velhas, terem outra maturidade e responsabilidades e não ligarem a praxes, vida académica e noitadas).
                                      Não coloco isso em questão mas sim o facto de poderem saltar 3 anos de ensino graças a exames que são basicos, não concordo que se possa fazer este tipo de coisas, e estas tretas só existem para contar para a estimativa do grau de ensino em portugal.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por seatfr Ver Post
                                        Não coloco isso em questão mas sim o facto de poderem saltar 3 anos de ensino graças a exames que são basicos, não concordo que se possa fazer este tipo de coisas, e estas tretas só existem para contar para a estimativa do grau de ensino em portugal.
                                        Os exames para maiores de 23 são tudo menos básicos e o número de vagas de acesso ao ensino superior via essa modalidade são bastante escassas e limitadas. Imagina que concluiste o 9º ano com 15 anos e actualmente tens 23 anos. Passaste os ultimos 8 anos a trabalhar como electricista e como percebes bastante do assunto e queres continuar a trabalhar na àrea eléctrica e de energia decides ir tirar o curso de engenharia electrotécnica. Fazes o exame de acesso à universidade para maiores de 23 baseado em matemática e física, tiras boa nota e entras numa faculdade de engenharia. Eu não tenho a mais minima duvida que tu com os teus 8 anos de experiência como electricista vais dar uma bailinho aos alunos que entraram no teu curso com o 12º ano e não tenho duvidas que vais ter melhores notas que eles, especialmente nas cadeiras práticas e de laboratório (até acredito que sejas capaz de ensinar uma ou outra coisa a alguns professores recém-doutorados). Achas que terias mais mérito só por teres estudado o programa curricular do secundário de filosofia, biologia e outras disciplinas afins? Eu acho que não...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                          Os exames para maiores de 23 são tudo menos básicos e o número de vagas de acesso ao ensino superior via essa modalidade são bastante escassas e limitadas. Imagina que concluiste o 9º ano com 15 anos e actualmente tens 23 anos. Passaste os ultimos 8 anos a trabalhar como electricista e como percebes bastante do assunto e queres continuar a trabalhar na àrea eléctrica e de energia decides ir tirar o curso de engenharia electrotécnica. Fazes o exame de acesso à universidade para maiores de 23 baseado em matemática e física, tiras boa nota e entras numa faculdade de engenharia. Eu não tenho a mais minima duvida que tu com os teus 8 anos de experiência como electricista vais dar uma bailinho aos alunos que entraram no teu curso com o 12º ano e não tenho duvidas que vais ter melhores notas que eles, especialmente nas cadeiras práticas e de laboratório (até acredito que sejas capaz de ensinar uma ou outra coisa a alguns professores recém-doutorados). Achas que terias mais mérito só por teres estudado o programa curricular do secundário de filosofia, biologia e outras disciplinas afins? Eu acho que não...
                                          E não só aos alunos, aos docentes também, porque noto que certos docentes não tem experiência "real" da coisa, tudo o que sabem é muito académico/teórico. Não sei até que ponto isso é bom ...

                                          Assiti uma pessoa com muito experiência a dar um valente baile a uma docente que estava a tirar o doutoramento. Não estou a dizer que era má professora, mas que levou um baile por alguém com muito menos habilitações que ela, levou.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                            Os exames para maiores de 23 são tudo menos básicos e o número de vagas de acesso ao ensino superior via essa modalidade são bastante escassas e limitadas. Imagina que concluiste o 9º ano com 15 anos e actualmente tens 23 anos. Passaste os ultimos 8 anos a trabalhar como electricista e como percebes bastante do assunto e queres continuar a trabalhar na àrea eléctrica e de energia decides ir tirar o curso de engenharia electrotécnica. Fazes o exame de acesso à universidade para maiores de 23 baseado em matemática e física, tiras boa nota e entras numa faculdade de engenharia. Eu não tenho a mais minima duvida que tu com os teus 8 anos de experiência como electricista vais dar uma bailinho aos alunos que entraram no teu curso com o 12º ano e não tenho duvidas que vais ter melhores notas que eles, especialmente nas cadeiras práticas e de laboratório (até acredito que sejas capaz de ensinar uma ou outra coisa a alguns professores recém-doutorados). Achas que terias mais mérito só por teres estudado o programa curricular do secundário de filosofia, biologia e outras disciplinas afins? Eu acho que não...
                                            Acho que estás completamente enganado. Um curso de Eng. Electrotécnica não ensina a ser electricista, nem os conhecimentos de electricista servem para nada num curso destes. Essa pessoa iria ver-se bem à rasca para fazer as cadeiras mais teóricas, que são quase todas... infelizmente o nosso ensino é muito teórico. E mesmo as cadeiras práticas exigem conhecimentos e têm muito mais teoria do que um electricista precisa para fazer o seu trabalho.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por seatfr Ver Post
                                              Qual é o problema?? Nenhum, os outros que gastam tempo e dinheiro a fazer o percurso académico normal é que são parvos, e depois vêm malta a chegar a graus de ensino apenas porque têm mais de X anos.
                                              Caso não saibas, a frequência dessas disciplinas na universidade não garante o curso. Qualquer pessoa pode frequentar as cadeiras por puro interesse, ou para adquirir certos conhecimentos. Para teres a licenciatura na mão, é necessário que apresentes o secundário concluido, ou a prova de maiores de 23 aprovada, ao longo ou no final da frequência dessas cadeiras universitárias. Só assim a frequência das cadeiras universitárias te garante o curso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                Acho que estás completamente enganado. Um curso de Eng. Electrotécnica não ensina a ser electricista, nem os conhecimentos de electricista servem para nada num curso destes. Essa pessoa iria ver-se bem à rasca para fazer as cadeiras mais teóricas, que são quase todas... infelizmente o nosso ensino é muito teórico. E mesmo as cadeiras práticas exigem conhecimentos e têm muito mais teoria do que um electricista precisa para fazer o seu trabalho.
                                                Não está nada relacionado. Mas vou falar da minha experiência pessoal que estou a estudar Eng. Civil. Uma vez surgiu uma discussão desse tipo com um colega meu que o pai dele é trabalhador na construção civil (o vulgar "trolha"). E começamos a discutir em que disciplinas um trabalhador da construção poderia obter equivalências à Miguel Relvas. Chegamos à conclusão que só talvez em Materiais de Construção é que ele podia obter alguma equivalência.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por seatfr Ver Post
                                                  Não coloco isso em questão mas sim o facto de poderem saltar 3 anos de ensino graças a exames que são basicos, não concordo que se possa fazer este tipo de coisas, e estas tretas só existem para contar para a estimativa do grau de ensino em portugal.

                                                  eu ainda recentemente fiz estes exames (embora já seja licenciado) a faculdade tem + vagas para +23 que para licenciados ou ex alunos e fui lá fazer os exames!!

                                                  há uma prova de cultura geral essa, sim é simples mas ainda é preciso pensar um bocado. houve pessoal que conseguiu chumbar
                                                  há uma prova de matemática... ao nível do exame de 12º
                                                  e uma prova de física ao nível do 12º e este sim era de por os cabelos em pé...

                                                  isto para o curso que eu queria.

                                                  para outros cursos a prova de física era substituída pela de inglês (sim, era de inglês técnico )

                                                  no fim de tudo.... ainda há uma entrevista com os professores do curso para que eles nos possam avaliar e vara ver a nossa vontade de voltar a estudar, ou não!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    As instituições de ensino superior privadas estão a usar a figura do aluno externo para responder à diminuição da procura. Desta forma, permitem aos estudantes - que não têm condições para aceder ao ensino superior - a frequência das aulas e, posteriormente, o acesso ao regime de equivalências. Há institutos em que essa possibilidade está mesmo a ser usada como forma de captar novos alunos. Também as públicas usam esta figura. Afinal é uma prática legal. O Ministério da Educação e Ciência (MEC) admite rever a legislação para evitar abusos.
                                                    Universidades privadas estão a facilitar acesso dos estudantes às licenciaturas - Educação - PUBLICO.PT

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X