Anúncio

Collapse
No announcement yet.

SOL revela médias e universidades em que se licenciaram ministros do actual governo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    SOL revela médias e universidades em que se licenciaram ministros do actual governo

    6 ministros são licenciados por universidades públicas e 6 são licenciados por universidades privadas. Duas das privadas em que se licenciaram ministros fecharam as portas há já bastante tempo (Univ. Internacional e Univ. Livre). Fiquei surpreendido ao constatar que Mota Soares e Paula Teixeira da Cruz eram oriundos de universidades de "vão de escada".
    Curioso também que Vitor Gaspar e outros ministros não queiram revelar a média da licenciatura....

    Mulheres do Governo tiram as melhores notas - Política - Sol

    #2
    O J H Saraiva na sua última entrevista (ainda com Governo Sócrates) não referiu que eramos governados por gente menor?

    Curioso que ainda nos anos 90 era "uma vergonha" não entrar na Pública e ter que ir para uma Privada. Esta malta é quase toda das Privadas, .

    A Católica sempre teve um estatuto diferente dentro das "não públicas", muito também por no Porto ainda não haver na altura Direito na Pública e tiravam na católica ou em Coimbra.

    Comentário


      #3
      Quanto a criticar as pessoas pelas médias.

      Algumas pessoas vão achar que se tem que ser média 19 como o Marcelo ou o Salazar para ser governante.

      Eu não.

      Se é possível ser licenciado com média 10, tanto se é com 10 como com 20.
      Significa que foi capaz de se licenciar, logo em condições normais está apto a exercer o objecto da sua licenciatura.

      As licenciaturas é que têm que ter uma transparência total e um grau de exigência completamente definido e estabelecido em termos "científicos".

      Será melhor ter uma média 11 com um curso feito em 5 anos ou ter uma média 12 com um curso feito em 7 anos? Pois...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
        Quanto a criticar as pessoas pelas médias.

        Algumas pessoas vão achar que se tem que ser média 19 como o Marcelo ou o Salazar para ser governante.

        Eu não.

        Se é possível ser licenciado com média 10, tanto se é com 10 como com 20.
        Significa que foi capaz de se licenciar, logo em condições normais está apto a exercer o objecto da sua licenciatura.

        As licenciaturas é que têm que ter uma transparência total e um grau de exigência completamente definido e estabelecido em termos "científicos".

        Será melhor ter uma média 11 com um curso feito em 5 anos ou ter uma média 12 com um curso feito em 7 anos? Pois...
        Tanto 11 como 12 não deixam de ser médias medíocres para pessoas que lhes exigem governar o país, mas é apenas a minha opinião...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por air Ver Post
          Tanto 11 como 12 não deixam de ser médias medíocres para pessoas que lhes exigem governar o país, mas é apenas a minha opinião...
          Por mim podem ter médias medíocres, mas no que se trate de governar, desde que o saibam, é o que me interessam. É que existe uma subtil diferença (e o que nos deve interessar a todos, estou também em julgar que sim...)

          Comentário


            #6
            Não querendo ser advogado do diabo, existem Curso e cursos e faculdades e faculdades...

            Existem faculdades que uma média de 13/14 é relativamente diificil obter! Atenção!

            Comentário


              #7
              Menção honrosa ao Paulo Macedo que teve média de 15 no meu curso, na minha faculdade.

              No meu ano a melhor média de Gestão (havia várias turmas, talvez uns 150 alunos ou mais) creio ter sido 16. Ter 15 não é para todos mesmo !

              Comentário


                #8
                Na teoria um 15 devia ser um 15 em qualquer lado. Na prática é bem sabido que há cursos onde 15 é nota normal e cursos onde 15 é nota de gente que se mata a estudar, e o mesmo para universidades públicas vs privadas (felizmente dentro das públicas não vejo muito desvio).

                Para mim médias em privadas são logo à partida uma incógnita, sobretudo quando sabemos a corja de que falamos e que faz cursos por equivalências manhosas porque conhece o reitor. Até podem ser válidas mas assim sem mais informação fico de pé atrás.

                Daquela gente toda para mim safam-se 3-4, o que é dizer muito sobre quem nos (des)governa. Não que seja obrigatório fazer um curso com grande média para ser um bom profissional, mas serve de indicador para muita coisa. Um curso feito com 11 é um curso feito em cima do joelho e depois os conhecimentos não estão lá ou estão com umas bases muito tremidas, para além de demonstrar que essa pessoa não é de se esforçar muito.

                Já agora espero (embora não acredite muito) que esta história do Relvas e a nova moda de andar a descobrir a história dos nossos governantes se torne usual porque pode ser que ajude a mudar alguma coisa quanto à situação vergonhosa da política portuguesa e da próxima vez que haja eleições as pessoas pensem duas vezes antes de votar cegamente nos compadres.
                Editado pela última vez por SRLA; 23 July 2012, 08:49.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                  Na teoria um 15 devia ser um 15 em qualquer lado. Na prática é bem sabido que há cursos onde 15 é nota normal e cursos onde 15 é nota de gente que se mata a estudar, e o mesmo para universidades públicas vs privadas (felizmente dentro das públicas não vejo muito desvio).

                  Para mim médias em privadas são logo à partida uma incógnita, sobretudo quando sabemos a corja de que falamos e que faz cursos por equivalências manhosas porque conhece o reitor. Até podem ser válidas mas assim sem mais informação fico de pé atrás.

                  Daquela gente toda para mim safam-se 3-4, o que é dizer muito sobre quem nos (des)governa. Não que seja obrigatório fazer um curso com grande média para ser um bom profissional, mas serve de indicador para muita coisa. Um curso feito com 11 é um curso feito em cima do joelho e depois os conhecimentos não estão lá ou estão com umas bases muito tremidas, para além de demonstrar que essa pessoa não é de se esforçar muito.

                  Já agora espero (embora não acredite muito) que esta história do Relvas e a nova moda de andar a descobrir a história dos nossos governantes se torne usual porque pode ser que ajude a mudar alguma coisa quanto à situação vergonhosa da política portuguesa e da próxima vez que haja eleições as pessoas pensem duas vezes antes de votar cegamente nos compadres.
                  Partilho bastante esta opinião!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                    Tanto 11 como 12 não deixam de ser médias medíocres para pessoas que lhes exigem governar o país, mas é apenas a minha opinião...
                    Sim, em princípio concordo e percebo o q dizes, mas pegando por exemplo no Portas, e mesmo não pertencendo ao meu "ideal" político, reconheço-lhe muita mais capacidade do q apenas um 12.

                    Comentário


                      #11
                      conheço uma privada que para tirar um 20 basta lavar um bom decote (tem de estar assim: ( . ) ( . ) )

                      caso contrário ... leva 16

                      Comentário


                        #12
                        A média não significa muito em termos de governação. Veja-se o caso de António Guterres que teve 17 (ou 18) no técnico e foi o que sabemos...

                        Comentário


                          #13
                          se agora formos ver o mota soares e a Paula Teixeira da cruz aquilo também deve ter muito por onde pegar...

                          mas pronto... não são ministros que dêem nas vistas

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                            Tanto 11 como 12 não deixam de ser médias medíocres para pessoas que lhes exigem governar o país, mas é apenas a minha opinião...
                            O Guterres tinha uma média brutal no IST e foi um governante abaixo de medíocre. As médias não significam nada.

                            Comentário


                              #15
                              Um politico até podia ter média de 20, ninguém o levava a sério na mesma.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Chevrolet Ver Post
                                ...
                                Duas das privadas em que se licenciaram ministros fecharam as portas há já bastante tempo (Univ. Internacional e Univ. Livre). Fiquei surpreendido ao constatar que Mota Soares e Paula Teixeira da Cruz eram oriundos de universidades de "vão de escada".
                                ...
                                Mais um tópico para dizer mal das Uni. Privadas. Mas são de vão de escada porque motivo?

                                A Universidade Livre salvo erro foi a primeira universidade privada do país, tendo terminado como "Livre" por conflitos na direcção, dando origem à Universidade Lusíada e Universidade Autonoma.
                                A Min. da Justiça teve 16 na Livre, a Min. da Agricultura 16 na U. Lisboa, a qual reconheces algum trabalho no Direito?

                                Os cursos dão bagagem e devem estimular o conhecimento mas não é linear que um licenciado em Eng. seja melhor que um licenciado em Rel. Internacionais na Governação (e muito menos depende da U onde tirou o canudo).

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                  Quanto a criticar as pessoas pelas médias.

                                  Algumas pessoas vão achar que se tem que ser média 19 como o Marcelo ou o Salazar para ser governante.

                                  Eu não.

                                  Se é possível ser licenciado com média 10, tanto se é com 10 como com 20.
                                  Significa que foi capaz de se licenciar, logo em condições normais está apto a exercer o objecto da sua licenciatura.

                                  As licenciaturas é que têm que ter uma transparência total e um grau de exigência completamente definido e estabelecido em termos "científicos".

                                  Será melhor ter uma média 11 com um curso feito em 5 anos ou ter uma média 12 com um curso feito em 7 anos? Pois...
                                  Ponto prévio: governar bem um país pouco tem a ver com o grau académico. Temos casos de boas governações sobretudo não-europeias que assistem este exemplo.

                                  Agora só por quem lá não andou com alguma atenção pode dizer que não é beneficiador um governante ter um sólido background académico. Um gajo que faz um curso com média de 10 ou 11 e atendendo até ao facilitismo difundido nos últimos anos no ensino não me inspira qualquer confiança e credibilidade técnica. Agora que não o predestina ao insucesso profissional, isso não. O mercado de trabalho irá separar naturalmente o trigo do joio.

                                  O teu ponto de vista a ser válido, seria de admitir um gajo com média de 10 para um doutoramento por ex...

                                  Aqui a questão é que todos conhecemos o perfil típico dos políticos profissionais. Não são nada burros como é lógico, o enfoque deles é que foi sempre outro...daí que não me faz confusão um Paulo Portas ser licenciado com 11...

                                  Mas ao ritmo que tudo se passa hoje, achar que estudar muito e bem não seja fundamental para o governo de um país correr melhor...parece-me um pouco ilógico.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Só tem mesmo importância para revelar possíveis situações "relvas" de resto ter um curso não é exigência para ser ministro ou deputado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ter boa média significa maioritariamente ter
                                      demonstrado a capacidade para responder a testes, exames e orais, trabalhos e quejandos.

                                      Em 95% dos casos, diz pouco ou nada sobre a capacidade de aplicar conhecimentos em contexto real, político ou não.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Seneca Ver Post
                                        O Guterres tinha uma média brutal no IST e foi um governante abaixo de medíocre. As médias não significam nada.
                                        As médias podem não significar tudo, ou muito sequer, agora dizer que não significam nada...

                                        Os resultados académicos são a prova do esforço, dedicação e capacidade da pessoa. A partir daí é preciso continuar a trabalhar e demonstrar a competência.

                                        Mas se calhar sou eu que não entrei ainda na onde do facilitismo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          As medias podem ser nalguns casos uma forma muito injusta de avaliar pessoas, por exemplo uma media de 13 ou 14 valores em Direito em Coimbra é uma boa media, na maior parte das particulares de Direito o equivalente será 17 ou 18 valores, porque o grau de dificuldade quer seja nos exames escritos, quer seja nas orais é completamente diferente, para além de no particular ninguém ter de assistir a autopsias.

                                          O meu sobrinho vive à mesma distância de Coimbra e Aveiro, queria Eng. Informatica falou com varias pessoas, pesquisou, conclusão para tirares 14vl em Coimbra vais-te fartar de trabalhar, vai para Aveiro que tiras 16vl com menos trabalho.


                                          As medias só podem ser analisadas dentro de cada faculdade/Universidade, não podemos comparar coisas diferentes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                            As medias podem ser nalguns casos uma forma muito injusta de avaliar pessoas, por exemplo uma media de 13 ou 14 valores em Direito em Coimbra é uma boa media, na maior parte das particulares de Direito o equivalente será 17 ou 18 valores, porque o grau de dificuldade quer seja nos exames escritos, quer seja nas orais é completamente diferente, para além de no particular ninguém ter de assistir a autopsias.

                                            ....
                                            Não sei que privadas conheces, o que posso dizer é que médias finais dessas (17/18), devem sobrar dedos de uma mão para os contar...
                                            E conta lá o que tem essa cadeira de extraordinário para a maior parte dos licenciados, que os únicos cadavares que devem ver na vida é nos funerais.
                                            Se falasses em Constitucional, Direito das Obrigações, Reais, agora essa...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Menção honrosa ao Paulo Macedo que teve média de 15 no meu curso, na minha faculdade.

                                              No meu ano a melhor média de Gestão (havia várias turmas, talvez uns 150 alunos ou mais) creio ter sido 16. Ter 15 não é para todos mesmo !
                                              Deves estar a meter-te comigo, só pode.

                                              Gestão, é na Católica e na Nova.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                As medias podem ser nalguns casos uma forma muito injusta de avaliar pessoas, por exemplo uma media de 13 ou 14 valores em Direito em Coimbra é uma boa media, na maior parte das particulares de Direito o equivalente será 17 ou 18 valores, porque o grau de dificuldade quer seja nos exames escritos, quer seja nas orais é completamente diferente, para além de no particular ninguém ter de assistir a autopsias.

                                                O meu sobrinho vive à mesma distância de Coimbra e Aveiro, queria Eng. Informatica falou com varias pessoas, pesquisou, conclusão para tirares 14vl em Coimbra vais-te fartar de trabalhar, vai para Aveiro que tiras 16vl com menos trabalho.


                                                As medias só podem ser analisadas dentro de cada faculdade/Universidade, não podemos comparar coisas diferentes.
                                                Não conheces a brutal taxa de chumbos em informática na Universidade de Aveiro concerteza ;) Quando lá andei (e não tirei informática), lembro-me que no meu 2º ano de curso, 70% do pessoal de informática reprovou no 2º ano de curso. A larga maioria andava lá 2 ou 3 anos e depois mudava para um curso mais fácil (para a licenciatura em tecnologias de informação ou para a licenciatura em novas tecnologias de comunicação) pois poucos eram os que aguentavam a pedalada do curso de informática (que em Aveiro chama-se eng. de computadores).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                  Deves estar a meter-te comigo, só pode.

                                                  Gestão, é na Católica e na Nova.
                                                  À 30 anos atrás (provavelmente qd o Macedo tirou o curso) o ISEG era de longe a melhor escola de gestão em Portugal.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Fiquei surpreendido com o Paulo Portas...não propriamente pela positiva.

                                                    A verdade é que não consigo associar directamente cursos difíceis e médias elevadas com boa prestação na governação.

                                                    Mas desengane-se quem pensa que, geralmente, para os restantes mortais, se aplica a mesma regra que para os políticos.
                                                    99 vezes em 100, em caso de igualdade entre indivíduos é sempre preferido o com melhor média (e muitas vezes antes disso, o que vem da Universidade com mais reputação nos valores que se procura).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Epah, penso que uma média, não é mais que isso...

                                                      Querem comparar uma média de 11 numa FEUC ou FEUP ou Nova, com uma média de 11 num Curso de Economia na Lusófona (não sei se há) ou numa Universidade de Évora, ou o que seja?

                                                      Já para não falar que a média, não atesta nem afere nenhuma capacidade de trabalho, relação, resolução de problemas, capacidade de trabalho em equipa, capacidade de responder com sucesso sobre pressão, capacidade de tudo...
                                                      Apenas atesta se um gajo era marrão ou não, e por experiência os marrões, são os mais técnicos, os piores para trabalhar em equipa (não estão a habituados a partilhar ideias, a serem flexíveis, tem que ser tudo como eles idealizam, mesmo dando mais trabalho para atingir um mesmo fim, por normal não são parcimoniosos), e raramente chegam a cargos de chefia, por serem tão técnicos e certinhos. Estou a falar no privado, onde se querem as coisas resolvidas e feitas o mais rápido possível, sendo quer o caminho para lá chegar não interessa, desde que o resultado seja atingido com sucesso… E isto normalmente é a criatividade que ajuda mais que o método de empinar livros, memorizar teorias, etc…

                                                      Já vai vir alguém dizer que sou parvo, e que não tem lógica nenhuma, mas é o que a minha pouca experiência me diz...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tenho reparado que cada vez mais as grandes empresas multinacionais estão-se nas tintas para onde é que uma pessoa tirou o curso e com que média é que o tirou. Ainda quem liga a isso são as grandes empresas Portuguesas e as PMEs. Tudo o que é multinacional está-se marindando para isso. Faz-se duas ou três entrevistas técnicas com uma séries de perguntas baseadas em casos reais e dos que lá chegam com médias de 18 de grandes universidades, metade enterram-se (o mesmo se aplica aos de universidades privadas com médias baixas). No final do dia se houver 10 vagas para uma determinada função, a realidade é que tanto consegue o emprego o gajo que tirou direito com 18 em Coimbra como o gajo que tirou direito com 11 na Portucalense e tanto consegue emprego na mesma empresa na mesma função com o mesmo salário o gajo que tirou gestão na Nova com 19 e o gajo que tirou gestão na Autónoma com 12. Ao fim dos seis meses do período experimental quem não tiver provas dadas tem a porta de saída aberta (e muitas vezes o gajo que tirou o curso com 11 na privada revela-se um dos melhores funcionários).

                                                        Passei por duas grandes multinacionais (uma Americana e uma Alemã) e a filosofia é esta.

                                                        Outra estupidez é eu ter de ir estudar engenharia para o técnico ou para a FEUP. Então se eu morar em Portalegre e adorar essa cidade e até tiver média de 20 valores no secundário, não posso ir estudar para o politécnico de Portalegre porquê? Acho estupido que uma pessoa seja descriminada porque escolheu uma faculdade baseado no factor geográfico (coisa que a maioria das emrpresas nacionais ainda fazem).
                                                        Editado pela última vez por DarkmaN; 23 July 2012, 12:02.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                          As médias podem não significar tudo, ou muito sequer, agora dizer que não significam nada...

                                                          Os resultados académicos são a prova do esforço, dedicação e capacidade da pessoa. A partir daí é preciso continuar a trabalhar e demonstrar a competência.

                                                          Mas se calhar sou eu que não entrei ainda na onde do facilitismo.
                                                          De acordo, mas convém conhecer a escola e contextualizar tudo, face à função a exercer.

                                                          Porque a seguir vem a fase de adequação. E um gajo com média final de 18 pode ser um ás, mas de outro baralho.

                                                          Geralmente cinjo-me aos entre 12 e 14/15.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                                            À 30 anos atrás (provavelmente qd o Macedo tirou o curso) o ISEG era de longe a melhor escola de gestão em Portugal.
                                                            É bem possível, mas estou a brincar com o v7.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X