Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Obrigações

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Obrigações

    Neste momento muitas empresas estão a apostar nas obrigações, por exemplo, PT, ZON e Continente têm feito bastante das mesmas. A minha dúvida é, quais as vantagens/desvantagens deste produto, riscos, etc? As obrigações são uma alternativa aos depósitos a prazo ou não tem nada a ver?

    #2
    O seu dinheiro - Vídeos - SAPO Notícias

    Estão a pedir-te um emprestimo e pagam-te 6 ou 7 de juro.

    tu como banco tens de analisar se é seguro ou vantajoso.

    Se conseguissem melhor na banca, não faziam estas emissões.

    Digo eu.

    Comentário


      #3
      basicamente o risco que corres é a empresa ir à falência, o que é pouco provável nestes casos.

      Outra diferença - no caso de um depósito, se precisares do capital a qualquer momento, podes resgatá-lo, ainda que percas os juros. No caso das obrigações, tens de arranjar quem queria comprá-las.

      Já agora, cuidado com os contratos, verifica se não têm comissões etc etc etc..

      Em termos gerais, eu diria que é um bom investimento e que o risco é reduzido, mas para quem tem pouca flexibilidade de capital, ou seja, para quem pode precisar desse dinheiro antes do término do contrato, mais vale optar por um DP.

      Comentário


        #4
        Essas obrigações não são transaccionáveis em mercado?
        Não há uma cotação para elas?

        Comentário


          #5
          O mercado das obrigações está-se a democratizar fortemente porque as empresas estão com dificuldades em financiar-se na Banca. Vai daí financiam-se directamente junto do investidor. Nunca se pode dizer que uma obrigação em abstrato tem muito ou pouco risco. Depende do emitente, isto é, do devedor. Uma coisa é certa, não existe nenhum fundo de garantia à imagem do que existe para os depósitos. O risco da obrigação é, em última análise, o risco de falência da emitente, mas pode não chegar a tanto. A emitente pode não falir mas ainda assim pode não ter dinheiro para pagar a dívida na maturidade. Basta por exemplo nessa altura não conseguir fazer o revolving da dívida com a emissão de mais um empréstimo obrigacionista, e não ter outros meios para obter a liquidez necessária. No que diz respeito às emissões que têm havido recentemente (PT, EDP, Semapa, Soane, etc) são todas empresas sólidas, mas é preciso ter bem presente que o risco de uma obrigação é sempre superior ao de um DP.
          As obrigações compram-se e vendem-se na altura da emissão, mas depois também podem ser transaccionadas em mercado secundário. Tipicamente o valor de mercado de uma obrigação num momento qualquer entre a emissão e a maturidade é inferior ao valor na data da emissão. Isto sucede porque o mercado "desconta" a rendibilidade futura dessa obrigação, ou seja, desconta no preço o valor dos cupões (juros) que a obrigação pagará até ao final do prazo.
          Quem estiver interessado em comprar obrigações deve marimbar-se para a TANB de que as publicidades falam e perguntar ao seu Banco qual a Taxa Líquida. Isto porque, tipicamente, a aquisição de uma obrigação ao Banco paga comissão de subscrição, comissão de guarda de títulos (ou outra coisa qualquer com nome parecido), e ainda comissão de pagamento, não esquecendo que todos os cupões pagam o IRS da praxe (25% sobre o rendimento).

          Comentário


            #6
            Penso que no caso de se tratar de uma empresa considerara estratégica para o país (tipo EDP, PT talvez), o risco é quase zero porque em caso de emergência financeira da empresa o estado é obrigado a intervencionar e garantir o funcionamento dessa empresa, tenho quase a certeza disto.

            Mas depois há as outras empresas. Por exemplo, o Continente está a oferecer 5,25% Líquidos a 3 anos. Só que lá está, alguém pode prever o que vai acontecer a uma empresa que depende fortemente do consumo interno num período tão grande de tempo, em alturas de incertezas ainda maiores?

            Além de que há sempre a possibilidade de em 3 anos os juros pagos pela banca passarem desse valor e lá se vai a vantagem.

            Comentário


              #7
              Penso que o procedimento normal seria a taxa de juro ser o somatório de uma taxa sem risco com o prémio de risco das empresas, sendo que este ultimo deveria depender do rating da mesma.
              Essa informação do rating está divulgada nalgum sítio, ou as própria empresas divulgam-no?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                Penso que no caso de se tratar de uma empresa considerara estratégica para o país (tipo EDP, PT talvez), o risco é quase zero porque em caso de emergência financeira da empresa o estado é obrigado a intervencionar e garantir o funcionamento dessa empresa, tenho quase a certeza disto....
                O Estado não é obrigado a intervencionar ninguém, nem sequer a banca. E na maioria dos casos até devia estar quietinho. Veja-se o caso do BPN.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Two Ver Post
                  Penso que o procedimento normal seria a taxa de juro ser o somatório de uma taxa sem risco com o prémio de risco das empresas, sendo que este ultimo deveria depender do rating da mesma.
                  Essa informação do rating está divulgada nalgum sítio, ou as própria empresas divulgam-no?
                  Acho que o Continente nem sequer está indexado a qualquer rating mas sem certeza.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                    O Estado não é obrigado a intervencionar ninguém, nem sequer a banca. E na maioria dos casos até devia estar quietinho. Veja-se o caso do BPN.
                    Não? Concebes algum cenário onde a EDP esteja a na iminência de deixar o país às escuras, a CP ou o Metro de Lisboa com carros parados, etc? Eu acho que neste caso não há dúvidas, à partida é um investimento seguro.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                      Não? Concebes algum cenário onde a EDP esteja a na iminência de deixar o país às escuras, a CP ou o Metro de Lisboa com carros parados, etc? Eu acho que neste caso não há dúvidas, à partida é um investimento seguro.
                      Foi para evitar esse tipo de riscos que se separou a infraestrutura (REN) do fornecedor. Uma falência da EDP seria rapidamente substituída por qualquer outro operador no mercado.

                      Comentário


                        #12
                        Seja, pergunto o mesmo sobre a REN.

                        Comentário


                          #13
                          O SCP lançou a 9% o ano passado... as obrigações funcionam um bocado numa base de pirâmide pede-se o primeiro emprestimo e a partir dai vai-se renovando o emprestimo + o valor dos juros desde que se vá tendo procura não há problema..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                            Seja, pergunto o mesmo sobre a REN.
                            A questão acaba por ter pouca relevância para o caso. Uma empresa emitente de empréstimos obrigacionistas pode não pagar em várias circunstâncias. Não é só quando abre falência, ou quando encerra, ou o que for. Um cenário hipotético de dificuldades que pudesse ditar a intervenção directa do Estado não garantiria de modo nenhum o reembolso aos investidores dos empréstimos obrigacionistas. Desde logo, isso nunca sucederia na maturidade, isto é, levaria tempo. E depois as empresas têm dívida emitida com diferentes senioridades. As obrigações do tipo das que têm sido emitidas são, se não me engano, dívida subordinada, ou seja, são as últimas a ser pagas. Em última instância a dívida pode pura e simplesmente não ser paga, fazendo-se o write-off da mesma nas contas da Empresa. E em caso de intervenção estatal era bem capaz de acontecer isso mesmo. Isto tudo para dizer que o risco do mercado obrigacionista é inequivocamente superior ao risco dos DPs. Mas daí a não ser um risco razoável, depende da propensão a correr riscos de cada um. Para as empresas atrás referidas, e com a possível excepção da Sonae por causa da distribuição e do imobiliário, acho que todas elas têm risco mitigado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                              O SCP lançou a 9% o ano passado... as obrigações funcionam um bocado numa base de pirâmide pede-se o primeiro emprestimo e a partir dai vai-se renovando o emprestimo + o valor dos juros desde que se vá tendo procura não há problema..
                              Precisamente!
                              Só que, se os fundamentais das empresa não sustentarem a capacidade de emitir dívida, a corda acaba por partir. Obrigações sobre os clubes portugueses é um bom exemplo de dívida de risco assinalável. Até hoje não tem corrido mal, mas...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                O Estado não é obrigado a intervencionar ninguém, nem sequer a banca. E na maioria dos casos até devia estar quietinho. Veja-se o caso do BPN.
                                Não concordo, acho que o BPN deveria ter sido intervencionado como foi. O que não sei é se foi a maneira mais correcta de descalçar a bota depois, mas isso é outro assunto. Depreendo do que dizes que o fantasma do colapso do sistema financeiro não é algo que te preocupe, correcto?

                                Também nunca concordei com privatizações de sectores estratégicos como a rede eléctrica é um bom exemplo. O que se deveria ter privatizado era a exploração da rede eléctrica, ou então subcontratado a manutenção da mesma. Mas a rede acho que deveria ser do estado.
                                É como por exemplo agora com os aviões. Da TAP quero lá saber, façam o que quiserem, mas os aeroportos deveriam permanecer na posse do estado. Também aqui nada impediria que se fizesse um contrato de concessão de exploração com uma entidade privada.

                                A privatização de sectores ou áreas estratégicas parece-me ser uma questão de soberania (se é que ainda nos resta alguma), não sei se estou a fazer compreender correctamente o meu ponto de vista.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas afinal existe mercado secundário com liquidez para esses títulos ou não?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                    Penso que no caso de se tratar de uma empresa considerara estratégica para o país (tipo EDP, PT talvez), o risco é quase zero porque em caso de emergência financeira da empresa o estado é obrigado a intervencionar e garantir o funcionamento dessa empresa, tenho quase a certeza disto.
                                    Era só o que faltava o Estado ter de salvar a PT da falência quando existe a ZON, Clix, Vodafone, etc., etc., etc. para assegurarem as telecomunicações do país.
                                    E o mesmo se aplica à EDP: neste momento a Endesa e a Galp também são fornecedores de energia, pelo que se a EDP falir o Estado não tem nada a ver com isso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                      Era só o que faltava o Estado ter de salvar a PT da falência quando existe a ZON, Clix, Vodafone, etc., etc., etc. para assegurarem as telecomunicações do país.
                                      E o mesmo se aplica à EDP: neste momento a Endesa e a Galp também são fornecedores de energia, pelo que se a EDP falir o Estado não tem nada a ver com isso.
                                      E a Endesa e Galp produzem electricidade suficiente para abastecer o país? Lembrem-se que a interligação com Espanha tem limitações e nem de perto nem de longe é suficiente para acudir numa situação de paragem das centrais da EDP.

                                      Só há transporte e comercialização de energia se ela for produzida...

                                      Comentário


                                        #20
                                        "Empresa endividada


                                        A análise da qualidade creditícia da empresa aponta para um nível de risco financeiro elevado. De facto, a autonomia financeira é reduzida (ver quadro; capitais próprios / ativo total). Apesar disso, apresenta uma boa geração de receitas e tem elevada quota de mercado na distribuição. As dificuldades que se vivem no acesso ao crédito por parte das empresas, não deixam de pesar no risco financeiro, mas a Sonae já anunciou o refinanciamento da dívida de médio prazo, o que é uma boa notícia para os credores. "

                                        Poupanca - Ver Produto - Obrigações Continente 2012-2015: até 20 julho



                                        Este tipo de investimento, apesar de serem empresas que todos julgamos sólidas, são de risco muito elevado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                          Precisamente!
                                          Só que, se os fundamentais das empresa não sustentarem a capacidade de emitir dívida, a corda acaba por partir. Obrigações sobre os clubes portugueses é um bom exemplo de dívida de risco assinalável. Até hoje não tem corrido mal, mas...
                                          Acho que é mesmo até hoje, porque a breve trecho não vejo as coisas famosas, empréstimo para pagar empréstimos sempre com o valor base a subir e os juros também... já vi isso em algum lado! Um dia destes nem o FMI os salva!

                                          Comentário


                                            #22
                                            peçam sempre as taxas liquidas. as obrigacoes da PT estão a ter taxas liquidas de 3.75%. não é mau, mas está longe dos 6,25% que se pensa à partida

                                            Comentário


                                              #23
                                              No outro dia li que as obrigações da Semapa na realidade criava um ganho de 0,09%, porque se tinham de pagar várias comissões e impostos.

                                              E li aqui. Obrigações da Semapa rendem pouco mais que um depósito a prazo | Económico

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu acho arriscado.

                                                Por exemplo a Brisa. Quem nos garante que não dá o peido mestre por falta de clientes?
                                                AEs estão a ficar às moscas. Para que querem eles o dinheiro se não estão construir ou investir? Para pagar Juros?

                                                SONAE, dizem todos os analista que "o risco é elevado".

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                  Eu acho arriscado.

                                                  Por exemplo a Brisa. Quem nos garante que não dá o peido mestre por falta de clientes?
                                                  AEs estão a ficar às moscas. Para que querem eles o dinheiro se não estão construir ou investir? Para pagar Juros?

                                                  SONAE, dizem todos os analista que "o risco é elevado".
                                                  a a1 duvido que fique Às moscas! falo dessas e de outras...
                                                  troço da crel estádio-belas
                                                  a2 Ponte- grândola norte/sul
                                                  A13 entre a A1 e a A2
                                                  A6 entre as pontes e vendas novas
                                                  A3
                                                  A5
                                                  A12


                                                  sonae? elevado?
                                                  não me parece

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu não acho a Sonae mto segura.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                      E a Endesa e Galp produzem electricidade suficiente para abastecer o país? Lembrem-se que a interligação com Espanha tem limitações e nem de perto nem de longe é suficiente para acudir numa situação de paragem das centrais da EDP.

                                                      Só há transporte e comercialização de energia se ela for produzida...
                                                      Isso é um bom argumento para nacionalizar a EDP, nao privatizar a TAP a REN....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                                        Eu não acho a Sonae mto segura.
                                                        No ano passado li a demonstração de resultados e a conclusão confirmei na altura foi que desde q compraram os Carrefoures, nunca mais se equilibraram no aspecto do endividamento.


                                                        é engraçado pq as pessoas só ligam a um aspecto numa empresas: se dá ou não lucro.
                                                        A empresa até pode dever 3000 milhões de € ( penso que é o caso salvo erro) mas isso não interessa nada se os RL foram positivos...

                                                        depois admiram-se.

                                                        Fontes:
                                                        1) 2012 deve 3000 milhões pqp... Lucro da Sonae desce 15% para 35 milhões de euros | Diário Económico.com ( etá tb no relatório)



                                                        2) 2003 devia 600 milhões: Sonae Indústria reduz endividamento em 38% - dn - DN

                                                        E depois o tuga é que se endividou a compra apartamentos e crédito pessoal.


                                                        Deixa me escrever isso em grande bold+ sublinhado a ver se fica claro.

                                                        Em 10 anos a SONAE mais do que triplicou o seu endividamento de 600 milhões para 3000 milhões.

                                                        Mas não sou analista financeiro portantos...

                                                        (GJP: fala-me nesse tema para me elucidar que eu sou compreensão lenta)
                                                        Editado pela última vez por ; 11 July 2012, 12:40.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Comprar apartamentos é uma actividade idêntica aos serviços de distribuição que criam empregos e riqueza?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                                            Era só o que faltava o Estado ter de salvar a PT da falência quando existe a ZON, Clix, Vodafone, etc., etc., etc. para assegurarem as telecomunicações do país.
                                                            E o mesmo se aplica à EDP: neste momento a Endesa e a Galp também são fornecedores de energia, pelo que se a EDP falir o Estado não tem nada a ver com isso.
                                                            Eu dei o exemplo da EDP mas há outros, como a já falada REN e ANA Aeroportos. Empresas de abastecimento de água.. Etc.

                                                            Há pois não.. O estado arruinou as contas para muitos anos à conta do BPN que não interessava a ninguém mas ia deixar o país às escuras sem hesitar..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X